Patu

Patu-RN
banner

Bem-vindo a Patu!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Patu, informações atualizadas sobre a cidade Patu, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Patu.

A cidade de Patu, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 248m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.633 habitantes. A área total de Patu é de 303,5km², e sua densidade demográfica é de 35,03hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Patu-RN é 59770-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Patu

Roteiros do Brasil

Região Pólo Serrano

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento teve início em 1718, com a concessão de uma sesmaria ao padre Francisco Pinto de Araújo, na Serra do Patu. Mais tarde, em 1742, o Capitão Leandro Saraiva de Moura destacava-se como proprietário de Patu de Fora, e, posteriormente, do Sítio Boqueirão  no ano de 1755. A primeira residência da localidade foi construída pelo Sr. Raimundo Basílio.
O principal destaque no início da criação de Patu foi o Coronel Antônio de Lima Abreu Perreira, Comandante do Regimento de Ordenanças da Ribeira do Apodi, na Serra do Patu, que no ano de 1758, fez doação de terras para a construção da Capela de Nossa Senhora dos Impossíveis, erguida na majestosa serra  que ficou conhecida como a Serra do Lima.
No dia 25 de Setembro de 1890, através da Lei nº 53, Patu desmembrou-se de Martins, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Significado do Nome

Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, Patu em língua tupi quer dizer terra alta, chapada, planalto, chapada sonora, serra do estrondo.

Aniversário da Cidade

25 de Setembro

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima 

Tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o Outono.

Temperatura Média

28,1° C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Umarizal

Limites

Norte –   Caraúbas
Sul –      Estado da Paraíba
Leste –   Messias Targino e Janduís
Oeste –  Rafael Godeiro, Almino Afonso e Olho d’Água do Borges

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

314 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

Vôo livre

Patu atualmente é considerada como um dos melhores lugares do mundo para a prática do Vôo livre de Asa Delta, em particular a categoria Parapente (Paraglider). Dentre recordes atuais, em Patu foram conquistados os de distância solo declarada, duplo declarado e duplo livre.

hspace=0 EVENTOS

 

 Setembro
  
15 - Festa de Nossa Senhora das Dores  
 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Patu.

 

hspace=0 

hspace=0 (84) 3361-2211

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

          www.wikipedia.org

          www.flickr.com.br

          www.panoramio.com

Comentários de Patu

patu e a melhor cidade do aoto oeste eu sou filho da familia leite bejos patu
Por: frncisco walmir de lima leite

Eu moro em Joao Pessoa PB, no mês de julho viajei de férias para o interior onde na viaje conheci uma pessoa especial de Patú. Fui ai e adorei a cidade se der no aniversário da cidade quero estar ai novamente. BEIJSSS!!!
Por: ILDEBAN

demais ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Por: Arthur F.

Nasci, e moro nesta cidade, conheço ela de ponta a ponta e falo com responsabilidade e respeito que tenho. Patú hoje é uma das melhores cidade do Rio Grande do Norte, você pode visitar o Santuário do Lima que é uma maravilha, tem a serra que de encantar qualquer vitante, tem o cruzeiro que fica localizado logo em cima da linda serra, e futuramente terá um mirante com ampla visão que fica também em cima da serra próximo ao Santuário. Poís; é, você está esperando o que, venha visitar esta cidade, você vai adorar.
Por: Francisco Everton Gomes

conheço patú é a cidade de boa parte da minha família a família rodrigues
Por: romario ferreira

Patu é uma cidade muito bonita, com serras belíssimas e de pessoas maravilhosas...
Por: ana luzélia de andrade melo souza

NÂO CONHEÇO PATU MAS GOSTARIA MUITO DE CONHECER
Por: OTACILIO VICENTE

Nasci e crescir nessa cidade, mas infelizmente nao moro ai, atualmente moro na cidade de Major Sales, mas sempre que posso estou aí e é claro que não deixo jamais de visitar o Santuário do Lima. Valeu.
Por: William Felix de Andrade

Nasci e cresci nesse pé de serra ouvindo os cantos dos pássaros a cada amanhecer, razão pela qual adoro minha cidade, de vez em quando vou ai, atualmente resido em Major Sales/RN.
Por: Sargento William Felix de Andrade

Parabéns, a todos os Patuenses....Tive o imenso prazer de ter estado nesta belissíma cidade e tão acolhedora que se chama Patu.E, ainda mais estando acompanhada de um lindo e belíssimo e charmoso Patuense, conhecí os pontos turisticos o qual me emocionei bastante com as belezas q existem na Serrinha Abençoada. Um enorme xero no coração de cada um dos Patuenses, e que N. senhora ilumine à todos.
Por: Waléria Dantas

sou de patu hoje morro em guajará-mirim-RO,mais minha paixão é patu um lugar lindo emuito bom de se morra amo minha cidade natal.
Por: jussara alexandre

eu conheço patu muito bem afinal eu nasci ai na fazenda do sr joão pereira no cajueiro e sei que ai tem muitas coisas boas pra ser visitada , so o que eu estranho é nunca ter visto uma homenagem ao sr joão pereira afinal nas decadas de 60/70 ele foi uma das pessoas mais ilustre deste municipio como prefeito e ajudou muito aos pobres dai
Por: maria jose dos santos

Eu sou filha de Patu com muito orgulho, amo esta cidade.
Por: vronica andrade felipe

e uma cidade super agradavel população recepitiva e um lugar inesquecivel eo sitio de vicente benigno moura ou sitio bela vista que e o patriaarca da familia moura ai nesta cidade nao deixem de conhecer essa cidade que pela manha mais parece uma cidade do sul do pais pois faz aquele friozinho gostoso.
Por: wennyo benigno mopura araujo

Amo essa cidade pois, alem dos lugares lindissímos que só ela possue o povo e muito acolhedor, aconselho a todos que se puderem vão conhecer essa cidade que fica no interior do rio grande do norte.
Por: Raimundo Nonato Perira de moura

cidade linda,marvilhosa...terra ki tamto amo,sou patuençe com mui amor;-]...
Por: flhinha

Sou filho desta maravilhosa cidade e gostaria de receber contantemente notícias da minha cidade
Por: Airton Dantas Nogueira

patu e a cidade que eu nasci nao a hora de me aposentar para voltar na minha querida cidade que tanto amo,pois tenho irma e sobrinhos tios e muitos primos
Por: humberto cesar

sou filho de patu mais o que eu não perco é a festa da padroeira aproveito e visito uma das maravilha do mundo que é o santuario do lima.
Por: olegario filho

e uma cidade maravilhosa,estou com saudades de todos.beijos
Por: vanuza.

eh patu e um cidade muito boa pra conhecer os pontos turisticos pq e muito boa ...e a serra do lima e umas delas....e todo ano eu vou ...e agalera de riachão tambem...
Por: ezequiel

cidade linda que nasci e que visito a seis anos mas ñ esqueço abranço a todo patuences.
Por: maria dos impossiveis

nascir em patu vim para sao paulo muito cedo mais ja mais deixei de visitar estar linda cidade,pois ainda tem muitos parentes,irmaos,sobrinho,tios e tias e primos nem seis quantos tem ate 2010 patu
Por: humberto cesar

Sou cearense, tenho um filho que trabalha e mora em Patu, sempre que posso vou Patu visita-lo, vocês patuenses nos recebem muito bem. Obrigado por receberem meu filho e agora minha nora de braços abertos. Felicidades a Patu.
Por: jose dasio de oliveira colares

sou filha de patu amo minha cidade eu cnheço de perto as maravilhas venha você tambem conhecer
Por: nice

Conheço Patu. E a terra mais lida que alguém pode conhecer,dona de uma natureza preservada.Amo essa terra.
Por: novanes oliveira

cidade maravilhosa para quem quer descansar.Com vista maravilhosa e a gastronomia é sem igual . I love you Patu.
Por: beth andrade

essa cidade tem tudo de bom,um povo hospitaleiro gentil, fica proximo do lima que tem a proteção de nossa senhora dos impossiveis, o qual a festa se realiza 21/11 e a comemoraçao de ano novo, que se torna outra festa, em fim conheço esta cidade e é muito gostoso essa região.
Por: manoel ferreira sobrinho

oi eu amo patu,adoro qndo eu ia passar as ferias ai bjssssss
Por: clenia

ah...patú, quanta saudade um lugar lindo subir a serra do lima aos domingos, comer aquela tapioca de coco acordar e olhar para essa serra linda do lima com certeza essa cidade é maravilhosa em patú até o quartel e bonito gostou dessa bjos...
Por: gildasio bezerra

Nasci em Mossoró, fui criado em Patu, vim para Brasília-DF, aos 17 anos, sou filho de Neto Inácio, Irmão de Chico Inácio, que mora desde então. pretendo visitar Patu em breve. Um grande abraço aos Patuenses e muitas prosperidades.
Por: CÉSAR SOBRINHO

sou de patu e sinto muitas saudades dai.obrigada por essas fotos maravilhosas.um forte abraço.
Por: joelma maria de souza oliveira

amo essa cidade maravilhosa.estou perto de ir ai visitar-la.moro na bahia.mas não á esqueço.
Por: joelma maria de souza oliveira

estive em Patualguns anos atras para visitar meu tio PELIPE MOURA. Sou do Rio; achei um charme; simples mas delicada; Beijos
Por: margareth de meireles moura

conheço patu sim,sou de almino afonso mas, adoro patu.Gosto da serra do lima,da igreja do lima e passear pelas ruas dessa maravilhosa cidade moro em brasilia a 30 anos mas, tem ano que chego a visitar minha cidade almino afonso e patu duas vezes ao ano,precisamente nos meses de fevereiro e setembro.
Por: lenilson alves da silva

Sou filho de Patu e fiz meu filho ai nas ferias de 2007 não tem lugar melhor para fazer filho na rede do que Patu.Se Deus permite voutarei em janeiro de 2011 fazer o irmão de Rian.
Por: Mary e junior filho de bibi Salvador-Ba

Meu pai, JOSE LEITE, nasceu em Patu, meus avós moravam lá, eu não conheço,mas meu pai falava muito de sua cidade, tenho muita vontade de conhecer meus ancestrais q ainda estão por lá.
Por: izaura leite

conheço muito patu e uma cidade linda,tenho muito orgulho de conhecido essa cidade.parabens quem mora nesse paraiso.
Por: carlos morais da silva

sei que em patú tem muita coizas lindas e maravilhosade se ver , gostei muito das fotos, parabems ;so faltou as fotos do quartel de poilicia que tanbem é muito bonito.
Por: walte paiva

sim eu com ésso patu é eu moro a qui é muito linda a minha sim dade vem com ésse O simtio de morada nova é lindo la é aonde eu moro baista você com ésse patu élinda a sim dade de patu em por de vir
Por: ana aparecida batista de moura

tou com saudades de putu eu moro em sp a 13 anos.
Por: lindeberg freitas

patu ainda tem muita coisas bonita para ser postada alem a rea urbana tem as areas rurais de patu como as fazendas da região que são muito bonitas como o cajueiro , luciana tuiu etc tem muita coisa ainda a ser mostrada, se deus quiser irei de ferias no final de 2011 rever minha querida cidade .
Por: maria jose

Estou indo amanhã p/ Patú, por isso, estou vendo as fotos agora na internet. É muito bonito esse lugar! Até lá!
Por: JACIRO CABOCLO DA SILVA

Meu sonho é conhecer acidade natal dos meus pais.Mas mesmo sem conhecer já tô achando linda Bjs.
Por: adriana

O Santuario de Nossa senhoa dos Impossiveis e toda a minha infancia.
Por: nelbe lopes

esta maravilhosa cidade e um estado de. nao de amor mas de espirito.
Por: JULIO CESAR TAVARES DANTAS CALDAS

moro no rio,20 anos,mas nunca esqueço minha linda patu,tenho familia ainda ai,fui em agosto,pois perdi meu velho pai ,que me deixou muitas saudades.ele era meu heroi,nao inporta o que os outros pensem dele, mas ele pramim foi nota 10,para quem conheceu,foi,meu heroi,Abilio,que Deus guarde ao seu lado,e para todos os meus conterranos,eu deixo um forte abraço,e em breve irei novamente,se Deus permitir. ass.... rejane.
Por: rejane m f silva

Sou de patu,moro no rio ha vinte anos,mas morro de vontade de voltar,cidade maravilhosa ,ainda falta muito para melhorar,e so depende dos governantes.principalmente cultura,lazer,e peço a Deus que os governantes,olhe mais pelas crianças,patuenses,elas serao,os eleitores no futuro,com tantos problemas ainda,mas e um bom lugar para viver.bjos!!!!!! para todos ass.rejane
Por: rejane

Eu nasci em patu moro no rio,mas sinto muita saudade da minha terra onde cresci,beijao,para todos patuenses.amo de paixao estive la em agosto.
Por: rejane

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Patu
Fundação:
1890
Altitude:
248m
População:
10.633 habitantes
Área:
303,5km²
Densidade Demográfica:
35,03hab/km²
CEP:
59770-000

Envie seu comentário sobre Patu