Janduís

Janduís-RN
banner

Bem-vindo a Janduís!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Janduís e muitas outras opções de hospedagem na cidade Janduís. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Janduís.

Informações de Janduís

                            Roteiros do Brasil

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Durante o período colonial existia, na região hoje ocupada pelo Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, uma confederação de tribos Cariris, hostil à Coroa portuguesa. As balas e as botas dos colonizadores quebraram essa resistência, assim como a escravidão e as doenças dissolveram as tribos. Restaram a lenda e o nome.
A área territorial onde hoje se localiza o município de Janduís era em 1878 uma propriedade agrícola conhecida por São Bento Velho, pertencente ao senhor Vicente Gurgel do Amaral, na qual ele criou sua família composta por 11 (onze) filhos dentre os quais se destacaram Canuto Gurgel do Amaral e Daniel Gurgel do Amaral, com a morte do patriarca da família o senhor Canuto Gurgel (1891-1951) assume a administração e liderança familiar.
Considerado o fundador do Município, doou terras à Padroeira (igreja), foi o animador local, construiu as primeiras residências, os prédios comerciais e instalou a 1ª (primeira ) feira em 1926. Durante as feiras era muito comum, a ocorrência de tumultos, confusões e troca de bofetes. Daí a alcunha de São Bento do Bofete, denominação pela qual o vilarejo ficou conhecido durante muito tempo. Antes de receber o nome Janduís, recebeu também o nome de Getúlio Vargas e só depois em 1962 o nome de Janduís.

Significado do Nome

 

Dentre estas uma das mais aguerridas era a dos Janduís, cuja denominação deriva de Nhandu-í-a ema pequena, o corredor, o veloz.

Aniversário da Cidade

12 de Junho 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O município de Janduís possui uma área territorial de 351,1 km² (quilômetros quadrado), equivalente a 0,66% da superfície estadual, tendo como coordenadas geográficas – 6° 00’ 56”(06 graus e 56 segundos) de latitude sul e 37° 24’ 32” (37 graus , 24 minutos e 32 segundos) de longitude oeste. Altitude da sede em relação ao nível do mar é de 141 metros. Situando-se na micro-região homogênea do Médio-Oeste, no Polígono das secas, sertão do Rio Grande do Norte. A sede do município localiza-se à margem do pequeno rio “Adquinhon” ou das “Croas”. A economia é fundamentada na agricultura de subsistência com a cultura do feijão, do milho, do arroz e da batata doce e a pecuária com criação de rebanhos bovinos e caprinos. Essa economia se fortalece também com a renda do funcionalismo público municipal e estadual, aposentados e pensionistas e com recursos oriundos de Programas do Governo Federal como o Programa Bolsa Família, PETI e Pronaf.

População

É de 5.597 habitantes

Clima 

Semi-árido, quente e seco 

Temperatura Média

35° C 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Médio Oeste – Chapada do Apodi

Limites

 

Acesso Rodoviário

Br 110 

Distâncias

286 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Janduís.

 

hspace=0 

hspace=0 (84) 3366-0150

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos: Sr. Toinho de Helena

Sites:      www.prefeituradejanduis.com.br  

Fotos colaboração:[email protected] <[email protected]>

Comentários de Janduís

Estive em Janduis em Fevereiro 2008, e achei um povo maraviloso. Quero voltar alguma outra vez.
Por: Daniel Alberto Diaz

Respeito, admiração e confiança das pessoas de Janduis para com os próximos, transmitindo um bem-estar geral especialmente no hábito saudável das famílias|amigos sentarem nas calçadas para alegres bate-papos.
Por: Dalma Gurgel

Sou de Janduís... Tem um clima quente durante o dia, e um clima frio durante a noite após o mês de julho. no inverno, de janeiro a junho, tem varias opções de lazer, com passeios, trilhas e banho de açude. Temos diverços pontos turisticos para visitações: temos as "pedras de biluquesa" na comunidade de perdição, pedra com rabiscos ancestrais de indios que viveram na redondesa, temos um belo banho no rio adiquinhão ou no açude do livramento;pra quem gosta de aventura em trilhas, temos a trilha da serra do "PICO" no sitio picos, uma subida de percursso de faciu acesso mais com muita aventura. em outubro tem a festa da padroeira "Santa Teresinha", a cidade se enfeita toda pra receber seus filhos ilustres e todos os fieis que desejam frequentar a cidade, durante 10 dias de festa acontece de tudo na cidade, com missas todos os dias, festas populares na rua e no clube municipal, apresentações culturais com os grupos da cidade(capoeira, dança, teatro e musica). em junho tem o festival de quadrilha matuta. toda a cidade se enfeita e se integra aou grupos de quadrilha para fazer um grande espetáculo de cultura popular. quem desejar conhecer janduís vai se apaixonar por uma cidadesinha tranquila e aconchegante no interior do RN. temos hotel e pousadas a disposição. Conheça Janduís!!
Por: Heleno Emiliano da Silva Neto

Nasci la e gosto muito da cidade pricipalmente na festa da padroeira em outubro
Por: Lopes Junior

otima para morar, quando me aposentar vou embora, falta pouco.
Por: elismar da silva felix

Essa terra é tudo de boommm... Janduis é linda e cheia de cultura. viva a cultura seraneja.
Por: Elainne

sou filho da cidade de janduis mais moro em s paulo a muito tempo mais nao consigo esquecer janduis RN adriele e minha filha e tambem mora em s paulo com migo abraços do silvano alves
Por: silvano alves

Eu não conhecia Janduís. Ontem eu cheguei de lá e fiquei encantada com as pessoas da cidade.São maravilhosas e a cidade é muito acolhedora.adorei o meu passeio em Janduís. cidade pequena,mas bem organizada.
Por: Naldemir Saraiva

Adoro muito minha cidade!!recomendo a tds q conhecao janduis!!
Por: glauciane gurgel

Morei toda infancia e adolescencia nesta linda cidade e sempre visito qdo posso, tenho um grande percentual de familiares e amigos nesta cidade, q sempre q chego ai me acolhem de braços abertos. aqui fica meu abraço a todos janduienses. sgt carlos (carlinho neto de tilene)
Por: evaldo carlos da silva

Não tenho duvidas que o melhor de Janduis, é o seu povo. Pela bravua, em buscar sempre o melhor para todos, em ser um povo hospitaleiro, e acima de tudo, sabem bém o que querem. Como meu avô dizia, quem toma a água de Janduis, dela não mais si esquece.
Por: Maria Helena

OLA MINHA GENTE TENHO ORGULHO DA MINHA QUERIDA TERRA NATAL UM ABRAÇO . AIRTON SAO PAULO
Por: AIRTON

amoooo de paixão minha linda Jandubaaa,sempre q posso vou visita minha familia que mora lá!bjã a todos os Jaduienses.
Por: Maria

SOU DE JANDUIS COM MUITO ORGULHO,HOJE MORO EM BOA VISTA-RR.MAIS TENHO A CERTEZA DE QUE VOU VOLTAR LÁ LOGO!!!
Por: LILLIAN FERNANDES VIEIRA

sou suspeita a falar de janduis porque sou de la mais endiquo pra quem quer passar as ferias la e uma cidade maravilhosa tem seus eventos culturais religiosos tem o comhecido banho de bica tambem temos o conhecido banho de assude temos como cartao postal a serra do pico,tambem temos nossa festa do padroeiro situada no mes de outubro que o nosso padroeiro de santa terezinha temos tb o nosso queijo de qualho e de manteiga que e uma delicia.entao nao perca tempo venha conhecer esta terra chamada janduis que e uma das maravilhas do sertao do rio grande do norte.
Por: lidiane alves fernandes

VERIFICANDO SOBRE ESTA CIDADE (ATRAVES DO GOOGLE), POR SINAL ONDE NASCI EM 13/06/48, EM UMA CASA AO LADO DA IGREJA MATRIZ, FIQUEI MUITO HONRADO EM SABER QUE O ANIVERSARIO DA CIDADE E 12 DE JUNHO, UM DIA ANTES DO MEU NASCIMENTO. FAZ MUITO TEMPO QUE NAO ANDO POR AI. HOJE MORO EM FORTALEZA-CE (HÁ 40 ANOS0. PELAS FOTOS QUE VI, ACHEI BEM DESENVOLVIDA, NOSSA CIDADE. VOU FAZER O POSSIVEL DE IR AI VISITAR.
Por: antonio alves batista

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Janduís

Envie seu comentário sobre Janduís

banner