Dezesseis de Novembro

Dezesseis de Novembro-RS
banner

Bem-vindo a Dezesseis de Novembro!

banner

As melhores pousadas em Dezesseis de Novembro podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Dezesseis de Novembro

Roteiros do Brasil

Região Missões

Microrregião Rota Missões

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 16 de novembro,  os senhores Hugo Hoff e Daniel Schneider, juntamente com as demais pessoas presentes no local, decidiram denominar a região de Dezesseis de Novembro, realizando uma consulta plebicitária. Em 11 de abril de 1988, pela Lei Estadual n.º 8555, é criado oficialmente o município.

História do Município de Dezesseis de Novembro Na colônia Padre João de Castilho, onde está localizada a sede do município de Dezesseis de Novembro, o pioneiro foi Luis Hengen, o qual fixou sua residência ao nordeste, aproximadamente mil metros da praça onde posteriormente se instalou uma marcenaria e um monjolo. No entanto os relatos dos pesquisadores alegam que Hugo Hoff e Daniel Schneider, ao comprarem a área, demarcaram o perímetro urbano e nessa definição foi destinada uma quadra para a praça da futura cidade. Na data de dezesseis de novembro do ano de 1941, João Paulo Ricachewski derrubou a primeira árvore na quadra ao sul da praça para a instalação de sua residência. Com o passar dos anos, vários novos moradores fixaram suas residência no centro e na localidade de Dezesseis de Novembro.

   Em 1945 a pedido dos proprietários, Hugo e Daniel organizaram uma festa na comunidade local, com objetivo de denominar a localidade-sede, que foi realizada no dia dezesseis de novembro. Durante a festa, foram acolhidas as sugestões dos presentes para o nome do município no final do dia ser votada. Uma única sugestão foi sugerida pelos presentes que foi Dezesseis de Novembro. Essa unanimidade se deve em função de o pioneiro ter derrubado a primeira árvore na sede do município no dia dezesseis de novembro. João Paulo Ricachewski sempre foi enfatizado, quando indagado de sua vinda para a localidade, “foi no dia dezesseis de novembro”. Essa afirmativa rendeu ao pioneiro e à localidade um apelido, sendo que essa foi transformada em nome no fim da festa, quando na votação o resultado foi por unanimidade confirmada Dezesseis de Novembro, como o nome da localidade sede do município.
       No dia 11 de abril de 1988, foi decretada a emancipação do município de Dezesseis de Novembro, o qual se localiza no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, fisiograficamente na região das Missões. Dezesseis de Novembro é considerado um município de pequeno porte em área e no aspecto demográfico. Sua população é constituída por diversas etnias sendo as principais de origem Polonesa, Alemã, Italiana, Lusos Brasileiros, Afro descendente, imigrantes de diferentes partes do estado do Rio Grande do Sul, em especial dos municípios de Jaguari, Mata, São Pedro do Sul, entre outros, de onde deixaram suas raízes, na busca de terra de mato (solo fértil).

Significado do Nome

 

A origem do nome do município teria, segundo a comissão emancipacionista de Dezesseis de Novembro, duas versões. Umas delas é que no dia 16 de novembro de 1942, o Sr. João Paulo Ricachewski derrubou a primeira árvore na sede do município. Como o fato ocorreu na data referida, estabeleceu-se o nome da localidade como Dezesseis de Novembro. A outra versão é a de que as famílias Behling, Breuss e Sauressig se reuniram num ponto do mato, onde mais tarde se situaria a sub-prefeitura, e lá desmataram uma parte do local para realizar a primeira festa, quando foi decidido pôr um nome na localidade ou, como alguns afirmam, confirmar o nome já dado

Aniversário da Cidade

11 de Abril

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 168, RS 561, VRS 332

Distâncias

535 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

SALTO DO PIRAPÓ

Quedas dágua localizadas no rio Ijuí, no Rincão São João. Maiores informações pelo fone: (55) 3362-1036 ou (55) 3362-1130.
 
CASCATAS E TRILHAS

Localizadas no interior do município, possibilitam a realização de trilhas a pé, de moto, de jipe, a cavalo. Ficam a aproximadamente 20km da sede do município. Maiores informações pelo fone: (55) 3362-1036 ou (55) 3362-1130.
 
ROTA MISSÕES

Pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494, era estabelecida a divisão do território sul-americano entre Portugal e Espanha. Toda a região de atuação da Província Jesuítica do Paraguai, atualmente Praguai, Argentina, Uruguai e parte do Brasil, pertencia à coroa espanhola. Nesta área foram organizados pelos jesuítas trinta povos que, por 150 anos, abrigaram mais de 100 mil guaranis numa sociedade altamente desenvolvida, tornando-se uma experiência única no mundo.
Em 1750, com o Tratado de Madrid, as reduções localizadas em território hoje brasileiro passam a pertencer à Portugal. Este fato desencadeou a Guerra Guaranítica, onde surge o lendário guerreiro guarani Sepé Tiaraju e seu brado heróico: ...esta terra tem dono! Somente circulando na região missioneira, visitando seus marcos, convivendo com sua gente, ouvindo suas histórias é possível sentir o que foi a grandiosidade do conjunto de fatos históricos que aconteceram nestas paisagens. Municípios participantes: Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio da Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missõs, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama, Vitória das Missões.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Dezesseis de Novembro

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (55) 3362-1100 - Fax: (55) 3362-1105

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3362-1036 - Fone/Fax: (55) 3313-4957
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3362-1056

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:       www.rotamissoes.com.br

Comentários de Dezesseis de Novembro

16 de novembro eh o melhor lugar para se passar férias as pessoas são marasvilhosas e mtu lindas
Por: Wanessa Pacheco

e muito boa e quieta continue assim que se desenvolve aos poucos
Por: jacsom

cidade pequena mas muito bonita, alegre, e que cultua as tradiçoes gauchescas ate hoje
Por: felipe saul campos

EU GOSTO MUITO DA CIDADE DE 16 DE NOVEMBRO PORQUE SOU NATURAL DESTA CIDADE EU QUE RIA VOLTAR AI PARA REVER OS AMIGOS PORQUE JA FAS 27 ANOS QUE VIN PARA JAGUARI E NAÕ VOLTEI MAIS AI.
Por: DEJAMYR L C LIMANA

EU GOSTO MUITO DA CIDADE DE 16 DE NOVEMBRO PORQUE SOU NATURAL DESTA CIDADE EU QUE RIA VOLTAR AI PARA REVER OS AMIGOS PORQUE JA FAS 27 ANOS QUE VIN PARA JAGUARI E NAÕ VOLTEI MAIS AI.
Por: DEJAMYR L C LIMANA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Dezesseis de Novembro

Envie seu comentário sobre Dezesseis de Novembro