Goianinha

Goianinha-RN
banner

Bem-vindo a Goianinha!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Goianinha, informações e fotos da maravilhosa Goianinha. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Goianinha, recomendadas por internautas.

A cidade de Goianinha, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1832. A localidade está em uma altitude de 19m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.175 habitantes. A área total de Goianinha é de 180,7km², e sua densidade demográfica é de 89,51hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Goianinha-RN é 59173-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Goianinha

                            Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa das Dunas 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No ano de 1635, a aldeia da área chamada Goacana ou Viajana, figurava entre as seis maiores da capitania do Rio Grande do Norte, e era habitada pelos índios Janduí. Nos idos de 1687, segundo alguns historiadores, a região foi habitada por moradores brancos, provavelmente portugueses, depois da expulsão dos  índios. O início da exploração da região aconteceu de fato a partir das datas de sesmarias, concedidas a vendedores ambulantes vindos de Goiana Grande, no Estado de Pernambuco. Os ambulantes chegaram a aldeia no século XVII e a chamaram de Goianinha, ou seja,  uma Goiana pequena. O crescimento do povoado desenvolveu-se dentro de uma produtividade econômica voltada para a agricultura, a pesca e a pecuária. No dia 7 de agosto de 1832, era criado o município de Goianinha, que só foi elevado à categoria de cidade 96 anos depois, através do Decreto Estadual  n° 712, de 2 de novembro de 1928.

Gentílico 

.

Significado do Nome 

A palavra goiana vem do tupi -guarani e quer  dizer abundância de caranguejos. 

Aniversário da Cidade  

07 de Agosto

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Agricultura - Esta prática é incentivada pela Prefeitura de Goianinha que a fomenta, doando sementes para serem utilizadas no plantio e ainda faz, o corte da terra com os tratores.

Clima  

Tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono

Temperatura Média 

25,6° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Litoral Sul 

Limites

Norte – Arez
Sul – Canguaretama
Leste – Tibau do Sul
Oeste – Espírito Santo 

Acesso Rodoviário

BR 101  

Distâncias

54 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos 

Artesanato

Goianinha possui excelente qualidade na produção de artesanatos com sizal, macheteria, palha de carnaúba. Os produtos são os mais variados: bolsas, tapetes, bandejas, porta guardanapos, porta jóias, caixas, etc. Os artesãos são pessoas da população local em sua maioria, adolescentes, a partir dos 16 anos e idosos. A venda é feita em feiras, Pipa, Tibau e no Centro de Turismo. Já existem planos para exportação, portanto, ainda não passam de expectativas. O município possui uma Associação de Artesão que incentiva a prática oferecendo grupos de “Costura Moda Praia”, “Turma da Macheteria” e “Serigrafia”.

Turismo Ecológico

O município de Goianinha possui potencial para a prática desta atividade. Marcada pela grande presença de estrangeiros que visitam nossa ecologia. Esta prática não é recente no município.

hspace=0 EVENTOS 

Abril

- 1º Domingo antes da Páscoa - Festa da Padroeira Nossa Senhora dos Prazeres.

 Junho

13 a 22 - Festas juninas das escolas

 Agosto

11 - Dia do Estudante 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Goianinha.

hspace=0 

hspace=0 Fone/Fax: (84) 243-2959

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 Banco do Brasil
Fone: (84) 3243-2220   

hspace=0 

 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:  www.goianinha.rn.gov.br

Comentários de Goianinha

Já visitei e pretendo visitar mais. É uma cidade maravilhosa. Fiquei hospedado no Hotel Casa Grande.
Por: Ademir Firmino Bernardo

esta cidade emaravilhosa muito boa eu a conheço muito
Por: aes

esta cidade eu conheço muito por favor mandem noticias des lugar para mim eu adoro esta cidade do rio grande do norte
Por: bento

Com muito orgulho sou filho natural de Goianinha e tenho a honra de dizer que minha cidade se torna cada vez mais atrativa, graças ao crescimento ordenado, muito se tem investido na área de lazer, cultura e entretendimento.
Por: Luzinaldo Soares de Freitas

esta cidade e muitobonita cidade muito boa de gente muito querida acolhedora a cidade de goianinha no rn
Por: aroldo euflaudisio

sou filho dai desta pena e linda cidade com td orgulho
Por: Arimateia

eu conheço e amo as festas , a festa da padroera é maravilhosa eu tenho muitas historias thauuu
Por: mônica felix

olha galera de goianinha eu gostei muito dos vidios ficaram uma beleza parabens para todos sou irmão de silvio luiz e ivan dos cocos thau
Por: manoel miguel de souza

esta cidade emuito bela clima mito gostoo miuto saudavel valr a pena curtir umas ferias nessa cidada e um paraiso muito bom
Por: aroldo

cidade do meu coração,aposentado voltarei a residir na minha querida terra, curtir os amigos e familiares e as belezas da minha cidade.
Por: gibeon camilo de lira

Eu moro no rio de janeiro, mas nasci em goianinha amo esse luga pena que nao posso volta pois ai emprego e muito dificil. nossa meu sonho e volta a mora ai faço uma pergunta teria como vcs me ajudar a voltar conseguindo um emprego pra mim? goianinha e tudo de bom...
Por: MARIA DOS PRAZERES ALVES DA SILVA

cidade maravilhosa vou passar minhas férias de 2010 ai pq amo uma menina que mora ai nesta cidade tenho muita vontade de ir ai! bela cidadezinha!
Por: Jairo Pereira Castro

a cidade mais linda q eu já conheci !!! um otimo lugar para morrar !!!!!!
Por: raphaell martins da silva

é uma cidade formadas por pessoas hopitaleiras... e vivem em constante luta, no sentido de sempre melhorar o desenvolvimento, financeiro, turistico e social...
Por: roberto30

oi goianinha estou adorano vc i lhi adimirado como vc esta crecendo sou dai mais morro em natal e q eu jamis esqueserei da minha lida terra marravilhosa.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: lica

SOU MORADORA DO RIO D JANEIRO,PORÉM EU E MINHA FAMÍLIA PASSAMOS FINAL DE ANO EM GOIANINHA, FORÃO MOMENTOS BONS QUE AI PASSAMOS.A CIDADE ESTA MUITO DIFERENTE DE QUANDO A DEIXEI,QUANDO TINHA 7 ANOS .FOI MUITO BOM REVE-LA E VER AS MUDNÇAS.PARABENS PELO DESEVOLVIMENTO.A CIDADE ESTA LINDA.......
Por: serli cleide trindade

amo essa cidade. aqui tem tudo de bom . principalmente sossego. e muita agua fresca, e ao nosso lado praias maravilhosas, e uma padaria de primeira qualidade. apareçam. um grande beijos.
Por: fernanda souza

Nossa o´timo ver minha cidade aqui em São Vicente apesar de estar muito longe não esqueço minhas raizes,fico muito feliz de acompoanhar o desenvolvimento da minha gente minha familia mora na cidade é ÓTIMO IR AÍ
Por: zenaide

eu sou de goianinha mas vivo em minas adoro essa cidade maravilhosa!
Por: ismael inacio

gosto da cidade de goianinha sempre quando eu posso eu vou na casa dos meus amigos,joca taxista,piedade,dinho enfim um grande abraço pra todos.
Por: jailson

EU VISITO TODOS OS ANOS A MINHA CIDADE QUERIDA , GOIANINHA, É MUITO FACIL DE COMENTAR SOBRE ESTA CIDADE , PORQUE SOU FILHO DESTA CIDADE , ANTES E DEPOIS, DIGO ANTES QUANDO ERA DOMINADA POR MEIA DUZIAS DE CORONES, NA MINHA INFACIA , E DEPOIS QUANDO APARECEU UMA FAMILIA DE CORAGEM PARA PEITAR E ESPUÇAR ESTAS GENTE DO PODER, POR ISTO É SIMPLIS HOJE FALAR DE UM JOVEM Dr: ESTOU FALANDO DO SR: BINHA, QUE DEU O PONTA PÉ INICIAL DA VIRADA DE UMA CIDADE ACANHADA PARA SER O QUE É HOJE ESTE PREFEITO DE QUEM EU FALO DEUS LEVOU E HOJE COM CERTEZA ESTA AO LADO DO SR: DEUS, MAS ELE ANTE DE PARTIR ENTREGOU A CHAVE DE GOIANINHA NAS MÃO DE OUTRO JOVEM DE CORAGEM SEU SOBRINHO DISON, ESTE NÃO FEZ POR MENOS REGASOU AS MANGAS DA CAMISA E FOI A LUTA PARA FAZER TUDO QUE O SEU TIO BINHA, DEIXOU POR FAZER E ELE COMPRIU TUDO, HOJE EU CHEGO A MINHA CIDADE MUITO ORGULHOSO E VER QUE MINHA CIDADE FICOU MUITO BONITA , GRAÇAS A DEUS E AO NOSSOS IRMÃO BINHA E DISON QUE COM CERTEZA VAI SE ELERGE A DEPUTADO COM A FORÇA DE DEUS E NOSSA SNHORA COM CERTEZA TEREMOS UM DEPUTADO MUITO PROMISSOR. SOU FILHO DE GOIANINHA BAIRRO DA ESTAÇÃO HOJE MORO NO RIO MAS PRESTANDO ATENÇÃO EM TUDO QUE SE PASSA NA MINHA QUERIDA GOIANINHA .
Por: JOÃO AVELINO

minha cidade querida, quando aposentar voltarei a terra natal.
Por: GIBEON CAMILO DE LIRA

É uma cidade maravilhosa. Sinto muuita saudades daí,estou morando em Tocantins, pois emprego aí é um pouco díficil, eu e meu esposo João somos daí mais não esquecemos dessa cidade linnda. Se Deus quiser estaremos aí no fim do ano, vamos vizitar nossa família e a cidade também, sei que vai tá diferente, pois está crescendo bastante.Sauuuudades daí!!!
Por: Erica Sonale

É uma cidade maravilhosa. Sinto muuita saudades daí,estou morando em Tocantins, pois emprego aí é um pouco díficil, eu e meu esposo João somos daí mais não esquecemos dessa cidade linnda. Se Deus quiser estaremos aí no fim do ano, vamos vizitar nossa família e a cidade também, sei que vai tá diferente, pois está crescendo bastante.Sauuuudades daí!!!
Por: Erica Sonale

goianinha minha terra amo essa cidade linda e maravilhosa********
Por: jaciara

goianinha minha terra amo essa cidade linda e maravilhosa********
Por: jaciara

Sou filho de Goianinha, ja visitei varias vezes e pretendo visitar no final do ano. no momento eu moro em João Pinheiro-MG.
Por: Paulo Pinheiro de Moura

Sou filha de Goianinha/Rn, porém moro em Alagoinhas/Ba há 21 anos. Adoro a cidade de Goianhinha, nunca esquecí, sempre que posso visito a mesma.Cidade maravilhosa de gente boa e acolhedora.
Por: Mª Auxiliadora de Lima S.Valério

SIM, JÁ VISITEI E GOSTEI MUITO, PRETENDO VOLTAR MUITAS VEZAES, AINDA!
Por: ADEMIR

Amo goianinha , ja morei ai por algums anos e hoje moro em Cajati SP, mais continuo morrendo de saudades de GOIANINHA minha Cidade!!!
Por: wagner trindade galvao

eu adoro goianinha ja faz 29 anos que eu estive nesta cidade maravilhosa tenho fe em deus que breve estarei la o que eu gosto mas e da igreija e a mais linda que eu ja viz
Por: maria da silva

Sou Filho Desta Maravilhosa Cidade Estudei no grupo Moreira Brandão Minhas Queridas Professoras Nelis e Prenonilas Hoje moro em Aracaju/Se muita Saudade de Meus colegas de turma
Por: Gelon de Castro Bezerra

sou do ce visitei a cidade de goianinha e gostei muito da cidade e do restaurante uniao onde podemos fazer uma excelente refeiçoes espero volta goianinha!!!!!!!
Por: robert

Estive em Goianinha em 1970 no Projeto Rondon e estou feliz por ver como a cidade desenvolveu esta linda. No final do ano passarei férias lá.
Por: Suemy Aparecida Eloy

A cidade e seu povo são muitos hospitaleiros. A cidade é muito boa e perto da praia da Pipa...
Por: ari andrade da silva

adoro morar aq em goianinha pq é muito calmo e tb é bom de morar...
Por: cidinha

EU SOU DE GOIANINHA, MORO HÁ 11 ANOS EM FORTALEZA NO CEARÁ, MAS, AMO A MINHA CIDADE, ATRAVÉS DE MIM JÁ FORAM UNS AMIGOS NOSSO P PIPA,POSSO MORAR UM POUCO DISTANTE, MAS NUNCA DEIXO DE IR VISITAR MINHA FAMÍLIA E MINHA CIDADE.
Por: MARIDLVA cAMPELO

Sou filho desta Maravilhosa cidade nasci no bairo Anequim ai em Goianinha Gostaria Muito de receber E-mail de algum conteraneo nesse mundo afora Hoje Moro em Aracaju SE ha 22 anos um grande Abraço
Por: Gelon de Castro Bezerrag

Moro em goianinha e adoro o local, uma cidade pacata e muito acolhedora, me recebeu de braços abertos, quando vim para residir.
Por: Flavio Silva de Oliveira

Além de ser linda, foi escolhida para ser a casa do MECÃO em 2011, 2012 e primeiro semestre de 2013.
Por: Sérgio Rodrigues

eu adoro aminha cidade goianinha gosto muito da qui tenho minhas filhas quero que ela crença aqui
Por: VIVIANE

ESTA TERRA ESTÁ NO MEU CORAÇÃO, TRABALHO EM NATAL-RN, APOSENTANDO VOLTAREI A MORAR NA TERRA NATAL.
Por: GIBEON CAMILO DE LIRA

Goianinha cidade do meu coração, jamais esquecí desta terra. Sempre que posso visito-a, pois ainda tenho familiares morando lá. Quero registrar o amor que tenho por esta cidade: pequena, maravilhosa e acolhedora!
Por: Mª Auxiliadora de Lima Sebadelhe Valério

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Goianinha
Fundação:
1832
Altitude:
19m
População:
16.175 habitantes
Área:
180,7km²
Densidade Demográfica:
89,51hab/km²
CEP:
59173-000

Envie seu comentário sobre Goianinha

banner