Carlos Barbosa

Carlos Barbosa-RS
banner

Bem-vindo a Carlos Barbosa!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Carlos Barbosa, fotos, informações, os principais hotéis de Carlos Barbosa, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Carlos Barbosa, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 676m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.334 habitantes. A área total de Carlos Barbosa é de 208,1km², e sua densidade demográfica é de 97,71hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Carlos Barbosa-RS é 95185-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Do passeio de trem às delicias gastronômicas.

O município de Carlos Barbosa é conhecido pela sua diversidade étnica. No seu passado, povos que vão de indígenas a imigrantes europeus, fizeram parte de sua existência. Localizada na Região da Uva e do Vinho, na Serra gaúcha, essa cidadezinha com pouco mais de 25 mil habitantes, destaca-se pelo seu desenvolvimento industrial, além do futsal e das belas paisagens.

Alguns dos principais pontos turísticos de Carlos Barbosa possuem caráter religioso. Se você aprecia, pode fazer um passeio exclusivamente baseado nesse tema. Que tal começar com a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus? Fixada no centro da cidade, essa edificação foi construída em 1943 com o apoio de toda a comunidade.

Depois, você pode subir até o Morro Calvário. No topo, você encontra a Igreja Nossa Senhora das Dores, que possui em seu percurso as 14 estações da Via Sacra, o mesmo caminho feito por Jesus Cristo. Ainda, tem a Capela Santo Antão Abade, tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, é uma das construções mais antigas no que se refere à imigração italiana no estado. Finalmente, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, erguida em 1929 por meio da força e da união de diversas famílias da comunidade.

Para quem gosta de diversão, não pode deixar de fazer um passeio de Maria Fumaça. O trem a vapor faz um percurso de 23 km entre as cidades de Carlos Barbosa e Bento Gonçalves e remete aos passageiros um mundo de passado e muita natureza. A viagem dura cerca de 2 horas e garante muita alegria com as atrações típicas italianas e gaúchas.

Aos amantes da aventura e da adrenalina, o lugar indicado é o Morro do Diabo. O local abriga diversas competições de vôo livre durante todo o ano e, é considerada uma das melhores rampas para a prática da modalidade do Rio Grande do Sul. O morro possui aproximadamente 665 m de altura e, também, um excelente acesso. Além disso, a infraestrutura turística é ideal para receber atletas e visitantes.

Quer saborear os melhores queijos, vinhos e espumantes da Serra Gaúcha? Então, participe do Festiqueijo, que desde 1993 é o principal evento de Carlos Barbosa. A festa acontece todos os anos no mês de julho e conta, ainda, com a saborosa gastronomia italiana e com os principais artistas da região. No salão do evento, você pode conferir as novidades das empresas expositoras, a Feira de Compras ACI e o melhor que a Serra Gaúcha tem para oferecer.

Informações de Carlos Barbosa

Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Uva e Vinho

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Carlos Barbosa começa por volta de 1855, com a vinda dos primeiros imigrantes alemães. Mas, o maior impulso ao desenvolvimento da localidade aconteceu em 1870, com a chegada dos imigrantes italianos, que constituíram o grupo mais numeroso que aqui se estabeleceu, fixando-se em quase todas as localidades do município. São procedentes de oito regiões da Itália, sendo que a maior parte veio do Vêneto e da Lombardia.
Primeira Secção do Caminho Geral, Trinta e Cinco e Santa Luiza, foram os primeiros nomes dado à localidade. Em 25 de janeiro de 1910, o intedente de Garibaldi deu-lhe a denominação oficial e definitiva, de Carlos Barbosa.  Em 25 de setembro de 1959, foi assinado pelo então Governador do Estado, Leonel Brizola, o decreto de criação do novo município de Carlos Barbosa.
É conhecida no Estado pela sólida economia alicerçada no setor industrial, na produção de talheres, calçados, esquadrias de madeira, mó-veis, leite e derivados, entre outros. Na agropecuária destaca-se a criação de gado leiteiro e a cultura de batata, milho e outros.
Apesar de ser um município jovem, Carlos Barbosa possui uma rica história, construída do encontro das etnias italiana, alemã, suíça, francesa, polonesa e luso-brasileira.

Significado do Nome

Carlos Barbosa foi o quarto nome que o local recebeu. Em 25 de janeiro de 1920, o intendente de Garibaldi, Júlio Azambuja, deu-lhe a denominação oficial e definitiva de Carlos Barbosa, em homenagem ao Governador do Estado, em cujo governo (1908 a 1913) foi construída a ferrovia Montenegro - Caxias do Sul.

 

Aniversário da Cidade

25 de Setembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 29º1751 sul e a uma longitude 51º3013 oeste, estando a uma altitude de 676 metros. Sua população estimada em 2005 era de 23.138 habitantes. Possui uma área de 208,16 km².

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Nordeste Rio-Grandense

Limites

Garibaldi, São Vendelino, Barão, Farroupilha.

Acesso Rodoviário

BR/RS 453, RS 446

Distâncias

99 Km da Capital
 

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

Passeio Maria Fumaça

O passeio turístico é uma grande atração na Serra Gaúcha. São 23 quilômetros de percurso com 1h30min de duração, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio, a festa é comandada pelo coral típico, pela dupla que toca a tarantela e pelos gaúchos.
Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves, com um saboroso vinho e uma deliciosa degustação de queijos. A recepção em Garibaldi acontece ao som de música italiana e gaúcha, enquanto todos degustam um saboroso espumante. Em Carlos Barbosa, um show de música italiana marca o momento em que todos se encontram e confraternizam embalados pela música. Alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no passeio de retorno.
Os passeios ocorrem às quartas e aos sábados, sendo que, em alguns meses, há saídas extras.

Museu Sauthier

Distrito de Santa Luzia distante 12km do Centro.

Rota da Uva e do Vinho

A saga imigrante italiano, juntamente com as demais etnias é a grande marca de seu povo. A rota Uva e Vinho apresenta cenários que lembram lindas imagens européias. A Uva, o Vinho e a diversificada gastronomia são encontrados nos hotéis, pousadas, restaurantes, cantinas, vinícolas e adegas de toda a região.
Municípios Participantes: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Serafina Corrêa, Veranópolis, Vila Flores, Vila Maria.

Passeio da Estação

A presença da Estação Férrea, a harmônica concepção do passeio somado as cores e aroma das flores, a delicadeza da brisa a acariciar a face, confere ao lugar uma atmosfera especial. O clima nostálgico brinca com nossa imaginação, possibilitando vivenciar experiências distantes do nosso cotidiano numa combinação de encantamento e memória, onde se pode encontrar os vínculos afetivos e históricos da cidade.

Via do Leite e queijo

Roteiro de agroturismo pelo interior do município, com visitas à propriedades produtivas mas quais são abordados aspectos da elaboração de produtos como queijos, ricotas, pães, biscoitos, cucas, bolos, geléias e massas. Além disso, são visitados locais de interesse religioso e cultural como o Capitel Santa Bárbara, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e Moinho Colonial São José, em funcionamento desde de 1867, um dos mais antigos do Estado.

Cachoeira Santa Luiza (75 m)

Em fase de implantação de acesso e infra-estrutura, tem 75 metros de altura. Local propício a realização de trilha e descida de cachoeira (cascading).

Capela Santo Antão de Abade (1882)

Construída em 1882, ampliada nos anos de 1936 e 1937, foi completamente restaurada no ano de 2004. Tombada pela Comissão do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do município, é a segunda mais antiga edificação religiosa da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Capitel Santa Bárbara (1921)

Capitel de 1921, situado no topo de um morro. Em honra a Santa Bárbara, a protetora dos raios, foi construído com o propósito de evitar os temporais que causavam estragos junto a comunidade.

Capitel São Roque (1923)

Capitel situado às margens da Antiga Estrada Geral Buarque de Macedo. Foi construído com o propósito de pagar uma promessa com a finalidade de erradicar epidemia de tifo acontecida no município.

Casario Histórico Enxaimel de Paraguaçu (1870 - 1885)

O conjunto de casas históricas de Paraguaçu nos remonta à chegada dos primeiros imigrantes alemães aos vales do atual município de Carlos Barbosa, por volta do ano de 1855. Este conjunto de casas construídas com a técnica do enxaimel*, teve seu período de construção entre os anos de 1870 e 1885, sendo as mais antigas do município.

Cascata do Salto Ventoso (Farroupilha)

Cascata de 54 metros de altura, localizada em meio a uma imensa gruta em pedra basáltica. Bastante divulgada no Brasil, por conta de sua inserção no filme o Quatrilho e da mini-série o Quinto dos Infernos, é um dos melhores locais para prática de Escalada Esportiva no Rio Grande do Sul.

Escultura do Imigrante Metalúrgico

Escultura feita com mais de 2.500 quilos de sucada de aço inox. Realizada pelo escultor barbosense Elson Tieppo, levou mais de um ano para ser construída, e tem por finalidade representar as dificuldades encontradas pelo imigrante metalúrgico para iniciar sua vida e da própria cidade.

Granja Cichelero

Propriedade familiar especializada na produção de queijos. Utiliza-se de produção própria de leite e possui mais de 80 anos de relacionamento com este tipo de atividade.

Granja do Biso

Tambo leiteiro de Elívio Baldasso, um dos mais antigos associados da Cooperativa Santa Clara, a mais antiga cooperativa de laticínios do Brasil. É um dos maiores produtores de leite do município.

Gruta N.Sª de Lurdes da Linha 19 (1929)

Construída em 1929 pela união de esforços de diversas famílias da comunidade, a Gruta Nossa Senhora de Lurdes é mais um exemplo da religiosidade e associativismo dos imigrantes e seus descendentes. Antigo ponto de parada para tomar água e dar de beber aos animais. Até hoje as pessoas buscam água no local, com a crença de fazer bem ao corpo e ao espírito.

Igreja Nossa Senhora Mãe de Deus (1943)

Igreja Matriz de Carlos Barbosa, foi construída em 1943. Possui uma torre com quatro sinos, construídos com metais doados pela população. Os sinos até hoje anunciam a morte de pessoas na comunidade.

Moinho São José (1887)

Localizado a 3 km da cidade de Carlos Barbosa, este moinho foi construído em 1887 pelo imigrante italiano David Tieppo. Rodeado por bela natureza o moinho ainda desempenha funções para extrair farinha. Um fato curioso é que para moer um saco de 50 kg de farinha, o moinho consome 3 horas de trabalho da roda de madeira acionada pela água.

Monumento da Ponte Seca

Construído pela comunidade em 2002, tem for finalidade evidenciar a localização de uma antiga passagem de nível da estrada de ferro, retirada em 1990 e que deu nome ao bairro.

Réplica da Ponte Seca

Construída em 2002 pela Associação dos Moradores do Bairro Ponte Seca, com a finalidade de preservação histórico-cultural. A ponte original foi demolida em 1985 por ser estreita e em curva, o que apresentava perigo ao trânsito.

Morro 29 (655 m)

Em fase de implantação de acesso e infra-estrutura, possui excelente vista panorâmica. Propício à realização de escalada, rapel e vôo duplo de paraglider.

Morro do Calvário (720 m)

Local com excelente vista panorâmica do município e de onde avista-se o município vizinho de Farroupilha. Possui, em sua parte superior, uma igreja (Nossa Senhora das Dores) e, em seu acesso, pequenos nichos que compõem a Via Sacra. Abriga anualmente um dos principais eventos religiosos do município, a Encenação da Paixão e Morte de Cristo, com mais de 600 atores da comunidade.

Morro do Diabo (665 m)

Com excelente acesso e possuindo infra-estrutura turística básica (bancos, rampas, lixeiras e em breve, sanitários ecológicos), configura-se como uma das melhores rampas para a prática do vôo livre de paraglider no Rio Grande do Sul. Abriga competições de paraglider diversas vezes ao ano, de porte regional e estadual. Local propício à realização de vôo duplo.

Parque da Estação (1908)

Coração do município de Carlos Barbosa, o Parque da Estação Férrea está localizado no centro. Compreende os edifícios da Estação Férrea e da Casa Operária, construídos em 1908 e completamente restaurados em 2000. Tombados pela Comissão do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do município, abrigam atualmente a Secretaria Municipal de Turismo, Desporto, Cultura e Lazer e o Cinema Ideale.

Estação Ferroviária

Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1909-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) 
CARLOS BARBOSA
Município de Carlos Barbosa, RS
Linha de Caxias - km 150 (1960)   RS-2709
Inauguração: 27.12.1909
Uso atual: biblioteca e cinema; estação do trem turístico   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1909 
 
Histórico da Linha: A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA.
 
A Estação: A estação de Santa Luiza foi inaugurada em 1909 pela Cie. Auxiliaire e desde o seu início já era o ponto de bifurcação para o ramal de Bento Gonçalves. A estação, construída no povoado no. 35 da estrada Buarque de Macedo, em 25/10/1910 passou a chamar-se Carlos Barbosa, homenageando o então Presidente do Estado. A estação foi erigida de forma a receber o tráfego e as mercadorias de Garibaldi e de Bento Gonçalves, para onde já estava projetado um ramal férreo. Este somente ficou pronto em 1919. Segundo se conta na cidade, o último trem regular de passageiros passou por ali em 1979. E também que a imigrante Elisa Tramontina costumava embarcar na estação com duas malas carregadas de canivetes, fabricados no porão da casa. Assim começou a empresa, que exporta para mais de cem países. Hoje (2004) da estação sai um trem turístico com locomotivas a vapor que segue pelo ramal de Bento Gonçalves até essa cidade. (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Revista Ferroviária, 08/2000.

hspace=0 EVENTOS

- Festiqueijo 2008 - O Festival do Queijo, FESTIQUEIJO, é considerado o melhor festival gastronômico da Serra Gaúcha, oferecendo aos visitantes um verdadeiro banquete com os melhores queijos e vinhos e a mais farta gastronomia da região, tudo à vontade e acompanhado de shows típicos locais e regionais.

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (54) 3461-8800

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (54) 3461-8891
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0 Correios - Fone: (54) 3461 1841

 

 

 

 

hspace=0 Hospital São Roque - Fone: (54) 3461-9200

hspace=0

 

hspace=0 Estação Rodoviária - Fone: (54) 3461-1345

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.serragaucha.com.br

          www.carlosbarbosa.rs.gov.br

          www.estacoesferroviarias.com.br 

Comentários de Carlos Barbosa

estive nesta linda e maravilhosa cidade a qual fiquei impressionado com sua organização como também levarei meu filho para que possa conhecer como existe lugares bonitos como é o caso desta cidade. vcs estão de parabéns
Por: antonio carlos almeida ramalho bezerra

já morei em carlos barbosa 10 anos de minha vida hoje moro em morro reuter a 3 anos tenho 13 anos e eu dou um aviço para todos as pessoas carlos barbosa é a cidade certa para morar. beijos grasi.
Por: grasiela andressa benedito

Carlos Barbosa representa muito historicamente pois lá chegaram os primeiros imigrantes poloneses ao Rio Grande do Sul. Terra da Tramontina e dos queijos. A maria fumaça percorre roteiro turístico, saindo de Carlos Barbosa, passa por Garibalde e chega ao destino final Bento Gonçalves. Região turística que é obrigatório visitá-la.
Por: Pedro Martim Kokuszka

E´UMA CIDADE QUE OFERECE LAZER,PAZ,HARMONIA,POVO HOSPITALEIRO E TUDO DE BOM PARA UMA FAMILIA MORRAR.
Por: mari

SINTO SAUDADE DE BARBOSA JA FAS 4 ANOS QUE DEIXEI A TERRINHA NAS FERIAS ESTOU AI
Por: ROSELI M PERONDI

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Carlos Barbosa
Fundação:
1959
Altitude:
676m
População:
20.334 habitantes
Área:
208,1km²
Densidade Demográfica:
97,71hab/km²
CEP:
95185-000

Envie seu comentário sobre Carlos Barbosa