São Sebastião do Alto

São Sebastião do Alto-RJ
banner

Bem-vindo a São Sebastião do Alto!

banner

Comece planejando a sua viagem para São Sebastião do Alto utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em São Sebastião do Alto e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em São Sebastião do Alto.

Informações de São Sebastião do Alto

Roteiros do Brasil

Região Serra Norte

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São Sebastião do Alto surgiu na metade do século XVIII. Era habitado por índios Coroados e Goitacás. A principal causa do desbravamento da região foi a procura do ouro às margens dos rios Negro e Grande.
Manoel Henrique, bandoleiro lusitano conhecido por mão-de-luva, era quem chefiava os garimpeiros entre os anos de 1779 e 1786.
A exploração não era autorizada pelo vice-rei D. Luís de Vasconcelos e Souza que foi obrigado a tomar medidas proibindo este tipo de atividade. Muitos garimpeiros desistiram da atividade e a grande maioria se lançou para outras terras. Atribuiu-se aos remanescentes dos garimpeiros fracassados a criação do Arraial de São Sebastião, elevado a curato em 1852,
Em 28 de Setembro de 1855 foi elevado a categoria de freguesia. Em 1861 São Sebastião do Alto foi desmembrada do município de Cantagalo, passando a constituir parte integrante da comuna então criada. Em 17 de abril de 1891 de freguesia passou a vila. Em 8 de Maio de 1892 foi extinto passando para jurisdição São Francisco de Paula. Finalmente, em 7 de Dezembro de 1892 era restabelecido o Município de São Sebastião do Alto.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

17 de Abril 

Gentílico

altense

População

8.906 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

São Sebastião do Alto é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma latitude 21º5726 sul e a uma longitude 42º0805 oeste, estando a uma altitude de 575 metros. Sua população estimada em 2005 era de 8.747 habitantes.
Possui uma área de 373,26 km² a cerca de três horas de viagem da cidade do Rio de Janeiro e a uma hora de Nova Friburgo.
Sua sede fica no alto da Serra do Deus me Livre, e revela uma pequena cidade onde a tranqülidade é a tônica. Foi colonizada por imigrantes italianos e suíços, que foram para a região para o cultivo do café.

Clima 

Tropical de Altitude

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Centro Fluminense

Limites

Cantagalo, Itaocara, Macuco, Santa Maria Madalena, São Fidélis e Trajano de Morais.

Acesso Rodoviário

Saindo do Rio de Janeiro 
Seguir pela Linha Vermelha até a saída para a Rodovia Washington Luís (BR-040). Entrar na BR-116 (Rio-Teresópolis) até Guapimirim, seguir pela RJ-122 (Magé-Cachoeiras de Macacu) e continuar pela RJ-116 (Itaboraí-Itaperuna) em direção à Cordeiro. Entrar à direita na RJ-176 que passa pelo centro de São Sebastião do Alto.  

Distâncias:

Da Capital:

152 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Fazenda Santa Alda 

Horário: Mediante autorização do proprietário
Constitui-se de quatro saltos com alturas em torno de 3,5m, 5m e 1m as duas últimas quedas. As águas de cor clara e temperatura ambiente, deslizam por um paredão rochoso, formando ao final uma pequena piscina natural e duchas que proporcionam boas condições para banhos. A paisagem circundante é composta pela mata fechada e junto as suas margens registra-se plantação de mamão.
   
Cachoeira do Humaitá 
 
Horário: com autorização do proprietário
A Cachoeira do Humaitá é de fato uma corredeira, possuindo aproximadamente 200 metros de extensão total. Com intenso volume dágua, em trechos bem acidentados onde as águas correm entre pequenas formações rochosas. As águas são claras e de temperatura ambiente. Os bons locais para banhos estão à sua margem direita, onde há pequenas praias fluviais e a correnteza é menor. Margeando o lado direito da corredeira, já é a cidade de Santa Maria Madalena - há uma vasta mata e, do lado esquerdo - em São Sebastião do Alto - vegetação de gramíneas, arbustos, a Sede da Fazenda Humaitá e a estrada de acesso até o local.

Rio Grande 

A vegetação que margeia o leito do rio é de pequeno e médio porte, sendo em alguns trechos de grande porte. Se destacam na paisagem em torno, bambuzais e árvores frutíferas. Possui volume de água intenso com presença em alguns pontos, de quedas dágua, como a cachoeira do Humaitá localizada na Fazenda de mesmo nome, no município de São Sebastião do Alto. Apesar da existência de pequenas praias fluviais em seu curso, há prática de banhos. O Rio Grande, bastante sinuoso, margeia algumas fazendas, entre as quais: Fazenda do Humaitá, Santa Alda e Cachoeira, no município de São Sebastião do Alto e São José e Harmonia já no município de Santa Maria Madalena. No local onde situa-se a Fazenda Humaitá, há uma pequena ilha que se alcança através de uma pinguela. O Rio abriga algumas espécies de peixes como traíra, bagre, robalo e piabanha, entre outras. Em alguns trechos é navegável somente por pequenas embarcações. Junto à margem esquerda, no município de São Sebastião do Alto, vegetação de gramíneas, arbustos e a Sede da Fazenda Humaitá, que se destaca na região. Visitação: nas imediações da Fazenda Humaitá, mediante autorização do proprietário.

Capela de Santa Irene 
 
Horário: permanente
A Capela está localizada em uma elevação, onde, do lado esquerdo, pode-se avistar um vale profundo com a presença de vegetação exuberante e uma magnífica vista da Pedra de Santa Irene, local provável do aparecimento da Santa. O acesso é feito por escada ladeada por bambuzais. Do lado esquerdo desta, encontra-se uma enorme pedra, onde há uma nascente que é canalizada para um tanque. Antes de cair no tanque, a água sai por uma pequena bica, possibilitando aos devotos beberem-na. Segundo os moradores, a água é benta. Foi construída no ano de 1963. Sofreu algumas reformas, sendo a última em 1987. Conserva ainda suas linhas originais. Em frente à capela, pequeno pátio com quiosque, banco de cimento e local para acender velas. Do lado esquerdo da Capela, se encontra a cantina, utilizada para dias de festas (Festa de Santa Irene). Da arquitetura simples, no interior encontra-se a imagem em gesso de Santa Irene e uma cruz de madeira. À esquerda da entrada, sobre pedras, está a pia batismal, em cimento. O chão da nave e do altar se apresenta no mesmo nível, sendo revestido por cerâmica. Nos fundos da capela se localiza a sacristia e os sanitários. A porta de entrada é de ferro e de vidro. A fachada principal possui frontão, sino e uma cruz iluminada à noite. Obs.: Apesar de não haver um responsável, a capela poderá ser visitada a qualquer hora, pois a sua porta se mantém apenas encostada.
   
Igreja de São Sebastião 
 
Horário: nos horários das missas; Domingo às 8h
O livro de registro mais antigo da igreja data de 24 de agosto de 1855 e era exclusivo das pessoas livres. O dos escravos data de 1857, o que se presume que a construção da Igreja data do século XIX. A Igreja possui linhas simples, quase sem ornamentos. Nas paredes laterais há um total de 14 janelas. Existem duas portas-balcão de madeira maciça almofadada em cada lado da nave; a porta da entrada principal se mantém original. Até meados do ano de 1960, quando o Concílio Ecumênico sob o apostolado de João XXIII mudou os métodos de se celebrar a missa, o altar-mor da Igreja era em madeira. Porém devido a esta mudança papal, sofreu reformas. Atualmente, o altar-mor é simples, onde se encontra a imagem de Nossa Senhora das Dores e, à sua direita, a de São Sebastião. Do lado esquerdo do altar encontra-se a pia batismal, toda em mármore branco. O chão do altar é revestido de mármore branco intercalado com granito. Nas paredes laterais duas janelas também ogivais. O teto forrado de tábua corrida. Possui na fachada frontal uma torre, que foi deslocada do meio da Igreja para o lado direito na reforma de 1978, local onde permanece até hoje. A torre possui dois sinos. Nesta reforma, além de retoques e pintura, foi trocado, também o antigo piso, por cerâmica.

Horto Florestal de São Sebastião do Alto 

Horário: Segunda à Sexta das 7h às 16h
Segundo o técnico Aldeci Antônio Moreira Botelho, chefe deste Horto, o local é de preservação ambiental, pela existência de grande variedade botânica em espécies florestais. É uma área de 25 hectares, ocupada em mata nativa com matrizes qualificadas em produção de sementes. Uma unidade demonstrativa em reflorestamento de eucalyptus e seringueira. É habitat de vários pássaros e animais silvestres. Um espaço reservado a programação da flora brasileira, com a produção e reprodução de várias espécies nativas e exóticas, com uma grande produtividade. As variedades de mudas tem atraído grandes números de pessoas como, produtores rurais de diversas regiões, autoridades estaduais e municipais, ecologistas artistas, estudantes, etc. É um ponto turístico da cidade. É administrado pela Fundação Instituto Estadual de Florestas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O Horto vem alcançando um grande objetivo com o Programa de Profloresta, que é a distribuição gratuita de mudas de eucalyptus a pequenos e médios produtores rurais. Em média são trezentos mil mudas a cada ano, que são plantadas nos municípios serranos. Visando uma alternativa econômica aos produtores rurais e com isso evitando a agressão ao meio ambiente, nos cortes e derrubadas em matas nativas. Atualmente os Hortos do IEF estão produzindo cinqüenta mil mudas nativas para atender ao projeto da FECAM, na recuperação de mata ciliar no município de Natividade.
 
Mosteiro da Ressurreição 

Tel: (22) 2559-1102 
O Mosteiro é da Ordem de São Bento e apesar de sua localização ser na Zona Rural dista apenas 200 metros do centro de São Sebastião do Alto. É na entrada da Serra, com vista panorâmica belíssima. O Mosteiro oferece hospedagem - extremamente simples, como as irmãs gostam de ressaltar - para pessoas ou grupos que queiram fazer retiro. As irmãs recebem todo o tipo de pessoas, já vieram jovens que trouxeram sua própria alimentação e sacos de dormir. Todas as estadias tem que ser combinadas com as irmãs. A ordem prevê que os seus mosteiros - que existem em diversos lugares do mundo - estejam em locais silenciosos e - de preferência - no meio da mata. O mosteiro conta com uma pequena capela onde as irmãs fazem suas orações. Possui um bem cuidado jardim e uma boa horta. Ao entrar a sensação é realmente de grande paz e sossego o que - além do clima de extrema simpatia das irmãs - é ajudado pela impressionante paisagem e pelo canto suave dos pássaros. As irmãs mantém uma relação de boa amizade com a cidade, que contribuiu ainda contribui com doações para a manutenção e construção do local. As crianças locais apreciam sentar-se numa grande pedra, dentro do mosteiro, para fazer seus piqueniques. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO ALTO

E-mail: [email protected]

Telefones: (22) 2559-1133 / 1160

Sites: http://www.ssalto.rj.gov.br/prefeitura/index.php

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (22) 2559-1312

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Sebastião do Alto

EM BREVE IREI MORAR NESTA CIDADE, GOSTARIA DE LOCALIZAR AS FOTOS DA MESMA
Por: ERLY MARTINS DE OLIVEIRA

Cidade tranquila e acolhedora Nossa cidade fica localizada cerca de 30km da cidade da saudosa Derci Gonçalves,as pessoas que aqui vem nos visitar nunca mais se esquece da tranquilidade e do povo hospitaleiro. Se você gosta de tranquilidade venha um dia nos visitar.
Por: ANA HELENA

Falar do Alto é a coisa mais simples do mundo..Um lugar maravilhoso com as pessoas mais acolhedoras que vc possa imaginar.Sou frequentadora a anos e adoro as festas de lá em Janeiro e Abril. Quem não conhece tá perdendo...
Por: simone campanuci campos

Que coisa mais linda de cidade, adorei as fotos, este lugar é mágico
Por: Karina Gonçalves

Visitei S.S.do Alto algumas vezes. Cidade de gente acolhedora e agradabilíssima.Quando eu ia para lá ficava na casa do meu grande amigo Sebastião de Freitas Brito e Dona Zil.Também mantinha contato com a Querida tia Madalena. Devido aos anos passados, mais ou menos 50 anos, ainda lembro das famílias, Latini e salvo engano Latanze. Conhecí naquela época uma menina que frequentava a casa dos meus amigos Rosane. Meus tio que me levava para passear lá chava-se Milton Gusmão e Dalila, meus queridos amigos que ficaram em minha lembrança.O médico daquela época chava-se Dr. Hermes,não posso esquecê-lo. Ainda tenho muitas saudades desta cidade, que em breve penso voltar. Nas bodas de p´rata de meus tios a festa foi realizada na casa desses meus amigos, na rua Julio Vieitas.Quando chegamos lá em um ônibus fretado, houve grande queima de fogos e a festa foi de portões abertos para os amigos chegarem e se confraternizarem. Hoje tenho 56 anos, sou casado e avô do meu querido neto Bernardo de 4 anos, mas não me sai da lembrança.Alto Querido.
Por: JOSE MAURO DA COSTA DE FREITAS

EM SÃO SEBASTIÃO DO ALTO TEM O MELHOR HOSPITAL DA REGIÃO.
Por: Alessandra Silva Cozenço Dionizio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Sebastião do Alto

Envie seu comentário sobre São Sebastião do Alto

banner