Arroio do Meio

Arroio do Meio-RS
banner

Bem-vindo a Arroio do Meio!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Arroio do Meio, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Arroio do Meio.

A cidade de Arroio do Meio, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1934. A localidade está em uma altitude de 54m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.837 habitantes. A área total de Arroio do Meio é de 153,7km², e sua densidade demográfica é de 109,54hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Arroio do Meio-RS é 95940-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Arroio do Meio

Roteiros do Brasil

Região Vales

Microrregião Vale do Taquari

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A primeira exploração do território ocorreu no ano de 1653 por Padres Jesuítas. Em 1853, o capitão Francisco Silvestre Ribeiro, descendentes de portugueses, inicia a colonização da margem direita do Rio Taquari, a qual foi conhecida como Fazenda São Caetano. Estas terras pertenciam ao município de Taquari.

Em 1860, João Gerhardt e seus filhos, imigrantes germânicos compraram a fazenda São Caetano e aqui se estabeleceram. Logo após chegaram as famílias Brentano e Korb. No entanto, somente no ano de 1870 iniciou o povoamento do que é hoje o centro da nossa cidade.

Em 1872 chegam mais colonos no município, a sua maioria  de origem alemã, mas também de outras etnias, como italianos, portugueses e remanescentes de africanos, desencadeando assim o processo de colonização. Os italianos estabeleceram-se nas partes mais altas, que correspondem aos atuais municípios de Pouso Novo, Travesseiro, Capitão e Nova Bréscia.

Com a chegada dos imigrantes, o povoado de Nossa Senhora do Auxílio de Arroio do Meio começa a crescer.

Pelo decreto 5.759 de 28 de novembro de 1934, Arroio do Meio se torna município autônomo, desmembrando-se do município de Lajeado e tendo a sua instalação em 02 de janeiro de 1935.

Significado do Nome

A cidade recebeu este nome pois está situada junto ao Arroio com este nome, cuja denominação é devido a seu posicionamento entre o arroio Forqueta e o arroio Grande. 

Aniversário da Cidade

28 de novembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Distritos: Sede, Forqueta, Palmas e Arroio Grande

Clima

Sub-tropical úmido

Temperatura Média

18,5 ºC 

hspace=0 COMO CHEGAR

Pelas cidades de Guaporé e Encantado - RS 130. Pelas cidadedes de Porto Alegre, Soledade, Lajeado - BR 386 e depois RS-130.

Localização

Entre os municípios de Lajeado e Encantado 

Limites

Norte - Município de Capitão e Travesseiro
Sul - Municípios de Estrela e Colinas
Leste - Município de Encantado e Roca Sales
Oeste - Município de Lajeado

Acesso Rodoviário

BR 386, RS 130

Distâncias

Porto Alegre -  126 Km

Lajeado: - 6 Km

Encantado – 21 Km

Capitão – 21 Km

Travesseiro – 22 Km
 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Morro Gaúcho

Destaca-se pelos seus 559 metros acima do nível do mar. Do topo vistam-se a cidade de Arroio do Meio bem como    cidade vizinhas como Lajeado, Roca Sales e Colinas. Mesmo que ainda não seja explorado turisticamente. O Morro recebe inúmeros visitantes. O local era um dos pontos de referência dos tropeiros, que descansavam ao pé do morro, e todos diziam o “Morro dos Gaúcho”, ficando então o nome Morro Gaúcho.

Pesque e Pague

Localizado junto ao Arroio Grande , o local possui uma natureza privilegiada. Recebe inúmeros visitantes devido a seu amplo espaço para descanso, locais para banho e açudes para a pesca. O Pesque e Pague possui bar, restaurante, banheiros, churrasqueiras cobertas e a céu aberto, campo de futebol, 4 açudes entre outras infra-estruturas que os visitantes podem usufruir.

Ponte de Ferro

Construída no ano de 1939, a ponte de Ferro liga os municípios de Arroio do Meio e Lajeado. Por muitos anos foi o único meio utilizado para se chegar ao município vizinho. Toda a estrutura da ponte foi trazida da Alemanha. Foi encaminhado um projeto ao Ministério do Turismo para a revitalização da ponte e vias de acesso.

Igreja de Pedra

Sua construção iniciou no ano de 1900 e foi terminada apenas no ano de 1951. A Igreja foi toda construída com Pedras de Areia. A comunidade, de forma voluntária, dedicou-se na extração, transporte e edificação de sua construção. As pedras para a construção foram retiradas de uma pedreira, que fica a alguns metros do local onde se localiza a Igreja, no distrito de Forqueta.

Área de Lazer

A Área de Lazer Pérola do Vale está situada no centro do Município. Possui um local para caminhadas, um pequeno parque, com brinquedos em madeira, quadras para a prática de esportes e bancos para descanso. Um ótimo local para o lazer da comunidade, onde são realizados inúmeros eventos municipais.

Praça Flores da Cunha e seu Entorno

A Praça Flores da Cunha leva este nome em homenagem a José Antônio Flores da Cunha que foi quem decretou a criação do Município. A Praça possui quadra para a prática de esporte, banheiros, banco para descaso, muita sombra,  iluminação, além de um calçadão que é usado pelos cidadãos como área de lazer.

Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Está localizada em frente a Praça Flores. Construída em estilo gótico, no ano de 1940, a Igreja ainda conserva sua arquitetura original. Os vitrais que relatam cenas bíblicas e e as pinturas no interior da igreja são renascentistas.

Casa de Cultura

Ainda no entorno da Praça encontramos a Casa de Cultura.  Construído no ano de 1928, o local sediou o governo municipal de 1951 até o ano de 1974. Em 1984 foi declarado de utilidade pública e atualmente abriga a Secretaria de Educação e Cultura do Município.

Igreja São Vendelino

Localizada no Distrito de Forqueta, a Igreja foi construída no ano de 1906.Possui no seu interior belas obras pintadas a óleo, bem como um ostentório. Além disto, a igreja possui uma pequena imagem de São Vendelino, padroeiro do Distrito, que foi trazida da Alemanha.
 
Palacete Zimmermann

Construído no ano de 1921 em estilo eclético, o prédio foi usado na realização dos primeiros comícios do município. Atualmente existem salas comerciais no local. O prédio também atende pelo nome de Vila Emilia.

 

hspace=0 EVENTOS

Gincana The Horse: Ocorre anualmente no mês de maio, é um dos maiores eventos do nosso município, reunindo vários participantes, além da população local e de várias cidades da região que apenas prestigiam o evento. São formadas várias equipes que realizam tarefas elaboradas por uma comissão de tarefas. Cada uma destas tarefas possui uma pontuação específica, ou seja, no final, a equipe que realizar mais tarefas corretamente e por assim obtiver o maior número de pontos consagra-se campeã da Gincana. O evento leva este nome pois é Organizado pela Entidade Cultural e Beneficiente The Horse.

CulturArte: consiste em uma semana de acontecimentos culturais, com mostra de Enquete Teatral, Feira do Livro, palestra com escritores de renome nacional entre outros atrativos. O evento geralmente ocorre no mês de setembro.

Festicam: Festival da Canção Arroiomeense, evento que valoriza os novos talentos do meio artísticos, como bandas e cantores, promovendo uma competição entre os mesmos.

Festa da Criança: Evento dedicado as crianças, realizado anualmente no mês de outubro na Praça Flores da Cunha. São disponibilizados brinquedos e realizadas brincadeiras com intuito de promover um dia de diversão para as crianças.

Semana do Município: Ocorre no final do mês de novembro, visto que a emancipação do município é datada em 28 de novembro. Consiste em uma série de eventos que ocorrem durante a semana, alguns promovidos pela Prefeitura Municipal e outros por outras entidades.

Frangofest: A Festa Estadual do Frango é um evento voltado para a apresentação das potencialidades do nosso Município, tanto industriais quanto comerciais, além de divulgar e promover a cidade. A festa conta com diversos atrativos como exposição comercial e industrial, praça de alimentação, apresentações artísticas e culturais e também com um salão gastronômico, onde o prato principal é o frango.

Vários outros eventos enriquecem a cultura do município como:

         - Semana Farroupilha
         - Festival de Corais
         - Mezzo Chopp Fest
         - Deutscher Abend  (Noite Alemã)
         - Via-Sacra de Forqueta
         - Filó Italiano
         - entre outros

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Arroio do Meio

hspace=0 [email protected]

hspace=0 fone: (51) 3716.1166 - fax (51) 3716.1114

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (51)3716-1166
E-mail: [email protected]

hspace=0

hspace=0 Correiros: (51) 3716 1063

hspace=0 Hospital São José - (51) 3716 1219

hspace=0 Banrisul - (51) 3716 1086
Banco do Brasil - (51) 3716 1202
Sicredi - (51) 3716 1483
Caixa - (51) 3716 1708

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3716-1334

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.arroiodomeiors.com.br

            Sra. Jaqueline Kuhn - Responsável pelo Setor de Turismo

Comentários de Arroio do Meio

Cidade maravilhosa! Lugar perfeito para morar! Cidade com a melhor saúde do estado, ótimas escolas e um povo com alegria e educação
Por: Manfroi

nasci em arroio do meio em 1976 onde vivi ate 2000,quando a trabalho mudei-me para o rio de janeiro,sinto muito saudade de minha cidade,um lugar lindo para se viver,minha familia ,meus amigos e minha filha ai se encontran,tenho saudade dos banhos e pescaria que fazia nesta cidade,um grande abraço para todos.
Por: vinicius da silva

ESTA CIDADE TE LUGARES MARAVILHOSOS DE SE VER, A PRAÇA CENTRAL É UMA LOUCURA DE TÃO LINDA, A IGREJA MATRIZ TEM UMA ESTRUTURA LINDA , EU JA MOREI EM ARROIO DO MEIO E SINTO MUITAS SAUDADES DE PODER TOMAR BANHO NAS MARGENS DAQUELE RIO , CIDADE DE POVO EDUCADO E RECEPTIVO, DE RUAS LIMPAS E COM PAISAGENS MARAVILHOSAS!!!!
Por: Alesandra Ramos

estou em são luis do maranhão morrendo de saudade desta cidade maravilhosa.marcio wagner bitencourt ferreira
Por: marcio

Trabalho em Porto Alegre e resido nos fins de semana em Arroio do Meio, gosto muito da cidade, pois é calma e tranquila, um ótimo lugar para se morar em definitivo.
Por: José Antônio Brod de Oliveira

Arroio do meio é para mim especialmente maravilhosa, pois passei 16 anos de minha vida nessa cidade e jamais a esquecerei. Não esquecerei a cidade muito menos todas aquelas pessoas encantadoras... bjs:-)
Por: Crisiani Alice Noll

Busquei imagens de Arroio do Meio, principalmente da Ponte de Ferro e isto me reportou a minha infância, pois sou natural desta linda cidade, na qual morei até meus 13 anos de idade. Aí que saudades!!!!!
Por: carlos alberto bergamaschi

Deve estar linda, a cidade onde nasci. muito nadei no rio Taquari. me criei na rua Dr. João Carlos Machado, e na rua Campos Sales. Estudei no São Miguel, e no Guararapes. Saudade das tardes de domingo no clube Esportivo,das festas dos navegantes. Dos amigos de infancia e adolecencia, saudade dos jogos de futebol entre o União de Bela Vista X 7 de Setembro, de S. Caetano. um abraço aos amigos que ai residem.
Por: josé Clovis da Silva

sou natural de arroio do meio ,,do bairro arroio grande ,ali perto do uniao ,,quem é de aí sabe que lugar encantador é esse ,,fazem vinte anos que deixei essa cidade ,,que para mim sempre será a melhor ,,devido ao seu povo culto e acolhedor ,suas belezas naturais e uma localizaçao geografica previlegiada ....Quem puder ,aproveite e passe uns dias ou umas duas semanas em arroio do meio e vc verá que nao exagero em nada ,,
Por: laerson

oi, conheço a cidade, nasci e moro aí, mais ou menos, pois atualmente moro em outra cidade mas nos finais de semana que consigo eu volto! Meus pais moram em Forqueta, outro lindo lugar, ótimo de se viver! Abraços à cidade!
Por: lilian

Minha terra querida! Linda, maravilhosa, toda limpinha,organizada! Muita Saudade quando vejo a pracinha em que eu brincava, a igreja as escolas, um dia ainda volto aí!
Por: ane schneider

Moro em Balneário Camboriu SC. Mas nasci em Arroio do Meio, Dona Rita. Meu q saudades desta cidade tranquilas, q todos se conhecem e são mto hospitaleiros. era interna no colégio São Miguel. Qdo pqna me lembro que adorava ir na fábrica de balas Wallerius hehehe saudades RENATA HUPPES
Por: renata huppes

cidaddeeeeeeeeeee lindaaaaaaaa adoreiiiiiiii ai mora uma pesssoa linda como a cidade generosa estudiosa amiga que procura ajudar a todos q precisam chanma-se kelly bia ma ra vi lho sa aaaaaaaa bjs amiga
Por: marcos cattan

nossa tive no arroio do meio em 2002,amei essa cidade,meu pai é dai,é uma cidade acolhedora as pessoas,também muito bom mesmo um belo lugar pra se viver,e pra tirar as ferias ainda vou ir novamente,é linda mesmo arroio do meio
Por: aneliseeckhardt

Moro em Arroio do Meio cidade linda.Adoro morar aqui!
Por: Tiago Brentano

Gosto muito de Arroio do Meio, a história da nossa cidade é muito bonita e da um visual lindo para nossa cidade de Arroio do Meio. Alguns anos atrás estudei sobre Arroio do Meio foi muito legal. Arroio do Meio tem muitos pontos turisticos, restaurantes lancherias, mercados, farmacias...
Por: Jéssica Luana

Morrei por 10 anos nesta cidade, deixei muito amigos ai, vim para São Paulo, mas penso em um dia voltar. abraços a todos.
Por: Solimar Ferri

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Arroio do Meio
Fundação:
1934
Altitude:
54m
População:
16.837 habitantes
Área:
153,7km²
Densidade Demográfica:
109,54hab/km²
CEP:
95940-000

Envie seu comentário sobre Arroio do Meio