Cerro Corá

Cerro Corá-RN
banner

Bem-vindo a Cerro Corá!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Cerro Corá, informações e fotos da maravilhosa Cerro Corá. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Cerro Corá, recomendadas por internautas.

Informações de Cerro Corá

Roteiros do Brasil

Região Pólo Seridó

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os índios Canindés e Janduís, os primeiros habitantes da localidade, começaram uma sublevação no final do século XVII, e uma expedição dirigiu-se à região com o objetivo de reprimir o levante. Mas os grupos de povoamento só chegaram à localidade com a fixação de colonizadores, apenas no século seguinte, dedicados à agricultura e à pecuária.

A primeira proprietária de terras na localidade foi Adriana de Holanda Vasconcelos, que no ano de 1764 recebeu duas Datas de Terras. Dona Adriana doou parte da serra que ficava em suas terras a Nossa Senhora Santana, surgindo o nome Serra de Santana.

Nos idos de 1886, o Major Lula Gomes, paraibano de Picuí, proprietário da localidade chamada de Barro Vermelho, fundou o povoado de Caraúbas, nome dado em referência à existência de carnaubeiras nas redondezas. Com o incentivo inicial de Lula Gomes, o povoado se desenvolveu com o importante trabalho de Manoel Salustino Gomes de Macedo, João Soares de Maria, João Pinto, Tomaz de Araújo e Manoel Osório de Barros.

Em homenagem ao último momento histórico da Guerra do Paraguai, o Presidente da Intendência de Currais Novos, João Alfredo Galvão, o Joca Pires, no ano de 1922, mudou o nome do povoado para Cerro Corá, passando a distrito do município de Currais Novos em 1938, pelo Decreto número 603.

No dia 11 de dezembro de 1953, através da Lei número 1.031, desmembrado de Currais Novos, o distrito de Cerro Corá passou à categoria de município do Rio Grande do Norte.

Gentílico

Cerrocoraense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

11 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Temperado e frio

Temperatura Média

27,6 °C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Serra de Santana

Limites

Norte – Santana do Matos, Bodó, Lajes e Fernando Pedroza
Sul – Currais Novos
Leste – São Tomé
Oeste –Lagoa Nova e Bodó

Acesso Rodoviário

BR-226

Distâncias

180 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Cerro Corá tem um potencial ainda não descoberto para o turismo, com um clima bastante frio e paisagens bonitas, serve de nascente para o rio mais importante do estado, o rio Potengi.

Principais Pontos Turísticos

Escorrego

Cruzeiro

Açude

hspace=0 EVENTOS


- Festa do Padroeiro da cidade - São João Batista.

- Vaquejada.

 Maio

- É realizado um grande festival cultural, o Festival de inverno, onde este reverencia o que a cidade tem de mais atraente: o frio da serra.

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Cerro Corá

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (84) 3488-2478

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

          http://www.flickr.com/

          http://portal.cnm.org.br

          http://www.cerrocora.rn.gov.br

Fotos colaboração: Sergio Dantas, O Caco.

Comentários de Cerro Corá

A cidade é uma da mais bonitas do RN E BRA, seu clima, seus Pontos Turísticos: o Escurrego, o Cruzeiro o Açude. As Festas: Festival de Inverno, Padroeiro São João Batista e Vaqueijada. Em junho esta cidade fica com clima frio; nada que uma boa compahia ou fogueira de S. joão esquente. Sou Edilson, filho desta cidade com muito orgulho!
Por: Francisco Edilson da Silva

já morei ai ,e tenho muita saudade, de tudo.principalmente da vista que se tem na praçinha,a natureza e tudo de mais belo,preservem. abraços a todos
Por: josefa "jõ"

Eu nã só conheço esta cidade marivilhosa,como nasci na maternidade clotilde santina,sem dúvida esta cidade representa muito pra mim,pois ela é o lugar mais aconchegante q alguem pode encotrar nesta região.O clima é maravilhoso e a cidade é muito bem administrada ,o q torna uma verdadeira adoração aqueles q à visitam!!!bjos a minha querida terra
Por: erioneide albuquerque

Cerro-Corá é um paraiso que não foi encontrada ainda
Por: sandra maria de morais

Gostei muito de ver minha cidade natal no mundo virtual, sou filho desta terra hoje moro em Macae RJ e mato minhas saudades de infancia vendo fotos do açude onde tanto me divertir na minha infancia Sou neto da ja falecida Ana Mulato, Parabens.
Por: Marcos Antonio

sou filho de sao tome moroem sao paulo do potengi.mas, adoro,amo cerro cora´de coraçao.participei de muitas festas carnaVAL ETC. LINDA
Por: eronaldo lopes de medeiros

minha linda cerro cora SOU DE SAO TOME MORO EM S.P. DO POTENGI E ADORO CERRO CORA DE ANTIGOS CARNAVAIS.
Por: ÉRONALDO LOPES DE MEDEIROS

em termo de beleza ,cerro corá/rn estar muito bem servida!!
Por: vasconcelo

Nasci em Lagoa Nova, vim para o Rio de Janeiro em 1977. Falar de Cerro Corá fico emocionada, já tomei muito banho neste açude, etudei no colégio Comercial Pedro II - CENEC, próximo a Igreja, namorei muito naquela praçinha próxima e como aprontei, hoje sinto uma saudade muito grande e passa um filme na minha cabeça de muita recordações. Amo todos !!! bjinhos no coração.
Por: carmelita fernandes

eu gosto muito da cidade minha famila e dai todas as minha famila mora por perto da comunidade
Por: jonh leno

sou filho natural desta cidade querida, sempre que tenho um tempinho vou rever meus familiares eamigos de infancia, aconcelho a aqueles que ama a natureza que a visite pois tem muitas coisas bela a se conhecer.principalmente o povo hospitaleiro.
Por: Geraldo M Dantas

eu vou sempre a cerro cora e posso dizer para vcs que o turismo na cidade e otimo falta colocar no site as grutas,as cachoeiras do escorrego
Por: joaquim wigines da silva

Cidade menina,linda,maravilhosa...Aff!!1Sem palavras pra descrever tanta beleza junta...Amo essa cidade*
Por: Lydiani Cvalcante

Sou de São Paulo do Potengi e todos os anos, participo religiosamente de dois grandes eventos que ocorrem em Cerro Corá: O São João e a Vaquejada. Ambas as festas eu só saio no rodo e embriagado e com uma namorada do lado. Ô terra boa!!!!
Por: Cleuson

A visita ao Cruzeiro é algo de sensacional, com uma vista completa da Cidade. O Pôr do Sol visto do Hotel Central. A casa Grande pertencente à familia Pereira. Uma formoção rochosa chamada de Conventos. A nascente do Rio Potengí. è uma cidade muito limpa de um povo ordeiro e muito acolhedor.
Por: Paulo Roberto Campos

ei cidade maravilhosa essa e minha cidade eu amo essa cidade nunca vou esquecer essa cidade em abril vou para ai um abraço para minha familia
Por: jonh leno

Conheci essa cidade em 1964,quando montava o sistema de micro-ondas na serra e Santana.Guardo muitas recordações do seu povo e do adorável clíma.
Por: Vanildo Ricardo (silva)

É com certeza uma cidade MARAVILHOSA!!!Quem conhece, nunca esquece. Saudades da minha gente e do friozinho gostoso.
Por: Cida / Pequena

MInha cidade é linda! apesar de morar longe mas não esqueço essa cidade.
Por: Raimundo josemar de macedo

Esta cidade que dorme em meu coração, transporta para todo meu corpo, o vento frio e gostoso de todo o meu amor, eu e Cerro Corá somos um só corpo e uma só alma em toda existencia da minha vida.
Por: Arijório Félix

Todos os anos visito minha familia José Bezerra em Cerro Corá e família em Natal. Um lugar de sonho para minha velhice quando em Junho de 2010 viajar definitivamente para o Brasil. Um lugar de sonho onde comprarei minha casa de campo. Abraços AM Portugal (por enquanto).
Por: ALVARO MONTEIRO (Portugal) Natal RN (Família Bezerra)

tenho muitas recordações boas dessa cidade, dos amigos que ai ficaram da festa de natal, do futebol,do bairro casa velha. ufa cidadesinha boa clima agradáve e gente especial.
Por: cleonilson (cleo)

falar de minha terra querida,e mto importante p/ tdos nos, pois foi onde nasce e me criei, hje cinto grde saudades.sou filho de Jose paz de lira, e Isabel Maria da comceiçao (dona belinha). abraços a tdos.
Por: chiquinho lira

como e bom ver fotos desta cidade q gosto tanto,fico muito feliz por ser filho natural de cerro cora rn.
Por: joserilton

moro em natal mais nanci mem cerro cora so filho de manel de egidio e adoro muito essa cidadé
Por: kerginaldo

fico feliz ao ver noticias da terra q nascie moro em campos dos goytacases no RJ ha 12 anos retornei ai ano pasado achei tudo muito diferente mas o coracao da minha cidade continua a mesma saudades da minha terra bjs oas conteraneos ass; joezia oliveira campos RJ
Por: joezia

De volta, desta vez definitivo no Brasil, Natal. Faz 6 meses que anseio revisitar CerroCorá e as recordações das férias anuais quando Turista de Portugal. Hj tenho CC por perto, as vaqueijadas e os passeios pedestres. É bom recordar. Abraços AM
Por: ALVARO MONTEIRO (Natal-RN)

CERRO CORA E AMINHA CIDADE MARAVILHOSA LINDA EU AMO
Por: RAMAIRIS

cidadezinha agradável,hospitaleira nasci e morei muito tempo em cerro cora, tenho muita saudade daquele friozinho a noite das historias que os mais velhos contavam guando iamos desbular milho ,feijão em suas casas conversas saudaveis e que nos faziam viajar. Gostaria de visitar meus conterraneos pregar a salvação pra eles dizer o que Jesus fez na minha vida e que pode fazer na vida de todo aquele que acieta-Lo como Senhor e Salvador de sua vida. DIZER QUE JESUS LIBERTA,SALVA PREPARA E LEVA PRA O CÉU.
Por: cleonilson

Um recanto do Brasil desconhecido para muitos, Eu tive o prazer de conhecer e fiquei maravilhado com tanta beleza junta, em breve voltarei!!
Por: Jorge luis de melo e Souza

Fui a Cerro Corá, duas vezes em 2009 e agora em 2011, é uma cidade linda, clima muito gostos e um povo sem dúvida nenhuma muito simpático e acolhedor... Amei
Por: ioneide bezerra simplicio sena

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cerro Corá

Envie seu comentário sobre Cerro Corá