Ceará-Mirim

Ceará-Mirim-RN
banner

Bem-vindo a Ceará-Mirim!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Ceará-Mirim, fotos, informações, os principais hotéis de Ceará-Mirim, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Ceará-Mirim

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa das Dunas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O pau-brasil existente em quantidade na região era transportado através de um rudimentar sistema de navegação aproveitando as águas do rio Gramoré.
Os portugueses, juntamente com Antônio Felipe Camarão, o famoso índio Poty, que chefiava a tribo dos Potiguares tomaram a iniciativa no sentido de organizarem um povoamento. Fundaram um convento na aldeia do Guajiru, e numa área de terra concedida aos padres da Companhia de Jesus, construíram uma igreja, um prédio destinado a cadeia e a câmara municipal. Com o trabalho desenvolvido na organização do povoado, os padres conquistaram a estima dos índio de Guajiru.
 Os índios estavam satisfeitos com os padres jesuítas, os colonizadores portugueses não, pois queriam as terras férteis do vale e para isso procuraram afastar do caminho a presença incômoda e ética dos jesuítas. Com o afastamento dos jesuítas, os colonizadores portugueses passaram a administrar sem a presença do elemento religioso e sem qualquer tipo de fiscalização. Uma Carta Régia do Marquês de Pombal proibiu sumariamente, sem qualquer motivo nem explicação, a participação de jesuítas na organização administrativa e de ensino do povoado. Com o afastamento dos jesuítas, os índios pressionados pelos colonizadores acabaram negociando suas terras com estranhos. Nessa época, chegaram os negros vindos da África, e com eles começava o trabalho cativo e formação dos engenhos de cana-de-açúcar, que vieram a comandar a economia e a história do vale do Ceará-Mirim. Nascia, assim, uma civilização própria com base nos senhores de engenho, conscientes do domínio econômico que exerciam, e de uma fidalguia poderosa e elegante. Era o final do século XIX, o vale prosperava e crescia com a produção canavieira.
Por algum tempo conservou-se um núcleo de ostentação e luxo. Surgiram os bailes aristocratas, as carruagens forradas com seda e as festas ricas e pomposas. Esses traços que marcaram uma Era caracterizaram, no tempo, a etapa patriarcal e escravocrata do açúcar.
Em 3 de Setembro de 1759, o município foi criado oficialmente, através de alvará, e instalado em 3 de Maio de 1760, na antiga aldeia de Guajiru, tendo por sede a vila de Extremoz. Em 18 de Agosto de 1885, a sede foi transferida para a povoação de Boca da Mata e passou a chamar-se vila do Ceará-Mirim. A transferência para vila de Ceará-Mirim foi suspensa através da Lei n° 345, de 4 de Setembro de 1856. Após dois anos foi novamente confirmada pela Lei n° 370, de 30 de Julho de 1858. Em 9 de Junho de 1882, através da Lei n° 837, Ceará-Mirim recebeu foros de cidade.
 

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

09 de Junho.

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima  

tropical chuvoso com verão seco.

Temperatura Média

Média: 25,3 °C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Macaíba.

Limites

Norte –  Maxaranguape
Sul –     São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ielmo Marinho
Leste –  Extremoz, Maxaranguape e Oceano Atlântico
Oeste – Taipu

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

28 Km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim

 

hspace=0 

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.rn.gov.br

            Janlanilson Oliveira

Comentários de Ceará-Mirim

Falta nomes aos monumentos e prédio fotografados da cidade.
Por: Cacilia monica

eu ja morei air. mais faz 17 anos quer eu vivo em sâo paulo. gostaria de ver as fotos da minha cidade querida
Por: DAMIÂO BATISTA DA SILVA

sou filho desta terra, gostaria de faser um pedido ao prefeito eleito, sr. prefeito cuide bem do nosso povo pricipalmente, o povo pobre um beijo no coração. manoel.
Por: manoel correia fandim

tenho muita saudade da minha terra natal, do aconchego e das prainhas gostosas.
Por: cassia cristina

A cidade nos leva aos tempos dos antigos engenhos, onde trabalhavam os preto velhos com suas moendas movidas pelos bois. Sua parte antiga, leva-nos a uma arquitetura que talvez nao mais se veja em nosso Pais. E uma cidade apaixonante, cheia de misterios. Apesar de nascido e criado no Recife, sou um apaixonado por esse rincao.
Por: Marcos Augusto Dantas

Sou suspeita pra falar de ceará-mirim, pois sou daí, adoro a minha cidade e não vejo a hora a de voltar, estou a quase 23 anos morando aqui em porto velho/ro, mais não esqueço a minha cidade afinal meus pais e toda a minha família moram ai. Sou filho de Antonio joaquim e de dona maria. até breve.
Por: maria das graças do nascimento campos

falar de ceàra mirim para mim e um orgulho.amo minha cidade..sempre que posso estou là.matando as saudades de minha familia.do tempero de minha maê.sou filha de d.ceiçâo e sei chico.mais comheçido como perereca. rsrsrsr beijussss
Por: giselda campus

Conheci Ceará-Mirim há muitos anos atrás. Achei a cidade muito hospitaleira, fui muito bem recebida pelos amigos que tenho aí, em especial pela Iraci que morou aqui em Resende-RJ. conosco e que tenho muitas saudades. Conheci muitos pontos turísticos e fiquei encantada com tudo que vi. Peço as pessoas que conheçam a Iraci, que tem uma padaria em um local ai na cidade que não lembro o nome, peça a ela que me mande um e-mail.
Por: Virginia de Oliveira Figueiredo

nasci em ponta do mato municipio de ceara-mirim adoro visitar essa cidade. atualmente moro em sao paulo quando viajo nao deixo de visitar a matriz de nossa senhora e sentar um pouco na linda praça. adoro ir no forro do mercado que fica ao lado da prefeitura. esse é um lugar maravilhoso que vale a pena conhecer!!!
Por: BERENICE -SÃO PAULO

terra adorada idolatrada do meu Brasil minha terra ceara-mirim
Por: ana mikelly

ceará-mirim minha terra natal, tera dos versdes canaviais... por isso queéu amo meu torrão.
Por: jose antonio frança nobre

sim eu conheco porque eu nasci nessa cidade abencoada por DEUS,EU SA DAI COM 7 ANOS DE IDADE,MAS HOJE ATE ENTAO EU MORO EM SAO PAULO DESDE OS MEU 7 ANOS...DEUS ABENCOE MINHA CIDADE E NOS VEREMOS EM BREVE.
Por: jose honorio da silva

o melhor da ceara-mirim e a tranquilidade e o carinho dos moradores.td e lindo.
Por: edna barbosa

poder ver esse site foi a melhor coisa que me aconteceu.Sou filha desta terra.Amooooo.Saudades...
Por: francisca da cunha oiliveira

claro a qui que eu nasci aqui eu vivi , conheço ceara mirim de ponta aponta um abraço a todos minha cidade do meu coraçao
Por: dora trajano

Olá ceara-minenses, voces não me conhecem, mas sou grande admirador dessa cidade. Sou natural de Macau e atualmente moro em Minas Gerais, mas tenho alguns parentes queridos aí. Sou sobrinho de D. Máxima, (já falecida), e os meus primos são: Seu Chico, Zezinho,Francisca(falecida), Socorro, Sônia e outras duas que são freiras e cujos nomes não me recordo. A todos esses meu forte abraço e um ósculo santo. E talvez haja outros cujos nomes também não lembro. Gostaria muito que eles me enviassem seus orkuts ou a-mails. Um abraço a todos os ceara-minenses. Jônatas Estelita de Souza
Por: pr Jônatas Estelita de Souza

A minha cidade está linda, gostaria de ver mais fotos, tenho muitas saudades, moro em porto velho há mais de 20 anos, mas não esqueço a minha terra, que amo muito. Abraços, graça campos.
Por: maria das graças do nascimento campos

sou mais um feliz por morar nua cidade maravilhoza ceará-mirim miha terra natal a terra q todo ceará´-mirimence se orgulha dela c.m. maravilhoza muita pais muito amor c.m..
Por: milton araujo de paulo

Ceara mirim é uma cidade maravilhosa.sinto saudades estudei no internato csa em 1976.voltei a salvador e depois desses anos todos irei visitar essa cidade q tenho otimas lembranças.
Por: tanilda gomes de souza

Estou fora do Estado a mais de 40 anos, com tudo Ceara Mirim sempre me chamou a atenção, em breve estarei nesta Cidade, e na proxima visita ao site farei alguns comentário.
Por: joao batista noya filho

nossa é lindo demais,sou de minas e conheci uma pessoa ai pela net.quiz conhecer mas nao fazia ideia do quanto é maravilhoso.
Por: arletepolicarpo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ceará-Mirim

Envie seu comentário sobre Ceará-Mirim

banner