Alto Feliz

Alto Feliz-RS
banner

Bem-vindo a Alto Feliz!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Alto Feliz, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Alto Feliz, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 285m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.404 habitantes. A área total de Alto Feliz é de 85,3km², e sua densidade demográfica é de 28,18hab/km²4 (habitantes por km²). O CEP da região de Alto Feliz-RS é 95773-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Alto Feliz

Roteiros do Brasil

Microrregião Vale do Caí

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Alto Feliz, emancipada somente em 1992, teve sua colonização no início de 1846 quando o local era chamado de Batatenberg (Morro das Batatas). Por volta do ano de 1900 foi construída a estrada Júlio de Castilhos, única via de acesso entre Porto Alegre e a região norte do Estado. A população foi se concentrando ao longo da rodovia, onde houve maior avanço econômico e social. A cidade é conhecida por seus atrativos naturais, como cascatas, morros e vales. Também é possível conhecer a antiga Casa dos Padres Jesuítas, a Capela Santo Inácio da Feliz, e as casas da época colonial, quando iniciou a colonização da região por imigrantes alemães.

A história, em detalhes
A localidade de Alto Feliz nasceu juntamente com a criação da Colônia de Feliz, em 1846. Conta a história, que em 1849 o índio Luiz Bugre, personagem de um renomado romance sobre os primórdios da colonização alemã no Rio Grande do Sul, frequentemente deixava-se ficar na casa de Matias Theis no Vale do Tigre (atual povoado de Arroio Jaguar).
Já por volta de 1850, Alto Feliz era caminho para a expedição do Engenheiro Afonso Mabile, cuja tarefa era abrir na mata um caminho ligando os Campos da Vacaria a São Leopoldo.

A primeira Igreja
No alto do Morro das Batatas foi erguida a primeira Igreja e que constituiu a Paróquia de Santo Inácio, que abrangia grande área, desde São José do Hortêncio até Boêmios, passando por Nova Palmira, Vale Real e Feliz.
O primeiro ônibus
O primeiro ônibus que serviu a toda região, a partir de 1937, era de Alto Feliz, de propriedade do Sr. Carlos Mertins, cujo trajeto era: Alto Feliz - Feliz - Vale Real Nova Palmira - São Sebastião do Caí - Porto Alegre. Esse coletivo foi o embrião da atual empresa de ônibus Bento Gonçalves.

Personagens
Das famílias dos primeiros moradores surgiram vultos de expressão regional e nacional: lá nasceu, em 07 de maio de 1884, Antônio Jacob Renner (A.J.Renner), neto do lendário Capitão Fetter, grande industrial e fundador do Grupo Renner; em Alto Feliz passou sua infância o Padre Edvino Friederichs S.J., renomado parapsicólogo da atualidade; educadores como o Professor Benno Bernardo Bohn, que lecionou na Escola Paroquial Católica por 42 anos. Comerciantes, religiosos, prestadores de serviços, agricultores, artesãos todos deixaram um marco de bravura e força, para exemplo das novas gerações que, ao lado das antigas construções erguem modernos prédios, na busca constante de preservar o passado e projetar um futuro cada dia melhor nessa região privilegiada pela natureza.

O Caminho
Os caminhos que levam a Alto Feliz percorrem vales e montes de singular encanto, seja em Alto Feliz, no Morro das Batatas, em Monte Belo, no Morro Gaúcho ou no Morro da Canastra, sempre se tem uma vista panorâmica de extraordinária beleza. Assim é o Município de Alto Feliz, onde tradição, simplicidade, alegria e espírito de trabalho são as características de seu povo.

Os caminhos que levam ao Alto Feliz passam por morros e vales de curvas graciosas, por arroios e cascatas cantantes, e aléias de plátanos de ricos matizes, num cenário de rara beleza natural.

Colonização
Os colonizadores alemães chegaram no ano de 1846, estabelecendo-se em local bucólico, no alto de um morro, denominado Batatenberg. Lá construíram sua primeira igreja, que se tornou Paróquia, em 1877, e, administrada pela Companhia de jesus, tornou-se o centro de irradiação apostólica para uma vasta região.

Os protestantes, em grande número entre os colonizadores, ergueram a primeira escola, que era também seu templo, por volta de 1850, no mesmo núcleo de povoação.

Os italianos chegaram após 1875 e se estabeleceram mais ao norte. As duas etnias são as formadoras do povo de Alto Feliz, vivendo em perfeita harmonia e implantando usos e costumes típicos de suas regiões de origem.

Alto Feliz cresceu sob o impulso da tenacidade de seus moradores. O denodo dos imigrantes, a estrutura de seus minifúndios e a arquitetura são característicos e originais e em muitos lares ainda se preserva a tradição, a cultura, a língua e os costumes dos antepassados.

Atualmente encontra na avicultura, na produção de mudas, na indústria moveleira e nos seus 630 minifúndios, a base de sua economia.

 

 

Origem do Nome

 

O nome Alto Feliz é originário de Obern Feliz (Feliz Alta), utilizado já nos primórdios da colonização e se relaciona com sua situação geográfica.

Aniversário da Cidade

20 de Março

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

20°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: VRS 326

Localização

Município da Região Metropolitana de Porto Alegre

Limites

 

Acesso Rodoviário

VRS 326

Distâncias

86 km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

CAPELA SANTO INÁCIO

A Igreja teve sua pedra fundamental lançada em 26 de junho de 1870, e foi construída no període de 1871 a 19874. É a segunda Igreja consagrada do Estado e a sexta do País. Localiza-se no Morro das Batatas, a 05km da sede do município. Visitações devem ser agendadas pelo fone: (51) 3445-1001.

hspace=0 EVENTOS

Aniversário do Município

Data: 20 de Março

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Alto Feliz

hspace=0 [email protected]

hspace=0Fone (51) 3445.1002 - Fax (51) 3445.1001

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51) 3445-1002 - Fax: (51) 3445-1002
E-mail: [email protected]

 

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 POSTO MUNICIPAL DE SAÚDE - Fone: (51) 3445-1005

hspace=0

 

hspace=0

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.altofeliz.famurs.com.br

             www.riogrande.com.br

Foto colaboração:Luis Hipolito

Comentários de Alto Feliz

Tive o privilégio de visitar esta lindíssima localidade apenas uma vez, mas bastou para guardar para sempre na memória o encanto e a magia do lugar. Encanto maior por saber que lá encontran-se as minhas raízes,ou seja, a saga dos meus antepasados. Espero poder visitar novamente, levando meus filhos.
Por: Maria Lourdes Rauber

Não sabia que essa cidade existia, escrevir um romance que conta a vida de uma jovem nascida em Alto Feliz, com um pocial militar no Rj Fala dos encantos e beleza de Alto Feliz. fico feliz em saber desse lugar ENCANTADO que para mim, somente existia no meu livro: Alto Feliz Concerto de Verão. Romildo Tenorio
Por: Romildo Tenorio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alto Feliz
Fundação:
1993
Altitude:
285m
População:
2.404 habitantes
Área:
85,3km²
Densidade Demográfica:
28,18hab/km²4
CEP:
95773-000

Envie seu comentário sobre Alto Feliz

banner