Nova Cruz

Nova Cruz-RN
banner

Bem-vindo a Nova Cruz!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Nova Cruz, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Nova Cruz. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Nova Cruz para programar a sua viagem.

Informações de Nova Cruz

Roteiros do Brasil

Região Pólo Agreste/Trairi

A Rainha do Agreste Portiguar 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Era início do século XVII quando surgiu um núcleo populacional às margens do rio Curimataú, resultado da instalação de uma hospedaria pertencente aos primeiros moradores que ali chegaram.
A hospedaria destinava-se ao descanso dos boiadeiros, vindos da Paraíba e de Pernambuco, quando passavam pela região com seus rebanhos. O crescimento da povoação foi aumentando quando muitos boiadeiros que por ali passavam, fixaram  moradia.
No início o povoado foi chamado de Urtigal, segundo historiadores, pela quantidade de urtigas existentes no local e no dia 15 de Março de 1852, pela Lei Provincial n° 245, foi criado o município de Nova Cruz que só em 3 de Dezembro de 1919, recebeu foros de cidade.

Significado do Nome

Logo depois seu nome foi mudado para Anta Esfolada, em virtude de alguns fatos ocorridos na localidade, e contados pelo historiador Manoel Dantas, que diz: “existia no território uma anta com espírito maligno. Em determinado dia um astuto caçador conseguiu prender o animal numa armadilha. Na ânsia de tirar o feitiço da anta, o caçador partiu para esfolar o animal vivo. Mas logo no primeiro talho a anta conseguiu escapar, deixando para trás sua pele e penetrando mata adentro”. Tornando-se o terror daquelas paragens e sem que o povoado conhecesse outra denominação, continuava sendo chamado de Anta Esfolada, até que um missionário conhecedor de artes diabólicas e do exorcismo, percebendo que o demônio fazia mal àquela terra, através do corpo da anta, adquiriu galhos de inharé vindos de Santa Cruz, fez uma cruz e fincou no ponto mais alto da vereda por onde o animal costumava passar.
O animal não mais apareceu e o povoado foi denominado definitivamente de Nova Cruz,

Aniversário da Cidade

15 de Março.

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o Outono.

Temperatura Média

27,0 °C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Agreste Potiguar

Limites

Norte – Santo Antônio e Várzea
Sul    – Estado da Paraíba
Leste – Montanhas, Pedro Velho e Várzea
Oeste – Lagoa d’Anta e Passa e Fica

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

93 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Nova Cruz.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (84) 3281-5800 - Fax: (84) 3281-5802

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

          www.municipionline.com.br

          www.novacruzrn.com.br

Comentários de Nova Cruz

A administração de Cid foi boa sim, isso nao podemos negar,pois ele enfeitou a cidade,criou postos de saúde entre outros.Muito obrigado Cid.Mais, agora que FLÁVIO ganhou, nós podemos ter a certeza de um futuro promissor,um futuro melhor pela frente.Uma pessoa competente e de garra pra colocar Nova Cruz no topo do desenvolvimento...Por isso eu quero agradecer a todos que votaram neste lutador - FLÁVIO AZEVEDO - e o meus parabens pra Nova Cruz.Obrigada por sua atenção!!
Por: kerbia

Nasci vizinho a Nova Cruz Lagoa de Montanhas,porem estou há muitos anos noRJ.Conheci Nova Cruz no passado.Amo o meu nordeste.Já temos sala de bate papo aí? Seria bom,para dialogarmos.Tem de melhor tudo de bom.Abraços
Por: heronides pinheiro

atualmente moro no rio mais meu pensamento e sempre em nova cruz sou nascido em nova cruz.. assim que eu tiro ferias vou visitar meus familiares que mora em nova cruz adoro ver as fotoa de nova cruz . nova cruz elinda sempre linda ... atenciosamente antonio costa do rio de janeiro ;;; abraço fiquem com deus ....
Por: antonio costa

Sou Paulistana mas meu marido é de Nova Cruz. Já tive o imenso prazer de conhecer Nova Cruz, e tanto gostei que já fui lá seis vezes e já estou de viagem marcada para ir mais uma vez no próximo dia 02/01/2009... Vou começar o ano muito bem, com certeza. Além de ser uma cidade linda, as pessoas que vivem nela, são bastantes receptivas o que deixa a gente se sentir melhor ainda.
Por: Lilian

porque nao coloca fotos da rua 18 de abril? poderia colocar.
Por: nilsinho

oi eu acho que esa cidade e linda de mais ! adoro passa as férias ai estou com muitas saudades de nova cruz beijos de uma pessoa que nasceu ai
Por: maria de fatima justino de souza

ola portal de ferias primeiro quero agradecer pelo o retorno do meus comentarios sobre Nova Cruz,,, agora em Janeiro viajei p/ nova cruz e fiquei surpreso com abeleza que encontrei nova cruz.. ruas todas calçada cidade crecendo cada vez mais lindas isso me deixa cada vez com saldade de minha cidade. e familias que mora ai ... fiquei de 13de janeiro a 10 de fevereiro ai na casa do meu pai a saudade e grande aqui no rio de janeiro um forte abraço...
Por: antonio costa

VIVI MINHA ADOLECENCIA NESTA LINDA CIDADE ONDE TENHO FILHOS,TENHOS MUITOS AMIGOS, SINTO SAUDADES DA TERRINHA
Por: ABMORAIS

olha, o que eu mais gostei ai foi o pessoal acolhedor que tem nessa localidade, em breve estarei ai para morar porque eu gostei muito no entanto eu moro no rio de janeiro eu fui a nova cruz e me apaixonei essa e a minha hitoria ai ok, bay até breve.
Por: jonas pessoa gomes

ADORO!!!!!!!!! ESSA CIDADE MARAVILHOSA ESTOU AQUI NO RIO TRES ANOS ESTOU LOUCA DE SAUDADE NASCI E FUI CRIADA AI ESPERO VOLTAR LOGO!!!!!!!!
Por: RAFAELA DANTAS

Visitei, adorei a cidade princesinha do nordeste. vale a pena conhecer !!!
Por: Erinaldo da Silva

noro em santos são paulo mais minha familia e de primeira lagoa 2010 eu vou passea nesta grande cidade maravilosa
Por: reinaldo ribeiro duarte

nova cruz é uma cidade muito boa tem lugares legal todu ano visito
Por: Adriano de lima Marques

eu amo essa cidade mesmo nâo morando mais ai a 12 anos ti amo muito nova cruz
Por: liliane

já morei nesta cidade, não me lembro bem como é que era tinha 8 anos me lembro das festas juninas e do carnaval que tinha na minha epoca tinha uns caras fatasiados de mascaras e um tal leão urso , que me dava um grande ataque de susto , sinto vontade de visitar esta cidade e tentar rever meus amigos abraço.(nil.sp)
Por: nilson gomes

Eu nasci em um municipio de Nova Cruz, capim açú... quando vi as fotos me reportei a um tempo que não volta mais...me deu uma enorme saudade de tudo que lá vivi...como pode!!!!quando vivemos longe e revivemos a nossa historia da uma saudade muito grande..por um acaso neste momento estou em Moçambique na Africa....logo estarei indo pra Angola, onde moro a dois anos....mais gostaria de rever a pequena e saudosa Nova Cruz....um beijão para todos dai. Amélia Martins
Por: Maria Amélia

sou narcido nessa cidade maravilhosa que e nova cruz no momento estou no rio de janeiro mas nao vejo a hora de voutar to trabalhando muito pra ve se arrumo um dinheirinho e vouto pra minha nova cruz um grande abraço pra todos
Por: jose jacinto da silv

Adoro Nova Cruz moro no rio e em Nova cruz so tenho minha vó mas se existe no mundo um lugar onde eu adoraria cria meus filhos esse lugar e Nova cruz!!!
Por: ANA PAULA DA SILVA DE OLIVEIRA

Nova Cruz é uma cidade muito boa eu nasci lá minha familia todinha mora ai em Nova Cruz perto do mercadão nesse fim de ano eu estari voando para ai meu nome é juliane de oliveira laurentino e tenho 16 anos
Por: juliane

bom dia, claro que a conheço, já residi nesta simpática cidade na década de oitenta, mas sempre que posso vou até lá matar a saudade dos costumes e dos amigos. Em Nova Cruz existe a maior feira da região agreste do estado, fica localizada no alto de São Sebastião, também a casa do forró, um espaço musical em vários estilos, a vaquejada ( rodeio ) é uma das atrações constantes nesta cidade, além de localizar-se próximo ao litoral sul, onde fica as famosas praias de pipa, baía formosa e barra de Cunhaú. A cidade tem algo em torno de quarenta mil habitantes.
Por: Edmilson fonseca da silva

nova cruz é a rainha do agreste amo ela por isso moro nela ñ gosto de viajar para outros lugares.
Por: bernardo

Nasci no municipio desta cidade,(lagoa dos curais) adorava minha cidade, sai estou em São Paulo, faz 26 anos, voltei no ano passado a cidade esta uma maravilha, cresceu bastante, esta tudo mudado, ruas asfaltadas, esta uma cidade moderna, parabens para os q governou e modernizou essa cidade maravilhosa que e nova cruz, hoje, parabens..
Por: jose francisco

Nasci em Nova Crus,mais sai dai a muito tempo tenho saudades, mais voltarei ai um dia se Deus assim me permiti
Por: jose luiz filho

a cidade de nova cruz e a cidade q eu adoro e amo de coração.te amo nova cruz.
Por: luiz julio

ola eu sou renildo moro em nova cruz gostei das ta muito linda
Por: Renildo Maia da Silva

moro em nova cruz cidade abençoada por deus,de um povo umilde,pacato e trabalhador,que batalha por seus ideias,que lutam por seus direitos e deveres.cidade á qual foi dada merecidamente,carinhosamente o simgelo nome de princessa do agreste,cidade polo da região agreste do meu amado rn.hoje vejo a minha cidade com outros olhos,por culpa de alguns politicos que não tem compromisso com á minha querida nova cruz e muito menos com o povo que nela vive,espero que na proxima eleição o povo possa escolher pessoas que tenham compromisso,competencia e dignidade com a minha querida nova cruz,não sou politico apenas um simples morador preocupado com o futuro de nova cruz,pois quero que os meus filhos venham um dia se orgulhar e dizer eu sou morador de nova cruz,a pricessa do agreste.que Deus possa abençoar á cada um,venham conhecer a minha cativante e maravilhossa nova cruz,abraços fiquem com Deus.
Por: ary

cidade maravilhosa onde vivie boa parte da minha adolecencia sinto muita saudade de tudo e de todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: elizete henrique

OLA , SOU DE NOVA CRUZ MORO NO RIO DE JANEIRO A 27 ANOS. MAIS MINHA CIDADE QUERIDA E NOVA CRUZ . E CADA VEZ MAIS FICANDO LINDA . QUEM TIVER A OPORTUNIDADE DE CONHCER. VA E VAI GOSTR DA VISITA;; UM ABRAÇOP/ OS NOVA CRUZ SENSE..
Por: ANTONIO COSTA

nasci,fiquei adulta nessa cidade maravilhosa,ate hoje tenho irmaos ai na ciddde,meus parabens,coloca mais foto da cidade por favor,obrigado.
Por: veronica

Já tive o prazer de visitar Nova Cruz por tres vezes, adorei, na primeira visita em1988 acabei ficando por um ano a segunda em 1993 passei um mes na terceira em2008 só sete dias, mas o que mais me chamou a atencao foi a seguranca, onde vc anda tem policiamento sem contar a beleza que cada vez que vou ai a cidade está mais bonita. Matei a saudade dos meu amigos da Escola Rosa Pignataro.
Por: Henrique Pessoa

eu, sou nascido nesta cidade, e estava a 34 anos sem aparecer, mas o ano passado eu tive o prazer de regressa rever meus tios e primos que moram, ai nesta cidade, da minha infância, estou me programando para retorna: abs...
Por: reginaldo bezerra cavalcante

eu, sou nascido nesta cidade, e estava a 34 anos sem aparecer, mas o ano passado eu tive o prazer de regressa rever meus tios e primos que moram, ai nesta cidade, da minha infância, estou me programando para retorna: abs...
Por: reginaldo bezerra cavalcante

Nova cruz é uma cidade calma e tranquila eu sou de recife e minha mulher é de nova cruz
Por: leonardo santos inacio

bom nao sabeia q aminha cidade querida ta tao linda ja faiz mais d oito anos q nao voitei a mina terra natal faleuuuuuunovacreuz linda d mais
Por: valmir

olá nova cruz,sou janaina de j.p.espero conhecer essa cidade tenho muitas amigas.quando conhecer passo para deixar outro recadinho.bjos.
Por: janaina elias

sempre que eu passo as ferias ai em nova cofesso que gostei do lugar parabens gregorio itambi rj
Por: antonio gregorio da silva

amo essa cidade,morei até meus quinze anos,mais recordo muitos momento maravilhosos que passei nesta bela cidade,não tive oportunidade de retorna pois moro em picui terra da carne de sol.gostária de rever as pessoas que fizeram parte da minha história.beijos para aqueles que amoooooooooo
Por: joanne cassia

essa e minha cidade do coração sinto muita falta da minha pacata cidade mas em breve voltarei.
Por: alexsandro bezerra da silva

Morei em Nova Cruz dos 5 aos 17 anos. De 1967 a 1978. Sou jornalista e radialista, moro em João Pessoa desde 1979. Vou visitar a bela cidade, em breve, com esposa e filhas. Sou filho de ferroviário e a antiga estação, hoje casa da cultura, me remete à infância. meu trabalhava na estação e nós brincávamos no sobrado, nos fins de semana.
Por: josélio carneiro de araújo

Sim eu conheço nova cruz, já morei em nova cruz. parte de minha juventude passei em nova cruz, hoje moro no rio de janeiro mas tenho vontade de visita-la de novo.
Por: nilton

amo essa cidade de NOVA CRUZ crescie nessa maravilhosa cidade residie dos meus 5 anos até 16 anos,mais amo de coração.estou morando atualmente na cidade da carne de sol,PICUI,na paraiba.beijos fica com DEUS
Por: joanne

amo essa cidade de NOVA CRUZ crescie nessa maravilhosa cidade residie dos meus 5 anos até 16 anos,mais amo de coração.estou morando atualmente na cidade da carne de sol,PICUI,na paraiba.beijos fica com DEUS
Por: joanne

sou carioca e vivo no rio de janeiro. morei em nova cruz, quando criança, estive aí da última vez há 15 anos. essa cidade é muito especial, além da beleza, a população é muito receptiva.
Por: renata bezerra da silva

Naci em lagoa dos currais e morei em nova cruz por 10anos moro em Saõ paulo a 32 anos mas nunca esqueci das minhas origem nem da minha querida cidade nova cruz. sobre a cidade? sempre que eu viajo para nova cruz eu a encontro cada ano mais bonita para bens aos governantes. tiamo nova cruz
Por: carlos de abraao

o cidade boa meu deus quanta saudade dela otima vista para o rio curimatau .
Por: Adriano Serafim

ola eu sou da cidade, moro mo estados unidos. vou voltar a cidade logo . pra vasitar minha familia . fico feliz. de ver como a cidade esta indo bem . obrigado me manda mais noticias .
Por: HOSANA RIBEIRO

NovaCruz minha querida cidade,onde fui nascido e vivi minha infancia, atualmente moro no Rio de Janeiro.Oque tem de melhor nesta localidade sao as trdicionais festas de fim de ano e Sao Sebastiao, a maior feira livre do agreste potiguar e principalmente o povo receptivo e hospitaleiro desta linda cidade.
Por: Lindolfo deMelo Maciel

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nova Cruz

Envie seu comentário sobre Nova Cruz

banner