Assú

Assú-RN
banner

Bem-vindo a Assú!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Assú, fotos, informações, os principais hotéis de Assú, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Assú, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1788. A localidade está em uma altitude de 27m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 46.341 habitantes. A área total de Assú é de 1.297,5km², e sua densidade demográfica é de 35,72hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Assú-RN é 59650-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A cidade de Assu está localizada no estado do Rio Grande do Norte, fazendo parte de uma pequena região chamada “Vale do Açu”. A cerca de 200 quilômetros da capital, Natal, a região é um dos grandes destaques do estado principalmente no que diz respeito ao turismo histórico.

Com pouco mais de 50 mil habitantes, um dos principais atrativos da cidade está em seu polo cultural: os assuenses são os que concentram a maior parte de poetas de todo o estado, o que fez com que a cidade fosse reconhecida como “Atenas Norte Rio-grandense”.

Outro ponto positivo para o turismo da cidade vai para a culinária: ela é responsável pela exportação de uma série de delícias e doces tropicais que realmente ganharam não só o Brasil, como todo o mundo. São acerolas, uvas, melões, mangas e outras frutas de primeira qualidade.

Para os que adoram pontos históricos e com paisagens realmente extraordinárias, o destaque vai para a Chapada do Palheiro e para a região de Carnaubais.

Além disso, os que procuram por sossego e aventura ao mesmo tempo encontram em Assú a possibilidade de fazer trilhas em meio a cavernas e grutas, até chegar ao destino final: a belíssima Lagoa do Piató.

O artesanato é também um dos pontos fortes da cidade de Assú: na região são produzidos bordados de primeira linha, palha de carnaúba, pintura em tela, fuxico, tapeçaria, vagonite, reciclagem de jornal para a criação de produtos totalmente novos, madeira, cerâmica, macramé e muito mais. A região é extremamente rica em artesanato e quem sai ganhando com isso, é claro, são os turistas, que saem repletos de lembranças de Assú e do estado de Rio Grande do Norte de uma forma geral.

O turismo religioso também acontece com frequência em Assú. Todos os anos, no mês de junho, a cidade recebe milhares de turistas e fiéis de todos os lados do Brasil para os festejos que são dedicados exclusivamente para o Padroeiro São João Batista.

A grande variedade de lagoas, o Delta do Rio Assú e uma série de monumentos históricos certamente também vão garantir que a sua estada na cidade seja relembrada da melhor forma!

Informações de Assú

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa Branca

"Atenas Norte-Rio-Grandense”

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em meados do século XVIII, a terra rica em lavoura e pecuária do vale era habitada pelos Janduís.  Nessa mesma época o homem branco começava a explorar os potenciais da região, gerando amplo conflito de interesses com os índios.O homem branco partindo para a criação bovina  e os Janduís considerando legítima a caça ao gado.
Devido à intensidade das lutas entre brancos e índios, o conflito  que durou de 1687 a 1697, ficou conhecido como a Guerra dos Bárbaros.
Em 1696, Bernardo Vieira de Melo, então Capitão Mor do Rio Grande do Norte, colocou-se à frente de uma pequena expedição e fundou à margem esquerda do rio Assú ou Piranhas o Arraial de Nossa Senhora dos Prazeres, ponto de reforço para a conquista do sertão. Bernardo Vieira instalou-se com seus soldados no novo arraial, iniciando o aldeamento dos índios e assegurando estabelecimento dos colonos. Surgiu daí o povoado  conhecido como povoação de São João Batista da Ribeira do Céu.
Apenas quando terminaram os conflitos  a pecuária retomou seu crescimento, desenvolvendo-se rapidamente  e tornando-se importante atividade econômica da região. Nesse período, as oficinas de carne seca e a indústria de extração da cera de carnaúba representavam a base da economia da região.
O município foi criado por Ordem Régia em 22 de Julho de 1766, Com a denominação de vila Nova da Princesa, em homenagem a princesa Dona Carlota Joaquina de Bourbon. Através da Lei l nº 124 de 16 de Outubro de 1845, deu foros de cidade com o nome de Assú palavra originada de uma aldeia, existente na região que em Tupi-guarani significa aldeia grande.

Significado do Nome

Assú palavra originada de uma aldeia, existente na região que em Tupi-guarani significa aldeia grande.

Aniversário da Cidade

16 de Outubro

Gentílico

açuense

População

54.031 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Assú é conhecido pela sua riqueza cultural e, pelo histórico de poetas que ganharam fama a nível regional, tornou-se conhecida como a “Atenas Norte-Rio-Grandense”.

Clima  

Muito quente e semi-árido.

Temperatura Média

Média: 28,1 °C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Assú.

Limites

Norte – Carnaubais e Serra do Mel
Sul –    São Rafael, Espírito Santo do Oeste e Jucurutu
Leste – Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra e Itajá
Oeste – Upanema, Mossoró e Espírito Santo do Oeste

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:


Mossoró/RN - 73,5 km


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ASSÚ

E-mail:

Telefones: (84) 3331-6300

Sites: http://assu.rn.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Natal-RN

Endereço: Avenida Cap-mor. Gouveia, 1237 - Cidade da Esperança
Telefone: (84) 3205-2931 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (84) 3242-2455

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.rn.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Assú

Eu morava ai.Adoro as Festa que tem ai.Açu e tudo de bom.Agora mora em São Paulo.Mas sempre que posso vou passear e ver minha fámilia.Quem conhece açu se á paixona...
Por: Andrea Garcia de Lira

O QUE FALAR DESSA CIDADE MARAVILHOSA ONDE UM DIA, MELHOR DIZENDO, 12 ANOS DE MINHA VIDA DESFRUTEI DAS ÁGUAS DO RIO ASSÚ E DA CASCATA DA ADEGA DA PONTE A QUAL FORA CONTRUIDA PELO MEU VELHO PAI LACERDA E LAMENTAVELMENTE AFANADA SABIAMENTE PELOS MONTENEGROS. AINDA ASSIM, GUARDO LEMBRANÇAS INENARRÁVEIS DAS VAQUEJADAS E FESTAS JUNINAS NA PRAÇA DA IGREJA SÃO JOÃO BATISTA, E PORQUE NÃO LEMBRAR DO LENDÁRIO PADRE CANIDÉ, OU DO VELHO ROQUE CEGO QUE NÃO CANÇAVAMOS DE PERGUNTAR AS HORAS. AH QUE SAUDADE DAS TARDE QUE SENTAVA NA CALÇADA ESPERANDO O MENINO DO ALFINIM E PUXA PUXA! E O COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS COM TODAS AS FREIRAS A PUXAREM NOSSAS SAIAS MAIS PARA BAIXO PORQUÊ QUERÍAMOS A CIMA DO JOELHO. QUANTA SAUDADE DESTAS TERRAS DISTANTE E QUE O TEMPO JAMAIS VOLTARÁ SE NÃO APENAS AS LEMBRANÇAS. UM ABRAÇO A TODOS QUE POR VENTURA VENHA LÊR ESTA MENSAGEM TÃO SAUDOSA. QUEM SABE ALGUÉM AINDA LEMBRE DE MIM. MAIS UMA VEZ UM ABRAÇO A TODOS.
Por: ELIZABETH COSTA (BETINHA)

e uma cidade linda na qual eu nasci la,e as festas principalmente a junina
Por: ANGELA MARIA FARIAS SILVA

assu e uma cidade linda eu sou de sp. paulista, casei c/ uma mulher do assu, eu amo esta cidade, hoje moro em sp mas todos os anos que posso vou ate assu.so nâo fiquei por falta de emprego,um abraço a todos.
Por: luiz aqui da natira

tenho vontade de conhecer a cidade,rever amigos que conhecei aqui em são paoulo
Por: marlene

assu uma cidade maravilhosa sou de assu com muito orgulho.
Por: antonioferreira

sou um profundo admirador da beleza plantada para o futuro, Assú e seu povo tem um presente futurista. Vivenciei em visitas dedicadas ao trabalho de formação de um MOVA humano, com pessoas lindas. Parabéns!
Por: Helio dos Anjos

bem eu passei apenas dois dias em assú apesar de ser muito quente eu gostei espero volta lá
Por: juliane natal-rn

Falar de assú se resume e uma só palavra Maravilhosa.Amo assú pois minha fámilia toda e dai....Obrigada
Por: Andréa Garcia de Lira.

assu assu assu sua camisa e o meu manto sagrado assu assu assu assu assu assu
Por: heitor

ASSÚ É BOM D++++++++++.EU SOU DA PARAIBA E TRABALHEI DURANTE UM ANO EM ASSÚ E ADOREI,ESTOU LOUCO PRA VOLTAR A ESTA CIDADE LOGO LOGO E REVER MEUS AMIGOS Q FIZ POR LÁ.VALEU!!!!!!
Por: CIRO

que pena sou filha ligitima da cidade e não a conheço,sai muito pequena dai,tenho esperança de um dia visitar minha terra natal.
Por: dilma

Moro em Assu e convido qualquer pessoa a vinha ao nosso município, hospitateiro, com passagens naturais e pontos turisticos bontios de se ver, quem vem a Assu se encanta com sua gente e sua beleza.
Por: maria do Rosário da silva

Assu , uma terra muito querida, com historias e lugares interessante para conhessemos e descobrimos...
Por: Arailza

Conheci Assu, por motivo de meu carro quebra as 23:30hs na Estrada, sendo socorrido pelo Sr. Manoel, pai do Chico proprietario de um Deposito de Agua Mineral e Gas, nesta Maravilhosa Cidade. Quero agradece a esta Familia que acolheu Eu, minha Esposa e minha Sogra, durante 03 Dias em sua Confortavel Residencia. Que Deus sempre esteja nos Carações desta Família.
Por: jorge luiz leite ferreira

Belas fotografias, pelo que vi apresentasse como cidade tipica da região do sertão nordestino, com um povo hospitaleiro, deve ser maravilho curtir ferias nesse lugar. deixo um abraço a todos os moradores desse maravilhoso lugar. Deus abençoe todos vocês.
Por: HELENO

não conheço assú ainda mais adoraria conhecer pois vejo imagens pela internet e acho á cidade muito acomchegante,tenho familía em assú mais não visitei ainda,vou participar do concurso da prefeitura e aproveito para conhençe-la um pouco mais.upanema-rn...beijosssssssss!!!!
Por: jucineide rocha

Assu é uma cidade acolhedora não sou assuense de nascimento mas, ja fiz minha adoção de coração, resido nela a uns cinquenta anos, portanto acho que já colaborei com a cultura do Assu na oeientação dos meus alunos. Vamos cuidar mais da nossa ASSU, que melhorou muito con certeza irá melhorar mais. Assim espero.
Por: Maria do Socorro Santos

ADORO ASSU CIDADE LINDA QUE EU AMO NASCI LA HOJE MORO NO ALTO DO RODRIGUES MAS TODO MES VOU AI EM ASSU AMO ASSU
Por: mailha santos cortes

Assú! Lugar de doces lembranças. Assú, da Praça da Canaubinha, dos Casarões Antigos, da Praça São João Batista, Praça do Rosario, Cine Teatro Pedro Amorim(Extinto), Instituto Ibiapina, Liga... Assú, não dá para esquecer.
Por: Armando Dantas

ja morei em açu adoro açu e se deus quiser vou voltar a morar em açu de novologo agora em 2011
Por: gorete viana

é um lugar muito bonito,tenho parentes ai moro em sao paulo,fui ai em agosto desse ano,foi muito bom espero voltar logo
Por: katia

Eu sou filha de assu amo essa cidade de paixão, estou em belem no p-ara
Por: Gabrielle Bezerra Fernandes Brasil

assu a melhor a cidade do rio grande do norte natal assu 100legal%.....................
Por: jhonatan felipe

Viajando pelo estado do Rn, seguindo para Canoa Quebrada e fortaleza, resolvemos entrar em Assú para conhecermos, e resolvemos pernoitar, fiquei encantada! Aquela praça com um anfiteatro, os casarões, andei por toda parte antiga e até hoje ñ conheci nada igual. O povo muuito simpático e acolhedor. Parabéns.
Por: Lú Medeiros

olá conheço ns em assú gosto muito du rio e da barrage armando ribeiro , vcs deveria divulgar mas fotos da BARRAGE, eu atualmente moro em SANTA HELENA DE G.O a 12 anos , na minhas ferias irei na BARRAGE que eu a AMO.
Por: jose de arimateia gomes

eu gosto muito dessa cidade moro em cararaguatatuba
Por: fabio alves cabral

Eu sou do RJ mais moro aqui em NAtal-RN desde 2005 eu conheci Assú em 2007 através de uma viajem da escola Newton Braga que fica no Alecrim eu estava fazendo o 3ºano eu fiquei na pousada Oásis no centro de Assú-RN foi muito marcante na minha vida conhecer esta cidade linda,eu amei e estou com muitas saudades dai e uma amiga de classe da minha faculdade é natural de Assú vcs são demais bjs para a familia potiguar vcs são meu encanto que mora no meu coração bjs para esta cidade maravilhosa kkkkk.
Por: Jéssica Paula França

Visitei essa terra abençoada em 2008 nas festas juninas. Mas sou filho dessa terra. Hoje resido em Manaus-am, mas tenho muitas saudades de Assu, temos casa no centro ao lado do Celégio das freiras. Gostaria de saber noticias do meu amigo Paulo Montenegro. Abraços a todos meus conterraneos!
Por: José Paulino Junior

Assú possui o lindo açude do Mendubim, a magnífica Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçallves, hotéis urbanos com maravilhosos balneários, além de contar com uma gente alegre e hospitaleira, visitem!
Por: Janycley Fonseca

estive em pataxo e tivemos a oportunidade de conhecer a cidade de assú passamos 28 dias neste estado maravilhoso nos somos do estado do espirito santo e estamos progamando de voltarmos em janeiro 2012
Por: UBIRAJARA DE OLIVEIRA LEITE

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Assú
Fundação:
1788
Altitude:
27m
População:
46.341 habitantes
Área:
1.297,5km²
Densidade Demográfica:
35,72hab/km²
CEP:
59650-000

Envie seu comentário sobre Assú