Coronel Ezequiel

Coronel Ezequiel-RN
banner

Bem-vindo a Coronel Ezequiel!

banner

As melhores pousadas em Coronel Ezequiel podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Coronel Ezequiel

Roteiros do Brasil

Região Pólo Agreste/Trairi

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Numa localidade chamada Melão, no século XVIII, José Joaquim da Silva  instalou uma fazenda destinada à criação de gado.
Em 1856, a grande peste conhecida como cólera-morbo, começava a assolar a região e após cinco anos de sofrimento moradores da localidade Melão ergueram uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Amparo, na esperança de dias melhores.
O desenvolvimento começava a dar seus primeiros sinais. Surgiram armazéns para guardar o algodão, a casa de mercado e várias casas nas redondezas. Em 1925, existia o alinhamento de três ruas.
O povoado de Melão foi elevado à categoria de distrito de Santa Cruz em Outubro de 1938, passando a ser chamado oficialmente de Jericó, porém cinco anos depois o distrito voltou ao seu nome inicial, Melão.
Em 11 de Dezembro de 1953, através da Lei nº 1.029 o distrito Melão foi desmembrado de Santa Cruz, tornando-se município com o nome de Coronel Ezequiel.

Significado do Nome

 

O nome do município deve-se a uma justa homenagem ao Coronel Ezequiel, paraibano, filho de Araruna, que viveu durante muito tempo na localidade Melão, tendo participado efetivamente do desenvolvimento da comunidade.

Aniversário da Cidade

11 de Dezembro.

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima 

 

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Borborema Potiguar.

Limites

Norte  –  Campo Redondo e Santa Cruz
Sul     –  Jaçanã
Leste  –  São Bento do Trairi
Oeste –  Estado da Paraíba

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

141 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Coronel Ezequiel.

 

hspace=0 

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

Comentários de Coronel Ezequiel

coronel é uma cidade maravilhosa eu já tive o previlegio de estudar da quinta série até a oitava.
Por: Francisco Marco Pereira Borges

Linda cidade, conheço, morei, tenho amigos e familiares, valea pena conhecer...Filho
Por: Edson de Oliveira

Sou José Carlos, filho desta pequena cidade, porém enorme em minha memória, visto que foi neste velho "torrão" que aconteceram coisas que marcaram a minha infância. Cidade de gente trabalhadora, que levanta cedinho para trabalhar, e, assim contribuir para o crescimento da nação brasileira. Lugar de gente educada e simpática, de mulheres belíssimas, de políticos preocupados em zelar pelo dinheiro público, de professores competentes e dinâmicos. Em fim, metaforicamente Coronel Ezequiel é um "Oasis" em meio a um deserto. Por Isso desejo que o ano de 2010 traga consigo à todos os cidadãos ezequielenses todos os bons fliudos de paz, amor, felicidade, saúde e paz. São os votos de José carlos Costa, um autêntico filho da terra.
Por: José Carlos Costa

adoro esta cidade, onde passei minha infancia. sinto saudades. beijos a todos!!!
Por: sandra

Conheci a cidade num mês de junho. fazia um frio dandado e tinha até cerração. à noite só se via as luzes dos postes e nada mais. Pela manhã, a vista dos pontos mais altos é muito bonita. e um banho nas cachoeiras, vale o esforço de andar pelas estradas enlameadas. é show.
Por: thomas

minha cidade maravilhosa fui criado nesta cidade pequena e tranquila sempre acordando cedo pra ir pescar pegar passarinhos ou seja curtir o que tem de bom nestas cidade hoje moro em natal mas sempre vou la visitar minha familia
Por: ERNANDES MARINHO DE LIMA

lindas cachoeiras belas pedras para fazer esportes radicais, sitios arqueologicos clima agradabilissimo.festas tradicionais no mes de outubro a padroeira da cidade e o sao joao
Por: ERNANDES MARINHO DE LIMA

cidade maravilhosa sou da cachoeira mais gosto ....no momento estou em minas gerais mais sou dai....
Por: jose ailton

Coronel Ezequiel, estar localizado na Região do Trairí RN. a 145 km de Natal É conhecido pelo potencial da fruticultura, tornando-se o maior produtor de maracujá do RN juntamente com Jaçanã. Tem uma altitude que varia entre 650 a 680 m acima do nivel do mar, portanto tem um clima muito agradavel. No periodo chuvoso apresenta belas cachoeiras. Realisa a maior caprifeira do Trairí que já está no calendario estadual, acontece no mês de junho. Estar despontando com o potencial do Artesanato BLOG: mult art do gurjau. Tem casas construidas por escravos. Um Açudes com belo relato historico de sua construção no sitio Sta Catarina. Tem o açude do Barro Branco bom para bamho e pesca. Tem a Belesa da Comunidade Gurjau e seus mirantes com a plantação de maracujá e sua produção, passeios em carroças de boi. jà vem sendo realisado trabalhos em parcerias com Universidades do RN e de outros Estados. Coronel Ezequiel é propicio para o turismo pedagógico, turismo de aventura, entre outras atividades aserem desenvolvidas. tendo em vista que a prefeitura já iniciou o inventario turistico com o proposito de potencialisar a belesa natural e outros atrativos existentes. como cavernas etc. mas trabalhando a preservação ambiental. para mais informações. contatos: [email protected] 84 3299 2245 84 8887 2932
Por: EDIGAR ABENÇOADO

Estamos terminando de fazer o levantamento dos pontos historicos, atrativos entre outros, posso adiantar que em breve estaremos trazendo muitas informações sobre este pequeno Municipio do RN que estar localisado no Trairí Norte Riograndense, desde historias de escravos, casas feistas por escravos, religiosidade capelas centenarias dentro dos vales, comidas centenarias, casas de 3 seculos atraz, uma história mais aprofundada do municipio, o que originou esta cidade, escritas rupestres, entre tantos outros assuntos. estaremos mostrando tudo isso que é um potencial turístico que ainda estar adormecido, é propicio para o turismo de aventura, trilhas, pesca em açude, artesanato, fruticultura são varias as atividades. abraços
Por: Edigar Abençoado

coronel, cidade maravilhosa sinto saudades do tempo em que morei, dos amigos que dexei e da infancia que vivi.
Por: sandra maria de frança

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Coronel Ezequiel

Envie seu comentário sobre Coronel Ezequiel