Nísia Floresta

Nísia Floresta-RN
banner

Bem-vindo a Nísia Floresta!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Nísia Floresta, informações atualizadas sobre a cidade Nísia Floresta, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Nísia Floresta.


Por um lado, a cidade é reconhecida por sua literatura. Por outro, estão as rendas e demais confecções únicas que caracterizam a região. As atividades realizadas na cidade de Nísia Floresta, tanto no passado como também no presente, ainda são motivos que atraem os turistas e visitantes de todo o país para lá.

A cidade de Nísia Floresta está localizada à apenas 40 quilômetros da capital do Rio Grande do Norte, Natal, e é extremamente rica em belezas e paisagens naturais, além de lagoas e praias que realmente são banhadas por águas cristalinas. Os patrimônios culturais também são destaques da região.

Uma curiosidade interessante é que a cidade era chamada de outra forma: Papary. Mas foi no ano de 1948 que o município ganhou o novo nome: Nísia Floresta, como uma verdadeira dedicação à educadora, poetisa e escritora Dionísia Gonçalves Pinto, que nasceu na cidade no ano de 1810.

Já no que diz respeito à “renda”, o segredo da cidade está relacionado ao fato de que, há alguns anos, exatamente 26 mulheres se reuniam em um pequeno povoado da cidade para a produção de um tipo diferenciado de renda, muito similar com o bordado e chamado de labirinto.

Um dos grandes pontos turísticos da cidade de Nísia Floresta certamente é a igreja de Nossa Senhora do Ó, que foi construída no ano de 1702 e segue o estilo barroco brasileiro como base. Fundada por famílias portuguesas, hoje a igreja é um dos maiores patrimônios histórico-culturais da cidade.

Outro diferencial da região vai para as suas praias e lagoas, todas extremamente paradisíacas e ideais tanto para se divertir, como também para descansar.

Com 26 diferentes lagoas espalhadas por seu território, as que mais se destacam são as lagoas de chuva de Arituba e Carcará, exatamente pela transparência de suas águas.

Além disso, as praias de Pirangi e Búzios são as que concentram grande parte dos turistas, principalmente para os que adoram agitar. Aos que preferem um ambiente mais calmo e repleto de paisagens naturais, o destaque vai para as praias de Tabatinga e Barra de Tabatinga, que contam com uma série de falésias aos arredores.

Informações de Nísia Floresta

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa das Dunas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros habitantes da região de Papary, conhecida desde os idos de 1600, foram os índios Tupis. O nome Papary vem da lagoa de pesca abundante existente no território, ao lado de várias outras.
Durante o domínio holandês nada de significativo aconteceu na povoação. O tempo passou e os holandeses foram embora. Já em 1703, com a presença portuguesa, o povoado de Papary tomava forma de arruado e a igreja de Nossa Senhora do Ó começava a ser erguida, concluída somente 52 anos depois. O progresso econômico da povoação foi impulsionado pela pesca farta nas várias lagoas das redondezas e terras de boa qualidade para o plantio de várias lavouras especialmente a de Papary, chamada Paraguaçu no século XVII.
Pela Lei número 242, de 18 de fevereiro de 1852, o povoado desmembrou-se de São José de Mipibu, tornando-se município com o nome de Vila Imperial de Papary e em 1 de fevereiro de 1890, passou a denominação de Vila de Papary. Em 1948, a comunidade de Papary em homenagem a sua filha mais ilustre, mudou  seu nome para Nísia Floresta. A homenageada nasceu em Papary, mais precisamente no Sítio Floresta, no ano de 1810.
Nísia Floresta começou sua vida literária em 1831, publicando em jornal de Pernambuco artigos defendendo o ideal republicano, igualdade política dos sexos e liberdade aos escravos. A escritora de Papary passou a ser admirada por muitos e questionada por outros.
Foi chamada ao mesmo tempo de extraordinária, de notável, de mestiça, de indecorosa e de monstro sagrado. Devido à saúde de sua filha, Nísia foi morar na Europa em 1849 e entre idas e vindas ao Brasil, 28 anos se passaram. Nísia Floresta Brasileira Augusta morreu no dia 24 de abril de 1885, na Normandia, vítima de pneumonia, e foi enterrada no cemitério de Bonsecours. No dia 12 de setembro de 1954 seus restos mortais chegaram a sua terra natal, Papary, e foram colocados no mausoléu construído em sua homenagem.

Significado do Nome

 

A escritora de Papary, Dionísia Gonçalves Pinto, decidiu usar um pseudônimo literário que veio a se tornar internacionalmente conhecido, Nísia Floresta Brasileira Augusta. Nísia representando a parte final do seu primeiro nome, Floresta é o sítio onde nasceu, Brasileira é uma referência nacionalista para quem teve de viver fora do país, e a palavra Augusta está diretamente ligada à lembrança de seu marido Manoel Augusto de Faria Rocha, pai de sua filha Lívia.

Aniversário da Cidade

18 de Fevereiro.

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima 

Tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono.

Temperatura Média

27,1 °C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Macaíba.

Limites

Norte –   Parnamirim
Sul –      Arês e Senador Georgino Avelino
Leste –  Oceano Atlântico
Oeste –  São José de Mipibu

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

35 Km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Nísia Floresta.

 

hspace=0 

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

Comentários de Nísia Floresta

nasci em nisia flor,vim com 2 anos de idade,tenho 54 numca mais voltei,mas ainda tenho a esperança de conhecer minha cidade natal .tenho fe em deus poi me falam que e muito linda,pois resido em santos sp
Por: amilon romualdo da silva

Estive em Nisia e fiquei encantada com o local, cidade de clima maravilhoso e as paissagens também. Fiquei curiosa para saber mais sobre esta pessoa e o que ela representa para a cidade. Pelo que li Nisia merece todo nosso respeito e admiracao. Gostaria de retornar com mais tempo para aproveitar mais as belezas desta cidade e do Rio Grande do Norte.
Por: Margarete Vezzaro

conheco essa cidade maravilhosa,pois e la que um dia irei morar.
Por: luiz carlos

EU JÁ FUI VALE MUITO APENA.MUITO COMFORTAVEL,TUDO MUITO BOM VOUTO LOGO.
Por: ivan moveis

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nísia Floresta

Envie seu comentário sobre Nísia Floresta

banner