Itajá

Itajá-RN
banner

Bem-vindo a Itajá!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Itajá, fotos, informações, os principais hotéis de Itajá, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Itajá

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa Branca

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Um pequeno núcleo de moradias surgiu ao redor de uma fazenda de gado, nos idos de 1800. O principal pioneiro e fundador da localidade foi o alferes Guilherme Lopes Viégas, proprietário de muitas terras herdadas de seu pai, o Tenente Antônio Lopes Viégas, conhecido como fundador de Angicos. No ano de 1803, Guilherme Lopes já estava plenamente instalado numa área por ele chamada de Pernambuquinho, em referência a Pernambuco, seu Estado de origem. Foi exatamente em torno dessa propriedade, num local que vários caminhos se encontravam, que nasceu o povoamento do Saco.
O alferes Guilherme Lopes Viégas teve dois casamentos e dezenove filhos, contribuindo, decisivamente, com seu trabalho e seus descendentes, para o crescimento do povoado. O seu solene nome, Lopes de Viégas, passou a ser distorcido por muitos, que chamavam de “Lotes de Éguas”. Por isso, os seus descendentes tiraram a palavra Viégas, que representava a fidalguia espanhola, e assim a principal família da história da localidade passou a se chamar apenas Lopes.
O educador pioneiro do povoado foi o padre Luiz Guimarães, que depois de ser suspenso das Ordens, decidiu morar na localidade e trabalhar na educação das pessoas. Esse trabalho foi seguido, em 1940, por outros bravos educadores, se destacando os professores Estevam Egídio Pessoa, Cecília da Silva e Maria Antonieta da Silva. Mais tarde, em 1955, começava a atuação da educadora Libânia Lopes Pessoa, que ficou conhecida pelo seu trabalho junto à juventude local.
A partir de 1970 o povoado de Itajá começou a se desenvolver mais rapidamente, primeiro com a chegada da energia elétrica e das telecomunicações e depois, com a instalação de sua primeira cerâmica, por iniciativa de João Eudes Ferreira, abrindo caminho para a implantação de um pólo cerâmico.
Devido à prosperidade econômica de Itajá, vinda do pólo cerâmico, da agricultura, da extração da cera de carnaúba e da semente de oiticica e de uma crescente produção de leite, os filhos da terra iniciaram a luta pela sua autonomia política.
No dia 26 de Junho de 1992, através da Lei no 6.299, Itajá foi desmembrado de Ipanguaçu e elevado à condição de município do Rio Grande do Norte.

Significado do Nome

 

No ano de 1950, o povoado mudou de nome, passando a se chamar Itajá, palavra do idioma tupi-guarani que significa Terras de Pedras.

Aniversário da Cidade

26 de Junho.

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima 

Muito quente e semi-árido.

Temperatura Média

27,9 °C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Açú.

Limites

Norte  –   Ipanguaçu
Sul     –   São Rafael e Santana do Matos
Leste  –   Angicos e Santana do Matos
Oeste –   Assu

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

200 Km da Capital.

hspace=0 TURISMO

 

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Itajá.

 

hspace=0 

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

Comentários de Itajá

O maior reservatorio de agua do RN fica nesta cidade, no entorno da barragem fica varias opções de lazer como boneários para vç curtir á vontade. é maravilhoso.
Por: varela

Itajá...terra querida pelo teu povo,quem visita volta de novo,Terra de gente hospitaleira,e essa história é verdadeira.Terra de craks de futebol,temos como pioneiros vários nomes de grande valor no momento eu lembro do souza e do sinha que defendem seus times com muito amor.Terra de jovens sarados que tem o seu futuro determinado.Pela dança dar todo seus esforços e dedicação e que tem o rítimo da música no coração.Esse talento é sensacional e já mostrado para todos lá na capital.(Brasília) Terra de gente religiosa onde muitos também a chamam de pessoas fervorosas.Terra de gente que sabe o que quer e que vencem na vida porque em DEUS deposita sua Fé.Itajá te convida a se deliciar com o turismo da barragem e com o deslumbramento de suas paisagens não tem como não aceitar.Oh! Itajá falado mas por esta terra somos todos apaixonados.
Por: Ediziene

po eu sou de itaja rn morei ai 19 anos cidade muto boa de morar !!!!
Por: jailton

itaja e uma cidade muito boa e adoro morar nelaaaa!!!
Por: larissa

Na infância passei muitas férias no Saco, na casa de Janjão Paulino de Oliveira, tenho ótimas recordações. Pena qiue mudou tanto.
Por: Glória Lemos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itajá

Envie seu comentário sobre Itajá