Resende

Resende-RJ
banner

Bem-vindo a Resende!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Resende, fotos, informações, os principais hotéis de Resende, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Resende, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1801. A localidade está em uma altitude de 407m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 100.627 habitantes. A área total de Resende é de 1.116,2km², e sua densidade demográfica é de 90,15hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Resende-RJ é 27500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


No sul do Rio de Janeiro, quase na divisa com São Paulo e Minas Gerais, a cidade de Resende fica a cerca de 140 quilômetros da capital. Originalmente, o município era habitado por índios Puris, mas, desde a sua colonização, o desenvolvimento foi rápido graças à localização privilegiada, entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Confira quais são as opções de turismo para aproveitar em Resende.

O Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça fica a aproximadamente 30 quilômetros do centro de Resende e merece a sua visita, principalmente se você gosta de belezas naturais. A cachoeira que dá nome ao parque é atração mais procurada e tem uma corredeira de nada menos do que 200 metros! Além dela, há vários rios, riachos e nascentes, tudo isso dentro de um trecho de mata preservada. Um encanto.

Outra opção em meio à natureza é a Serrinha do Alambari, que inclusive é uma Área de Proteção Ambiental oficialmente. Como se não bastasse a vegetação altamente preservada, o local também é caraterizado por seus rios e cachoeiras, ambos com águas frescas e límpidas.

O Museu de Arte Moderna de Resende é um dos únicos desse gênero que fica fora das grandes capitais e, embora não seja um local muito amplo, seu acervo contém peças bem marcantes e representativas, que vão agradar quem gosta de arte e cultura.

Também muito visitado em Resende é o Museu Militar da Academia Militar das Agulhas Negras, que expõe uma coleção completa de peças que contam muito sobre as Forças Armadas brasileiras, de uma forma atraente e diferenciada. Vale à pena se programar e levar toda a família para conhecer um pouco mais sobre uma organização tão importante para o País.

Muita gente vai para Resende para pular de paraquedas! Mas, por que ir até lá? Além dos profissionais altamente competentes, que colaboram para um salto mais seguro, a vista que você vai ver antes, durante e depois da aventura é indescritível. Certamente, é uma ótima ideia para quem está pensando em tirar essa ideia do papel.

Sozinho ou acompanhado, Resende é um destino excelente e que vai lhe receber muito bem!

Informações de Resende

Roteiros do Brasil

Roteiro: Floresta e Mar

" A Princesinha do Vale"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Garcia Rodrigues Paes Leme foi um dos primeiros bandeirantes a se fixar nessa região, por volta de 1715, quando obteve de D. João V a doação da terra.Os índios Puri eram os habitantes originais dessa localidade.
Em 1744 Simão da Cunha Gago, bandeirante paulista, conseguiu do Governador Luís de Mascarenhas, licença para expedição que abriu caminhos pela mata virgem, chegando numa planície rodeada de montes - Campo Alegre da Paraíba.A escolha do local se prendeu a fortes motivos de ordem geográfica que influenciariam o desenvolvimento da região.Zona de amplo horizonte, num local bem servido de água pelos afluentes do Paraíba, está colocada estrategicamente a meio caminho das rotas que se cruzavam em demanda do Rio, São Paulo e Minas Gerais.
Antes de ser elevada a categoria de vila a cidade já contava fábricas de anil, lavouras de tipos variados, fábricas de açúcar, etc, e já tinha importância junto à Corte como abastecedor de produtos de subsistência.
A vila possuia no início do Século XVIII escolas e hospital. Foi nessas condições que se iniciou a cultura do café.
As mudas de café chegaram inicialmente à Chácara dos Barbadinhos no Rio de Janeiro e daí para Resende.
O Marquês de Lavradio teria estimulado o plantio de café na área serrana, já em 1770 e isentou do serviço militar em 1772, os habitantes dessa região que plantassem certo número de pés de café.
Resende foi a pioneira no plantio extensivo de café. As plantações eram enormes apesar de seus proprietários, no início, continuarem com estilo de vida simples e habitações modestas.
Esses mesmos proprietários de terra - plantadores de café se tornaram mais tarde tão importantes e influentes que tomavam iniciativa de fornecer melhorias à vila no lugar de seu próprio governo. Estradas para escoamento de café, obras para o bem estar social eram executadas por esses particulares, já que a Câmara Municipal não possuía recursos para melhoramentos. A primeira ponte sobre o Rio Paraíba, que corta a cidade, foi construída em 1837 por Domingos Gomes Jardim que a doou ao município. Não resistiu muito ao volume das tropas que circulavam pela cidade no transporte do café. Foi construída outra pela Câmara que mal resistia ao volume de sua utilização.
O tropeiro passou a ser também personagem de influência na vila.
Resende viveu do começo do século até seus meados, o apogeu do ciclo do café, com grande fluxo de habitantes, novas áreas sendo desbravadas e considerável aumento de seu comércio. Nesse período houve grande desenvolvimento e construção de suas vias de comunicação, melhoria das antigas vias e o estabelecimento do correio. Muitas de suas ruas foram também calçadas nessa época. A Rua 15 de Novembro é um exemplo dessa urbanização. Criou-se todo o aparelhamento da máquina administrativa criando-se e cobrando-se novos impostos.
No entanto por volta de 1850, em virtude da proibição de circulação de navios negreiros começa a falhar o braço escravo, além disso, uma praga atinge os cafezais, que apesar de ser controlada mais tarde, prejudica de forma marcante muitas plantações. Outras dificuldades eram os impostos excessivamente altos e a reclamação dos proprietários com as poucas melhorias (segundo eles) que o governo fazia na vila, a precariedade das vias de acesso e a falta de produtos de subsistência.
Houve uma queda pronunciada na produção de café e seus totais de produção anteriores nunca mais foram alcançados.
Havia na organização de plantação do café em Resende uma ênfase mais para a quantidade do que para a qualidade. Nesse período começa a decadência da produção de café em Resende.
Em 1870 o ramal paulista da Estrada de Ferro D. Pedro II alcança Resende. Muito do traçado da estrada era mais adequado aos interesses dos grandes produtores do que à topografia da região. Por outro lado, foram esses mesmos produtores que mais se esforçaram para a chegada da estrada de ferro a Resende.
Com o esgotamento das terras em relação ao café, muitas fazendas passaram suas atividades para a economia agropecuária diversificada.
Indústrias começaram a ser instaladas em Resende e na primeira metade deste século, em 1940 a Academia Militar de Agulhas Negras aí se instala.
Mais tarde com a construção da Rodovia Presidente Dutra e facilitadas as comunicações entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, Resende reassume sua importância econômica atraindo grandes investimentos e firmando-se como uma das cidades mais importantes do Estado do Rio de Janeiro.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

29 de Setembro

Gentílico

resendense

População

119.801 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Resende é a sede da Academia Miltar das Agulhas Negras (AMAN), que apresenta muitas atrações, com visitas agendadas. A cidade oferece bons hotéis e comércio variado, o local também é perfeito para esportes radicais, como asa-delta, parapente, pára-quedismo, off-road e trekking. A Cachoeira da Fumaça no distrito da Fumaça, e as regiões da Serrinha do Alambari, Capelinha e Engenheiro Passos são outros pontos que merecem sua visita.

Clima 

Tropical de Altitude

Temperatura Média

18º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo do Rio de Janeiro 
Saindo da Linha Vermelha, seguir a Rod. Presidente Dutra (BR-116) até o município de Resende.

Localização

Sul do estado do RJ

Limites

Ao norte com Bocaina de minas-MG, ao sul com São josé do Barreiro - SP, ao leste com porto real e ao oeste com Itatiaia.

Acesso Rodoviário

BR-116

Distâncias:

Da Capital:

140 Km

Outras:

SP 350 Km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Fumaça 

End: Rio Preto - distrito de Fumaça 
Horário: Permanente
Com altura total de 200 metros, suas águas caem por vários saltos, num total de 2000 metros. Águas límpidas com temperatura fria tem como entorno vegetação de pequeno e médio porte. Local propício para banhos. Visitação permanente
 
Rio Paraíba do Sul 
 
End: Av. Beira Rio - Centro 
Horário: · Visitação permanente.
Atravessa todo o município de Resende e nesse trecho há em suas margens , predominância de vegetação rasteira nas proximidades das áreas habitadas e de médio porte nas áreas virgens. Possui temperatura entre 15º a 25ºC. Pode-se apreciar o curso do rio e sua paisagem em torno das duas pontes que ligam as suas margens e de uma passarela que se localiza no centro de Resende. Uma delas é a ponte principal, que dá acesso a AMAN ( Academia Militar das Agulhas Negras ). Não é apropriado para banhos, mas navegável para embarcações de pequeno porte, no trecho entre os municípios de Itatiaia e Resende.
 
Igreja do Sagrado Coração de Jesus 

End: Praça Duque de Caxias - Centro 
Horário: Visitação à combinar
Em 1936, após a demolição da antiga capela de Nossa Senhora da Conceição a Igreja foi construída e inaugurada em 1938. Mantendo características de sua estrutura da época colonial. Uma escada em caracol conduz ao coro e daí para a torre. Sua sacristia é semi-circular.

Igreja Matriz de Nª Sª da Conceição 

End: Praça Oliveira Botelho - Centro 
Tel: (24) 3354-0862 
A igreja começou a ser construída em doze de maio de 1747 e foi inaugurada em 1813. Sofreu algumas reformas, mas ainda conserva seu acervo, algumas peças de sua época de construção. Merece destaque a imagem de Sant Anna e Nossa Senhora Menina em madeira e de tamanho natural. Incendiou-se em 1945, salvando-se as fachadas com as duas torres e as paredes laterais, sendo mais tarde totalmente reconstruída. Possui uma grande porta de acesso encimada pelas três janelas do coro. Duas pilastras de cada lado arrematadas por uma cornija enquadram a composição, coroada por um frontão triangular e por duas torres encimadas por cobertura de forma piramidal.
 
Museu de Arte Moderna 

End: Rua Dr. Cunha Ferreira, s/nº 
Tel: (24) 3354-3355 
Horário: 3ª a 6ª das 8h às 17:30 e aos sab. das 14h às18h.
Além das exposições temporárias e da permanente, o Museu promove cursos, palestras, espetáculos musicais, sessões de cinema, lançamento de livros e espetáculos teatrais. Seu acervo consta de 228 peças de artistas municipais e regionais, destacando-se obras de artistas plásticos de renome, como Iberê Camargo, Augusto Rodrigues, Scliar, Ceschatte, Tarcila, Segal e outros

Museu Militar da AMAN 

End: Academia Militar das Agulhas Negras 
Horário: Diariamente das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Foi inaugurado em 23 de abril de 1947. Possui um acervo bélico, do qual as peças mais relevantes são os canhões capturados por tropas brasileiras na Itália. Possui utensílios usados por Duque de Caxias, espadins utilizados por cadetes nas Nações Unidas, diversos tipos de medalhas desde o império até nossos dias, documentos de inauguração da Academia e outras peças ligadas às personalidades ilustres que já passaram pela Academia.
 
Arquivo Histórico 

End: Av. Paço Municipal - Centro 
Tel: (24) 3354-2365 
Horário: 2 ª à 6ª das 9h às 11h e de 12h às 17:30.
Esta instalado no 3 º andar do prédio da A.P.M. que abriga também a Biblioteca Municipal e o Museu de Arte Moderna. Da varanda que circunda todo o andar, pode-se observar o nascer e o pôr do sol nas montanhas de Itatiaia. Possui documentos que datam do tempo do Império à República.

Biblioteca Municipal 

End: Av. Paço Municipal - Centro 
Tel: (24) 3354-2365 
Horário: Da 2ª à 6ª das 8h às 11:30 e de 12:30 às17:30.
Seu acervo compõe-se de 11.688 volumes sobre português, matemática, biologia, ciências, geografia, etc.... .
 
Sobrado de D. Maria Benedita 

End: Praça Oliveira Botelho, 4 - Centro 
Horário: Das 8h às 18h.
Construído em 1840 pelo Comendador Manoel Gonçalves Martins, um dos maiores produtores de café da região. Posteriormente foi residência de sua filha D. Maria Benedita, conhecida como a Rainha do Café . O Sobrado foi centro de vida social da cidade do século XIX . D. Benedita realizou em seus salões grandes festas e bailes. A casa possui dois pavimentos, tendo sacadas de ferro trabalhado. Foi profundamente alterada, tanto no volume, quanto no interior onde, hoje, no andar térreo funciona um supermercado . Na parte superior funciona uma academia de ginástica.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RESENDE

E-mail:

Telefones: (24) 3354-6000

Sites: http://www.resende.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS - 1º DISTRITO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (24) 3355-8332

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Resende

Caraca pessoal resende é muito quente de vez em quando tá pior do aqui no Rio , mais eu gosto muito de resende !!!!!!!!!!
Por: Lara D. Salviano

gostaria de passar minha lua de mel em razende , gostaria de ver fotos da cidade , pois me falaeam queé linda á cidade
Por: celia regina de souza

Não conheço, mais gostaria muito, pois fui ai na barriga da minha mãe ainda, e fui registrada ai tb, por isso gostaria muito de conhecer. Deve ser linda a Cidade.
Por: tereza cristina

minha cidade e maravilhsa quem não conheçe venha que vc vai adorar!!
Por: wellington

Olá,nao podia deixar de passar pra dizer que a cidade d voces é muuuuuito linda,um LUXO!!os monumentos,as cachueiras tudo,tudo mesmo!que previlégio vcs tem hein???continuem cuidando deste belo patrimonio...Cm certeza voltarei +vezes,vou fazer propaganda viu!!! NOTA 1oooooooo pra Rezende e pro povo dai tb!!!!!!!!!!!! td d bom.........
Por: sulany barbosa-sao joao nepomuceno-mg

cidade maravilhosa, peço todo dia a Deus para eu ter a graça de um dia poder visita-la, são fótos, lindads amei um abraço com a esperança,de um dia euvisita-los com carinho da amiga , Maria Inês Knapp. Bento Gonçalves R.S.
Por: maria ines knapp

MEU LUGAR PREFERIDO AMO RESENDE MORO EM SÃO PAULO MAIS JA MOREI 7 ANOS MINHA FAMILIA MORA LÁ
Por: PATRICIA

eu ja estive a trabalho en resende e adorei e penso en volta e quen quise viver felis visite resende e 10 valeu galera de resende un dia eu vulto
Por: ademilton barbosa de lira

Cidade muito hospitaleira,povo muito semelhante ao carioca.Restaurantes que fui, todos muito bons!! Não podemos ir pelas aparências! O calor é tão ruim quanto o carioca.ACONSELHO A TODOS A IREM A RESENDE, DANDO ESTICADA EM PENEDO a fim de comprarem os artesanatos de lá.
Por: PAULO ALCEU AMOROSO LIMA

Conheço resende de nome,como a cidade que mais crecsce no sul do estado e por seu polo industrial que eh maior do rio ,pelo seu alto idh e pib per capita elevadissimo ,fico devendo essa visita
Por: saalim rossef

achei muito bonitas as fotos da cidade. espero poder um dia visita-la
Por: walter

RESENDE É UMA CIDADE MUITO BOA DE COMPRAR AS COISA É MUITO BARATO
Por: JULHA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Resende
Fundação:
1801
Altitude:
407m
População:
100.627 habitantes
Área:
1.116,2km²
Densidade Demográfica:
90,15hab/km²
CEP:
27500-000

Envie seu comentário sobre Resende