Carlos Gomes

Carlos Gomes-RS
banner

Bem-vindo a Carlos Gomes!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Carlos Gomes, informações e fotos da maravilhosa Carlos Gomes. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Carlos Gomes, recomendadas por internautas.

A cidade de Carlos Gomes, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 447m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.031 habitantes. A área total de Carlos Gomes é de 84,1km², e sua densidade demográfica é de 24,15hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Carlos Gomes-RS é 99825-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Carlos Gomes

Roteiros do Brasil

Região Hidrominerais

Microrregião Termas e Lagos

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A colonização iniciou por volta de 1907, por intermédio de poloneses, onde os primeiros desbravadores eram imigrantes oriundos da Polônia, das Colônias de São Marcos, Bento Gonçalves, Veranópolis , Guaporé, Garibaldi e Alfredo Chaves. Todos pioneiros dedicaram-se à agricultura. Nessa época foi distrito de Passo Fundo.
As primeiras famílias foram; Babinski, Stodulski, Osowski, Stawinski ,Grzybowski, Ziger, Wilanowski, Pogorgelski, Jakubowski, Sztormowski, Longui, Slussarek, Wojakowski, Mikoanski, Andres, Wosinski, Meredik, Blasek, Strzelecki, e Amadigi.
Cabe enfatizar que quando os primeiros colonizadores chegaram a nossa região, passaram por inúmeras dificuldades. Estas foram heroicamente superados por estes imigrantes que pouco a pouco foram se adaptando com a língua, costumes e alimentação local.
Todo legado cultural que veio com os imigrantes poloneses e que estes perpetuaram para as gerações posteriores, bem como o número expressivo de descendentes poloneses no Município, fez com que algumas pessoas se interessassem em divulgar o nome do município e de certa forma prestar uma homenagem aos primeiros imigrantes, pela luta, garra, perseverança e fé que tiveram para povoar e construir o nosso município.
O primeiro nome da comunidade foi Sede dos Polacos, pelo fato da maioria dos habitantes serem descendentes de poloneses, o segundo Rio do Peixe e o Terceiro Ribeirão Torto. Em 1935, passa a denominar-se Nova Polônia e aos 31 de outubro do mesmo ano , através do ato nº 125, da Intendência de Erechim, é elevado a categoria de Vila como 11º Distrito de Erechim . Finalmente em 1944, sofre a última mudança nominal passando a chamar-se Carlos Gomes. Em 1945, passou a ser o 9º Distrito de Erechim, e com a emancipação do município de Gaurama, em 1955 é elevado a 3º Distrito.
Em 1959, com a emancipação do município de Viadutos , fica sendo o 2º Distrito, integrando com a Sede o novo Município.
O Município de Carlos Gomes, foi criado no dia 20 de março de 1992, pela Lei Estadual nº 9.540, após consulta plebiscitária realizada em 10/11/1991. Foi formado pelo desmembramento e áreas pertencentes ao município de Viadutos –RS e sua instalação deu-se em 1º de Janeiro de 1993 com a posse do 1º Prefeito, Vice- Prefeito e Vereadores.

Significado do Nome

Homenagem ao primeiro grande compositor brasileiro, autor da célebre ópera O Guarani de 1870. Tal nome prende-se também à existência de uma Banda Musical que era muito querida pela comunidade e tocava músicas do próprio compositor.

Aniversário da Cidade

20 de Março 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Sutropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Colonial de Erechim

Limites

Ao Norte  com os municípios de Maximiliano de Almeida e Viadutos; ao Sul com Centenário; a Leste com Paim Filho, São João da Urtiga e Maximiliano de Almeida; ao oeste com Áurea, Centenário  e Viadutos.

Acesso Rodoviário

RS 126, RS 477

Distâncias

388 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Gruta de Cristal

Possui este nome por ser revestida de pedras semi-preciosas, algumas trazidas da Polônia. De seu interior verte água que jorra pela gruta, é um local onde as pessoas costumam visitar e rezar com muita fé, pedindo e agradecendo graças à  Nossa Senhora Aparecida. 
 
Igreja Matriz Sant’Ana

A Igreja Matriz Sant’Ana orgulha Carlos Gomes pela beleza. Há quem diga que é a segunda em beleza  no Rio Grande do Sul. Em estilo gótico, foi idealizada e construída especialmente pelo Padre  José Wojda, além da matriz a Paróquia é composta por nove capelas comunitárias do interior do Município e de municípios vizinhos.
 
Rio Apuaê-Mirim

O rio Apaê Mirim, conhecido por muitos como Rio do Peixe se localiza a 1 km da cidade e é um ótimo lugar para desfrutar da natureza a travessia do rio é feita através de uma balsa porque a obra da ponte está  paralizada, mas mesmo assim é um lugar que proporciona belas vistas e são importantes pontos turísticos do muncípio.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Carlos Gomes

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (54) 3613-4158

Serviço de Informação ao Turista:

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.carlosgomes.rs.cnm.org.br

Comentários de Carlos Gomes

Carlos Gomes, situado as margens do Rio do Peixe RS. região que em 1900 chegaram os primeiros imigrantes poloneses na região Alto Uruguai, oriundos da serra gaúcha. tem uma espetacular igreja e povo hospitaleiro. Região histórica para etnia polonesa e italiana. Conheço e volto sempre. Ali mora a tia de munha esposa. Elvira Biesek Ziger pem ao lado da igreja. Um abraço a todos.
Por: Pedro Martim Kokuszka

Nasci e cresci nesta regiao...fui muito feliz aí... mesmo longe sinto muitas saudades deste tempo da minha infancia... Iraci
Por: Iraci Kulcenty

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Carlos Gomes
Fundação:
1993
Altitude:
447m
População:
2.031 habitantes
Área:
84,1km²
Densidade Demográfica:
24,15hab/km²
CEP:
99825-000

Envie seu comentário sobre Carlos Gomes