Angicos

Angicos-RN
banner

Bem-vindo a Angicos!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Angicos, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Angicos.

A cidade de Angicos, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1850. A localidade está em uma altitude de 110m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.845 habitantes. A área total de Angicos é de 809,5km², e sua densidade demográfica é de 13,40hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Angicos-RN é 59515-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A cidade de Angicos está localizada no estado do Rio Grande do Norte, sendo uma região pequena e com pouco mais de 12 mil habitantes. E o motivo para isso é a emancipação de Angicos de Assu, que ocorreu no mês de abril de 1833, foi suprimida em 1835 e reestabelecida em 1836.

A cidade de Angicos é uma cidade bem característica do estado: é quente o ano todo, motivo pelo qual atrai os turistas e visitantes que adoram a visita do sol durante todas as estações.

Um dos grandes motivos pelo qual o turismo na cidade seja bem indicado é por conta da população local: os moradores de Angicos são super-receptivos e adoram fazer com que os turistas realmente vivam no cotidiano da cidade.

O lugar é extremamente tranquilo e bem arborizado, motivo pelo qual o turista sempre se sente bem, mesmo nas caminhadas mais simples nas praças principais e centrais da cidade, que dividem espaço com monumentos históricos e levam os turistas aos principais museus que contam a história da emancipação da cidade.

Mas um dos grandes destaques do turismo em Angicos certamente vai para o Pico de Cabugi, um ponto turístico que chama a atenção dos aventureiros de todo o país.

O Pico de Cabugi nada mais é do que uma formação de caráter geológica que chega a 500 m acima do nível da planície da região. O passeio, por sua vez, é repleto de aventuras e pode ser muito cansativo para quem não estiver realmente preparado.

O pico conta com muitas rochas vulcânicas, trilhas de realmente tirar o fôlego e uma subida bem cansativa: mas no final, os visitantes são prestigiados com a paisagem oferecida pelo Pico de Cabugi.

Para evitar a degradação desse ambiente nos entornos da região o Parque Ecológico do Cabuji, que foi criado por um decreto de caráter estadual e tem como principal intuito a proteção da atividade vulcânica possível nesse ambiente, além da conservação da caatinga que está aos arredores dessa formação.

O principal intuito da cidade é fazer com que o Pico do Cabuji seja um grande atrativo para os amantes de esportes radicais e ecológicos, sem que o meio ambiente precise ser depreciado.

Informações de Angicos

 

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa Branca

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município foi emancipado de Assu em 11 de abril de 1833. A emancipação foi suprimida pela Lei Provincial nº 26, de 28 de março de 1835 e restaurada em 13 de outubro de 1836 pela Resolução Provincial nº 9.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:


Gentílico

angicano

População:

11.553 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade maravilhosa de gente acolhedora, lugar tranquilo de se viver. Venha visitá-la, não deixe para depois.

Clima:

Muito quente e semi-árido 

Temperatura Média:

27,2 ° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Litoral Norte 

Limites:

Norte – Afonso Bezerra e Pedro Avelino
Sul – Santana do Matos e Fernando Pedroza
Leste – Pedro Velho, Pedro Avelino e Lajes
Oeste – Itajá e Ipanguaçu

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

171 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

E. F. Central do Rio Grande do Norte (1933-1950)
RFN (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
ANGICOS
Município de Angicos, RN
Linha tronco da EFCN - km 194 (1960)   RN-3903
Inauguração: 26.09.1933
Uso atual: em reforma em 2009   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1933 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha da E. F. Sampaio Correia foi aberta em 1906 até a estação de Itapassaroca. Posteriormente foi estendida até Taipu (1907), Baixa Verde (1910), Pedra Preta (1913), Itaretama (1918) e finalmente Oscar Nelson e São Rafael (1949). 43 anos para se construir uma linha de apenas 235 km que não ligava a nada. Nos anos 1980, os trens acabaram e nos 1990, os cargueiros. Ficaram somente os trens de subúrbio operados primeiro pela RFFSA e depois pela CBTU e que chegam somente a Ceará-Mirim, a 39 km de Natal. O resto da linha está abandonada. 
 
A ESTAÇÃO: A estação de Angicos foi inaugurada em 1933. As fotos abaixo foram retiradas do vídeo "As 40 horas de Angicos" produzido pelo Serviço Cooperativo de Educação do Rio Grande do Norte (SECERN), em 1963. Foi uma experiência acontecida no Rio Grande do Norte, conhecida como "De pé no chão também se aprende a ler e a escrever" onde foram aplicadas as teorias pedagógicas de Paulo Freire. A estação ainda está de pé, sem trilhos. Parece que ali vai ser instalada uma casa de cultura (2007). 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGICOS

E-mail:

Telefones: (84) 3531-3950 

Sites: http://www.angicos.rn.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Natal

Telefone: (84) 3232-7310

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.rn.gov.br/

http://pt.wikipedia.org

http://www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Angicos

CIDADE MARAVILHOSA;GENTE ACOLHEDORA;LUGAR TRANQUILO DE SE VIVER MOREI MUITOS ANOS NESTA CIDADE E GOSTARIA QUE QUEM PODESSE VISITA_LA NÃO DEIXE PARA DEPOIS.
Por: MARIA DALVA DA SILVA

CIDADE MARAVILHOSA;GENTE ACOLHEDORA;LUGAR TRANQUILO DE SE VIVER MOREI MUITOS ANOS NESTA CIDADE E GOSTARIA QUE QUEM PODESSE VISITA_LA NÃO DEIXE PARA DEPOIS.
Por: MARIA DALVA DA SILVA

achei o maximo esse site. e o que falaram sobre angicos adorei....
Por: Alinne palhares

Morei em angicos nos anos de l965/67, quando existia um time de futebol de salão chamado palmeiras, josimar, neco,moura,acho que existia uma pessoa de chamava-se carro velho, se não me falha a memoria, foi epoca que não existia energia eletrica o dia todo quando dava 24:00 horas dava-se o sinal e e apagava a energia, era muito amigo do DEQUINHO, DEDE DE CELESTINA, não tenho noticias dessas pessoas a mais de 30anos. foi a epoca fantastica, guardo boas lembranças, estudava no colegio municipal fiz o exame de admissão, lembro que a professora era Da.Lourdes, uma mulher bonita educada e paciente, colegas da epoca de sala de aula: conceição, mascote, rielde,neto de expedito, nego velho e outros que não lembro tenho fotosda epoca.Morava em frente a matriz entre a casa do Sr.Capucho e Dr.Nilo Boas recordações Atenciosamnete Edimar Medeiros
Por: EDIMAR

sou filho de angicos; nascido e criado ate 26 anos, amo esta cidade de coraçao. hoje rezido em salgueiro-PE. sinto muita falta do banho de açude e rios que cortam esta regiao, muito rica em suas paisagens, e pessoas muito acolhedoras. um abraço atodos da familha pessoa
Por: marcos pessoa. apelido marcos feijao

Cidade maravilhosa de gente acolhedora, onde tem a melhor vaqueijada da região central e agora com certeza o melhor carnaval de 2010, nasci em Angicos mais moro r trabalho em Natal e moro tambem em Angicos. venha conhecer e desfruta do nosso caloroso e acolhedor clima e prove nossa fruta da região "pêlo".
Por: Raimunda Nonata Ferreira

sou de angicos,mas estou morando em salvador ba,adoro angicos essa cidade maravilhosa. obrigado
Por: neuba

amo esta terra e o seu povo hospitaleiro, so filho nataural, estou ausente desta pelo motivo do meu trabalho, hoje resido em parnamirim, mas tenho muitos parentes e amigos em angicos, um abraço a todos os conterraneos.
Por: joao sobrinho de medeiros

sou Angicano; nossa Cidade esta em expansão estar em Obras o predio da UFERSA Univercidade Federal do Seme Arido. temos uma usina de pasteurização de leite apasa.
Por: Francisco Osmino Guilherme de Souza

Já morei em Angicos, nunca consegui esquecer uma cidade tão hospitaleira, onde fiz muitas amizades e tenho boas recordações. Um abraço a esse povo que tanto amo.
Por: Verissima Souza

angicos,ra cidade maravilhosa nasci lá mas por obra do destino meus pais passaram pra cidade grande(natal-rn)motivo trlho...mas asim q posso vou lá, tdos de la são aconlhedores sao fofos d+...o açunde eo balneario ...gente é muiito bom lá pow é muiito legal eu entao adoorro angicos tudo é maravilhoso...paz traquilidade,é tudo de bom!!!olhe beijãooo pra tdos dessa cidade boNIta e bjusss e abraços pra familia RIBEIRO.
Por: li

Gostaria dever pontos turisticos, UFERSA,rodoviaria,Igrejas,praças, prefeitura,posto de saude ou Hospital, via de transporte dentro e fora da cidade. pousadas e republicas, imobiliarias ,lojas ,bancos,lotericas,farmaciaetc....
Por: lafayette

Sou de Angicos, apesar de residir no Rio de Janeiro, tenho imóveis na cidade, por estar em expansão, por ser uma cidade acolhedoura, de pessoas educadissimas. Saudações. Fernando Gonçalves
Por: Fernando Gonçalves

Gosto muito dessa Cidade, dos amigos que tenho por lá como: Zé Medeiros (melhor mecanico da cidade) que toma café da manhã no Mercado Municipal as 5 horas da manhã, uma boa buxada de bode no almoço acompanhada daque pitú(aguardente) e Chico Otávio, Nazareno, Souza, David e muitos outros, Medeiros Jr, Pinheiro, o vereador Jão Maria e muitos e muitos outros. Felicades a todos.
Por: Fernando Gonçalves

amo Angicos,fico feliz de ver a divulgação da cidade é uma cidade linda de pessoas maravihosa moro em cuiaba
Por: celia

Morei em Angicos 1977 a 1990, gosto muito um pessoal hospitaleiro tenho uma adimiração pela familia guilherme minha mãe meus irmãos mora la.
Por: Luiz Lopes de Assunção

quero deixar claro, que minha familia é de origem angicana, a fazenda angicos bem antes do sítio , seu primeiro dono foi o sgt/PM, josé pedro xavier da costa, que era descendente de porgues e que época morava na cidade de canudos, quando fugiu e se habitou no sítio angicos sendo o primeiro habitante de angicos, qualquer duvida veja no livro historia de angicos ontem hoje e amanhã, escrito por maria zélia moreira alves, eu sou o PM . RCOSTA meu fone é 9182-9847.
Por: severino dos ramos da costa

Angicos é uma que esta localizada, no centro do mapa do rio grande do norte, foi fundada em 1760, e hoje tem uma grande importancia, é a UFERSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SEMI-ARIDO,A CIDADE RECEBEU O DE ANGICOS, QUE SE ORIGINOU DE PLANTA QUE SE CHAMA ANGICOS,QUE TEM VIDA LONGA E GOSTA MUITO DO SERTÃO POR SER QUENTE ELA CHEGA A DURAR ATE CINQUENTA ANOS , NA PRAÇA JOTA DA PENHA TEM UM PÉ DE ANGICOS QUE FOI PLANTADO NO DIA 19 DE ABRIL DE 1979, PELOS ALUNOS DA ESCOLA MARIA ODILA, ONDE O SOLDADO R.COSTA FAZ PARTE DESTA HISTÓRIA.
Por: severino dos ramos da costa

eu nasci em angicos morei ate 24 anos moro em assu mais sempre tou em angicos adoro minha cidade natal
Por: moises cunha lira

MANDO UM ABRAÇO A TODOS OS MORADORES DE ANGICOS RN. NASCI NESTA LINDA CIDADE TENHO MUITA SAUDADE. HOJE ESTOU EM BRASILIA ESTOU COM 20 ANOS QUE MORO AQUI ,E NUNCA MAIS RETORNEI,PESSO QUE MANDE FOTOS PARA MIM DA RUA FLORENÇO OTAVIANO, DO COLEGIO DO PADRE ,DO MERCADAO,E TODAS QUE PUDEREM MANDAR.
Por: jose carlos de souza alves

Conheço e ADOROOO, se Deus quizer estarei ai na festa do padroeiro.
Por: Elizabte

Bem hoje eu tive o prazer de rever algunas fotos desta terra tão querida e maravilhosa que e ANGICOS, morei na fazenda sao miguel e sempre que tinha a oportunidade estava na casa do meu irmao em angicos que hoje e a casa da cultura parabens a toda esta comunidade que soubero valorizar esta Historia que e a Estação de Trem hoje podemos dizer sala cultural. em breve estarei visitando esta cidade linda e rever alguns amigos. um abraço a toda comunidade e ate abreve. hoje eu moro em Pontes e Lacerda Mato Grosso com a minha familia inclusive umas das filhas do seu Mauricio e dona Tereza que Deus lhes de um bom descanso minha cunhada chama-se Sinega ou Maria de Jesus. abração a todos.
Por: Francisco de Assis

angicos, hoje uma das cidades mais evoloida da região central do estado, angicos deu um grande passo, com a construçao de uma universidade, como a UFERSA,UNIVESIDADE FEDERAL DO SEM-ARIDO, fica bem centralizado, entre as cidades de assu e lajes, bem melhor na cidade de ANGICOS, no coração do estado?
Por: severino dos ramos da costa

viste o balneario em em angicos e venha saboreia aquele peixe gostoso, e receber a brisa de agua doce, finais de semana angicos é show, com musica ao vivo, comida A gosta no mega BAR E no RESTAURANTE DO XAXADO....
Por: SEGURANÇA PATRIMONIAL RAIO

olha ´s ninguém conhece angicos ,mais do que eu, nasci nesta cidade sou nfilho de um pescador com muito orgulho,quem conheceu cicero irmão de ambito me conhece porquer sou filho dele,pessoa humilde, eu fui pescador vendi peixe nas rua de angicos, mas voce é aquilo que voce quer , eu quando era menino sonhava em ser policial, mas não durou muito para realizar meu sonho não, foi só estudar e quando cresce, realizei o sonho que sempre sonhei, hoje estou na pm, ha mais de 23 anos, e nem morri porque eu era um menino pobre hoje eu não sou mais aqueli menino pobre, que vendia peixe nas ruas sou uma pessoa estruturada ja ate sonhos para os meus filho, nasci e cresci nesta cidade maravilhosa e querida;quero dizer que conhece o mercado do peixe de angicos ,conhece o ex-pescador o soldado rcosta, que tanto vendeu peixe naquela cidade? um abraço a todos os angicanos de coração, lembro muito do finado lula, jose deassis, dedim pescador, lembro muito do meu velho pai que era conhecido como cicero pescador...e de dona chiquinha de zé deassis....
Por: severino dos ramos da costa

Nasci em Angicos, amo de cora;ao minha cidade, Tenho projetos de voltar breve encerrando assim minhas andan;as por todo Brasil. Sendo um Angicano de alma corpo e coro;ao, rogo ao Pai, Filho Espirito Santo, que mais uma vez possa me guiar de volta a minha cidade. Compreendo respeito e admiro todos que também residem fora do município ou estado, estendo a eles todos os meus sonhos de poder envelhecer e morrer na nossa cidade. Um forte abra;o a todos em especial a Marcos ou Feijáo como queira.....
Por: Nanal ex vereador

ola amigos conterraneos, é com muito prazer e alegria que visito este site, é como se eu estivesse em angicos neste momento, que saudades do meus amigos, da infancia, esta cidade que tanto, amo, se existe uma coisa melhor que angicos, com certeza, deus tem ela la no ceu. abraços a todos conterraneos joão sobrinho de medeiros
Por: joão sobrinho de medeiros

amo muito esta cidade, onde morei da minha infancia ate meus vintes anos, espero um dia voltar a minha querida cidade, esta q eu amo de paixâo.
Por: ROSIVAN BENTO DA SILVA

angicos cidade onde passei toda minha infancia, ata os 20anos cidade a qual amo muito espero um dia voltar a esta terra tâo querida.
Por: ROSIVAN BENTO DA SILVA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Angicos
Fundação:
1850
Altitude:
110m
População:
10.845 habitantes
Área:
809,5km²
Densidade Demográfica:
13,40hab/km²
CEP:
59515-000

Envie seu comentário sobre Angicos