Entre-Ijuís

Entre-Ijuís-RS
banner

Bem-vindo a Entre-Ijuís!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Entre-Ijuís, informações atualizadas sobre a cidade Entre-Ijuís, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Entre-Ijuís.

Informações de Entre-Ijuís

Roteiros do Brasil

Região Missões

Microrregião Rota Missões

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No período de expansão das reduções Jesuísticas, índios e padres dirigiram-se para a região em busca de local adequado para fundar novas reduções. Em 1697, fundaram São João Batista, a sexta redução, surgida do desmembramento populacional da Redução de São Miguel. Com a extinção das reduções, o local começou a ser frequentado por tropeiros e carreteiros que o batizaram de Passo do Ijuí. O local era utilizado para fazerem o meio-dia ou pernoite, antes de seguirem até Santo Ângelo, onde realizavam comércio. Quando Santo Ângelo se desmembrou de Cruz Alta em 1873, o Passo do Ijuíjá começava a ter as primeiras moradias e em 1918, a construção de uma modesta ponte proporcionou as carretas, carroças, charretes, jardineiras e pedestres, passarem com mais rapidez entre um lado e outro do rio Ijuí. Foi no ano de 1923 que dois fatos agitaram o pacato Passo: a fundação do primeiro comércio, organizado por Ernesto Cardoso Aguiar e que aumentou a movimentação de pessoas no local e a revolução entre Maragatos e Chimangos. O Passo do Ijuí era estratégico e ali, aconteceu importante combate, com vitória para a as forças do governo. Em 26 de agosto de 1948, Entre-Ijuís é elevado a categoria de 8º Distrito de Santo Ângelo.

Gentílico

Entre-Ijuiense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

13 de Abril 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

22° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Rio-grandense

Limites

Santo Ângelo, Catuípe, Coronel Barros, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões e Vitória das Missões.

Acesso Rodoviário

BR 285, BR/RS 392 

Distâncias

345 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO  

Principais Pontos Turísticos

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO JOÃO BATISTA

Distante da sede 18 km, pela BR 285, funciona diariamente das 8h às 18h. Visita com acompanhamento de guia. Informações pelo fone: (55) 3329-1155

MUSEU CAPELA SÃO JOÃO BATISTA

Rua Integração (55) 3329-1295 das 8h às 18h, diariamente.
 
MUSEU ARQUEOLÓGICO SÃO JOÃO BATISTA

São João Velho das 8h às 18h, diariamente.
 
CAMINHO DAS MISSÕES

O Caminho das Missões é um roteiro de caminhadas pelas antigas estradas missioneiras que ligavam as Reduções Jesuítico-Guarani. No percurso estão três Patrimônios nacionais: Sítios arqueológicos de São Nicolau (no município de São Nicolau), São Lourenço (em São Luiz Gonzaga) e São João Batista (em Entre-Ijuís), e um Patrimônio da Humanidade, São Miguel Arcanjo no município de São Miguel das Missões, além de dezenas de outros atrativos culturais e naturais. A chegada se dá sempre em Santo Ângelo em frente a Catedral Angelopolitana. Informações nas prefeituras dos municípios envolvidos.

PARQUE DAS FONTES

Localiza-se na Esquina Rondinha, distante 4km da sede do município. Funciona diariamente a partir das 8h.

ROTA MISSÕES

Pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494, era estabelecida a divisão do território sul-americano entre Portugal e Espanha. Toda a região de atuação da Província Jesuítica do Paraguai, atualmente Praguai, Argentina, Uruguai e parte do Brasil, pertencia à coroa espanhola. Nesta área foram organizados pelos jesuítas trinta povos que, por 150 anos, abrigaram mais de 100 mil guaranis numa sociedade altamente desenvolvida, tornando-se uma experiência única no mundo.
Em 1750, com o Tratado de Madrid, as reduções localizadas em território hoje brasileiro passam a pertencer à Portugal. Este fato desencadeou a Guerra Guaranítica, onde surge o lendário guerreiro guarani Sepé Tiaraju e seu brado heróico: ...esta terra tem dono!
Somente circulando na região missioneira, visitando seus marcos, convivendo com sua gente, ouvindo suas histórias é possível sentir o que foi a grandiosidade do conjunto de fatos históricos que aconteceram nestas paisagens.
Municípios participantes: Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio da Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missõs, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama, Vitória das Missões.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis  

Prefeitura Municipal de Entre-Ijuís

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (55) 3329-1188 - Fax: (55) 3329-1155

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3329-1155 - Fax: (55) 3329-1188
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3329-1120

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.rotamissoes.com.br

              www.caminhodasmissoes.com.br

              www.entreijuis.famurs.com.br

Colaboração:Mário Simon

Comentários de Entre-Ijuís

Nasci e vivi alguns anos no Entre Ijuís, cidade pequena em pleno desenvolvimento, com gente hospitaleira, boa de se morar. Todos os anos visito Entre Ijuís, sempre é muito bom matar a saudade das pessoas que lá conheci.
Por: ADRIANA CARDOSO

O melhor local para um turismo de lazer é no Balneário Parque das Fontes. Quem visita São Miguel das Missões - Patrimônio da Humanidade, deve tirar tempo para uma visita ao Balneário. Fone 55 3329-1444
Por: Mário Simon

Hje em especial quero desejar um FELIZ ANIVERSÁRIO para Entre Ijuís, pois está completando 21 ANOS de emancipação, resido atualmete em Xaxim, SC mas por muitos anos morei nesta cidade, tenho orgulho disso e fico na torcida q ela prospere.
Por: Jorge Andre Guedes Lima

OLA!ja visitei esta cidade ela tem tudo se desenvolver mas por enquanto esta parada no tempo sim claro tem seu lado bom por exemplo o parque das fontes visito sempre que poso adoro ir la e um ambiente saudavel e tranquilo .
Por: denize dos santos de brum

Entre-ijuís é uma cidade muito bela é só olha-la com cuidado. Para as férias o melhor lugar é o Parque das Fontes. Ou passeios pelo interrior da cidade, há paisagens maravilhosas por todos os lados...
Por: Laís

nasci e me criei em entre ijuis.hoje moro em caxias do sul,mas desejo muita felicidade e progresso.minha familha mora ainda ali.
Por: marilene prestes

sou natural dessa terra mas faz 10 anos que parti para caxias, mas tenho saudade da tranquilidade desta terra missioneira.
Por: marcos dos santos

Entre-Ijuis, cidade missioneira e hospitaleira! Continuo Entre-Ijuiense mesmo morando em Arroio do Sal!
Por: Sandra Girotto

eu morro em entre-ijuis e um municipio com muitos pontos turisticos e com muita diversao se vc ainda n foi a entre-ijuis va pois vc n vai se arrepender
Por: jessyk tamyres l de oliveira

Nasci ai meus pai ainda mora ai passo férias verão e inverno gostaria de saber sobre algum lazer principalmente no verão,poi ai é muito quente.
Por: Suzana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Entre-Ijuís

Envie seu comentário sobre Entre-Ijuís

banner