Jardim do Seridó

Jardim do Seridó-RN
banner

Bem-vindo a Jardim do Seridó!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Jardim do Seridó, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Jardim do Seridó. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Jardim do Seridó para programar a sua viagem.

A cidade de Jardim do Seridó, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1858. A localidade está em uma altitude de 236m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.941 habitantes. A área total de Jardim do Seridó é de 380,5km², e sua densidade demográfica é de 31,38hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jardim do Seridó-RN é 59343-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jardim do Seridó

Roteiros do Brasil

Região Pólo Seridó

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

No final do século XVII, com o objetivo específico de reprimir a volta dos índios Cariris, uma expedição chegou ao território, marcando a presença do homem branco em área indígena. O povoamento da região só ocorreu algum tempo depois com a chegada de Antônio Azevedo Maia, nos idos de 1770, que tornou-se o novo proprietário da fazenda que comprou ao Sargento Mor Alexandre Nunes Matos e deu-lhe o nome de fazenda Conceição. Ao falecer em 1802, Antônio Azevedo Maia deixou uma grande descendência e nessa época a comunidade Conceição já estava alcançando desenvolvimento de vila. Em Abril de 1853, foi instalada uma escola e em 1856 passou a ser freguesia de Nossa Senhora da Conceição. Desmembrado de Acari,  em 01 de Setembro de 1858, pela Lei nº 407, o povoado de Conceição passou a município com a denominação Jardim, em virtude da existência de um belo jardim cultivado pelo Capitão Miguel Rodrigues Viana. Em 27 de Agosto de 1874, de acordo com a Lei nº 703, para diferenciar de Jardim de Angicos, o município passou a ser chamado de Jardim do Seridó.

Gentílico

Jardinseridoense ou Jardinense do Seridó

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

01 de Setembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Com uma economia diversificada, o Município possui algumas atividades econômicas caracterizadas por uma produção incipiente voltada apenas para o mercado interno, exemplo da agropecuária, da pesca, do extrativismo vegetal e à silvicultura.

Clima  

Muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o outono. 

Temperatura Média

27,5 °C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Seridó Oriental

Limites

Norte –   Acari e São José do Seridó
Sul    –   Santana do Seridó e Ouro Branco
Leste –   Carnaúba dos Dantas, Acari e Parelhas
Oeste –  Ouro Branco e Caicó

Acesso Rodoviário

BR 427 

Distâncias

224 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Museu Histórico Antônio de Azevedo Maia

Barragem Passagem das Traíras

Açude Zangarelhas

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

A igreja foi construída pelo fundador da cidade, Antônio de Azevedo Maia, em 1824. Possui duas imponentes torres encimadas por bandeiras metálicas, uma de Nossa Senhora da Conceição e outra com as Armas do Império. No altar-mor, há uma imagem da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, em tamanho natural.

Santuário do Sagrado Coração de Jesus

Foi construído em estilo gótico, de 1888 a 1892, no ponto mais alto da cidade. Pode ser visto em toda a cidade. Possui em sua torre um relógio que até hoje serve para conferir a hora na cidade.

Fóssil animal pré-histórico

No sítio Riacho Verde, em 1856, foi encontrado um fóssil. Para alguns pesquisadores, esse era de um rinoceronte, já para outros era de uma gigantesca tartaruga que existia na Região do Seridó, no período da Pré-História. O sítio é aberto à visitação e fica distante 24 km da sede do município.
Inscrições Rupestres

Rio Seridó

É um dos principais rios da cidade. Passa por lajedos escarpados, onde se descobre um pequeno lago de águas calmas e várias cachoeiras, conhecido como Poço da Moça.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó.

hspace=0 

hspace=0 (84)  3472-3900 / 3902

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 Hospital Dr. Ruy Mariz - Fone: (84) 3472-2232

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

          http://www.jardimdoserido.rn.gov.br/

          www.panoramio.com/

Fotos colaboração:  Eloildo, Walter Leite.

Comentários de Jardim do Seridó

claro.. que conheço nasci nesta maravilhosa cidade..hj moro atualmente em Goiás.
Por: socorro

SOU APAIXONADA PELA REGIÃO SERIDÓ,POIS AS MINHAS RAÍZES ESTÃO NESSA REGIÃO DO RN. NA MINHA CONCEPÇÃO O SERIDÓ É A MELHOR REGIÃO DO RIO GRANDE DO NORTE. JAQRDIM DO SERIDÓ , EU CONSIDERO UMA CIDADE ENCANTADORA E O SEU POVO É ACIMA DE TUDO HOSPITALEIRO,COMO TODO O POVO DA REGIÃO.
Por: NALDEMIR SARAIVA DANTAS

fazem 25 anos que visitei jardim, mas nunca esquecerei essa bela cidade!
Por: Marcos Aurelio de Menezes

Neste último carnaval, fevereiro/2010, tivemos, eu e meu esposo, a oportunidade de conhecer a cidade de Jardim do Seridó. Um convite de grandes amigos e que só nos trouxe muitas alegrias, nos deixando saudades. Cidade gostosa de povo extremamente hospitaleiro. Estaremos em Jardim novamente, nesta "semana Santa", se Deus nos permitir. Beijos nessa cidade que abraçamos com carinho. Rosana e Cleyber
Por: Rosana Karla Pereira Caldas Medeiros

estive passando ferias nesta çidade me deixou saud muitas amizades namorada que ficou mas voutarei asim que puder jardim e minha paixao
Por: raul pereira de castro

Nascí nessa cidade maravilhosa, tenho muitas saudade, pena que não tenho como voltar, amo o Seridó.
Por: Aldo

jardim e uma cidade encantadora,que sempre nos recebe de braços abertos.onde a o melho carnaval do mundo.se puder visite.
Por: luana medeiros

Em cada foto um pedacinho de mim, dos sonhos, dos amores, das desilusões. Voltarei para completar essa história de amor. Mário de Andrade não estava equivocado quando escreveu sobre ti. Minha terra amada, agradeço a Deus por nascido na Maternidade Rui Mariz.
Por: Gerino Alves Filho

Esta cidade linda e maravilhosa é a minha terra Natal! Eu sou sobrinha da famosa Teca das trancinhas a qual dedicou sua vida toda prestando serviços para o reino de Deus. Hoje com seus 85 anos ainda faz parte do coral. Ela foi catequista por muitos anos,preparoui muitos noivos para o matrimônio portanto foi e é uma pessoa essencial a comunidade jardinense.
Por: Inês Araújo de Medeiros

boa noite ,amigos desta maravilhosa cidade aqual eu nunca esqueci. saudades
Por: jose arimateia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jardim do Seridó
Fundação:
1858
Altitude:
236m
População:
11.941 habitantes
Área:
380,5km²
Densidade Demográfica:
31,38hab/km²
CEP:
59343-000

Envie seu comentário sobre Jardim do Seridó