Estrela

Estrela-RS
banner

Bem-vindo a Estrela!

banner

Comece planejando a sua viagem para Estrela utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Estrela e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Estrela.

A cidade de Estrela, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1876. A localidade está em uma altitude de 39m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 28.348 habitantes. A área total de Estrela é de 184,2km², e sua densidade demográfica é de 153,90hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Estrela-RS é 95880-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Estrela

Roteiros do Brasil

Região Vales

Microrregião Vale do Taquari

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A denominação Estrela tem uma explicação natural, já que no local havia um pântano cujos gases refletiam a luz da lua, ocasionando a luminosidade.
Os primeiros colonizadores chegaram a Estrela no ano de 1856, época em que foi instalada a Fazenda Estrela, de propriedade do Cel. Victorino José Ribeiro, cujas terras pertenciam administrativa-mente à freguesia de São José do Taquari, hoje município de Taquari. O líder do movimeto emanci-pacionista e fundador de Estrela foi Antônio Victor Sampaio Barreto. O município se emancipou em 20 de maio de 1876, conforme a lei n.º 1044, sancionada pelo Conselheiro Tristão de Alencar Araripe, presidente da província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

Significado do Nome

 

Diz a lenda que Estrela ganhou esse nome devido ao fato de quando chegaram os primeiros aventureiros à região, avistaram uma luminosidade fora do comum nas proximidades do rio Taquari. Pensavam que naquele lugar houvesse caído uma estrela cadente. Logo surgiu a denominação Estrela.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Em Estrela a qualidade de vida é boa, custo de vida e imobiliário é moderado, assistencia à saúde é ótima, muita diversão, clima bom, povo simpático, alegre, aconchegante e hospitaleiro. Artesanato diversificado, pequenas agro-industrias, feiras de produtos rurais, minifundios rurais produção diversificada, área urbana bem cuidada, preservação de área verde, grandes industrias (turbinas hidraulicas, embalagens latas de flandres, telhas galvanizadas, confecções, lapidação de pedras, cartonagens, etc) e comercios os mais variados. Estamos bem servidos com restaurantes, supermercados, hotéis, bares, locais para esportes e festas, colegios e escolas, sociedades, rodoviária, hospital, rádios e jornais, porto hidro-rodo-ferroviário. Em breve estará disponível passeio de trem por rota tiristica muito pitoresca de muitos túneis, pontes e vales.
Para abrilhantar o Festival do Chucrute anualmente Estrela conta com (450)quatrocentos e cinquenta dançarinos dos Grupos de danças folclóricas alemãs com seus trajes típicos e muito coloridos. Todos os dançarinos, divididos em categorias, tem ensaios semanais e são dirigidos e orientados pelo jovem Andréas Hamester.

Clima

Subtropical

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 386, BR/RS 453

Distâncias

109 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

MUSEU RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA SCHINKE

Visitação somente para pequenos grupos, com agendamento prévio. Rua Dr.Tostes, 320 - Fone: (51) 3712-1042. Contém acervo eclético sobre a imigração alemã (biblioteca, antiquário, pinacoteca e música).

PARQUE MUNICIPAL ESTRELA DO VALE

Área de esportes e lazer, com boa infra-estrutura, contendo: vestiários, sanitários, canchas para esportes, praça com brinquedos infantis, pista para caminhadas, ciclovia, lago com cancha delimitada para a prática de caiaque pólo, telefones públicos, sendo totalmente cercada e arborizada. Localiza-se na Rua Júlio de Castilhos, esquina com a Rua Geraldo Pereira. Informações pelo fone: (51) 712-1222 ramal 314.

BALNEÁRIO RECANTO VERDE

Propriedade rural transformado em área de lazer, com 5 hectares, totalmente cercada com infra-estrutura completa para camping e prática de esportes. Duas vertentes garantem a água potável dos lagos, um especialmente preparado para atender aos banhistas e outro para a pesca. Localiza-se na Estrada de Delfina, a 7Km da sede. Informações pelo fone: (51) 712-2144 ramal 244 ou (51) 712-2912.

PESQUEIRO CARPAS & CIA

Área verde cercada e arborizada, possui sete açudes especialmente preparados para pesca. Localiza-se na Linha São José, junto à RS 129, distando 7 Km da sede do município. Informações fone: (51) 712-1300 ramal 148.

CASCATA DE SANTA RITA

Queda dágua com aproximadamente 10 metros de altura, rodeada de floresta nativa e pequenas propriedades rurais. Lugar aprazível, especialmente para a realização de caminhadas e piqueniques. Possui um pequeno bar. Localiza-se na Estrada São Jacó, a 8Km da sede do município.

PASSEIO NO BARCO PRINCESA DAIANA

O Vale do Taquari tem o único roteiro turístico em rio no interior do estado. O barco Princesa Daiana percorre 23 quilômetros pelo Rio Taquari entre Estrela e Bom Retiro do Sul, em passeios agendados. Pelo caminho, cruza por mais dois municípios - Lajeado e Cruzeiro do Sul - durante três horas e meia (ida e volta). Curiosidades como o arquipélago com três pequenas ilhas no meio do rio e a casa assombrada no alto de um morro podem ser vistas pelos turistas durante o passeio. Um dos pontos mais aguardados é a travessia da barragem em Bom Retiro do Sul, onde o barco descerá 12 metros até o leito do rio. O barco tem capacidade para 150 pessoas e é destinado, principalmente, a grupos de turistas. Aos sábados, faz um roteiro especial para os amantes da pesca, sainda de Estrela pela manhã, atracando abaixo da barragem e retornando no final da tarde. 

ROTA VALES E MONTANHAS

O Vale do Taquari reúne diversos atrativos e diferentes culturas: portuguesa, alemã e italiana, com sua rica gastronomia e costumes. Municípios participantes: Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vila Nova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Sério, Tabaí, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa, Westfália.

DELÍCIAS DA COLÔNIA

Roteiro que inclui visita ao Alambique Berwanger, na Linha São José, para conhecer o processo de produção da aguardente (desde a extração da garapa até a destilaria), com degustação de cachaça e licores. Visita também ao Carpas e Cia., propriedade que oferece vinte açudes para pesca e almoço com grande variedade de peixes, além da visita a pequena fábrica de chocolates (Sirlei Chocolates) caseiros, com embalagens artesanais. No caminho, parada para apreciar e comprar pedras e artesanato da Coopedras. Possibilidade de conhecer o Cactário Horst ( o maior da América Latina no município de Imigrante) e de realizar passeio de barco.  

PESQUE E PAGUE CARPAS & CIA

Linha São José, 9,5 km da sede. A propriedade possui mais de 20 açudes com grande variedade de peixes e material para pesca à disposição do visitante.

hspace=0 EVENTOS

Festival do Chucrute , em maio de cada ano

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Estrela

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (51) 3981-1000 - Fax: (51) 3981-1004

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51) 3712-1222 - Fone/Fax: (51) 3981-1089
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (51) 712-1333

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3712-1276

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.estrela.famurs.com.br

              www.estrela-rs.com.br

Fotos colaboração:SERGIO

 

Comentários de Estrela

Gostaria de dizer que a cidade de Estrela é muito legal, mas eu pude conhecer um local inesquecivel para mim e para todos que me acompanharam, cujo local nao está nos atrativos da cidade, ele se localiza em linha lenz, e se chama olaria eckert, é um local incrivel, muitas maquinas modernas e uma infraestrutura nunca vista antes por nosso grupo, minha esposa tinha depreçao mas depois de visitar a olaria ficou curada pois viu que existiam locais piores do que onde ela mora. gostaria que colocassem a olaria como ponto turistico, pois ajudaria em muito na saude e diverçao do povo estrelense e demais visitantes!!!!!!
Por: anonimo

COMO DIZ OS LOCUTORES DA RADIO SORISO...... ESTRELA CIDADE SORISSSSSSO. PARABENS A TODA CIDADE DE ESTRELA.
Por: cristiano machado

Estrela/RS é uma cidade encantadora, limpa, organizada, povo simpático e cresce muito com o passar dos anos. Parabéns!!!
Por: Cintya

Região colonizada por imigrantes alemães, destaca-se pela pecuária, gastronomia, festidades e folclore alemão. Conheçam que vale a pena contactar esse cabedal histórico do sul brasileiro.
Por: Pedro Martim Kokuszka

Bom eu não conheso a cidade mas so pelo motivo de uma pesoa muito especial mora la ela se torna especial tambem.
Por: alex paz

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Estrela
Fundação:
1876
Altitude:
39m
População:
28.348 habitantes
Área:
184,2km²
Densidade Demográfica:
153,90hab/km²
CEP:
95880-000

Envie seu comentário sobre Estrela

banner