Santa Cruz

Santa Cruz-RN
banner

Bem-vindo a Santa Cruz!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Santa Cruz, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Santa Cruz, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1876. A localidade está em uma altitude de 236m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 30.119 habitantes. A área total de Santa Cruz é de 594,7km², e sua densidade demográfica é de 50,65hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Santa Cruz-RN é 59200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Santa Cruz

Roteiros do Brasil

Região Pólo Agreste/Trairi

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A presença de colonizadores na região, primitivamente habitada pelos índios Tapuios, no século XVIII, representou o início de uma atividade pastoril. Mas esse esforço colonizador desenvolvido nas ribeiras do rio Potengi e do rio Trairi, não conseguiu agrupar em núcleo populacional. Somente em 1831, José Rodrigues da Silva, proprietário da Fazenda Cachoeira, na localidade Cachoeira, aliou-se aos irmãos, João da Rocha e Lourenço da Rocha, novos donos de terras na localidade situada às margens do rio Trairi e deram início à fundação da povoação de Santa Rita da Cachoeira. A escolha do novo local para a implantação do povoado foi feita porque na localidade de Cachoeira não havia água suficiente para suprir as necessidades de uma população. Logo muitas casas surgiram, de forma alinhada, em torno da capela construída em homenagem a Santa Rita de Cássia, da qual José Rodrigues era devoto.
O povoado foi mudando de nome com o passar dos anos. Depois de Santa Rita da Cachoeira, mudou para Santa Cruz do Inharé, depois para Santa Cruz da Ribeira do Trairi e por último, para Santa Cruz.
No ano de 1835, com o nome de Santa Cruz da Ribeira do Trairi, tornou-se distrito pela Lei número 24, de 27 de Março de 1835. A luta para transformar o distrito em município contou com a participação fundamental do padre Antônio Rafael Gomes de Melo, do Tenente Coronel Ivo Abdias Furtado de Mendonça e Menezes e dos fazendeiros Trajano José de Faria e Félix Antônio de Medeiros.
Desmembrado do município de São José de Mipibu, no dia 11 de Dezembro de 1876, o distrito de Santa Cruz da Ribeira do Trairi, tornou-se município do Rio Grande do Norte, com o nome de Santa Cruz.

Significado do Nome

 

Há uma lenda que justifica a origem da vinculação Cruz aos nomes dados ao lugar, contada em diversas versões pelos habitantes do município: um missionário, ouvindo falar que os habitantes das Ribeiras do rio Trairi sofriam as inclemências das secas, bem como ataques de animais ferozes e que entre eles havia lutas e rivalidades, resolveu visitar o povoado. Chegando lá, mandou fazer uma grande cruz com os ramos de uma árvore chamada inharé. Em frente a capela, um enorme buraco foi aberto e o missionário ordenou que nele todos jogassem suas armas, cobrissem o buraco com terra e ali fincassem a cruz. Então, disse o missionário: “Virá um padre, muito estimado, que mandará retirar esta cruz para um morro; não consintam, pois esta é a Santa Cruz do Inharé”. Contam ainda que a árvore inharé era sagrada e que atraía toda sorte de males quando seus ramos eram quebrados. Depois que o missionário ergueu a cruz de Inharé, os malefícios cessaram, as fontes jorraram água e os animais tornaram-se mansos.

Aniversário da Cidade

 

11 de Dezembro

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima 

Muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o Outono.

Temperatura Média

25,7° C 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Borborema Potiguar 

Limites

Norte  –  Sítio Novo, Lajes Pintadas e São Tomé
Sul     –  São Bento do Trairi e Japi
Leste  – Tangará e Sítio Novo
Oeste –  Campo Redondo, Lajes Pintadas, Coronel Ezequiel e São Bento do Trairí

Acesso Rodoviário

BR-304 até Macaíba; à partir daí, BR-226. 30Km após Tangará.

Distâncias

111 km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

Santa Rita 

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz, juntamente com a Paróquia de Santa Rita de Cássia, está projetando a construção do Complexo Turístico e Religioso de Santa Rita de Cássia.
O Complexo será erguido no Monte Carmelo, popularmente conhecido como Cruzeiro, onde serão construídos uma estátua da Padroeira de Santa Cruz e áreas destinadas a eventos religiosos, restaurante, estacionamento, além de um mirante.
A estátua está sendo planejada com uma altura de mais de 40 metros e será a maior imagem religiosa do Brasil, maior até que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros.
Este projeto visa atrair para nossa cidade devotos do RN e de todo o Brasil, além de criar um ponto turístico para o município, aquecendo a economia local.

hspace=0 EVENTOS

- Quadrilhas Estilizadas - A primeira noite do XII Festival de Quadrilhas da Região do Trairi foi um desfile de beleza e alegria.
Durante mais de 05 horas, o público assistiu as apresentações das quadrilhas participantes.

 Julho

03 - ARRAIÁ DE TODOS 2007 - A Cidade de Santa Cruz está em festa.
O evento realizado pela Prefeitura Municipal com o apoio do Ministério do Turismo está cada vez maior, mais organizado e muito mais bonito.
As quadrilhas que participarão do XII Festival de Quadrilhas do Trairi fazerm a abertura do Arraiá de Todos, com um cortejo pela cidade.
 

04 - CORTEJO JUNINO - As quadrilhas da categoria tradicional que concorrem a uma das 05 vagas para a final do Festival de Quadrilhas da Região do Trairi percorrem as principais ruas de Santa Cruz.

05 - QUADRILHAS TRADICIONAIS - XII Festival de Quadrilhas da Região do Trairi.

07 - SHOWS NA VILA DE TODOS - A Vila de Todos foi o local escolhido para as apresentãções musicais do XII Festival de Quadrilhas da Região do Trairi.
O público que já se fez presente na fase de competição das quadrilhas, compareceu em peso mais uma vez. 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Santa Cruz.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (84) 3291-2943 - Fax: (84) 3291-3167

Serviço de Informação ao Turista: Esportes, Lazer e Turismo - Fone: (84) 3291-2943

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

          www.wikipédia.com.br

          www.icone.inf.br

          www.guianet.com.br

          www.cnm.org.br

 

Comentários de Santa Cruz

estive nesta cidade por duas vezês, e amei, tem como ponto forte o povo que são super hpitaleiros. a cidade e linda. parabens santa cruz
Por: fabio feliciano

é uma cidade belissima, fica no sertão potiguar, de dia é calor e de noite é frio a mesma intensidade, é a maior produtora de frangos do estado, tem a maior estatua catolica do mundo(maior inclusive do que o cristo redentor no Rio de Janeiro.
Por: Cleiton Guedes

Santa Cruz é uma cidade linda, organizada e vocês Santacruzense, estão todos de parabéns por morarem numa cidade maravilhosa.
Por: Jorge Luiz da Silva

SANTA CRUZ CIDADE DE PESSOAS RELIGIOSAS,LUGAR BOM DE SE VIVER
Por: MAYARA PETRICIA

Adoramos santa cruz., aquela feira no sabado é maravilhosa, muita carne de bode. minha mãe e potiguar e mora em são paulo ela é sobrinha da familia do Sr. Hercilio Oliveira, moradores de Sta. Cruz, Parabens.
Por: luiz joaquim rodrigues

conheço santa cruz é uma cidade muito bonita,belas praças,ruas pavimentadas,quanse toda cidade tem janeamento basico,bem arborizada,linda cidade.
Por: moises fernandes da costa

santa cruz e tudo de bom .hoje resido em sp .mais nasci nessa cidade q adro,vi fotos dai passou um filme na minha cabeça bjos a todos dai.
Por: vitoria silva

JÁ VISITEI S. CRUZ POR DUAS VEZES E ADOREI ,TENHO RAIZ AI POIS MEU BISAVÔ PERTENCIA A FAMILIA MATIAS >
Por: Jos.e da Costa Firmo

eu aqui em santa cruz ,o que temos d mais belo é o alto de santa rita ,que esta sendo concluido no meis breve possivel ,se vc não conhece venha conhecer a estátua mais alta da américa é muito linda .bjsssssssssssssssssss............
Por: maria de fatimacavalcante

Boa noite estou passando para deixar um forte abraço para os meus conterrâneos! E dizer que a cidade continua linda.
Por: Edneuza Andrade Vieira

santa cruz é uma das cidades mais organizada... além de um grande monumento com a estatua de santa rita de cassia... parabens pra todos q faz santa cruz.
Por: ana paula de medeiros cardoso

Que maravilha a estatua de Santa Rita vai ficar. Gostei muito é um grande monumento, como católica amei. É uma grande lembrança de nossa Santa, estive uns anos atraz com uma neta na UTI, pedimos por mariana, ela naquele ano tivemos nossa querida neta sã e salva. Te agradeço minha linda SANTA RITA
Por: maria do carmo

gostaria muito de cohecer essa cidade,pois meu pai tem familiares aí e fiquei encantada com a estátua de ST Rita.
Por: Maria Luzia

Estive em santa cruz em janeiro de 2009. Realmente me encanto com a beleza do meu sertão. Minha família é de Currais Novos e uma irmã reside em Santa Cruz. Tenho saudades desta terra maravilhosa. Atualmente resido no estado de SP. Parabéns Santa Cruz pela bela estátua de sua padroeira.
Por: José Raimundo de Oliveira

Sou santacruzense, moro hoje em Palmares-PE e é com muita saudade dessa terra que vivo por aqui. Breve irei visitá-la! Sou santacruzense com muito orgulho!
Por: Tadeu Antonio B Batista

santa cruz cidade linda, nao perdida nuito querida no meu coracao estas senpre abençoada con acruz que carrega seu nome pois tens lugares maravilhosos linda cidade estais nocantinho do, meu coracao beijo saudades gostosa. mil beijoooos.
Por: Lucineide Trajano

cidade Linda..... adorooooooo......forte abraço..... Lazaro... SP
Por: Lazaro

olha gostei muita das fotos breve estarei chegando ai com mue amigo jarlanio de japi pra nois da umas impinada nas moto ai!
Por: junior zeta

Santa Cruz é uma maravilha, cada dia fica melhor. Peço aos meus conterrâneos que fiquem de olho nos governantes para continuar melhorando. Beijo no coração de todos!!!!!
Por: Joao P Chagas

sou natalense, mas sou santa cruzense de coraçao. amo muito essa cidade agradável. um abraço pra minha tia que mora no conjunto.
Por: ricardo campelo de lima

santa cruz tem tudo de bom só perde quem nao vai la visita
Por: andeerson galdino

Santa Cruz terras mil lugar lindo do meu Brasil sou Santa Cruz saudades sinto de ti terra minha mais logo vou te visitar,quando chego da vontade de ficar,esse é o meu lugar logo ai irei morar,amo a ti minha cidade e esse amor é de verdade,abraço Santa Cruz terra de divina luz.
Por: Francisco de Assis

Nasci e morei em Santa Cruz até meus 19 anos,amo esta cidade maravilhosa.Sou devota de Santa Rita de cássia e estou muito feliz em saber que vai fazer parte de roteiro turístico religoso.Abraço para meu povo.Rani-Natal
Por: Ranicleide Bernardo de Arrruda

santa cruz depois da inauguração da santa Rita nunca mais será a mesma ? vai ser o maior ponto turístico do trai ri.
Por: Edivaldo cicero da silva

eu fui ai faz muito tempo é gostei muito,por isso etou vontando ai no final do anocom toda a minha familia e pretendo morar ai em santa cruz.moro em são paulo mas minha mãe mora ai.
Por: valeria lucia

Adoro Santa Cruz, sempre que posso volto lá. Em 2011, preciso rever as novidades se deus quiser estarei aí Abraço SC
Por: João Chagas

nasçi e me criei nessa marilhosa cidade,hoje tenho orgulho de morar em santa cruz. o alto de santa rita é a prioridade turistica de santa cruz,mais temos outros pontos interessante aqui em santa cruz,como a feira livre que é a maior do r.n
Por: célia lima

Ainda não tive a oportunidade de conhecer a cidade de Santa Cruz, embora já tenha ouvido falar sobre a mesma, e, agora com a inauguração da imagem de Santa Rita de Cássia, estou planejando uma visita à cidade para comprovar de perto o que realmente falam. Espero que em breve possa realizar essa viagem.
Por: Antonio Alves

Santa Cruz hoje é cidade santuário,venha visitar a maior estatua catolica da america latina é simplesmente linda.
Por: Bernadete Silva

olha! quem nunca visito precisa conhecer essa maravilha chamada santa cruz!
Por: cesar pontes

E por inumeráveis vezes, acredito ser este o meu lugar! Cidade pequena... Aos poucos elevando-se!
Por: Katy

Simplesmente, encantada pelo cuidadoso requinte, conforto e acessibilidade localizacional desta pousada. De fato, a melhor opção para aproveitar tranquilamente as tão sonhadas férias, na linda Cidade de Santa Cruz!
Por: katy

Infelismente não conheço Santa Crua RN mas devo ir conhece-la em breve ou seja no começo de janeiro de2011 e por isso estou tentando ver pousada que se adquade ao meu bolço,Espero repostas? Um grande abraço
Por: Severino Romero

Quero saudar a todos meus irmaos santacruzenses amo esta cidade que me acolheu nos anos de 1960 a 1968 ai no sitio Jacaracica a minha familia porfirio dantas moravan todos ai eu nasci em Sitio Novo mais passei grande parte da infancia ai tenho uma lembrança de algo que marcou de 67 para 68 houve uma crise muito forte e nós fomos a uma reuniao de frente de trabalho ai do lado do mercado municipal e houve uma evazao nun armazen de rapadura de um paraibano e no tumulto um cara jogou uma de rapadura no meio da av uma rapadura bateu na cabeça do meu irmao Antonio e caiu desfalecido veio acordar no hospital depois de quase uma hora cortou profundo acabeça dele mais tambem tenho lembranças boas festas de st Rita a usina de Loureço onde trabalhei e muito mais e agradeço a o portal de férias pela oportunidade de falar de Santa Cruz rn obrigado
Por: Francisco Canindé de Lima / canindé

é muito legal,gostari muito de passa férias ai bjs xau xau
Por: dayanne moura

ESPERO QUE VCS LEIAM MINHA MENSAGEM,SOU DE SANTA-CRUZ MAS HJ MORO EM PIRIPIRI-PI MAS SINTO MUITA SAUDADE AQUI MORO COM MEUS PAIS E IRMÃOS,TENHO 23 ANOS E ESTIVE AÍ O ANO PASSADO EM FEVEREIRO E NÃO VEJO A HORA DE VOLTAR A RN...AMO DEMAISSSSSS ESSE ESTADO.
Por: Fernanda

TENHO PARENTES AÍ E EM NATAL TBÉM MAS O QUE EU QUERIA MESMO ERA VOLTAR A MORAR AÍ...SINTO MUITA FALTA!SAUDADE DEMAISSSSSS.
Por: Fernanda

ola! sou santacruzense morei ai até os vinte e dois anos,e adoro essa cidade maravilhosa.e muito embreve voutarei a mora ai.um grande abrço atodos dai
Por: manoel antonio

Cidade maravilhosa cheia de cantos mil! Cidade que tanto amo quero viver eternamente! Estou longe mais te amo muito santa cruz! BEIJOS para todos aqueles vivem em santa cruz! luelson
Por: Luelson

EU AMO SANTA CRUZ MAIS SO DE OUTRA CIDADE SOU DE GOIAIS
Por: VINICIUS

ja visite cidade santa cruz e e paraiso a cidade monito bonita minha viagem para 2012 eu maceio alagoas
Por: irivaljacintosoares

Eu,nasci nesta ciade mara- vilhosa sai dela aos 3 anos de idade.Hoje estou homem feito, moro em são paulo,po- rem penso em passar férias e conhecer melhor tudo isso.
Por: juarez

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Cruz
Fundação:
1876
Altitude:
236m
População:
30.119 habitantes
Área:
594,7km²
Densidade Demográfica:
50,65hab/km²
CEP:
59200-000

Envie seu comentário sobre Santa Cruz

banner