Ajuricaba

Ajuricaba-RS
banner

Bem-vindo a Ajuricaba!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Ajuricaba, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Ajuricaba. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Ajuricaba para programar a sua viagem.

A cidade de Ajuricaba, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1965. A localidade está em uma altitude de 336m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.791 habitantes. A área total de Ajuricaba é de 335,3km², e sua densidade demográfica é de 23,24hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ajuricaba-RS é 98750-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ajuricaba

Roteiros do Brasil

Região das Missões

Microrregião Rota do Yocumã

"Terra do Peixe Cultivado"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antes de se tornar município Ajuricaba foi colônia de Ijuí, que na época chamava-se "Ijuhy Grande".
Em 1890, quando chegaram os primeiros colonizadores, houve a necessidade de distribuir as propriedades rurais em linhas e mais tarde em distritos. Ajuricaba, na época, era linha 19, que em 1928 passou a denominar-se Sede General Firmino, em homenagem ao General Firmino de Paula. Como a colônia prospera rapidamente, em 1948, através do ato nº01/02/48 e Lei Orgânica de 20/03/48, a antiga linha 19 foi levado a 3º Distrito de Ijuí pelo Engenheiro Augusto Pestana. Entre 1940 e 1964, surgiu entre a comunidade Ajuricabense a idéia de transformar o 3º Distrito de Ijuí em município. A partir de então, a colônia passou a ser chamada de Ajuricaba, nome este inspirado no exemplo de resistência e luta de um herói indígena amazonense, que lutou pela liberdade de sua terra invadida. Para a história do município o nome Ajuricaba simboliza " O homem que luta pela liberdade".
Através do Decreto nº 5085, de 8/11/65, a assinado pelo Governador Ildo Meneghetti, é criado o município de Ajuricaba. A instalação do município aconteceu no dia 29 de maio de 1966, tendo como primeiro administrador o Sr. Notélio Mariotti. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

29 de Maio 

Gentílico:

ajuricabense

População:

7.255 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Harmonia é a principal característica desse roteiro singular. É um ótimo local para morar e trabalhar. Nosso município tem coisas lindas, venham conhecer.

Clima:

Subtropical úmido 

Temperatura Média:

20° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da região Noroeste Rio-Grandense 

Limites:

Nova Ramada, Condor, Panambi, Bozano e Ijuí. 

Acesso Rodoviário:

RS 514 

Distâncias:

Da Capital:

430 KM   

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rota Yucumã

A Rota é repleta de atrativos naturais, fauna e flora exuberantes, tendo Derrubadas como município pólo, que abriga o Salto do Yucumã. O atrativo tem 1.800m de extensão e é a maior queda d’água em sentido longitudinal do mundo. Municípios participantes da Rota: Ajuricaba, Alecrim, Alegria, Augusto Pestana, Barra do Guaritá, Boa Vista do Buricá, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campina das Missões, Campo Novo, Cândido Godói, Catuípe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Dr. Maurício Cardoso, Esperança do Sul, Horizontina, Humaitá, Ijuí, Independência, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Candelária, Nova Ramada, Novo Machado, Panambí, Pejuçara, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Redentora, Santa Rosa, Santo Augusto, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Martinho, São Valério, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três de Maio, Três Passos, Tucunduva, Tuparendi, Vista Gaúcha.
Informações sobre a Rota: Consórcio da Rota do Yucumã. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Maio
 
29 - Santa Maria de Pazzi e Aniversário da cidade

 Dezembro

08 - Nossa Sebhora da Conceição 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AJURICABA

E-mail: [email protected]

Telefones: (55) 3387-1300

Sites: http://www.pmajuricaba.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário

Telefone: (55) 3387-1311

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (55) 3387-1012

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.riogrande.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- É a cidade natal do futebolista Carlos Eduardo Marques, meio-campo que foi revelado pelo Grêmio em 2007, e que hoje atua pelo Rubin Kazan da Russia, além da seleção Brasileira.

- Também é a cidade natal da atriz da Rede Globo, Ivone Hoffmann. 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Ajuricaba

Ajuricaba minha terra natal meu berço...ainda "que"nunca +verei...jamais esquecerei.Cidade humilde,religiosa,educada cidade peixe e água para todos. Esforça-te e tenha bom ânimo...desistir...nunca.
Por: celi isolde

só para complementar as informações: a instalação do município se deu em 29 de maio de 1966, então comemoramos nesta data o aniversário da cidade
Por: joana

passei ferias no balneario dos toso,adorei ,gostaria com urgencia do tel de la ,por favor se puder me conseguir
Por: ADRIANA mena barreto

Eu adoro ajuricaba eu mora em ajuricaba.... Se pedirem pra mim se muda de cidade eu vo dizer: -nem a pau... essa é a minha resposta Quem não conhece ajuricaba tenque se arrepende....bjs Rafi
Por: Rafazinha

Nasci em juricaba agora morro em alegrete a 28 anos sinto muita saudades desta terra amada sempre quando posso vou vizitar meus parentes e amigos
Por: VERENICE ALBRECHT

Sou natural deste munic.ípio, o qual amo de paixão.É um ótimo local para morar e trabalhar.Nosso município tem coisas lindas, venham conhecer.Seu níver acontece em 29 de maio.
Por: eliane uhde porazzi

nasci e me criei aqui ,lugar bom,pra se viver amo ajuricaba.
Por: odete

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ajuricaba
Fundação:
1965
Altitude:
336m
População:
7.791 habitantes
Área:
335,3km²
Densidade Demográfica:
23,24hab/km²
CEP:
98750-000

Envie seu comentário sobre Ajuricaba

banner