Casca

Casca-RS
banner

Bem-vindo a Casca!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Casca e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Casca.

A cidade de Casca, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1954. A localidade está em uma altitude de 608m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.536 habitantes. A área total de Casca é de 270,8km², e sua densidade demográfica é de 31,52hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Casca-RS é 99260-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Casca

Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Uva e Vinho

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Casca, originária de imigrantes italianos e poloneses, que aqui se estabeleceram desenvolvendo suas propostas de cultura e educação, passadas de geração a geração, deixando marcas profundas, manifestações sentidas, ora através do espírito de religiosidade e amor a família ou ainda de uma rica gastronomia de culturas cruzadas ítalo-polonesa e gauchesca. O município de Casca está situado na micro região do Alto Taquari, possui uma vasta área verde com predominância de araucária e é entrecortado por rios, córregos e sangas de águas cristalinas que regam suavemente vales e montes, de clima temperado, com as quatro estações do ano bem definidas, fortes geadas no inverno e ocasionalmente neve. De economia diversificada, mantém equilíbio de sua economia entre a vocação agrícola e a industrial de cunhos familiares, setores interligados a um comércio abrangente e uma prestação de serviço de qualidade. Sua invejável posição geográfica, otimizou um sistema viário exemplar, revelando Casca como importante corredor de passageiros, ponto referencial no escoamento de riquezas e pólo regional em educação.

Significado do Nome

Quanto a origem do nome Casca há duas hipóteses: extração de cascas de árvores com objetivos comerciais e local de passagem de cavaleiros e carroceiros no riacho próximo à cidade, bastante liso e escorregadio, fácil de cair, que no dialeto italiano cair se traduz por cascar.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 324

Distâncias

219 Km da Capital
 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

RIO CARREIRO

Localizado na divisa com o município de Paraí, a 10km da sede, meios de acesso rodovias RS 324 e 129 - Povoada Migliavacca.

RIO SÃO DOMINGOS

Localizado na divisa com o município de São Domingos , a 8km. da sede, acesso pela RS 129.
 
ROCHEDO DA GARGANTA DOS POLACOS

Localizado na Garganta dos Polacos, a 6km. da sede, acesso pela RS 324, km 53.

CASCATA DA QUINZE

Localizado no distrito de Evangelista, a 10km. da sede, acesso pela RS 129.

CASCATA DA GARGANTA DOS POLACOS

Localizada próxima à Capela de São Jacinto, a 6km. da sede, com acesso pela RS 324, sentido Casca/Vila Maria.

SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS

Habitações indígenas, localizadas em diversos pontos do interior do município, dista 6km. do centro da cidade, acesso por estrada não pavimentada.

ROTA DA UVA E VINHO

A saga imigrante italiano, juntamente com as demais etnias é a grande marca de seu povo. A rota Uva e Vinho apresenta cenários que lembram lindas imagens européias. A Uva, o Vinho e a diversificada gastronomia são encontrados nos hotéis, pousadas, restaurantes, cantinas, vinícolas e adegas de toda a região.
Municípios Participantes: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Serafina Corrêa, Veranópolis, Vila Flores, Vila Maria.

MUSEU
 
Aldo Besson
Endereço: Linha 21 Caravaggio
Fone: (54) 3347-1241 ramal 13

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Casca

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (54) 3347-1700 - Fax: (54) 3347-1227

Serviço de Informação ao Turista:  Fone: (54) 3347-1227 - Fax: (54) 3347-1233
E-mail:
[email protected]
Homepage: www.casca.famurs.com.br

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (54) 3347-1150

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (54) 3347-1211

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.casca.famurs.com.br

            http://flickr.com.br

Foto colaboração: Joel Pasinatto, Edinho C. Kunzler, Tomi Pasin, Jesael D. da Silva.

Comentários de Casca

O que dizer de CASCA essa cidade linda, maravilhosa as vezes julgada as vezes amada mas em fim essa é a minha cidade q se chama CASCA , casca q eu levo no peito do lado esquerdo, onde quer q eu for ....
Por: Robinson

Nasci em Casca, minha familia é de Casca, minha avô mora na linha 17 , em maio completa 90 anos de idade, irei visita-la ,pois moro em Curitiba, e faz tempo que nao nos vemos a festa vai ser grande com um bom churrasco e chimarrão. Adoro vinho,faz parte de nossas comemoraçoes e a uva também,as dai sao as melhores do mundo. Amo Casca e todas tradiçoes gaúcha,quando nasci Casca tinha apenas 11 anos, meus pais também nasceram em Casca, Sempre tenho notícias dai.Não vejo a hora de maio chegar para poder voltar à Casca e rever as maravilhas da gastronomia local. Visitem Casca é muito bom é maravilhosa.
Por: DIRCE ISABEL GALLEAZZI MALUCELLI

Não moro em Casca mas gostaria muito de morar , vou quase todo mês pra lá, é uma cidade muito maravilhosa, com suas culturas facinantes! As pessoas dela são maravilhosas... Casca é 1000000000...
Por: Alice Cristina

Gosto de andar pelas ruas, observar os jardins das casas, tipicos da imigração italiana, onde se mistura frutíferas com flores. A topografia da cidade proporciona belas paisagens, dando impressãode uma cidade em movimento, com as ondulações do relevo.
Por: Isabela Casteli Vianna

cidade muito linda,pousadas e hoteis aconchegantes,qualquer dia irei visitar.
Por: marli cagliari

casca e uma cidade marvilhosa sou de david canabarro mas adoraria de morar em casca amo casca!
Por: daniel bandeira

Morei 4 anos em Casca de onde trouxe muitas saudade e lembrança dessa cidade e de muitas amizades que aí deixei.Lugar bom de se viver,falo em quqlidade de vida e do seu povo tão hospitaleiro e receptivo.Casca é tudo de bom,tanto é que trouxe até um casquense junto comigo,meu filho que nasceu aí.UM ABRAÇÃO CASCA.
Por: Ademir Figueiredo Viana

Casca é este local bom para viver pois aqui se harmonizam as crianças, os jovens, os adultos e as pessoas da 3ª idade; se harmonizam o antigo com o moderno; os vários movimentos culturais, esportivos e religiosos; o verde dos bosques, as flores dos jardins as águas dos rios, as plantações e criações variadas, o comércio, a indústria, a agro-indústria e os inúmeros serviços. Casca é de uma natureza exuberante e seu povo é alegre, trabalhador e acolhedor. Venha viver e se envolver nesta bela "CASCA".
Por: Lauro Antonio Finatto

é uma cidade onde só conheci pessoas amigas e carinhosas. Possui uma Igreja MARAVILHOSA. quem sabe um dia morar em CASCA
Por: DR. WERNER Holderied

Progressista cidade organizada principalmente pelos imigrantes italianos. Saudações. O povo é agradável com sua hospitalidade.
Por: Pedro Martim Kokuszka

Ola.hoje 28 de dezembro fazem 44 anos que nasci nesta simpatica cidade ,ainda não a conheço.pois somente nasci ai,ja rodei todo o pais e alguns paises da america do sul,no momento estou aqui perto em GUAPORÉ ,mas logo terei oprazer de ir conhecer.ABRAÇOS
Por: Mauro Siqueira

Sim, somos do Rio de Janeiro, mas ja visitamos Casca, uma cidadezinha ao noroeste do Rio Grande do Sul. Gostei muito da cidade, que é muito limpa e seus moradores sempre muito simpáticos. Amei o ar de Casca, o cheiro de verde, as ruas tranquilas, bem diferente dos grandes centros. O centro da cidade é pequeno, não dá pra se perder por ali... Casca é um lugar pra voce esquecer das atribulações das grandes cidades, é pra descansar e acompanhar seu rítmo. Espero voltar outras vezes.
Por: celia araujo

Moro no Rio de Janeiro, mas tive o prazer de visitar essa cidade tão bonita e hospitaleira que é Casca, até hoje sinto o cheiriinho das arvores que ficam na praça, próximas à Igreja. Gostava muito de andar pelas ruas de Casca e achei a cidade muito aconchegante e seus moradores muito simpáticos. Espero não demorar a voltar ai. beijos pra todos voces.
Por: celia de araujo/RJ

Conheci Casca a menos de um ano., mas me apaixonei por esta cidade. A natureza é linda, as pessoas muito acolhedoras.
Por: Alba Tania

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Casca
Fundação:
1954
Altitude:
608m
População:
8.536 habitantes
Área:
270,8km²
Densidade Demográfica:
31,52hab/km²
CEP:
99260-000

Envie seu comentário sobre Casca