Quissamã

Quissamã-RJ
banner

Bem-vindo a Quissamã!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Quissamã, informações atualizadas sobre a cidade Quissamã, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Quissamã.

A cidade de Quissamã, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1990. A localidade está em uma altitude de 19m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.750 habitantes. A área total de Quissamã é de 717,7km², e sua densidade demográfica é de 19,16hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Quissamã-RJ é 28735-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Fundada oficialmente como cidade em 1989, Quissamã fica na região Norte Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. De acordo com o último levantamento do IBGE, tinha um pouco mais de 20 mil habitantes, com muita história para contar e locais para serem visitados. Você vai ver agora quais são as principais opções de pontos turísticos para aproveitar bem esse belo município.

Quissamã fica na região litorânea, sendo assim, um dos locais mais populares, obviamente, é uma praia, a Barra do Furado, que costuma ser bastante movimentada, principalmente na alta temporada. Na região há bares e restaurantes, além de pousadas, para atender os turistas da melhor maneira possível.

A Praia Visgueiro também é bastante frequentada na cidade, embora seja mais tranquila do que a anterior do ponto de vista de movimento. A vegetação de restinga é predominante no local e o mar muitas vezes é bravo, exigindo um certo cuidado. É perfeita para quem quer realmente relaxar e não faz questão de luxo em relação à infraestrutura. Com pouca intervenção humana, a Praia Visgueiro atrai visitantes que desejam realmente curtir a sua natureza.

Para quem gosta de praias um pouco mais badaladas e tomar um bom chopp sentindo a brisa do mar, o melhor local de Quissamã é a Praia João Francisco. O lugar é muito bonito, tem quiosques distribuídos pela praia, é seguro e com uma paisagem encantadora. Ir até essa praia certamente pode proporcionar uma boa diversão.

O Museu Casa Quissamã já é muito atrativo do lado de fora, já que consiste em um casarão imponente, que lembra muito as construções de séculos passados, bem representadas em novelas de época. Lá dentro, o turista encontra um acervo completo contando a história da cidade, principalmente a partir de D. Pedro II. Os guias mostram tudo e explicam o significado de cada peça e as pessoas ainda podem aproveitar para fotografar o belo jardim.

O Centro Cultural Sobradinho também é um prato cheio para quem quer conhecer a história e a cultura da cidade, com direito a uma locomotiva usada nos tempos do Brasil Imperial. Espaço muito interessante que vale a visita.

Informações de Quissamã

Roteiros do Brasil

Região dos Lagos à Costa do Sol 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Quissamã começa no início do século XVII, quando sete capitães proprietários de engenhos no Rio de Janeiro recebem do Governador Martim de Sá em 9 de agosto de 1627 a concessão da sesmaria que ia do Rio Macaé ao Rio Iguaçu, pertencente à Capitania de São Tomé em troca dos serviços prestados à Coroa nas lutas para expulsão dos franceses do litoral do Rio de Janeiro.

Em outubro de 1633, deram início à ocupação da sesmaria, com a instalação de currais para a criação de gado. A Freguesia do Furado foi o núcleo de população mais antigo de Macaé, seguindo-se-lhe o de Quissamã. A povoação de Nossa Senhora do Desterro de Quissamã foi alçada à freguesia no ano de 1749.

Consta que o Brigadeiro José Caetano foi o fundador da Vila e construtor da Matriz. Com a instalação definitiva do Capitão Manoel Carneiro da Silva em Mato de Pipa, iniciou-se, a seu redor, a expansão da Vila de Quissamã.

Seu filho, José Carneiro da Silva, ao casar-se, construiu a Casa de Quissamã, para lá transferindo-se. Em Mato de Pipa ficaram a sua mãe, já viúva, e suas irmãs. Seu irmão foi residir em Machadinha.

Cada um dos filhos de José, seguiram o exemplo: ao se casarem, construíram seus palacetes: Bento, construiu Mandiqüera, Manoel Machadinha (nova), José Caetano fez São Miguel, João José o Monte Cedro e Francisca Antônia casada com Inácio Francisco Silveira da Motta construiu Santa Francisca, dispersando as aglomerações populacionais.

Desde o início da instalação dos primeiros colonizadores, o controle administrativo de Quissamã era exercido pelas autoridades da Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, até que, em função da distância entre a Vila e as Freguesias de N.S. do Desterro de Quissamã e de N.S. das Neves, o Bispo do Rio de Janeiro, decidiu, em 1802, erigir a Freguesia de Quissamã em Cabeça de comarca, ficando subordinada a esta, a Freguesia de N.S. das Neves.

Foi designado o Padre José Antônio de Souza como vigário da vara, tomando posse em 26 de agosto de 1802.

Esta situação perdurou até 1812, quando a Cabeça de comarca foi transferida para a Freguesia de Macaé. Data daí a transferência da subordinação administrativa de Quissamã, de Campos para Macaé.

No século XIX havia sete engenhos de açúcar em Quissamã e com eles, surgem os solares dos viscondes e barões do açúcar. Este século foi auge da economia local, com a construção do Canal Campos-Macaé - uma das obras de engenharia mais importantes do Império e segundo maior canal do mundo - e de solares luxuosos como a Machadinha e a Mandiqüera. Nesta época também era comum a presença de visitantes ilustres como o Imperador Pedro II, Duque de Caxias e Eusébio de Queirós, deixando Quissamã com um ar de corte.  

 

 

Significado do Nome

 

Seu nome deve-se à um escravo que vivia entres os índios que quando perguntado pelos primeiros exploradores como chegara ao local, ele se disse originário da Cidade de Quissamã, em Angola.   

Aniversário da Cidade

12 de Junho

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Sub-úmido seco  

Temperatura Média

23 ºC 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Norte do Rio de Janeiro 

Limites

Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus e Campos dos Goytacazes. 

Acesso Rodoviário

BR-101  /  RJ-106  /  RJ-196 

Distâncias

234 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

Espaço Cultural José Carlos Barcellos 
 
É um espaço destinado a preservação da cultura e da memória de Quissamã. Sem desprezar a história oficial abrem-se novas perspectivas para pensar e comunidade no seu passado buscando informações que ficaram ocultas. Investiga-se a história oral. Dentro do terreno onde se localiza o centro cultural está o chamado Sítio Restinga viva onde estão diversos exemplares de vegetação original de restinga com sua devida classificação.  End: Estrada do Correio Imperial, 1834 - Piteiras - Tel: (22) 977 8828 
 
Enseada do Tatu  

Situada na parte sul da Lagoa Feia, comunica-se com esta através de um canal. De contorno irregular, sua área é de 5 Km2, circundada de vegetação típica de restinga. Presença de praias em suas margens, com bons locais para camping e pesca. Água doce, morna e escura, propícia a banhos. Excelente área de pesca, linha, rede e juquiá. A enseada do Tatu identifica-se, na área da Lagoa Feia, como local de melhores condições para fundear ou ancorar embarcações de pequeno calado. Como paisagem circundante, destaca-se a área da Lagoa Feia e a bela paisagem do litoral macaense.

Parque Nacional de Jurubatiba 
 
Boa parte das terras do município de Quissamã fazem parte do Parque Nacional que abrange também terras de Carapebus e de Macaé. O Parque foi criado em 29 de abril de 1998, sendo o primeiro parque nacional em área de restinga. Sua área é de 14860 hectares sendo 44 Km de costa. Embora seja regionalmente conhecido como área de restinga é na realidade em conjunto de ecossistemas diferenciados pela elevada biodiversidade de ambientes em razoável estado de preservação é possível encontrarmos espécies em extinção como jacaré do papo amarelo, a tartaruga marinha, o cagado de hogei, o papagaio chuaã e o mico leão dourado. A importância ecológica de Quissamã foi reconhecida pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura - que em 1992 considerou esta área como Reserva da Biosfera e a Nacional Sciene Foundation (EUA) escolheu a região como um dos 13 locais estratégicos do Brasil para implantação de um programa de pesquisas ecológicas de longa duração.
 
Praia do Furado  

Localizada junto a área de restinga, possui aproximadamente 12 Km de extensão e limita-se com a praia do Pires e a Vila de Barra do Furado. Tem inicialmente o nome de Praia das Flechas (5 Km) e a Praia das Flecheiras (2 Km). O restante, (5 Km) denomina-se Praia Barra do Furado. Águas frias e escuras com areias de granulação média e tonalidade amarelada. Apesar do mar forte é utilizada para banhos, sendo o trecho da Barra do Furado, de águas mansas, o de maior concentração de banhistas. Muito procurada por campistas é também excelente local de pesca de linha e rede. Na Vila de Barra do Furado, Canal das Flechas, nesta altura desemboca o Rio Furado, canal natural entre a Lagoa Feia e o Oceano Atlântico.
 
Praia do Pires  

Com extensão aproximada de 7 Km e forte declive, identifica-se com prolongamento da praia João Francisco/Quissamã Possui vegetação típica de restinga, com gramíneas recobrindo parte da faixa arenosa. Águas frias, de forte intensidade e pouca transparência, com areias de granulação média e tonalidade amarelada. Propícia a banhos, quando o mar se apresenta mais calmo, principalmente na área de Barra do Pires, desaguadouro natural das lagunas da região. Tem como paisagem circundante das lagunas, as praias e as áreas de restinga. O atrativo é procurado principalmente pelos aficionados em pesca de linha e de rede.

Praia João Francisco  

Praia localizada junto a área de restinga, com extensão em torno de 12 Km, situa-se entre as praias de Carapebus e do Pires. Águas frias, de pouca transparência, com areias de granulação média e tonalidade amarelada. Um estreito cordão de restinga, com presença de coqueiros e casuarinas, separa a praia das lagunas da região. Praia propícia para banhos, apesar de forte intensidade das águas. Trechos do atrativos são utilizados para campismo. Esta praia é o balneário mais concorrido de Quissamã pois ali acontecem os principais eventos do verão. Com casas de veraneio cercado por duas lagoas, a Piripiri e Maria Menina, os visitantes podem curtir a brisa do mar com a tranqüilidade de passeios fazendo caminhadas pela restinga ou passeios de bugre. A praia é cercada pelo Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
 
Capela do Carmo 
 
Construída no centro de um pequeno adro plano, cercado por um muro baixo com grades de ferro, junto a Rodovia RJ 196. Erguida no século XIX, não foi possível determinar com precisão a data de construção. Construída pela Ordem Religiosa das Carmelitas, foi, hà alguns anos, restaurada e vem sendo conservada pela Companhia Engenho Central de Quissamã. Arquitetura singela, com fachada frontal apresentando características neoclássicas, com frontão triangular, cunhais salientes encimados por coruchéis simples.

Igreja de Nossa Senhora do Desterro  

O atrativo tem seu adro cercado por muro. À esquerda, residência dos padres. Em torno, destaca-se a gruta artificial dedicada à Nossa Senhora de Lourdes e a sua frente, do outro lado da rua, o antigo convento dos Padres - Convento de Nossa Senhora do Desterro. A igreja primitiva foi construída no início do século XIX, pelo Brigadeiro José Caetano de Barcelos Coutinho, em pagamento a uma promessa. Em 1921, demolida por ser de dimensões acanhadas, deu lugar a atual Matriz, inaugurada em 1924. Edificação com características das construções religiosas do sul da Alemanha, com planta de nave única e torre sineira na fachada frontal.

Casa da Fazenda  

Afastada da divisa frontal do terreno, com jardim à frente, tem nas extremidades plantações de cana-de-açúcar.  End: Rodovia Municipal MC - 67   

hspace=0 EVENTOS

Janeiro / Fevereiro 

- Projeto Verão - Eventos esportivos e shows na Praia de João Francisco e Barra do Furado. Encerra-se no Carnaval.

- Festa da Água de Coco – Palestras, exposições e shows.

17 - Festa de N. Sra. do Desterro – Festa religiosa ao redor da Igreja Matriz. 

Abril / Maio 

- Copa do Cavalo Quarto de Milha – Provas hípicas e shows no Parque de Exposições Renato Queirós Carneiro da Silva.

- Festa de N. Sra. da Penha - Festa religiosa na localidade da Penha , à 8Km de Quissamã.

Junho 

12 - Aniversário da Cidade – Data de emancipação do município.

Julho 

- Festa de São Cristóvão – Festa religiosa ao redor da Igreja Matriz.

- Exposição Agropecuária, Turística e Industrial – Exposição de animais, feira e indústria e comércio, rodeio e shows no Parque de Exposições Renato Queirós Carneiro da Silva.

Setembro 

- Festival de Inverno – Três dias de eventos culturais, oficinas e shows.

Outubro 

- Exposição Mangalarga – Exposição especializada no cavalo mangalarga machador.

- 12 - Festa de N. Sra. Aparecida – Tradicional cavalgada que leva a imagem de N. Sra. Aparecida da Igreja Matriz ao Oratório da Fazenda N. Sra. Aparecida (em Lagoa Feia)

Dezembro 

- Auto de Natal – Encenação teatral do nascimento de Jeus Cristo na Praça Brigadeiro José Caetano.

31 - Reveillon - Queima de fogos, shows e trio-elétrico nas praias de João Francisco e Barra do Furado.
 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Quissamã

 

 

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (22) 2768-9300  -  Fax: (22) 2768-1120

 

 

hspace=0 ECT- Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Barão de Vila Franca, 242 - (22) 2768-1004  

 

 

 

 

hspace=0 Centro Municipal de Saúde - Posto de Saúde  
(22) 2768-1390/ 1021 R: 2036 

-Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus  
Av. Francisco de Assis Carneiro da Silva, 560 - Alto Alegre  - (22) 2768-1110/ 1192

 

 

hspace=0 Terminal Rodoviário José Benedito da Silva  - (24) 768-1050  

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.quissama.rj.gov.br

           www.turisrio.rj.gov.br

Comentários de Quissamã

Saúde! Gostei muito de Quissamã, gostaria de fazer contato com imobiliárias, mas ainda não conegui localizar o telefone de nenhuma. Se poder me ajudar, gradeço. Abs. Dehory
Por: Dehory Gonzaga

EU AMO MORAR EM QUISSAMÃ.É UMA CIDADE NOTA 1000.NÃO TEM VIOLÊNCIA E É SUPER LEGAL PRA MORAR.EU AGRADEÇO A DEUS POR ESSA CIDADE MARAVILHOSA E PELO PREFEITO QUE COMANDA A NOSSA CIDADE.
Por: LUCIANE

gostaria de morar em quisaman. trabalhar, abrir comercio. mais ainda tenho muita duvida, sobre colegios. tranporte. gorverno de uma forma geral
Por: silvio

Visito a cidade todo o carnaval e adoro ir a praia de João Franscisco com a familia, mas só olho; porque a praia é mar aberto e muito violenta, a minha sugestão para o Prefeito é de aproveitar a água do mar e fazer um Piscinão.
Por: Gerson Nascimento da Silva

po esa cidade e muito linda morei 2 anos nela . saudades ass.filiphe maceio alagoas.
Por: filiphe augusto lima dos santos

conheco barra do furado, mas quissamã alem de ser agradável é bonita de natureza. Sou de Silva Jardim, mas atualmente retornei as raízes como Campista, e fiquei feliz por Quissamã ter se desenvonvido, mas ter conservado sua simplicidade.Até breve Quissamã...
Por: CLAUDIA

Cidade tranquila com exelente qualidade de vida praias maravilhosas e sem poluição.
Por: Alvaro dias da silva

Gostei e achei bastante ilustrativo, porque eu não sabia o significado do nome da cidade qualquer dia vou conhecer.
Por: carlos Barra de São João

Conheci a cidade neste carnaval. Os moradores estão de parabéns, a cidade é linda, fiquei apaixonada e pretendo voltar outras vezes.
Por: Paula Medeiros

moro no rio de janeiro , mais adoro quissama cidade aonde eu nasci. amo quissama.
Por: maria luiza da silva barboza

Conheço muito bem, apesar de morar no Rio, sempre que posso estou nesse local maravilhoso, quem sabe um dia eu faço como os meus pais e vou morar de vez em Quissãma.
Por: Leonardo Azevedo Ferreira

adorei conhecer a cidade de quissamã, cidade muito linda de uma natureza exuberante e muita história e lugares lindo pra se visitar...desejo que todos os administradores políticos tomem de conta dessa cidade linda e maravilhosa um abraço á todos....bjosssssssss
Por: leonardo sousa

Gostaria muito de residir nesta cidade, eu ainda não conheço, gostaria de visita-la e conseguir uma casa pequena para alugar, sou professor de filosofia, caso queira me ajudar ficarei muito grato de poder estar ajudando na questão da educação para este povo, o qual eu gostaria de ser com eles. Eu e minha esposa gostariamos muito...de somar juntos
Por: Odair doniseti Ribeiro

quissmã é uma cidade linda eu como ó morador de lar eu sei .................
Por: andersom

Moro em Quissamã e aconselho aos que por aqui chegarem, conhecer as senzalas de Machadinha (todas reformadas) onde vivem os descendentes de escravos. Sáb.e dom. funciona Casa de Artes com comida típica e música ao vivo. Há também em Quissamã,um roteiro historico (fazendas,igrejas,etc..) Sejam benvindos.....
Por: mirian rute

Estive mais de uma vez em Quissamã, acho que isso já siguinifica que eu gostei, adorei ver as ruas limpas, os moradores são bém acolhedores, gostei da calma da cidade, do Salão do Babado, alias gostei dele, da igreja, a arvore antiga na praça, um verdadeiro cartão postal, adorei a lagoa feia, barra do furado e pretendo voltar um dia. Um abraço ao povo de Quissamã
Por: Tania Olivia

Cidade maravilhosa, tenho muitas saudades! Tenho muita vontade de vlotar para passear aí.
Por: Rosana Gomes Ribeiro

gostaria muito de conhecer Quissamã, sou de Araruama,nas minhas ferias vou passar alguns dias nessa cidade
Por: jorge machado tosta

É um ótimo lugar para se morar ou passar férias, como foi o meu caso morei durante um tempo..Muito bom, tem vários locais para se visitar como a praia, a palmeirinha, a Lagoa Feia, a Praça com o coreto junto a Igreja, a Prefeitura, o Parque de Exposições e etc...
Por: Fabiana Paixão

Minha terra querida AMO ESSE LUGAR É SIMPLESMENTE LIIIIIIINDO
Por: Amandita

meus avos são desta cidade mais eles vivem no rio de janeiro estou sempre visitando por que minha mãe mora ai cidade maravilhosa e ai ; e a cidade que eu e meu esposo tem um imensa voltade de mora
Por: juliana maria espirito santo de souza

e munto linda pena que eu não conheço,gostaria mento de conhecer , quem sabe futuro!!!!!!!!!!!! talveis o meu iramão vai mora nesta ciade e eu vou ter o prazer de conhecer esta linda ciadade .
Por: marcia lopes freixo

Recomendo uma visita ao complexo cultural Machadinha (senzalas ocupadas por descendentes de escravos. Casarões da época imperial também podem ser visitados. Temos praias(joão francisco e barra do furado), artesanatos, doces regionais, etc.. O povo é hospitaleiro.
Por: mirian

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Quissamã
Fundação:
1990
Altitude:
19m
População:
13.750 habitantes
Área:
717,7km²
Densidade Demográfica:
19,16hab/km²
CEP:
28735-000

Envie seu comentário sobre Quissamã