Alegria

Alegria-RS
banner

Bem-vindo a Alegria!

banner

As melhores pousadas em Alegria podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Alegria

Roteiros do Brasil

Microrregião Rota do Rio Uruguai

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O nome do município surgiu por questão do atual prefeito de Três de Maio, senhor Ceslau Sawitzki, que na década de 1940 possuía um estabelecimento comercial na localidade.
O primeiro núcleo de moradores surgiu por volta de 1935, através da imigração de agricultores alemães, vindos da chamada Colônia Velha de Montenegro, os quais se somaram aos colonizadores poloneses oriundos de Ijuí.
O trabalho para conquista da emancipação,iniciou-se em 1963, quando não foi possível viabilizá-la, posteriormente em 26 de abril de 1981, com significativo número de eleitores presentes, realizou-se uma reunião, nas dependências do Salão Paroquial da Comunidade Católica de Vila Alegria e, dessa reunião, surgiu a Comissão Emancipacionista, sendo eleito presidente o senhor Albano Mallmann.
Finalmente, em 20 de setembro de 1987,realizou-se a consulta plebiscitária no Distrito de Vila Alegria, incluindo área do distrito de Espirito Santo, pertencentes ao município de Três de Maio e, ainda, parte do Distrito de Inhacorá, pertencente ao município de Chiapeta.
Através da Lei Estadual n. 8502 de 31/12/1987, é criado o Município de Alegria.

 

 

Origem do Nome

 

O nome do município surgiu por questão do prefeito de Três de Maio, Ceslau Sawitzki, que na década de 1940 possuía um estabelecimento comercial na cidade e devido a comunidade sentir-se num local progressista e alegre. Outra versão, segundo a prefeitura municipal é de que o nome originou- se de um enfrentamento entre índios e brancos (colonizadores) que para comemorar a vitória organizaram O BAILE DA ALEGRIA desde quando então passou a Ter a denominação que até hoje perdura. Nome anterior: Vila Alegria.

Aniversário da Cidade

31 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

20°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: RS 342

Localização

Município da Região Noroeste Rio-Grandense

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR472, RS 155, RS 210, RS 342

Distâncias

490 km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

ROTA YUCUMÃ

A Rota é repleta de atrativos naturais, fauna e flora exuberantes, tendo Derrubadas como município pólo, que abriga o Salto do Yucumã. O atrativo tem 1.800m de extensão e é a maior queda d’água em sentido longitudinal do mundo. Municípios participantes da Rota: Ajuricaba, Alecrim, Alegria, Augusto Pestana, Barra do Guaritá, Boa Vista do Buricá, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campina das Missões, Campo Novo, Cândido Godói, Catuípe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Dr. Maurício Cardoso, Esperança do Sul, Horizontina, Humaitá, Ijuí, Independência, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Candelária, Nova Ramada, Novo Machado, Panambí, Pejuçara, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Redentora, Santa Rosa, Santo Augusto, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Martinho, São Valério, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três de Maio, Três Passos, Tucunduva, Tuparendi, Vista Gaúcha.
Informações sobre a Rota: Consórcio da Rota do Yucumã
Fone:(55) 3784-1300
Avenida Ipiranga, 1544

ROTA DO RIO URUGUAI

Conhecer a região é descortinar um pedaço da Europa incrustado no interior gaúcho, suas cidades crescentes, campos, serras e balneários oferecem possibilidades de passeios por uma das mais belas e variadas paisagens do Rio Grande do Sul. A Fronteira Noroeste, conhecida por ser o berço nacional da soja e das colheitadeiras automotrizes, organiza-se para receber turistas do país e de todas partes do mundo, através de um Projeto Turístico desenvolvido pela Rota do Rio Uruguai, que reúne 21 Municípios localizados entre as ruínas de São Miguel e o Salto de Yucumã no rio Uruguai. Fazem parte da Rota os seguintes municípios: Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Santo Cristo, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi. Informações nas prefeituras dos municípios envolvidos.

hspace=0 EVENTOS

Aniversário do Município

Data: 31 de Dezembro

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Alegria

hspace=0 [email protected]

hspace=0 fone (55) 3536.1133 - fax (55) 3536.1035

Serviço de Informação ao Turista: Fone/fax: (55) 3536-1133 - E-mail: [email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.riogrande.com

Comentários de Alegria

Alegria é a terra das cascatas e fontes protegidas, um municipio com muitas cascatas (maravilhosas), lindo para se conhecer
Por: Marco Antonio Jost

O que tem de melhor é a simplicidade de nosso povo amigo e solidario.
Por: Edison

pois e, estive ai em dez. 2010, gostei, tem tudo p progredir dentro das possibilidades do municipio. a jente q saiu a 19 anos dai, e veio p um lugar onde as coisas mudam radicalmente a cada ano. parabens a cidade ta bonita, sinal q os politicos dai sao de boa conduta. Um abraço a todos os alegrienses. final do ano estarei por ai novamente. ovidio
Por: Antonio Ovidio da conceiçao

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alegria

Envie seu comentário sobre Alegria