Itaparica

Itaparica-BA
banner

Bem-vindo a Itaparica!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Itaparica, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Itaparica.

A cidade de Itaparica, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1831. A localidade está em uma altitude de 15m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.280 habitantes. A área total de Itaparica é de 116,4km², e sua densidade demográfica é de 174,23hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itaparica-BA é 44460-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Situada na Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos, Itaparica é um município baiano reconhecido por ter lindas praias e bicas de água mineral, além de toda exuberância natural que pode ser admirada no local. Entre as praias de Itaparica estão: a Praia da Ponta de Areia, Praia da Ponta do Mocambo, Praia do Boulevard, Praia do Forte, São João de Manguinhos, Praia de Amoreiras, Coroa do Limo e Porto dos Santos.

A Praia da Ponta de Areia é a mais popular de Itaparica, tratando-se de um lugar perfeito para o banho e para a prática de esportes náuticos, além ser possível realizar maravilhosos passeios de caiaque pelas suas águas mornas e rasas. Com pouco mais de 3 quilômetros de extensão, a Praia da Ponta de Areia é a mais próxima a Salvador e dispõe de belos quiosques e casas de veraneio para os turistas.

Todas as praias de Itaparica destacam-se por se tratarem de locais extremamente bem preservados e livres da poluição. Além disso, todas da região dispõem de quiosques e excelentes restaurantes que oferecem gastronomia de alta qualidade, com pratos feitos com os peixes locais e muito mais. Perfeita para descansar, a Ilha de Itaparica é um destino ideal para passar dias tranquilos e em pleno contato com a natureza.

Outra grande atração local é o Conjunto Histórico, que é composto pelo casario e pela Igreja de São Lourenço, ambos construídos em 1610. O conjunto é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mas, infelizmente, mesmo assim, o lugar foi atingido pelo vandalismo, sendo que, inclusive, boa parte das imagens da Igreja de São Lourenço já foram roubadas.

Como Itaparica fica na região metropolitana de Salvador, o local pode ser de interesse, também, para quem deseja visitar a cidade, que dispõe de mais recursos para os turistas. Em Itaparica, ainda, acontecem o Torneio de Itaparica de Tênis e eventos locais, como feiras de artesanato e festividades em determinadas épocas do ano. Resumidamente, é um local excelente para quem deseja descanso, praias limpas e busca por atividades de lazer, como a prática de esportes náuticos e trilhas a pé.

Informações de Itaparica

 

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Descoberta em 1º de novembro de 1501 por Américo Vespúcio, a Baía de Todos os Santos é composta por 44 (quarenta e quatro) ilhas – dentre elas a de Itaparica, a maior ilha marítima do litoral brasileiro, com 36 km de comprimento, 246 km² de área e 55 mil habitantes, 2 municípios e 35 localidades.
A ilha foi emancipada de Salvador em 8 de Agosto de 1833 e elevada à cidade em 30 de julho de 1962, daí foi desmembrada passando a ter os dois municípios: Itaparica e Vera Cruz, que curiosamente funcionam como "capital" para os outros povoados.
Nascida de um pequeno núcleo de povoamento iniciado por padres jesuítas em 1560 onde hoje está localizada a vila de Baiacu – denominada Vila do Senhor da Vera Cruz, na contra costa da Ilha -, ela conheceu, em meados do século XVI a primeira plantação de cana-de-açúcar e a cultura do trigo. Na mesma época também foram trazidos os primeiros espécimes de gado bovino. Foi em Itaparica que se assentou a primeira máquina a vapor em terras brasileiras, no engenho de Ingá-Açu. E foi ainda em Baiacu onde os padres construíram a primeira obra hidráulica do País: uma barragem para suprimento de água potável e para serviços de povoação.
Os corsários ingleses atacaram a ilha de Itaparica em 1597. Entre os anos de 1600 e 1647 foi invadida pelos holandeses. Durante a última destas invasões os holandeses chegaram a construir um forte, na cidade de Itaparica, denominado Fortaleza de São Lourenço. 
A cidade de Itaparica é a única estância hidromineral à beira mar das Américas, possuindo uma água com características medicinais inigualáveis e únicas em palatabilidade. Ela é carbonatada e sulfatada com boa dose de ácido carbônico, teor de radiatividade na fonte a 20 graus centígrados de 0.82 maches. Tem excepcional poder digestivo e diurético sendo recomendada especialmente para pacientes com problemas no fígado e baço.
Preservação Além da importância histórica e singularidade geográfica, a Ilha de Itaparica possui um conjunto histórico e arquitetônico dos mais aprazíveis, praias de águas mornas, folclore diversificado, artesanato próprio e culinária das mais apreciadas em todo o Brasil.
Os registros históricos sobre a ilha são riquíssimos, destacando-se a vinda, em 1510, do navegador português Diogo Álvaro Correia, o “Caramuru” que, enamorado da princesa tupinambá “Paraguaçu”, filha do cacique Taparica, desposou-a, fundamentando, a partir desta união, a junção das raças européia e indígena, formando então a primeira família genuinamente brasileira. 

Significado do Nome 

Seu nome tem origem na linguagem Tupi e significa cerca feita de pedra, por causa dos arrecifes que contornam toda a costa da Ilha.

Aniversário da Cidade

25 de Outubro 

Gentílico:

itaparicano

População:

20.760 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Atrações Itaparica é uma das mais belas ilhas do litoral Brasileiro. Sua costa, em grande extensão, é cercada por recifes de corais, denominados “Recifes das Pinaúnas”, que se prolonga de Bom Despacho até a Ponta de Aratuba. Foi constituída, através do decreto lei 467 de 20 de outubro de 1997, a Área de Preservação Ambiental (APA) de Área de Preservação Ambiental Pinaúnas.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

30º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Itaparica fica a 45 minutos de Salvador - ou 14 quilômetros em linha reta - por mar, com os acessos facilitados por sua integração ao sistema ferry-boat, que liga os Terminais de São Joaquim e Bom Despacho; ou por uma lancha catamarã com capacidade para 400 passageiros, que faz o mesmo percurso em 20 minutos; além das lanchas, que saem do Centro Náutico da Bahia para Mar Grande.
No Terminal de Bom Despacho, um sistema de transportes utilizando kombis-lotação e ônibus interliga as diversas localidades da Ilha. Itaparica fica a 12 Km do terminal de Bom Despacho, sendo 03 Km pela BA-001 e 09 Km pela estrada vicinal BA-881.

Por via aérea: pista de pouso na sede do Aeroclube da Bahia, (BA-001, Km15, Conceição), que permite a movimentação de aeronaves de médio porte (50 passageiros), tipo Fokker-50.

Localização:

Metropolitana de Salvador

Limites:

Vera Cruz e Oceano Atlântico 

Acesso Hidroviário:

A Ilha de Itaparica fica a 45 minutos de Salvador pelo sistema de transporte Ferry Boat, ou pelo sistema de transporte marítimo de Mar Grande; e está ligada ao continente, no estreito do Funil, pela ponte João das Botas via BA-001.

Distâncias:

Da Capital: 

45 minutos de Salvador  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A ilha de Itaparica está localizada a 13 km (via Ferry-boat) de Salvador e é a maior das 56 ilhas da Baía de Todos os Santos. A ilha possui mais de 40 km de praias, com abundante vegetação tropical, onde predominam exuberantes coqueirais e muita história para contar, tendo defronte a cidade de Salvador, ao longe, separada pela Baía de Todos os Santos. “A ilha”, como é carinhosamente chamada pelos seus moradores, veranistas e turistas, tem 246 km² e 55,000 habitantes distribuídos em dois municípios: Itaparica, onde se localiza a única fonte de água hidromineral a beira mar das Américas, Vera Cruz, que se dá o luxo de ter a sede com outro nome, assim: Vera Cruz, capital: Mar Grande.

Entre Itaparica, sede do município e Cacha Pregos, pontos extremos da costa da ilha, existem praias belíssimas com ótimas condições para banho e segurança. Uma linha de recifes lhe serve de quebra mar, diminuindo a força das ondas e formando um viveiro natural de polvos, lagostas e outros mariscos. A maioria destas praias tem águas rasas, mansas e mornas.

A ilha dispõe e oferecem serviços de qualidade em todos os níveis – restaurantes com deliciosos frutos do mar, passeios de barco, pára-quedismo e uma infinidade de opções de entretenimentos.

Principais Pontos Turísticos:

Centro Histórico

A Fortaleza de São Lourenço, fica no extremo norte da Ilha, no local conhecido antigamente como Ponta da Baleia. Sua localização estratégica impedia o desembarque no único porto natural da Ilha, além de proteger e abrigar as embarcações que abasteciam a cidade através do Recôncavo ou da Barra do Jaguaripe. A primeira construção, holandesa, foi de 1647. Quando os invasores se retiraram para Recife arrasaram o forte que teve sua reconstrução iniciada em 1711; a Igreja de São Lourenço – padroeiro de Itaparica – e a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento são do século XVIII e situam-se na Rua da Matriz. Ao lado, na Pracinha dos Tamarindeiros ou Largo da Quitanda, como era tradicionalmente conhecido, fica o sobrado Tenente João das Botas - figura de destaque na Batalha do Funil contra os portugueses - abriga, no térreo, o Centro Artesanal, que oferece o legítimo artesanato de búzios e conchas da Ilha. Mais adiante, na praça Nossa Senhora da Piedade, o sobrado Monsenhor Flaviano, do final do século XVIII, hospedou os imperadores D. João VI, em 1808, e D. Pedro II, em 1859.

Dica

Aproveite para andar a pé no Centro Histórico que tem ruas amplas e arborizadas. 

Como chegar
 
Localizado no centro de Itaparica que fica a 9km do Terminal de Bom Despacho pelas BAs-001, 532 e 533; Ponte do Funil que, por sua vez, dá acesso à BR-101. 

Principais Ilhas:

Ilha do Medo

Situada a 3,5 km ou 1,8 milhas náuticas da ponta de Itaparica, a ilha do Medo é a primeira Estação Ecológica da Baía de Todos os Santos, tombada oficialmente por lei municipal em 1991. Ambientalmente caracterizada por significativo sistema estuarino associado a remanescentes de vegetação de restinga e bosque de árvores de mangue. Algumas, pelo diâmetro, indicam serem espécies centenárias do Mangue Siriba. Também é ponto de nidificação e alimentação de aves marinhas e terrestres.

A ilha do Medo é envolta em mistérios e lendas, a começar pelo próprio nome. Os mais velhos dizem que o lugar foi batizado assim porque ficou assombrado depois de abrigar um asilo, para onde eram levados doentes terminais de lepra e de cólera-morbo - epidemia que se abateu sobre a Bahia em 1855. É dessa época o sítio histórico cujo prédio encontra-se, atualmente, tomado pela vegetação. Outra lenda conta que um padre da comarca de Itaparica teria recebido dinheiro para celebrar missa e não o fez. Após sua morte, sua alma passou a residir na ilha e convidava pescadores que passavam pelo local para assistir à celebração da missa.

Outras histórias dão conta de que, quando os holandeses vieram invadir a Baía de Todos os Santos, confundiram a silhueta da ilha do Medo com a de uma nau portuguesa e bateram em retirada. Contam também que os negros faziam trabalhos de candomblé para amedrontar os brancos da região e, para afastar os negros, os jesuítas teriam colocado gatos selvagens na ilha. Verdade ou não, ainda hoje a ilha do Medo, que continua desabitada, é povoada por gatos.

Duração do passeio 

Duas horas. A travessia dura entre 10 e 30 minutos a depender da embarcação.

Dica
Melhor ir com a maré cheia por causa dos bancos de areia.

Como Chegar

De barco, a partir da cidade de Itaparica
 
Praias:

Praia do Forte e do Boulevard

Junto ao Forte de São Lourenço são as únicas praias do centro urbano. A Praia do Forte é minúscula e ornada de tamarindeiros, tem um declive abrupto para um canal (por onde já passou o navio que fazia a linha Salvador – Itaparica, antes do advento do sistema ferry-boat). A praia do Boulevard fica completamente seca na maré baixa e é freqüentada quase que exclusivamente por veranistas.

Dica

O banho de mar e a pesca de siri são melhores quando a maré estiver enchendo.

Como Chegar

Junto ao Forte de São Lourenço, chega-se a pé.

Praia da Ponta do Mocambo ou Praia dos Namorados

Deserta. Por ter acesso difícil é comum a prática de nudismo no local, ainda que não seja declarada oficialmente.

Como Chegar

Acesso exclusivamente de barco a partir de Itaparica.

Ponta de Areia

Praia de águas mornas e tranqüilas, rasa e quase sem ondas. Muito freqüentada por turistas especialmente os que chegam de escuna. Dispõe de razoável infra-estrutura com pousadas, restaurantes e barracas de praia, aluguel de caiaques e banana-boat. Aí fica a sede da casa mais importante do candomblé dos Eguns (antepassados). 

Dica

Alugue uma bicicleta em Itaparica ou faça o percurso a pé, pela praia. 

Como Chegar

Pode-se andar pela praia na maré baixa, de bicicleta ou de carro saindo da cidade pela avenida Beira-mar. Fica a 3km de Itaparica.

Amoreiras

Continuação da praia de Ponta de Areia. Na bela orla, a pracinha tem bares com mesinhas e comércio de peixe e caranguejo frescos. Na praia, barracas à sombra das amendoeiras oferecem batidas de frutas tropicais, cerveja gelada e tira-gostos de frutos do mar. Esqueletos de velhos saveiros dão o testemunho de muitas histórias de pescadores.

Como Chegar

É a continuação ao sul da praia de Ponta de Areia, podendo-se ir a pé, pela praia, ou de carro. Fica a 4km de Itaparica. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPARICA

E-mail: @itaparica.ba.gov.br

Telefones: (71) 3631-1605 / 1231 / 1840

Sites: http://www.itaparica.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones: (71) 3631-1778

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (71) 3631-1099 / 8850-3767

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (71) 3631-1224 / 1240 / 1223 / 1524

CORREIO: (71) 3631-1029

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.juraemprosaeverso.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Você sabia? ... Que os afamados estaleiros da Ilha de Itaparica era também empório de construções navais da colônia: ali se armou à primeira quilha da Marinha de Guerra no Brasil. Nesta época também existiam 5 destilarias de aguardente, além das fábricas de cal (nove, em meados do século XIX). Porém, a maior atividade econômica da Ilha foi à pesca da baleia, sobretudo durante os séculos XVII e XVIII, por este fato, antes de chamar-se de Itaparica era conhecida como Arraial da Ponta das Baleias.  

 

Comentários de Itaparica

A ilha de itaparica é única, as praias com agua bem morninha... a gente é bem acolhedora e alegre.
Por: Alexandra

Adoro Itaparica, uma cidade histórica, pacata, super tranqüila, geograficamente bem localizada, oferece uma boa Marina de onde pode-se desfrutar de um lindo e marcante por do sol, (não esqueça da máquina fotográfica), mas eu não poderia esquecer da praia Ponta de Areia, considerada a melhor da Ilha, por está localizada no extremo norte da Ilha, portanto dentro da Baía de Todos os Santos, assim, torna-se uma praia de mar calmo e plana, muito indicada para crianças e idosos, ótima também para a prática de esportes náutico e passeios de barcos, Jetski entre outros... Itaparica e suas praias é um lugar para quem busca tranqüilidade.
Por: Mano

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itaparica
Fundação:
1831
Altitude:
15m
População:
20.280 habitantes
Área:
116,4km²
Densidade Demográfica:
174,23hab/km²
CEP:
44460-000

Envie seu comentário sobre Itaparica