

Bem-vindo a Aceguá!

Inúmeras opções de hotéis em Aceguá e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Aceguá.
Informações de Aceguá
Roteiros do Brasil
Região Pampa Gaucho
Microrregião Campanha
HISTÓRIA DA CIDADE
Em 04 de março de 1994, a partir de várias reuniões com moradores e lideranças dos distritos de Aceguá e Colônia Nova, através de consenso destes, foi formada, por consenso, uma comissão Pró-emancipação, objetivando a formação do novo município de Aceguá.
Esta comissão, a partir das exigências da legislação pertinente, após credenciar-se junto a Assembléia Legislativa, organizou o processo de emancipação encaminhando-o dentro dos prazos pré-estabelecidos, atendendo a todos os requisitos legais.
A consulta plebiscitária à população foi efetivada em 22/10/95, ocasião em que 84,8% dos moradores manifestaram-se desejosos de emancipar-se de criar o município de Aceguá o que foi ratificado pela Assembléia Legislativa através da lei nº10.766, de 16/04/96 que criou o novo município.
Logo a seguir, foi interposta uma ação judicial pela prefeitura do município-mãe (Bagé) que, alegando razões injustificáveis queria inviabilizar a emancipação. A partir daí o processo ficou a espera de decisão judicial, não sendo possível a realização de eleições para a escolha dos primeiros dirigentes do novo município. Por ocasião do julgamento da ação, os componentes do egrégio Tribunal de Justiça concederam por unanimidade, ganho de causa à comissão Pró-emancipação, pelo resultado de 23 votos favoráveis.
Aniversário da Cidade
16 de Abril
CARACTERÍSTICAS
Clima
Subtropical
Temperatura Média
21°C
COMO CHEGAR
Partindo de Porto Alegre: BR-153/473
Localização
Município da Região Pampa Gaucho do Estado do rio Grande do Sul
Limites
Acesso Rodoviário
BR-153/473
Distâncias
428 KM da Capital
TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Principais atrativos turísticos do município: Cerro dos Quietos, Cachoeira da Mina, Os Paredões, Marcos Fronteiriços, Haras junto à BR-153. Fonte: Secretaria de Turimo de Aceguá.
EVENTOS
Aniversário do Município
Data: 16 de Abril
Informações Úteis
Prefeitura Municipal de Aceguá
[email protected]
(53)-3246-1600
110 Volts
AC Aceguá
End: Rua Quinhentos e Quatro 788
Fone: (53) 3246-1084
Créditos
Informações e fotos
Sites: www.turismo.rs.gov.br
www.riogrande.com.br
Comentários de Aceguá
Adorei ver o crescimento do Aceguà, morei là por muito tempo e agora vejo atraz da internet,obrigada pelo grande presente das fotos,assim a gente se sente um pouquinho là tambèm,hoje moro na Italia.Beijos,sou a irmà do falecido Lazaro Berrueta,adorados por todos em Aceguà,obrigada mais uma vez.SANDRA
Por: sandrasoarez
que bom encontrar un pouco da minha terra aqui na net. mais na verdade e bom saber que a emancipacao trouce frutos a este povo esquecido e abandonado politicamente,pois agora e notavel o progresso,higiene,saude,educacao ea dedicacao a esta terra tao amada que nao piso por 8 anos. adoro acegua e adoroa minha gente a gente de acegua. charles lucas 10 marco 2009
Por: charles lucas
yo vivo en acegua tenemos la mejor fiesta gaucha q es la semana farropilla,otro evento es el raid hipico,y el baile de apresentacion de las chicas q estan para completar sus 15 anos soy orgullosa por vivir aca
Por: valeria gomez
acegua e muito bonito eu moro aqui eu recomendo que nos visitem
Por: hiagor pereira
Cheguei a 14 anos em acegua, vim de Porto Alegre apenas para um passeio a fronteira, gostei tanto que fiquei morando aqui, cidade com zero de violencia, tranquila um otimo lugar para se viver bem com pouco deinheiro, muito trabalho e qualidade de vida otima, amo esta terra, venha ver voce mesmo.
Por: Ariane
Aceguá es lo mejor q hay es re linda y yo tengo ganas de irme a vivir hay bue besitos de la naty
Por: NATALIA TOLEDO
sempre que me sobra um final de semana com uns pilas no bolso. eu vou passear com minha familia nessa cidade maravilhosa que é aceguá de pessoas simples e hospitaleiras já tenho alguns amigos por lá.
Por: pedro