Ernestina

Ernestina-RS
banner

Bem-vindo a Ernestina!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Ernestina, informações e fotos da maravilhosa Ernestina. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Ernestina, recomendadas por internautas.

Informações de Ernestina

Roteiros do Brasil

Região Central

Microrregião Rota das Terras

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em épocas remotas, muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil, Ernestina já era habitada por grupos indígenas, conforme os vários sítios arqueológicos já cadastrados no município.
Erneste Carneiro da Fontoura, um grande proprietário de terras da região, fez doações de grande parte de suas terras em 1900 para a fundação do povoado, denominado de Vista Alegre. Mais tarde passou a se chamar Ernestina. Em 1924 Ernestina passou à categoria de Vila, em 1940 a distrito do município de Passo Fundo, e em 1988 houve a emancipação.


Significado do Nome

Homenagem à esposa de Erneste Carneiro da Fontoura, proprietário de grandes terras da região.

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

                                                                            Hospitalidade e lazer em Ernestina

 

           

            Conhecida pelas suas águas, Ernestina oferece aos turistas e veranistas o alagado do Rio Jacuí, uma alternativa de lazer e diversão. Com cerca de 35 Km de orla turística o Município apresenta o turismo como sua segunda vocação, sendo a agropecuária seu eixo econômico de maior destaque, com a cultura da soja e bacia leiteira.

            Além dos campi em torno orla do Jacuí, o Município se destaca com o turismo rural, uma alternativa de diversão e educação. Na rota turística “Caminhos do Lazer e da Hospitalidade”, o visitante pode se desfrutar com produtos coloniais e frutas da época, além de caminhadas ecológicas e aulas de reeducação ambiental, no Centro de Educação e Interpretação Ambiental Beija-Flor, junto a Estância Souza Leite.

            Em Ernestina, o turista pode conhecer um pouco da história dos primeiros colonizadores, no Museu Municipal Dona Ernestina e se encantar com o artesanato local, junto a Casa do Artesão.

            Nos campi, a boa infra-estrutura e ampla área de lazer com hospedagem, mata nativa, área para esportes, banheiros e churrasqueiras proporcionam aos turistas uma vista privilegiada para a orla da Barragem de Ernestina.

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR/RS 153

Distâncias

 

256 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

MUSEU MUNICIPAL DONA ERNESTINA

Artigos religiosos de forma ecumênica, instrumentos agrícolas e de trabalho, utensílios domésticos e decoração, peças indígenas e coleções. Rua Fontoura, s/nº (54) 3378-1107 / 1122 / 1105 de terça a sexta das 8h30min e das 18h às 22h.

PRAIA DE ERNESTINA

Área de lazer com infra-estrutura adequada para camping e prática de esportes aquáticos. Aberto diariamente das 8h às 22h.

ROTA DAS TERRAS – UMA REGIÃO A SER DESCOBERTA

O palco é o Rio Grande do Sul. O cenário, a Rota das Terras, um consórcio formado por municípios de diferentes regiões: Alto Jacuí, Planalto e Central. O espetáculo, belezas naturais, cores, aromas que seduzem à primeira vista. A região possui uma relação muito próxima com as águas e com a geração de energia elétrica, a partir da formação do maior lago artificial do Estado – os Alagados do Passo real e da Barragem de Ernestina. Bonitas e agradáveis, as cidades proporcionam atrações diversificadas, eventos, muitas festas, gastronomia, artesanato.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis


Prefeitura Municipal de Ernestina

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (54) 3378-1105 - Fax: (54) 3378-1130

Serviço de Informação ao Turista:  Fone: (54) 3378-1105 - Fax: (54) 3378-1122 / 1130
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (54) 3378-1166

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (54) 3378-2099

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.ernestina.rs.cnm.org.br

              www.ernestina.famurs.com.br

 

Comentários de Ernestina

Venham conhecer Ernestina !!!! Um ótimo luugar de viver e desfrutar das belezas desta terra. Roteiro Turístico: "Caminhos do Lazer e da Hospitalidade" - História, Cultura, Lazer e turismo rural.
Por: Angela Maria de Oliveira

naum conheço mas quando conhecer vou adorrar so pelas fotos mes que vem vou verificar
Por: vanessa flores

Maravilha de lugar me criei indo acampar agora é a praia dos P.Fundenses, vale a pena ir la andar de Jet, Barco, fazer festa acampar, etc
Por: Ivar De Cesaro

ernestina uma cidade muito bonita,tranquila,e muito legal
Por: anelise geovana dos santos

ernestina e uma cidade otima de se viver com muita tranquilidade os moradores de ernestina sao gente boa e eu moro la e adoro esta bela cidade!
Por: laura busch simor

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ernestina

Envie seu comentário sobre Ernestina