São Tomé

São Tomé-RN
banner

Bem-vindo a São Tomé!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em São Tomé e muitas outras opções de hospedagem na cidade São Tomé. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em São Tomé.

Informações de São Tomé

                           Roteiros do Brasil

                                 Região

                

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE


Fazenda Barra veio a dar origem ao povoado de São Tomé.
Por volta de 1890, a localidade tinha uma casa comercial pertencente a Tomás de Moura Barbosa, chamada Bodega.


Em torno da Bodega de seu Tomás, foram construídas várias moradias e o povoado começou a tomar forma, aglutinando novas famílias interessadas no trabalho agrícola, na mobilização em torno do algodão e nas boas condições que o lugar oferecia para a criação de gado. Com o crescimento do povoado, os irmãos Inácio Bezerra de Melo e Francisco Antônio de Melo construíram uma capela a Nossa Senhora da Conceição, entre os anos de 1894 e 1896. Em 1922, São Tomé tinha escola, serviços públicos e seu centro populacional já contava com três ruas e muitas casas, devidamente enfileiradas.O município de São Tomé foi criado pela Lei estadual nº 698, de 29 de outubro de 1928, desmembrado de Lajes, Macaíba, Santa Cruz e Currais Novos 


Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de São Tomé, pela lei estadual nº 698, de 29-10-1928, desmembrados dos municípios de Santa Cruz, Currais Novos, Lages, São Gonçalo e Macaíba. Sede no atual distrito de São Tomé. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1929. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decerto estadual nº 603, de 31-12-1938, é criado o distrito de Barcelona e anexado ao município de São Tomé. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: São Tomé e Barcelona. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955. Pela lei estadual nº 2331, de 17-12-1958, desmembra do município de São Tomé o distrito de Barcelona. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

 

Gentílico

 

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

São Tomé, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião da Borborema Potiguar. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 10.593 habitantes. Área territorial de 863 km².

Clima 

Árido e semi-árido, salubre sendo ameno e seco no verão, estação de estiagem (setembro a março) e frio no inverno, estação das chuvas (junho a agosto).

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Borborema Potiguar

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 307 e RN 023

Distâncias

116 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

- Nossa cultura era voltada a Brincadeiras de Roda, João Redondo, Festas de Vaquejada, festas de São João, Pastoril.
Hoje contamos com uma grande diversificação de manifestações culturais como: Boi do Reis, Araruna, Teatros de Rua, Grupos de Danças, Vaquejadas e Semana da Cultura.

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de São Tomé.

 

hspace=0 

hspace=0 Fone/Fax: (84) 3258-2272

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

CARTÓRIO 2º TAB. DE NOTAS E ANEXOS
RUA BARÃO DO RIO BRANCO, 23
SÃO TOMÉ-RN
TELEFONE ( 84) 3258-2467

 

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:        www.wikipedia.com.br    

                www.icone.inf.br/saotome

                www.municipionline.com.br

                 http://www.icone.inf.br/saotome/

Comentários de São Tomé

Gostaria de vê mais fotos da minha velha e querida cidade que desde 1968 não mais a visitei. Moro hoje em Florianópolis-sc, mais em breve, quem sabe o ano que vem farei uma visita. Tenho 56 anos e estou há 35 no sul, para os mais antigos, eu sou filho de José de Tunino. Um abraço a todos. Xyko
Por: Francisco de Assis da Silva

uma cidaade linda e maravilhosa q todos deveriam conhecer,una das maiores felicidada da cidade é a banda filarminica de são tomé
Por: ayron

O que existe de mais valor nesta cidade, é o seu povo com suas características marcantes: hospitalidade e simplicidade. Esteja eu onde estiver, jamais esquecerei da minha querida São Tomé. Esta cidade é talvez a única cidade do Brasil e do mundo, que tem uma Avé-Maria própria, escrita exclusiva por um de seus filhos ilustres, o Sr. Pedro Pereira e que todas as tardes, a partir das 18:00 horas, é transmitida para seus habitantes pela voz inconfundível do também filho seu, o Sr. José de Mabel. (Considerado na região como a garganta de ouro). Recomendo que ao visitares esta cidade, procures uma cópia para você e família. Sou filho desta terra e radicado hoje em São Luis do Maranhão. Filósofo com Pós em Educação do Meio Ambiente. Lembrem-se: As palavas bonitas nem sempre estão alinhadas com as nossas atitudes. Resumindo? Pense e tire suas conclusões. Camilo.
Por: PAULO SERGIO CAMILO

Essa cidade é mara....as festas nem se fala.... pois são ótimas.....ADORO A CIDADE DE SÃO TOMÉ!!!!!!
Por: Vanessa Guilherme

eu já morei em são tomé, agora moro em goiania: go.são tomé é uma cidade abençoada por Deus,as pessoas são acolhedoras, gentis ...vizite essa cidade vc vai adorar.
Por: deusinha

nascido e criado ate os 18 anos de idade , a cidade de São Tomé e uma cidade acolhedora,que e procurada por pessoas que querem sossego e tranquilidade.
Por: antonio sobrinho silva

muito bonita a barragem da cidade e eu to indo passear ai me aguarde !!!!!
Por: DESMARCLIN

Abrigo do pessoal da 3ª idade e a hospitalidade do povo
Por: jose carlos

olha q cidade linda adoro o povo dessa cidade enclusive meus pais sao dai miguel pinheiro meu pai q deus u tenha, mas tenho minha mae q moramos em mossoro um abraço pos corretarranio dos meus pais valeu adorei essa cidade
Por: joanes pinheiro da silva

São Tomé/RN, cidade tranquila, boa para o descanso, e eu como amante dela, não a troco por outra, nossas localidades rurais esconde paisagens belas, de dima da Serra do Lameiro se tem uma vista impressionante, um azul sereno cobrindo nossas planicies e serras.
Por: Suanny Maiza Bezerra Furtado

adoro sao tome sou dai e estou com muitas saudades estou longe a trabalho meu pai mora ai e dada lopes meus irmaos moram ai lopes e lorim xau um abraço
Por: marcinho filho de dada lopes

Tenho muito orgulho de ser neto de Belchior Lopes de Medeiros e filho de Tico lopes. Ambos nascido e criado em São Tomé. Pois tenho um grande carinho por esta cidade tão aculhedora. pois foi nela que foi criado meu pai. o maior orgulho de minha vida. Parabens a todos moradores de São tomé.
Por: medeiros junior

Eu sou zeh alves"golinha"filho de João Alves,aquele sr.que tinha uma bodeguinha alí na descida da mercearia de Félix;tenho muita saudades da minha terra,dos meus amigos,e professores: CELLE,PAULO DE NÔR,EDELINDA,JOÃO MEDEIROS e tantos outros;moro em NATAL-RGN desde 74.Meu abraço a todos.
Por: José Alves.

ola, amo demais esta cidade, nela ha muitas belezas! se voce,gosta de descasso? otimo, alem da cidade tranquilidade, tem os sitios boa pedida tambem para quem gosta de aventura, tem as serras e etc. esta cidade e o mista de tudo. venha conhecer! e simples mais aconchegante. silvania
Por: SILVANIA MELO

Não tenho como exprimir em tão pouco espaço, o orgulho que sinto em ser natural da minha querida São Tomé/RN. Assim como tantos outros conterrâneos, hoje estou radicado na cidade do Natal mas jamais deixei de visitar minha amada cidade de São Tomé, onde morei até aos dezoito anos e depois me transferi para a cidade do Natal onde moro e trabalho, mas todo início de mês viajo até a minha charmosa que jamais esquecerei. Não vou falar nas pessoas que ali conheci ou que as conheço, para não cometer injustiça de esquer de citar o nome de algumas delas. Tão pouco vou falar das belezas naturais existentes no Munícipio de São Tomé, para também não cometer qualquer injustiça de que esquecer de citar algumas delas, mas não poderia deixar de citar a mais bela de todas, que sem qualquer dúvida, é a própria cidade de São Tomé, a cidade que tanto me orgula de ter nascido e ter morado por tantos anos. Com muito orgulho, do seu filho Francisco Luiz de Oliveira, Titico de Zé Luiz bicudo. meu saudoso e querido pai.
Por: Francisco Luiz de Oliveira

nasci nesta cidade e atualmente moro em outra bem distante mas sinto muita saudade a minha infancia e quero que esta cidade se desenvolva cada vez mais.
Por: Eunice de Oliveira

Já morei em São Tomé até meus dose aos de idade, é uma cidade linda ainda tenho esperança de voltar lá e reviver todos os momentos do meu tempo de criança.Hoje tenha 48 anos sou administrador em agronegócios e pós graduado em gestão de negócios. Moro em Santa Helena de Goiás.
Por: Agnaldo j. silva

FICO FELIZ DE PODER PERCEBER O QUANTO SÃO TOMÉ VEM PASSANDO POR MUDANÇAS. PARABÉNS!
Por: DOCEU MENDES

é uma das mais simpáticas cidades de nosso estado. é de impressionar a ospitalidade das pessoas desta cidade, um abraço e que jesus cristo abençoe os moradores de são tomé.
Por: erivan barbosa filho

Olá parabens a nossa querida sao Tomé eu nao só a conheço como fasso parte deste povo porque sou de sitio Novo mais na minha época começo de 50 nossos documentos de origen eran da comarca e paróquia de Sao Tomé fui a todas as feiras que pude festas de padroeiro e muitas emoçoes vividas aí deixei soa tomé em 1971 mais amo todo meu R.G do Norte, obrigado [email protected]
Por: Francisco Canindé de Lima/Canindé

é um país muito maravilhoso para quem já lá foi. se queres visitar é só fazer uma vizitinha
Por: sónia

È muito bonita, tranquila, acolhedora. Lugares e pessoas pitorescas, que só é encontradas lá. Preciso voltar logo...
Por: lenilson

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Tomé

Envie seu comentário sobre São Tomé

banner