Caraúbas

Caraúbas-RN
banner

Bem-vindo a Caraúbas!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Caraúbas, informações atualizadas sobre a cidade Caraúbas, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Caraúbas.

A cidade de Caraúbas, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1868. A localidade está em uma altitude de 144m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.462 habitantes. A área total de Caraúbas é de 1.099,9km², e sua densidade demográfica é de 18,60hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Caraúbas-RN é 59780-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Caraúbas

Roteiros do Brasil

Região Pólo Serrano

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em território habitado pelos índios Potiguares, em fins do século XVII, Baltazar Nogueira, filho de Manoel Nogueira, fundador do município de Apodi  estabeleceu uma fazenda de gado às margens da lagoa do Apanha-Peixe e construiu, para se defender dos prováveis ataques indígenas, uma casa forte, porém sem êxito. Durante uma viagem sua a Pernambuco os índios invadiram a fazenda, saquearam e queimaram a casa.
Posteriormente o fidalgo português, Tenente-General Francisco de Souza Falcão, vindo de Pernambuco com sua família e dois sobrinhos de sua esposa, fundou uma fazenda em Cachoeira, na sesmaria do mesmo nome comprada a Félix da Cruz. Pouco tempo depois da chegada da família pernambucana, a filha de Souza Falcão, a jovem Ana, casou-se com seu primo Leandro Bezerra da Cunha Cavalcante. Depois do casamento, Leandro fundou, por ordem de seu sogro  uma fazenda  localizada nas proximidades do riacho bem perto de um bosque de caraubeiras. Corria então o ano de 1780.
Em 1791, uma grande seca ameaçou exterminar o gado da região. Leandro da Cunha, devoto de São Sebastião, prometeu construir uma capela para o santo se surgisse água franca para a manutenção de sua fazenda. Cavando então um poço perto do riacho  a água jorrou em abundância e nunca mais secou. A partir desse momento o poço passou a ser chamado de Poço de São Sebastião.
Construída a capela, as romarias e as festas religiosas realizadas atraíam para o local grande número de fiéis, que vinham até mesmo dos mais distantes sertões e, como a fazenda de Leandro não tinha nome, todos diziam que estavam indo para as “Caraúbas”. 
O distrito Caraúbas foi criado pela Lei  n° 250, de 23 de Março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei 408, de 1 de setembro de 1858. Em 5 de Março de 1868, através da Lei 601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima  

muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o outono.

Temperatura Média

Média: 27,7 °C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Chapada do Apodi.

Limites

Norte –  Governador Dix-Sept Rosado e Felipe Guerra
Sul    –  Janduís, Patu e Olho d’Água do Borges
Leste –  Campo Grande e Upanema
Oeste–  Apodi e Felipe Guerra

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

296 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Caraúbas.

 

hspace=0 

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

Comentários de Caraúbas

O Município de Caraúbas-RN,tem bastante potênciais para serem desenvolvidos:podemos desstacar a cajucultura onde possuímos graande área de terras onde podemos reflorestaar com mudas de cajueiro e com esse trabalho aumentar a produção de castanha.Temos também um grande potêncial a ser explorado de palha de caranúba onde não temos uma cadéia organizada,por tanto nossos produtores estão deixando de gnhar.Temos uma grande área na região do igaraapé,onde possuímos um grande potêncial hidrico,onde podemos desenvolver um grande projeto de fruticultura irrigada.Uma atividade que estar despontando em nosso municípuio é a aquicultura e a pesca,estamos para inaugurar uma Unidade de Benefiamento do ´pescado,onde pretedemos beneficiar todos os produtos da cadeia produtiva do peixe.
Por: EDSON MORAES

ESSA CIDADE E MARAVILHOSA TWEM COISAS MUITO BOACOMO AS FESTAS DA PADOEIRA
Por: DIEGO DA SILVA ROCHA

adoro esta cidade apesar de estar longe sinto muitas saudades do povo das ruas de quando eu morava ai beijo caraubas te amo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: claudio rone vonn

ja faço dois anos que moro em Angola mas nao esqueço minha cidade maravilhosa CARAUBAS-RN
Por: leonilton

CARAUBAS MINHA TERRA QUERIDA. TENHO O MAIOR ORGULHO EM DIZER QUE SOU CARAUBENSE. SOU FILHO DO MUSICO ALTINO, IRMAO DE GEORGE, MONTEIRO, PAULO E DEHON E SEMPRE QUE POSSO VISITO ESSA MARAVILHA DE CIDADE
Por: FRANCISCO ALCINEI DE BRITO

cidade aconchegante, de pessoas simples e acolhedoras. amo caraúbas! minha terra abençoada! bjoss a todos.
Por: Auxiliadora costa-alci

SOU DE CARAÚBAS, E MORO EM NATAL A MAIS DE 20 ANOS, MAIS NUNCA ESQUEÇO DAIS MARAVILHAS QUE TEM AI.SEMPRE QUE POSSO AI.AAADOOOORO ESTÁ CIDADE...
Por: MARLUCIA MOURA SOBRINHA

Tenho orgulho em ser esta cidade maravilhosa que é Caraúbas, tenho muita saudade esta terra querida, lembro da minha infância dos amigos que deixei mais tenho certeça que um dia eu valtarei, grande abraço para todos.
Por: ANTONIO ACELIO DE BRITO

adoro essa cidade tenho familiares qualquer dia estou passando uns dias ai eu e minhas irmas nara naevia e nivia xau beijao sou de barauna.
Por: nara liegi da silva

cidade acolhedora de bos perssoas mas muinto pacata em termo de emprego mas muito floclorica efestiva gosto muoito de caraubas etodos que mim tem como amigo e da minha familha que estar nela.
Por: marcelo lima

A FESTA DE JANEIRO E TUDO DE BOM!!!! O CARNAVAL TB É OTIMO!!!
Por: jacira

AMO essa cidade morei ai a 09 anos atras,tenho um filho nascido ai BRENO TAVARES,filho de WASHINGTON LUIS TAVARES E sobrinho de MARIA WILMA,UBINES E URANDIR E AVO JOAO VALERIANO TAVARES E PRIMOS KAIO E KADIGIA TAVARES.
Por: CATARINA ASSIS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caraúbas
Fundação:
1868
Altitude:
144m
População:
20.462 habitantes
Área:
1.099,9km²
Densidade Demográfica:
18,60hab/km²
CEP:
59780-000

Envie seu comentário sobre Caraúbas