Cachoeira do Sul

Cachoeira do Sul-RS
banner

Bem-vindo a Cachoeira do Sul!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Cachoeira do Sul, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Cachoeira do Sul.

A cidade de Cachoeira do Sul, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1819. A localidade está em uma altitude de 68m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 88.344 habitantes. A área total de Cachoeira do Sul é de 3.715,5km², e sua densidade demográfica é de 23,78hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cachoeira do Sul-RS é 96500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cachoeira do Sul

Roteiros do Brasil

Região Central

Microrregião Jacuí Centro

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Cachoeira do Sul está localizado na região central do estado fazendo parte da micro-região do Vale do Jacuí. O município foi criado em 26 de abril de 1819 pelo alvará imperial de D. João VI e instalado no dia 5 de agosto de 1820. Esse mesmo documento o desmembrava da Vila de Rio Pardo passando assim a ser um novo município cujos limites abraçavam áreas atualmente ocupadas pelos municípios de Alegrete Santa Maria Caçapava do Sul São Grabriel e Santana do Livramento.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

05 de Agosto

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 153, RS 403

Distâncias

183 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

PONTE DE PEDRA

Construção de 1848, sobre o rio Botucaraí, principal via para se chegar ao município.

FONTE DAS ÁGUAS DANÇANTES

Conjunto de diversos chafarizes que ao projetarem a água formam 140 movimentos diferente ao som de música.

PRÉDIO DO HOSPITAL DE CARIDADE
 
Prédio remanescente da primeira metade do século XIX, é considerado patrimõnio histórico.

CHATEAU D´EAU

Inuagurado em 1825, com estilo neoclássico rococó. Apresenta um conjunto de estátuas composta por ninfas e sereias. Localizado na Praça Dr. Baltazar de Bem.

CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Localizada na Praça Balthazar de Bem, é sucessora da primeira capela construída pelos índios missioneiros. Prédio histórico, tombado desde de 1985.

TEMPLO MARTINHO LUTERO

Situado no bairro Rio Branco, é um templo em estilo gótico.

IGREJA MATRIZ DE SANTO ANÔNIO

Prédio histórico, onde hoje é a residência dos padres e a sede da paróquia.

PONTE DO FANDANGO

De estrutura de ferro foi construída por uma firma francesa no antigo Passo do Fandango, onde no início da fundação da cidade havia um acampamento militar.

PRÉDIO DA CÂMARA MUNICIPAL
 
Prédio histórico, tombado em 1983, está localizado na Rua 7 de Setembro.

MUSEU DA NOZ PECÃ - DIVINUT ARTE

É o único do gênero no mundo de que temos conhecimento, compondo-se de painéis e peças que retratam os aspectos históricos, botânicos e agronômicos da cultura Rua Marcílio Dias, 1511.

MUSEU MUNICIPAL EDIR LIMA

Acervo tratando dos seguintes temas: caça, guerra, artes visuais, cinematografia, objetos pecuniários, construção, trabalho, lazer, esporte, insígnias, objetos cerimoniais, comunicação, transporte, objetos pessoais, castigo, penitência. Rua Dr. Sílvio Scopel, 502 - Centro. Informações fone: (51) 3722-2525 ramal 217.

PRAIA NOVA

Situada à margem direita do rio Jacuí. Área para lazer e prática de esportes. Informações fone: (51) 722-2525 ramal 212.
 
PARQUE WITECK

Rodovia BR 153 - 25 km da sede. Área de 65 hectares com divisor de água de declives e sangas profundas, áreas baixas e planas. Ambientes variados, inúmeras espécies de plantas e diversidade de fauna.

PRAÇAS HONORATO DE SOUZA SANTOS E JOSÉ BONIFÁCIO

A primeira praça está localizada no centro da cidade, foi inaugurada em 1980 e recebeu o nome em homenagem ao prefeito . Foi inaugurada no ano de 1830.

PARQUE MUNICIPAL DA CULTURA

Localizado na Rua Dr. Silvio Scopel, com uma área de 12.591m2., abriga o Museu Municipal, o Jardim Botânico e o Minizoológico.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (51) 3724-6032 - Fax: (51) 3724-6041

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51) 3724-6113 - Fax: (51) 3724-6041
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (51) 3722-6060

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3722-2250

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.cachoeiradosul.famurs.com.br

             www.cachoeiradosul.rs.gov.br

Comentários de Cachoeira do Sul

Amo Cachoeira! Estou morando em outra cidade há 19 anos, mas estou sempre em contato com minhas raízes. Aí estão aquelas amizades verdadeiras da infância e adolescência.
Por: Ana Rita Radunz

gostei muito dacidade parabens ferra mesmo vou voultar ai dia 9 de maio parabens bunita mesmo valeu
Por: marcelod osantos

é linda a cidade adorei todo povo gaúcho foi um paseio maravilhoso
Por: Ana Sul

Amei conhecer esta cidade que, além de ser maravilhosa é também acolhedora e seu povo muito hospitaleiro.
Por: Iara Rafaelli

não conheço cachoeira do sul mais tenho uma enorme vontade de conhecer . pois sou ce Belém do Pará e o meu amorzão mora aí em cahoeira e pelo que vi na internet a cidade é muito bonita .
Por: maria bethania costa de oliveira

Ja faz tres anos que moro longe de cachoeira, mas minha familia e meus verdadeiros amigos estão todos lá. Amo essa cidade. Típica cidade de interior. vale a pena conhecer
Por: Muriel

morei em cachoeira toda minha infancia e concidero esta cidade minha terra natal, sou natural de poa meu pai foi transferido quando eu tinha 3 meses ai eu estudei e tive meus amigos de infancia. amo esta terra e todos que ai habitam. um abraço
Por: mauro dias

sim,nasci,vivi até meus 14 anos,sinto muita saudade desta cidade ,hoje aqui no rio de janeiro falo para meus conhecidos que eles não sabem oque é bom.
Por: liziane oliveira

bom eu acho muito linda essa cidade que me acolheu com muito carinha sempre qundo estou de ferias vou passar ai..abrass alexandre de gravatai-rs
Por: alexandre

cnheço todo piquiri sao sepe dom pedrito formigueiro tres venda restinga seca pertil fachinal do sortuno snta barbara saô loreço jacui candelaria bexiga perdeneira rio pardo ramisgalvaô por ai foi a minha saudavel juventude
Por: artidor dos santos

ai ficou meu coracão mais o que ele tem de bom foi ai que aprendi digo sem medo de errar alo minha terra alo minha gente bonita os meus fim de anos cuase sempre saõ por ai meu compadre vilmar alves dos santos ele exite por ai e face localisalo
Por: artidor dos santos

estive de ferias em cachoeira do sul ,gostei muito.é uma bela cidade voltarei com serteza para me banhar no rio.
Por: natalia

amo a minha cidade..sinto muita saudade da minha terra fzem 3 tres anos que vim para Gravatai..em funçao do merccado de trabalho...mas o meu sonho e voltar futuramente para ai..abracçao
Por: jocelena cabral da silva

~GOSTO MUITO DA TERRA,NÃO ADMITO QUE NINGUÉM FALE PALAVRAS NEGATIVAS DA TERRA. ESPERO QUE CACHOEIRA CRESÇA,TEM TANTOS LUGARES BONITOS,PONTOS TURISTICOS MARAVILHOSOS COMO A PONTE DE PEDRA, A PRAINHA.UM ABRAÇÃO PARA A TERRA ABENÇOADA
Por: rosana issi

PARABÉNS PARA A ECOLA VITAL BRASIL,ADOREI TER CONHECIDO,ESCOLA GRANDE,LIMPA E MUITO BEM ESTRUTURADA,ADOREI O CAPRICHO DOS BANHEIROS DOS ALUNOS.ABRAÇOS PARA TODOS.
Por: ROSANA ISSI

morei dez anos em cachoeira do sul,tenho mtas lembranças dessa maravilhosa cidade.
Por: marco costa

que coisa mais linda a ponte de pedra,as aguas dançantes e casa da aldeia.O que vão fazer por estes pontos turisticos?}^sou cachoeirensa de coração
Por: rosanagardem

Não deixe cachoeira morrer,é uma cidade com as famosas 5 esquinas.Um abração muito grande para a tera
Por: Rosana gardem

otima cidade para que procura descansar, e uma pena que não tem emprego para seus moradores poriço a cada dia que passa perde mais moradores!
Por: leandro marques da rosa

estou a um ano morando fora da cidade por motivo emprego mas ainda sonho como dia que poderei voutar pra casa e disfrutar oque tem de melhor em cahoeira
Por: leandro marques da rosa

adorei os enfeites de coelhinho na pascoa,em frente a igreja matriz.um abração
Por: rosana

sou cachoerense que á sete anos moro em caxias por motivos profissionsis mas nunca esquci minha terra natal.um dia pretendo voltar para meu ninho.amo vcs cachoerenses.
Por: luciléia da rosa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cachoeira do Sul
Fundação:
1819
Altitude:
68m
População:
88.344 habitantes
Área:
3.715,5km²
Densidade Demográfica:
23,78hab/km²
CEP:
96500-000

Envie seu comentário sobre Cachoeira do Sul

banner