Cambará do Sul

Cambará do Sul-RS
banner

Bem-vindo a Cambará do Sul!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Cambará do Sul e muitas outras opções de hospedagem na cidade Cambará do Sul. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Cambará do Sul.


Cambará do Sul ou Aparados da Serra como é mais conhecido, é um município localizado na região da Serra Gaúcha, conhecida como Campos de Cima da Serra. Localizado a 183 km de Porto Alegre, o município fica no nordeste do Rio Grande do Sul, região estratégica próxima ao litoral gaúcho e a zonas de produção de vinhos e hortênsias.

A cidade espanta pelas belezas naturais, os cânions da região são muito belos e proporcionam experiências inesquecíveis. A cachoeira do rio França é atração conhecida na região por quem busca aventura. Localizada a três quilômetros de Cambará do Sul, a cachoeira possui um canal de trilhas ecológicas maravilhosas para caminhada e para prática de outros esportes. O ingresso é de apenas cinco reais, e conta com monitores especializados e uma estrutura adequada para recepção dos turistas. Outra cachoeira que atrai muitos interessados em contemplar a natureza e respirar o ar puro é a cachoeira dos Venâncios. Ela tem oito quilômetros, e é localizada no complexo formado pelo Rio Camisas, na exata divisa entre o município de Cambará do Sul e Jaquirana. De rara beleza, a cachoeira têm quatro quedas d’água, o que torna o local excelente para banhos e para a realização de trilhas ecológicas. Moradores da região costumam dizer que as águas desta queda tem poder de cura. Se possuem ou não, isso não é comprovado, mas o que dá pra ter certeza é que os banhos em meio às quedas d’água proporcionam verdadeiras massagens naturais.

Outra parada obrigatória a quem vai a Cambará do Sul é o cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, considerado por muitos como um dos mais exuberantes da região e do país. Localizado a 1.240 metros acima do mar, a estrutura natural possui 7,5 quilômetros de extensão e 2.000 metros de largura, com paredões imponentes que parecem muralhas erguidas por braços dos Deuses ou de Titãs.

Como não poderia faltar, a região dispõe da mais tradicional gastronomia gaúcha, servida com muito capricho e carinho em restaurantes que fazem comida caseira à moda dos antigos tropeiros. O carreteiro com charque é um dos carros chefes, acompanhado de um bom pinhão assado na brasa de um fogão de lenha.

Informações de Cambará do Sul

 

Roteiros do Brasil

Roteiro: Caminhos Temperados - Charme e Cultura do Sul

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1494, mesmo antes do descobrimento do Brasil, e por muitos anos ainda, o território do atual município de Cambará do Sul pertencia aos reis da espanha.
Viveram aqui índios do grupo Jê , cujos remanescentes passaram a denominar-se Caaguás e hoje Caigangues, dos quais são encontrados vestígios no Morro dos Bugres, furnas das Araucárias, Morro do Crespo, Furna da Garrafa, entre outros locais.
Existem referências da passagem de portugueses, baianos e paulistas, após o descobrimento do Brasil, com a finalidade primeira de capturarem índios para escravizar.
É possível que, antes dos padres jesuítas espanhóis, jesuítas portugueses tenham cruzado o chão, lá pelos idos de 1609 (Pe. Afonso Gago e Padre João de Almeida).
Por volta de 1635, presume-se que o espanhol Padre Cristóvão de Mendonça tenha andado por estas paragens, até ser morto pelos indígenas, no Campo do Arraial dos Bugres, em Caxias do Sul, nossa região fazia parte da Baqueria de Los Piñales ou Cima da Serra, como antigamente era conhecida.
A partir de 1700, os netos e bisnetos daqueles primeiros portugueses e bandeirantes tropeavam nestas bandas. Levavam gado vacum, cavalar e muar das baquerias para São Paulo e Minas gerais, principalmente.
Esses gados, introduzidos no atual Rio Grande do Sul pelos padres espanhóis, encontraram nos Campos de Cima da Serra, lugares apropriados para o seu desenvolvimento, vieram os tropeiros e alguns fixaram-se à beira dos caminhos, dando origem às primeiras estâncias (fazendas).
Por volta de 1780, iniciou-se a abertura de caminhos que conduziram da zona litorânea ao Planalto. No princípio, todos os caminhos dirigiam-se a Lages-SC, Curitiba e Castro-PR, e depois Sorocaba-SP, que foi durante muitos anos o grande mercado de distribuição dos animais levados daqui (RS).
Um desses caminhos da serra vinha de Santo Antônio da Patrulha, passava próximo a São Francisco de Paula, seguia aproximadamente a estrada que hoje liga São Francisco de Paula e Bom Jesus e daí rumo à Barra do rio dos Touros/Cerquinha de Pelotas (Passo da Vitória) e Lages.
Outro subia o rio Araranguá e afluentes, possivelmente a atual Serra da Rocinha (Estrada dos Conventos), por volta de 1811 instalou-se o município  Santo Antônio da Patrulha e fazíamos parte do seu território.
Foi com a doação de 20 ha de terra, feita por Dona Úrsula Maria da Conceição, em 17 de abril de 1864, em promessa ao padroeiro São José, que iniciou-se o povoamento do município. Ao lado da igrejinha de barro, construída no local denominado Campo Bom, pouco a pouco foram surgindo as primeiras moradias, também de barro e pau-a-pique.
Em 23 de dezembro de 1902, Cambará do Sul passou à categoria de 4º distrito com o nome de São José do Campo Bom, pelo então prefeito de São Francisco de Paula. Em 20 de dezembro de 1963, o governador do Rio Grande do Sul, Sr. Ildo Meneguetti, sancionou e promulgou a Lei n.º 4678, dando origem ao município, instalado em 31 de janeiro de 1965. 

Significado do Nome

A palavra Cambará é tupi-guarani e significa folha de casca rugosa.  

Aniversário da Cidade:

31 de Janeiro 

Gentílico:

cambaraense

População:

6.545 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Estado de "graça" diante de tamanha beleza da natureza. Indescritível sensação. Só vendo com os próprios olhos...um pedacinho do paraíso, um recanto de paz e belezas naturais maravilhosas. Qualquer pessoa que ama a natureza, deve conhecê-la.

Clima:

Subtropical 

Temperatura Média:

28º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Nordeste Rio-grandense  

Limites:

São Francisco de Paula, Jaquirana, São José dos Ausentes, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Praia Grande.  

Acesso Rodoviário:

RS 020, RS 427 

Distâncias:

Da Capital:

200 Km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Canyon Itaimbezinho

É um imenso canyon de 5.800m de extensão, uma largura respectivamente de 600 a 2.000m na sua porção mediana e na abertura, sua profundidade máxima é de 720m, com paredes amareladas e avermelhadas, cobertas, de ponto em ponto, por vegetação baixa, característica da região, e é cercado de pinheiros nativos. O Rio Perdizes desce as paredes rochosas para formar a cascata Véu de Noiva de uma beleza sem igual. No azulado do canyon, como gigantesca serpente, o Rio Boi se move preguiçosamente entre as pedras, formando uma série de caprichosas cachoeiras, que deslizam para o vizinho Estado de Santa Catarina. Localiza-se no Parque Nacional dos Aparados da Serra, a 18 km da sede do município, com acesso pela RS 429. A borda do canion(parte alta do Parque) é possível percorrer duas trilhas: a Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo Informações fone: (54) 3251-1262 e 3251-1277.

Canyon Fortaleza

Situa-se a 23km da sede, no Parque Nacional da Serra Geral, com acesso pela CS-423. O nome Fortaleza deve-se à configuração do terreno, talhado de tal forma que lembra as muralhas de um forte, com suas pontes e torres. Suas escarpas atingem, em alguns lugares, 900m de altura. A vegetação verde-escura que se vê agarrada às rochas, ao fundo, é constituída de colossais folhas chamadas de abóboda do diabo, que chegam a medir 1,50 m de diâmetro. A Cachoeira do Tigre Preto forma a mais bela queda d´água do conjunto de cascatas e pode-se ver num ângulo bastante raro. As pedras permitem que se vá até o meio das águas. Funciona diariamente, sem infra-estrutura. Informações fone: (54) 3251-1320

Pedra do Segredo

Um dos pontos de maior destaque da Fortaleza, um bloco monolítico de 5 m de altura, que está apoiado numa pequena base. Outros pontos que merecem destaque são: Pico do Gavião, Invernada da Alegria, Serra da Pedra, Arroio da Fortaleza, Fundo do Macuco e o Malacara.

Passo da Ilha

Distante 41 km da sede, fazendo divisa com São Francisco de Paula, com acesso pela RS 020. É um recanto onde pode-se atravessar o rio de carro para chegar até a ilha. Trata-se se um campo aberto com flores silvestres e vegetação nativa. É possível a prática da pesca e banho de rio. Possui local para camping e lancheria. Funciona todos os dias. 

Lajeado das Camisas

Distante a 10 km da sede - Com acesso pela RS 020 - É um lajeado de pedras com mais de 50 m de largura, onde as águas deslizam mansamente por entre as pedras, formando pequenas quedas d´água, contrastando com o verde dos campos. Existem no local árvores nativas, tais como: pinheiros, bugres, guabirobeiras e amoreiras. CACHOEIRA DOS VENÂNCIOS - Localizada a 17 km da sede - Fica no fundo do Capão Penso sobre o Rio Camisas - A cachoeira é dividida em quatro quedas d´água, ótimo local para camping.

Santuário Nossa Senhora do Caravaggio

A 3,5 km da sede do Município - O santuário recebe devotos e turistas. No local existe uma capela para orações, uma gruta de pedra e um riacho para banho.

Cachoeira do Silvio Boff

Localiza-se no Balneário do Naçuca ou Reserva - Distante da sede 20 km - Possui uma queda d´água de aproximadamente 4 m de altura.

Cachoeira Dna. Délcia

Localiza-se a 2 km da sede - Possui uma queda de aproximadamente 15 m de altura.

Lajeado das Camarinhas

Localizado a 11 km da sede - Seguindo pela estrada do Faxinal Lajeado - Possui uma cachoeira com 8m de altura.

Lajeado das Margaridas

Localizado a 12 km da sede, em direção ao município de Jaquirana - Possui cascatas, fauna e flora local.

Furnas dos Bugres

Distante 25 km da sede, pela RS 429- Estrada que liga a sede ao município de Praia Grande - SC entre os canyons de Itaimbezinho e Malacara - Possui uma furna maior, com cerca de 10 m de extensão e 80 cm de altura, onde há galerias e ramificações, é de difícil acesso.

Balneário Naçuca

Acesso pela RS 020 em direção à Vila Ouro Verde - Distante 20 km da sede - Local para lazer e camping.

Rota dos Campos de Cima da Serra

As sete cidades que compõe este fabuloso roteiro são o destino ideal para quem procura uma viagem diferente dentro do brasil, com natureza exuberante, cercada de fazendas e pousadas rurais onde os turistas descansam tranqüilos e com uma deliciosa gastronomia campeira que só a culinária gaúcha serrana tem.
Neste roteiro você encontrará atividades variadas como ecoturismo, cavalgada e turismo rural, prática de esportes radicais, bucólicos Hotéis para sua lua-de-mel e programas para famílias com crianças e pra grupos de terceira idade.
Em cada recanto você encontra características únicas: cascatas de água límpida, festas típicas e as delícias da comida regional. A arquitetura e a cultura refletem a predominante colonização portuguesa, espanhola e italiana e o comércio é repleto de produtos locais.
Municípios Participantes: Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria.

KRIDJIJMBÉ - Réplica dos Cânios

Junto ao shopping Rural, Estrada do Faxinal 1001, esta a réplica dos Aparados da Serra e Serra Geral chamado Uma viagem aos cânions. O Kridjijimbé é a maior réplica dos Aparados da Serra e Serra Geral, medindo cerca de 20m², feita em matéria prima natural. Há uma narrativa feita com o artista Marlon Silva em diversos horários. 

Área de Proteção Ambiental Estadual Rota do Sol

A Área tem como objetivo preservar os recursos hídricos existentes na região, principalmente as nascentes dos rios Tainhas e Três Forquilhas, além de conservar as áreas ocupadas pelos campos caracterizados como savana gramíneo-lenhosa e florestas da encosta da mata atlântica. A proteção da área permite a recuperação de zonas com floresta ombrófila mista e floresta ombrófila densa, proporcionando a preservação e conservação da fauna silvestre, além de garantir a conservação da paisagem e da cultura regional. A fauna é variada, estando presentes a gralha-azul (Cyanocorax caeruleus), o papagaio-charão (Amazona pretei), o puma (Puma concolor) e a jaguatirica (Leopardus pardalis). A flora está representada por diversas espécies de gramíneas, orquídeas e bromélias, além de palmito (Euterpe edulis), canela-sassafrás (Ocotea pretiosa) e araucária (Araucaria angustifolia). A área é constituída de terras públicas e privadas, sendo assim, permitida a ocupação humana e a utilização dos recursos naturais. A Área de Proteção Ambiental está localizada nos municípios de São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Três Forquilhas, Itati e Maquiné.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Setembro

20 - Cambará do Sul é o cenário da Maior Cavalgada de Prendas do Brasil,  "Dia do Gaúcho", e porque não dizer do mundo. O evento ocorre todos os anos dfurante os festejos de abertura da Semana Farroupilha, ou seja no sábado. Data Maior do RGS.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBARÁ DO SUL

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3251-1176 - Fax: (54) 3251-1175

Sites: http://www.cambaradosul.rs.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3251-1320 - Fax: (54) 3251-1557

Site: www.cambaradosul.famurs.com.br

Terminal Rodoviário - Porto Alegre

Telefone: (51) 3210-0101 / 3228-0699

Site: http://www.rodoviaria-poa.com.br/institucional/site/df_hora.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail: [email protected]

 Telefones: (54) 3251-1660

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Cambará do Sul

Fiquei em estado de "graça" diante de tamanha beleza da natureza. Indescritivel sensação. Só vendo com os próprios olhos...
Por: Fátima Tadeu , RJ

Um pedacinho do paraíso, um recanto de paz e belezas naturais maravilhosas. Qualquer pessoa que ama a natureza, deve conhece-la, recomendo.
Por: eva espindola

Cambará do Sul, Terra dos Cânions.Destino exuberante pelos famosos Cânions Itaimbézinho e Fortaleza.Cidade acolhedora, com povo hospitaleiro e acolhedor. Visão da Cidade:Ser reconhecida como uma cidade turística, acolhedora, que respeita o meio-ambiente, proporciona qualidade de vida sem perder suas raízes culturais.
Por: João Itamar da Silva

Visitei a cidade sim, por sinal achei aconchegante, e um calor humano enorme por parte de todos vocês gaúchos, mas acho que precisa inovar nas mudanças da Vila Santana, é preciso mais incentivo e mobilização, tanto por parte das políticas públicas como da própria sociedade civil, a fim de desenvolver projetos e vincular - se em parceria com a empresa de papel e celulose, com certeza a parceria com o governo Estadual daria um melor desempenho a população e traria novas mudanaças para a cidade. Amei tudo e todos por aí, e fiquei encantada, se tivesse tido oportunidade de repassar minhas idéias com certeza acho que teria ficado por aí, dando minha parcela dd contribuição como Assistente Social que é o que sou. Sò está precisando mais um pouco de parceria e as finalidades irão aflorar dando novas oportunidades e repassando ao povo cambarense um incentivo e ao mesmo tempo trazendo nessas estratégias inovadoras mudanças para toda população, meu abraço a todos os que lerem e pensarem na minha proposta. Aqui fica uma pernambucana de pés no chão e capacidade para analisar e ao mesmo tempo incentivar na luta pelas mudanças, abraço a todos vocês!...
Por: Sandra Rejane

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cambará do Sul

Envie seu comentário sobre Cambará do Sul

banner