Dom Pedrito

Dom Pedrito-RS
banner

Bem-vindo a Dom Pedrito!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Dom Pedrito, informações e fotos da maravilhosa Dom Pedrito. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Dom Pedrito, recomendadas por internautas.

A cidade de Dom Pedrito, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1872. A localidade está em uma altitude de 141m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 39.918 habitantes. A área total de Dom Pedrito é de 5.194,8km², e sua densidade demográfica é de 7,68hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Dom Pedrito-RS é 96450-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Dom Pedrito

Roteiros do Brasil

Região Pampa Gaúcho

Microrregião Campanha

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Conhecida como A capital da paz é uma comunidade histórica. No início eram índios pampeanos. Em 1770, os espanhóis liderados por um carismático senhor Pedro Ansuategui, conhecido popularmente por de Dom Pedrito, começaram a desenvolver o comércio onde originou a povoação
A região fronteira era propícia as lutas entre espanhóis e lusos-brasileiros. Dom Pedrito foi palco de imemoráveis batalhas experimentando os efeitos da campanha do Prata e da Revolução Farroupilha. Outro grande feito que até hoje é motivo de orgulho para seus habitantes é que foi um dos primeiros distritos do país a promover a abolição da escravatura antes da Lei Áurea.

Gentílico

Pedritense

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sudoeste Rio-Grandense

Limites

Rosário do Sul , São Gabriel , Lavras do Sul ,Bagé e Santana do Livramento.

Acesso Rodoviário

BR-293, RS-630

Distâncias

439 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

Artesanato

Artesanato em lã crua, confecções de ponchos, mantas, roupas, chergões, cobertores, lembrancinhas, etc. As peças são comercializadas no Galpão Crioulo da Praça Central Osório, diariamente, em horário comercial.

Obelisco da Paz

Local onde foi assinado o tratado de paz da Revolução Farroupilha, hoje no local há grande galpão para eventos e rodeios. Localiza-se na Estrada do Poncho Verde, a 42km da sede do município.

Museu Paulo Firpo

Acervo diversificado que inclui peças de indumentária, louça, cerâmica, prataria, heráldica, etnografia, arte sacra, armaria, mobiliário e outras. Destacam-se as seguintes coleções: Fototeca (com quase 3.500 fotos), Hemeroteca (aproximadamente 7 mil exemlares de jornais), Biblioteca (com peças do séc.XIX e de autores pedritenses), Numismática (moedas de vários períodos), Petrologia (coleção de rochas e minerais, cristais, mármores, madeiras petrificadas e peças líticas indígenas). Av. Júlio de Castilhos,1060 - 96450-000 Fone:(53)3243-3177 ramal 217 Visitação: de terças às sextas-feiras das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min; sábados das 9h às 11h30min. de dezembro a fevereiro das 8h às 11h30min a à noite das 20h às 22h, de terças às sextas-feiras; sábados das 9h às 11h30min. Visitas em grupo ou excursões, agendar previamente.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Don Pedrito.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (53) 3243-3177

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Pronto Socorro Municipal
Endereço: Rua Trilha de Lemos esquina Cel Urbano
Fone: (53) 3243-1157

Hospital São Luis
Endereço: Rua Duque de Caxias, 1348
Fone: (53) 3243-3360

hspace=0

 

hspace=0 Estação Rodoviária
Endereço: Rua Abreu Fialho, s/n.º
Fone: (53) 3243-1272
Horário de Recepção: diariamente, das 06h às 23h30

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.dompedrito.com.br

          http://www.flickr.com/

Fotos colaboração: Miguel Cavalcanti, Mausipoa. 

Comentários de Dom Pedrito

Dom Pedrito está cercada por "campanhas" (campos nativos ocupados por fazendas, sítios..) muito bonitas, onde ainda se encontram aves como Ema, Tarrã, Quero-quero, dentre outros, e se vê Tatu (mulita), Preá e Ratão do banhado. Não esquecendo das barragens (onde se pesca traŕras e jundiás). Vale a pena conhecer!
Por: Sandro Rodrigues Moraes

Dom Pedrito e uma cidade maravilhosa e onde nasci e onde morra minha familia que amo muito.DOM PEDRITO TE AMOOOOOOOOO
Por: michele goulart

sou pedritense mas naõ moro a dom pedrito a mais de 7 anos e sinto muita saudade pois é uma cidade maravilhosa e muito acolhedora.
Por: jeane rodrigues coelho

eu minha esposa jeane e meu filho lucas naõ moramos a dom pedrito faz mais de 7 anos e sentimos muita saudade Pois é uma cidade muito maravilhosa e acolhedora moramos em GUAPORE . POR;ALMIR CHAGAS COELHO
Por: almir chagas coelho

sou porto alegrense,mas minha infancia ,foi nesta terra,encantadora.deus abençoe d.pedrito.
Por: emir vallejos gomes

Dom Pedrito é minha amada terrinha que guardo no coração e através de fotos e internet tento matar um pouco a saudade,pois hoje moro em Manaus. Dom Pedrito é uma cidade tranquila com povo hospitaleiro, ótima culinária gaúcha e muitas outras coisas.Em breve quero estar lá pra curtir o inverno, pois onde moro é muito quente e sinto falta do inverno dos pampas gaúchos, época em que tudo fica melhor de curtir!!!
Por: Daiane Giorgi de Paula

Sou natural de Dom Pedrito, e não encontrei na relação dos hoteis o Hotel Alexander, localizado na praça princiopal da caixa dágua. Adoro essa cidade, precisamos maiores divulgação, inclusive de imobiliarias com venda de chácaras e seu interior,
Por: Elbio Severo

Sou pedritense, mas mora a 29 anos em Porto Alegre. Por uma contingencia da vida a procura de melhores recursos. Adoro minha flia e amo Dom Pedrito.
Por: Arleu Dilu Davila

Um abraço ao povo desta querida terra,minha cidade natal onde vivi por longo tempo.Moro em Pelotas mas sempre que posso visito estes sites para matar a saudade. Grande CAPITAL da PAZ.
Por: Hercio chuy costeira

Eu conheço Dom Pedrito, pois sou filho de la morei na chamada chacara das pereras, até meus 18 anos, quando sai para entrar para o exército, hoje vivo em Jaguarão rs desde 1982 e amo minha terra Natal.
Por: itamar gomes de souza

Naci a ai, amo Dom Pedrito, sempre que posso vou ai,sinto saudades de tudo .tenho´.familiares e ótimos amigos ai,um dia volto,beijinhosminha Dom pedrito. janete
Por: janete fagundes ubal

Naci a ai, amo Dom Pedrito, sempre que posso vou ai,sinto saudades de tudo .tenho´.familiares e ótimos amigos ai,um dia volto,beijinhosminha Dom pedrito. janete
Por: janete fagundes ubal

Amo Dom Pedrito, sou filha desta terra e fico muito feliz de poder olhar imagens que fazem com que eu reelembre alguns lugares por onde passei, estou fora a 20 anos, mas, costumo vizitar meus pais de vez enquando e rever a minha cidade.Fica aqui o meu registro. Abraço Luana Quadros
Por: Luana Quadris de Siuza

achei muito bonita a cidade em agosto no dia do meu aniverssario vou para conhecer a cidade pois meu irmao e meu namorado moram ai e trabalham
Por: janini

Visitei Dom Pedrito em rápida passagem no decorrer de agosto/2009. Não conhecia ainda e a minha curiosidade era ver a cidade onde há uns 30 anos atrás eu ia prestar serviço militar na unidade do exército ainda aí existente. Porém, os alistados em minha cidade natal não precisaram prestar serviço militar na ocasião. Tive boa impressão da cidade, principalmente pela sua história e as belezas naturais. Gostei que estão se empenhando pelo desenvolvimento do turismo. Pretendo voltar para mais visitas e conhecer melhor. Um abraço. Irineu C. Giongo - Encantado RS.
Por: IRINEU CARLOS GIONGO

Sou Pedritense de Alma e coração minha familia mora nesta linda cidade sempre que tenho um tempo tô me largando pra là,faz vinte anos que moro em Porto Alegre estou contando os anos para minha aposentadoria e me mandar embora desta loucura de POA,ainda me restam cinco anos.Um abraço à todos os Pedritenses. ( TELECO )
Por: José Cleber Severo

Nasci e me criei em Dom Pedrito,terra do meu coraçao,hoje,com 29 anos moro em Caxias do Sul que também me acolhe e me recebeu de "braços abertos",sinto saudades dos Festivais,da Semana Farroupilha,no Herança Paternal,dos bailões,ahhh,que saudade!Tenho muito orgulho de dizer quando perguntam de onde eu sou,eu paro,encho o peito e digo:-Eu sou de Dom Pedrito,tchê!!!!
Por: Fernanda Jardim Mancilha

Conheço nasci ai, e amo de paixão. Lugar de paisagens incomuns com suas grandes lavouras de soja e arroz.Povo hospitaleiro, generoso, garboso. um grande bj aos Pedritenses. Ha 17 anos longe confeso: não existe lugar igual!
Por: Berenice paiva Prati

Sou natural desta terra,que por sinal foi fundada na data de 30 de outubro;coincidencia data do meu nascimento! AMO A MINHA TERRA!!!
Por: Marlene Machado Campello

Minha mae è de là, e eu e meu pai somos de Santa Maria mas è como tivesse nascidos là passar as fèrias em Dom Pedrito è a melhor coias que tem pricipalmente là nas Tres Vendas naqueles campos pampa!
Por: Taise Goularte Coelho

Dom Pedrito é uma cidade acolhedora e muito especial!!!!!!Moro aqui desde q nasci,eu e toda minha familia!!!!
Por: RENATA MENA RODRIGUES

SOU FILHO DE DOM PEDRITO, COM MUITO ORGULHO SÓ ISTO ME BASTA.
Por: NEI CORREA PRESTES

Meu querido Dom Pedrito. Depois que fui morar fora,passei muito tempo sem ir para Dom Pedrito,quando ia de ferias o que eu mais gostava era a prainha,ultima vez que estive na prainha do Rio Santa Maria foi 1994 se não me engano,não sei como esta hoje,espero que esteja linda praia,quero volta e dar um belo mergulho,meus filhos adoravam passar o dia la.
Por: nilza rodrigues silva

A vida no campo e a hospitalidade do seu povo. Férias campstres são inesquecíveis.
Por: veragerzson

E a melhor cidade de se viver.cidade de nego macho e mulher bonita
Por: paulo

a mais de 25 anos por forca do destino nao moro mais na minha cidade de coracao
Por: jose airton nunes goncalves

amo mpnha terra natal, estou fora a 22 anos mais estarei de volta assim que poder, ver suas imagens me deixou mais orgulhosa de ser pedritense
Por: edineide gonçalves d quadros

sou apaixomado por minha terra um dia eu voltareiiiiiiiiiii
Por: dilamar alves

nasci nessa terra sempre que posso boleio a perna por ai meus pais ja partiram mas tenho grande apreço por essa terra nasci no ponche verde me criei na pracinha do coqueiro hoje moro em novo hamburgo
Por: jose obes rodrigues

Sou loco por D. Pedrito me criei´nesta cidade.Meu pai era do correio e nos moravamos em cima da Sapataria Gaúcha, esquina com a Vila Militar, fopi uma das melhores é pocas de minha vida, pois éramos crianças e tivemos uma infancia maravilhosa. Jamais vou esque cer as matinés no Cine Gloria. e os carnavais do Comercial. Sou irmão da Iara Laval da Relojoaria Moderna!! abraço a todos.
Por: Carlos Dutra

nasci no ponche verde,me criei na zona norte estudei no patricinio, servi no 14 RC. sobre o comando na epoca do hoje gen. Heitor Luis Gomes de Almeida, nunca te esqueço minha querida terra do rio Santa Maria da estação ferrea onde carreguei algumas malas, das pescarias no upacaray tenho un sonho quando me aposentar voltar a morar ai para no verão passear ao redor da praça e encontrar amigos
Por: jose obes rodrigues

Sou aqui de MS e ja visiteii Dom Pedrito por varias vezes, tenho pai e irmãos na cidade de vcs é uma cidade muito bonita e que tem inumeros lugares históricos e tbm lugares muito bonito. o que me encantou na cidade foi a praça central e o prédio da prefeitura são incriveis. tchau e obrigada por esse espaço
Por: Nadielly

cidade maravilhosa! onde nasci e pasei minha infancia e adolesencia,vou visitar todo ano (amo D. Pedrito!) o melhor emais bonito é a praça
Por: neila oliva

Morei em Dom Pedrito, servi no 14° RCMec, e casei em Dom Pedrito. Aí tenho parentes e amigos, sempre que possível vou ai matar a saudade, pois gosto de Dom Pedrito. Estou em Santa Catarina.
Por: Alexandre Corrêa

As pessoas acreditam na riquesa das grandes e medias cidades p/ poder criar os seus filhos sem passar fome e o mínimo de diginidade ,porque dom pedrito ñ oferece estabilidade financeira.mas a riquesa esta la,nós pedritences precisamos viajar o mundo de riquesas p/ saber q/ dompa é o nosso arcoires e o pote c/ moédas de ouro esta lá...
Por: luciano teixeira costeira

Não nasci em Dom Pedrito mas minha familia é de la,conheço e gosto da terrinha desde a minha infancia,la aprendi a pescar com meus tios e primos, vi a minha primeira tropa de gado que naquela epoca era levada por tropeiros coisa que hoje não existe mais que saudade de minha infancia em D.Pedrito.
Por: CHARLES W. TAVARES DA SILVA

Conheço Dom Pedrito ,a familia da minha mae e´de Dom Pedrito.Este municipio é parte de minha estori
Por: Ilce zenira schultza

fotos lindissimas, bela cidade que conserva a história gaúcha...
Por: marlene

Mecriei no ponche verde,hoje moro em florip com meu filho e minha esposa vou todos os anos passar minhas ferias com meus pais ai na capitau da paz,tenho saudades dos rodeios do Obelisco,e dos carnavais da AAfucotri,e a praça sentrau que é um dos cartões postau de Dom Pedrito.
Por: André vargas [preto]

eu moro em dom pedrito moro e nasci,tenho 10 anos,adoro dom pedrito,cidade linda,amo minha cidade sou gaucha e nao nego dom pedrito capital da paz,viva as prendas e gauchos desse solo lindo dos bois e vacas,viva dom pedrito!
Por: larissa

ola meu nome e larissa tenho 10 anos e moro em dom pedrito.dom pedrito e uma cidade otima para passar ferias de julho por que existe muita beleza nessa cidade,eu amo dom pedrito e a melhor cidade do brasil e vale a pena morar la
Por: larissa

eu nasci ai ,mas moro em porto alegre mas amo essa terra.
Por: samara rodrigues

Amooooooooo Dom Pedrito moro em Porto Alegre mais minha terra natal é D.P.rs
Por: Neila Oliva

Faz 7 anos que vim para Caxias do sul mas nunca esqueço de minha querida terra natal.Quando vou na minha terra querida nem da mais vontade d voltar
Por: Tarcila laval

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Dom Pedrito
Fundação:
1872
Altitude:
141m
População:
39.918 habitantes
Área:
5.194,8km²
Densidade Demográfica:
7,68hab/km²
CEP:
96450-000

Envie seu comentário sobre Dom Pedrito

banner