Arambaré

Arambaré-RS
banner

Bem-vindo a Arambaré!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Arambaré, fotos, informações, os principais hotéis de Arambaré, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Arambaré, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 5m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.605 habitantes. A área total de Arambaré é de 517,5km², e sua densidade demográfica é de 6,97hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Arambaré-RS é 96178-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Viagens estão entre as atividades preferidas tanto por aqueles que procuram descanso, como também para quem deseja se divertir. São inúmeros os lugares para se visitar em todo o mundo, e o Brasil não deixa a desejar no quesito “beleza e bons atrativos”. As localidades nacionais atraem turistas de todos os cantos, e existem destinos para os mais variados gostos. De norte a sul do país, você poderá se divertir e passar ótimos momentos na companhia de sua família, dos amigos, da pessoa amada ou, caso goste, curtir uma viagem sozinho. A cidade de Arambaré, no Rio Grande do Sul, pode ser o destino perfeito. Conheça mais sobre este município brasileiro.

Carnaval e Lagoa atraem turistas para Arambaré

No sul do Brasil é possível conhecer incríveis cidades. Para os que gostam de boa gastronomia, atendimento de qualidade, incríveis pousadas e muita cultura, a Região Sul pode agradar. A cidade gaúcha de Arambaré é uma delas. Seu primeiro nome foi “Barra do Velhaco” em decorrência de estar localizada na Foz do Arrio do Velhaco. Somente em 1945 que o município passou a ser “Arambaré”, que significa “o sacerdote que espalha luz”. Para aqueles que querem passear na cidade, é sempre importante conhecer um pouco sobre o clima da região. Durante o verão, a temperatura pode atingir os 40º C, e no inverno, no entanto, a cidade fica muito fria em decorrência dos ventos da lagoa.

Atrativos não faltam para que o turista possa se divertir no município de Arambaré. A localidade é bastante famosa devido ao seu Carnaval. Nesta época do ano, incontáveis turistas vão até Arambaré para conferirem um daqueles que entre na lista dos melhores eventos do gênero realizados na região sul. Mas os atrativos da cidade não param por aí. Durante o verão, os turistas se encaminham ao município para aproveitarem a Lagoa dos Patos.

A Lagoa dos Patos é a maior laguna do país, com mais de 260 km de comprimento, 60 km de largura e sete metros de profundidade. Turistas e banhistas tomam conta da cidade para poderem aproveitar a Lagoa dos Patos e se refrescar do forte calor.

Informações de Arambaré

ROTEIROS DO BRASIL

Região Costa Doce

Microrregião Centro Sul

"Capital das Figueiras"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Arambaré inicialmente chamava-se "Barra do Velhaco", por estar situada na Foz do Arroio Velhaco. Em 1938 passou a denominar-se "Paraguassu" e, em 1945, adotou o nome de "Arambaré".  Nesta localidade, conhecida desde os tempos coloniais de 1714, moravam índios com costumes especiais - pescadores e comerciantes de peles que tinham mãos e pés bem desenvolvidos. Eram os índios Arachas, também conhecidos como Arachanes ou Arachãs, que na língua tupi significa "patos". Por volta de 1763 casais açorianos vindos para o sul estabeleceram-se na margem esquerda do estuário do Guaíba e na margem direita da Lagoa dos Patos, fundando fazendas e charqueadas até o Rio Camaquã. Desde essa época, os habitantes do então distrito de Arambaré, uniram-se na busca do desenvolvimento através da agricultura, da pecuária e sobretudo pelo grande potencial turístico e pela beleza natural da localidade, emancipada em 20 de Março.

Significado do Nome:

Arambaré, na língua Guarani, significa sacerdote que espalha luz. Sua origem teve início com os índios araxanes, da grande nação Tapes, que povoava todo o Litoral da Lagoa dos Patos.

Aniversário da Cidade:

20 de Março

Gentílico:

arambareense

População:

3.778 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Com tantos pontos de turismo e lazer, a pequena cidade de Arambaré, tornou-se um ponto de parada obrigatória, para quem gosta de pescar e nadar em rios, e apreciar a beleza natural da região.

Clima:

subtropical

Temperatura Média:

Varia de 0ºC no inverno à 32ºC no verão

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pela Rodovia: RS-350

Localização:

Região Metropolitana de Porto Alegre

Limites:

Norte: Tapes, Oeste/Sul: Camaquã, Leste: Lagoa dos Patos (lagoa).

Distâncias:

-Brasília/DF - 2.246 km

-Porto Alegre/RS - 142 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.703 km

-São Paulo/SP - 1.276 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Figueira da Paz

  -Arambaré preserva um patrimônio do estado do Rio Grande do Sul, a maior figueira do estado, a Figueira da Paz, com aproximadamente 141m de perímetro. Sua copa abrange um raio de 50m. e a circunferência do tronco é de 12m. Com idade aproximada entre 400 e 700 anos, encontra-se no centro da cidade, cercada por bancos e é iluminada à noite, realizando o espírito de convívio com a natureza. A figueira é uma árvore originária da região da Mata Atlântica, que recebe o nome científico de Fícus Organensis, compondo uma bela paisagem natural em toda a Costa Doce. Na cidade de Arambaré, a imagem da figueira é utilizada como um símbolo da emancipação política e administrativa do município. Segundo a história verbal relatada, junto a esta área habitavam índios Arachanes, que no passado viviam da caça e da pesca na Laguna dos Patos. Conta a lenda que uma índia de nome “Justa”, teria se abrigado junto à figueira e ali permanecido até a sua morte.

-Praias da Laguna dos Patos

  -São 18 km de orla lacustre com as praias de Areias Brancas Mata Virgem Figueiras Caramurú Juventude Fantasma Sol e Verde. No verão, a cidade banhada pela Laguna dos Patos é tomada por banhistas dos mais diversos cantos do estado.

-Arroio Velhaco

  -Local para prática de esportes náuticos. Seu leito é entrecortado por ilhas de areias brancas.

-Dunas da Lua de Natal

  -Cômoros de areia de 30m de altura com figueiras centenárias emergindo de seus cumes. Localizadas a 8km do centro da cidade.

-Prainha

  -Possue um banco de areia de 2 km. A baixa profundidade (30 cm) permite caminhar longa extensão dentro da àgua permanentemente aquecida.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Fevereiro/Março

  -A cidade é famosa por seu Carnaval onde milhares de turistas visitam fazendo uns dos melhores carnavais da região sul do estado. No verão, a cidade banhada pela Lagoa dos Patos é tomada por banhistas dos mais diversos cantos do estado.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAMBARÉ

Endereço: Rua Ormezinda Ramos Loureiro, 294, Arambaré - RS - CEP: 96178-000

E-mail:

Telefones: (51) 3676-1252

Sites: www.arambare.rs.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODODVIÁRIO

Endereço: Av. Presidente Vargas, 480

Telefone:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

Endereço:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

Ambulatório Municipal

Endereço: Rua João Xavier Pereira, s/n

Telefone: (51) 3676-1116

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-www.rs.gov.br

-Pousada Refúgio

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Arambaré

costaRIA TI VER MAIS FOTOS MARAVILHOSA TESACIDADE MUITO PONITA ORIO GUE FAIS DIVISA COM CAMAGUA POIS E MUITO LINTO
Por: igor carlos farina

Fui criado em Arambaré No meio do matagal E hoje sinto saudades Da minha terra Natal Lá brinquei por muitos anos. Era uma tranquilidade Hoje já emancipada Se tornou uma Cidade Como era lindo se ver. O tempo da embarcação. Vendia arroz nos Engenhos. Pra depois comprar o pão. No fundo desses Engenhos. Eu caçava pra valer Pois este era meu Robi. Todos os dias ao Amanhecer. Quando chegava a Tarde Tambem tinha a percaria Para nós a mulecada Era a maior Alegria. Na granja que eu trabalhava Nós comiamos muito peixe Os grandes cortavam Arroz. Eu pequeno atava os feixes. O meu pai um lutador Fez de tudo pra ganhar Seu dinheiro honestamente pra poder nios sustentar Me deixou essa herança Que jamais vou esquecer De ser um homem bem forte Pra poder sobreviver. Se não fosse essa herança Nos dias que lá se vão Talvez fosse um vagabundo Não ganhado nem pro pão. E assim foi minha história na Vila de Arambaré Criado de pé no chão Vendendo meus Picolé.
Por: Dante Luiz Gonçalves

ESTIVE EM FEV/09 PELA 1ª VEZ EM ARAMBARE. ESTAVA PROCUARNDO UMA CIDADE COM A CARA DE MINHA FAMILA, E ENCONTREI.A CIDADE É LINDA E ACONCHEGANTE, BOM PARA PESCAR E NADAR COM SEGUARANÇA. PARABENS.
Por: JUCELIA ALUREANO

Quando morava em Porto Alegre seguramente trocava o litoral por Arambaré, para o veraneio. Para mim não tem explicação a beleza do lugar. Parece transcendental, com a bela Lagoa dos Patos guarnecida por imensas figueiras centenárias, belas fazendas e engenhos de arroz ao redor. Um dia pretendo voltar lá, mesmo estando morando em outro Estado. Obrigado, Mãe Natureza, por ter-nos dado Arambaré. Ennio Gomes - Florianópolis
Por: Ennio Gomes

Arambaré é o paraíso! Desde pequena, minhas férias sempre foram lá! É um lugar fascinante e encantador... Quantas lembranças de meu velho pai querido, que lá nesse paraíso, nos ensinou a dar valor a todas as belezas da vida! Pena que as vezes o bicho homem, não aprende a cuidar e suja a natureza sem pensar. Arambaré querida, cidade das Figueiras, espero que continue a encantar nossos corações e ensinar ao homem que para sobreviver a natureza precisa de ajuda,precisa de colaborações.
Por: Regina

Arambaré é linda! Praia tranquila, cidade pitoresca, preços atrativos e natureza exuberante. Sempre tenho vontade de voltar, vale a pena conhecer.
Por: Alice Müller

gosto dos bons restaurantes aguas rasas equentes ocarnaval eboas pescarias henry veranista 6anos de canoas rs
Por: henry daniel reichemback martinele

nunca tinha ido a uma praia de agua doce e me supreendi com esta pequena e pacata cidade mas muito acolhedora e gostosa de passar um veraneio tranquilo unindo o útil ao agradável que é sombra e água fresca valeu com certeza próximas férias vou subistituir as praias de mar por uma de lagoa
Por: claudete orestes

ADOREI O LUGAR TRANQUILO.SABER MAIS SOBRE A CIDADE
Por: CLEUSA MARTINS

fomos para arambaré para ficar do dia do natal até o ano novo....gostamos tanto que ficamos 22 dias .alugamos uma casa bem em frente a figueira que é uma igreja.amo este lugar , ja foram para passear em arambaré varias pessoas por indicação da minha familia . lindo e inesquessivel foram as ferias.
Por: simone derlam

Arambaré, um lugar lindo, tranquílo, onde econtramos sossego independente da estação do ano, seja ela erão ou inverno... Praia distânte da civilização, mas com todos recusros precisos. Adoro Arambaré e não troco por outra praia qualquer.
Por: Danieli Palinski

Arambaré faz jus ao slogam : Arambaré, terra das delícias! É um local onde a natureza e a tranquilidade conseguem se mesclar em uma paisagem linda, é também um lugar onde a natureza sempre surpreende com seus belos pássaros e suas lindas figueiras! Vale a pena conhecer esta cidade.
Por: Carolina Cezar

arambaré é otimo , boa infra estrutura e uma praia muito gostosa. to indo em fevereiro pessoal,,,,, abraco
Por: vaninho

conheço arambaré é uma linda cidade.amei ir no bar do big brother .passar o ano novo e o natal é lindo de mais .pena que fi uma vez só mais fiquei 3 semanas valeu por varias.
Por: bruno da rosa ferreira

FUI PELA PRIMEIRA VEZ COM NOVE ANOS MUITO ACONCHEGANTE VOU DE NOVO AGORA EM JANEIRO/10 PARABENS
Por: GREICE LAGUE

Já estive há muitos anos em Arambaré - 1968, 1972 - e agora penso em voltar para tirar alguns dias de férias. Lembro que a estrada era chão batido. Ainda é assim??? Me lembro que gostei... espero retornar a Arambará.
Por: Lígia

ola aqui é a vi eu já fui sim em arambare é mt bom e mt fundo tbm mais é +que bom bem na verdade eu se fosse escolher escolheria praia de mar néh mais lá é bem bom tbm ta
Por: vivi

Nasci e me criei em Arambare, sonho um dia voltar para ficar, fico feliz ao ouvir ou ler elogios a esta terra maravilhosa, hoje aposentado, ainda não livre, pois hoje tenho outras raizes, mas não esqueço, o velho velhaco, o sibilis, o aterro torto, o carijo, o bota fora, o brejo, o catoca, vila do sapo, rua preta, tio miudo, os lopes, cara conheço cada grão de areia deste paraiso, subi em todas estas fiqueiras... E dai...
Por: VALCIR AVILA

amo esta cidde passei parte da minha infancia tenho saudades das brincadeiras em volta da lagoa da escola meus amiguinhos de infancia meus pais dos engenhos brincar de esconde escondetenho mil coisa boas a lembrar
Por: belindalee d costa afonso

eu particularmente nao troco essa praia por nehuma amo arambare;pois meus pais tem uma casa ja a +ou-uns 16anos ai nessa cidade maravilhosa.
Por: claudia kwiecinski leite

o carnaval dessa cidade é demais minha filha desfila na escola inperatriz do samba já a dois anos é o melhor carnaval do rs para min quem nao conhece tá perdendo oque a de melhor .... bjs.clau.
Por: claudia kwiecinski leite

nas ferias tenho um destino certo: arambare essa cidade e´maravilhosa uma bençao de Deus!!!!! conheçam!!!
Por: patricia

adoro arambare para min nao esiste lugar mais lindo a praia emaravilhosa me sinto ate emocionada quando estou aqui pois e lindo de mais este nosso rio grande e maravilhoso
Por: sandra maria dos santos

Gente, já faz uns 5 anos que vou a Arambaré no verão e não pretendo parar. Quando chega novembro, dezembro, começo a contar os dias para estar lá. Minha família e eu adoramos Aramba, tenho um filho de 5 anos que pode brincar à vontade na lagoa sem risco algum. às vezes até penso em ir a outros lugares, mas quando chega perto o verão, não penso em outra coisa que não seja Arambaré. Não tem nada melhor que dar um bom mergulho nas águas mornas da Lagoa e, depois, sentar à sombra das árvores e tomar uma gelada... Isso é que é vida. O único plano que faço para o futuro é me aposentar, pegar minha turma e ir viver no paraíso, tb conhecido por Arambaré. Abraços.
Por: Paulo Bueno

arambare é lindo,a familia do meu marido tem casa la.meu marido que é da familia quevedo nasceu em arambare,quem nao conhece ta perdendo,e uma praia linda
Por: reginarezende

ARAMBARE CIDADE MARAVILHOSA,LINDA .MUITO RECEPTIVA! AMO ESSE PARAISO
Por: SARA

Local ideal para quem quer sair do stress de Porto Alegre. é perto e muito aconchegante, uma típica cidade do interior, mas com o charme de cidade turística.Calma, agradável e com uma praia maravilhosa que em muito se assemelha às de Santa Catarina, com areias brancas e aguas calmas e mornas.Ideal para quem tem crianças, elas podem brincar a vontade. Eu adorei
Por: ESTELA GOMES

AMO ARAMBARÉ CONVIVO COM ARAMBARÉ A 12 ANOS. MAS AGORA A MINHA AMIGA QUE ME PROPORCIONAVA ARAMBARÉ, FALECEU, FAZ TRES ANOS, E EU ESTOU MORRENDO DE SAUDADES... POIS IA PARA ARAMBARE INVERNO E VERÃO, CHEGAVA IR E VOLTAR NO MESMO DIA
Por: NÚBIA MONICO

Ótima cidade para descançar e também apresenta paisagens lindas. Sempre recomendo para os conhecidos.
Por: valkiria cruz

maravilhoso para repousar e curtir as ferias adoro!!!!!!!!!!! ♥
Por: katyele

É um lugar pra la de especial é maravilhoso, já fui e recomendo quem vai uma vez sempre voltará... Nota 1000!!!
Por: Doli Lisboa

adoro arambaré sou muito grata ao meu pai por ter me levada para esta cidade incrivel e linda como a sua estive ai quando tinha 15 anos de idade desde então nunca mais esqueci da beleza da cidade... agora tenho 22 anos e vou me casar em março,,, eu e o meu noivo estamos procurando 1 praia do sul para passar nossa lua de mel... e sem duvidas nenhuma eu escolho arambaré....
Por: josiane ribeiro

Arambaré é a praia da Lagoa dos Patos que acho mais aconchegante, o carnaval é ótimo, isso que eu não gosto de carnaval, percebemos que a cada ano, o investimento em turismo é maior. As ruas estão sendo calçadas, a orla está muito bonita com as novas muretas pintadas. O acesso pela estrada de chão de Tapes para Arambaré, acho que está em melhores condições do que as entradas pela BR 116. Quando me aposentar, gostaria de morar lá.
Por: Tatiana Grosser Wolkmann Eilert

Tem um carnaval inesquecivel com muita gente bonita,além de oferecer paz tranquilidade ou agito e movimento,ou seja,tem para todos os gostos!Lugar perfeito.
Por: augusto

me criei em arambare e posso dizer que não tem lugar melhor no rs que a praia de arambare e sempre recomendo o carnaval de rua.
Por: Denise Silva

meu nome é denis eu moro na parada bonita e adoro arambaré mito bom melhor ainda no veraõ
Por: denis

oi arambare quero morar em dia ai com muita alegria,bondade,amor e carinha por arambare mil beijos arambare
Por: bruna

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Arambaré
Fundação:
1993
Altitude:
5m
População:
3.605 habitantes
Área:
517,5km²
Densidade Demográfica:
6,97hab/km²
CEP:
96178-000

Envie seu comentário sobre Arambaré