Quatis

Quatis-RJ
banner

Bem-vindo a Quatis!

banner

Comece planejando a sua viagem para Quatis utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Quatis e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Quatis.

A cidade de Quatis, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 415m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.781 habitantes. A área total de Quatis é de 286,9km², e sua densidade demográfica é de 37,58hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Quatis-RJ é 27400-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Quatis

Roteiros do Brasil

Região Agulhas Negras

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A região onde se situa Quatis demorou a ser desbravada em razão da barreira geográfica de Serra do Mar.
Em 1724 se iniciou a escalada da Serra por ordem do Governador Geral Luiz Monteiro, com a finalidade de abrir um caminho mais curto para São Paulo, sem os inconvenientes da travessia marítima até Paraty.
A ocupação então se fez através de Resende, quando em 1744, Simão da Cunha Gago, de Taubaté, vindo de Aiuruoca descobriu uma extensa clareira existente na Mata Atlântica. Essa clareira se alongava entre Quatis e Itatiaia
Simão da Cunha Gago, fundador de Resende, foi a primeira pessoa que se tem notícia de ter passado pela região.
Toda a referida área era ocupada até então pelos índios Puris e Acaris, esses índios acabaram sendo expulsos (indo posteriormente para Goiás) pelo Sargento Mor Joaquim Curado. O Vice-Rei, Conde da Cunha foi o mandante dessa ordem de expulsão.
Quatis passou a ser o caminho natural dos Bandeirantes, tropeiros e boiadeiros, além daqueles que recebiam concessões de sesmarias por volta de l764/65, e se encaminhavam para as atuais cidades de Volta Redonda e Barra Mansa.
Com o declínio da procura do ouro em Minas Gerais e o desenvolvimento da cultura do café no final do século XVIII, foram concedidas um grande número de sesmarias a futuros cafeicultores.
Em 1820 já se tinha notícia de 2 importantes fazendas em Quatis: a Fazenda do Cedro do Comendador Bernardo José Ferraz e a Fazenda Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Antônio Marcondes do Amaral.
O local onde se situa Quatis começou quando o fazendeiro Faustino Pinheiro e sua mulher Gertrudes Maria de Jesus, fizeram uma doação em 5 de Março de 1832 para construção de uma igreja e de um pequeno povoado.
Quatis pertenceu até 1844 ao Município de Resende, o município foi então desmembrado e incorporado ao Município de Barra Mansa.
Com a inauguração da estação Ferroviária em 1897, e com a conclusão do trecho que a incorporava à Estrada de Ferro Oeste de Minas, muitos colonos e fazendeiros afluíram daquele estado para adquirir ou trabalhar em fazendas de café. Muitas fazendas passaram, com o tempo, a se ocupar também de pecuária.
O Colégio Ateneu Quatiense foi fundado em 1897 e no mesmo ano, em 19 de março o sistema de luz elétrica foi instalado na cidade, e com a luz elétrica outros melhoramentos chegaram a Quatis.
Quatis foi emancipado em 11 de dezembro de 1990, e instalado em 01 de janeiro de 1993.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

25 de Novembro

Gentílico

quatiense

População

12.831 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Quatis, uma bela cidade que encanta à primeira vista. Cachoeiras, rios muita tranquilidade e hospitalidade. Que tal passar momentos agradáveis em um local assim? Venha conhecer, será imperdível!

Clima 

Tropical de Altitude

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR:

Saindo do Rio de Janeiro 
Saindo da Linha Vermelha, seguir a Rod. Presidente Dutra (BR-116) até Floriano. Entrar à direita na RJ-159 (que começa em Floriano e vai até a divisa do estado do RJ com MG) até o centro de Quatis

Localização

Sul Fluminense

Limites

Barra Mansa, Passa-Vinte (MG), Porto Real, Resende e Valença.

Acesso Rodoviário

BR-116 e RJ-159

Distâncias:

Da Capital:

145 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Afrânio 

End: Estrada Quatis - Amparo (RJ-143) - Zona Rural 
Horário: Pedir autorização ao proprietário
Pertencendo à Fazenda das Pedras, queda dágua com aproximadamente 7m de altura, formada pelo rio das Pedras. Forma um lago de aproximadamente 3m de diâmetro, com uma pequena praia natural de um lado. Logo abaixo, tem - se o encontro dos rios das Pedras e Ribeirão Vermelho.
 
Cachoeira do Cici 

End: Estrada Quatis - Glicério 
Horário: Pedir autorização ao proprietário.
Pertencendo à Fazenda Santana da Cachoeira, queda dágua de aproximadamente 5m de altura, formada pelo rio Turvo. Local propício para banho, formando em uma das margens uma pequena prainha. À 1.000m da cachoeira, fica a confluência dos rios das Pedras com o rio Turvo. Possui bar com mesinhas, wc e churrasqueiras.
 
Cachoeira Joaquim Leite 

End: Estrada Quatis - Floriano (RJ-159), km7 - Zona Rural 
Horário: Visitação permanente
Fazenda Andreas Ferdinando Damico. Queda suave, rio encachoeirado, propício para banho, com 20m de extensão

Biquinha (Fonte Antônio Jacinto Sampaio Filho) 

End: Rua Dona Cirene / Rua Faustino Pinheiro - Centro 
Horário: Diariamente de 7h às 22h
Fonte de água mineral magnesiana, famosa por seus 3 sabores: pela manhã um, à tarde e à noite outros. Marco histórico do município pois foi ponto de parada e descanso dos antigos tropeiros, que ali saciavam sua sede. Apresenta diversas propriedades terapêuticas comprovadas pela medicina, atuando principalmente em problemas no aparelho digestivo. Tornou - se assim, lendário ponto turístico da cidade, pois conta - se, que quem de suas águas bebe, fica eternamente ligado à Quatis. Antigamente a biquinha era um local de parada de tropeiros que passavam pela região. Dizem os antigos que ewla possui 3 sabores diferentes, um pela manhã, um à tarde e um à noite.
 
Represa do Rio da Paca 

End: Estrada Falcão - Fumaça, km 2 
Horário: Visitação permanente
Represa da antiga Usina Elétrica de Falcão. Abaixo da represa, forma - se pequenas quedas dágua. Propício para banho

Turismo Rural em Quatis 
 
Região de atividade agrícola, o município oferece atividade que deixam o visitante em contato direto com a natureza. Cidade pequena, literalmente de interior, o local é ideal para repouso e revigoração do estresse do dia-a-dia. A melhor forma de conhecer Quatis é pegar a estrada e passar um final de semana por aqui se hospedando em um dos hotéis, participar de cavalgadas, quem sabe uma pescaria em um dos vários pesqueiros ou banho de cachoeira. As festas são animadas e tradicionais, principalmente a Feira da Roça, oferecendo em seu restaurante uma comida mineira no fogão a lenha

Rio das Pedras 

End: Estrada Quatis - Amparo 
Suas águas são de coloração escura, turva e frias

Rio Paraíba do Sul 

End: Estrada Quatis - Floriano/Estrada Quatis - Resende 
O rio Paraíba do Sul margeia o município da Quatis na direção leste para oeste, sendo suas águas, natural divisor entre Quatis e os municípios de Barra Mansa e Resende. O rio Paraíba é o campo receptor natural de toda massa hidroviária do município, fazendo parte também os rios Ribeirão das Pedras, Ribeirão Vermelho e Rio Preto. Suas águas são de coloração escura, turvas e frias. Não possui praias de cachoeira, sendo navegável apenas para barcos de pequeno porte.
 
Rio Turvo 

End: Estrada Quatis - Glicério 
Horário: permanente
A 7km após a linha do trem, suas águas são de coloração escura, turvas e frias.

Capelinha de Joaquim Leite 

End: Estrada Quatis - Falcão - Joaquim Leite 
A capela localiza - se no centro de Joaquim Leite. Foi construída por uma senhora de nome Iolanda, que era esposa de um tenente, em cumprimento a uma promessa
 
Igreja Nª Sª do Rosário 
 
End: Rua Nossa Senhora do Rosário - Centro 
Em 5 de março de 1832, o Sr. Faustino de Araújo e D. Gertrudes Maria de Jesus doaram um terreno, localizado na Encruzilhada dos Quatis, para a construção de uma igreja em homenagem: a Nossa Senhora do Rosário. Em 13 de dezembro de 1844, foi criada a capela de Nossa Senhora do Rosário. Já em 7 de agosto de 1853, foi erguida a paróquia, entregue aos cuidados do Monsenhor Manuel Joaquim da Paixão, que nesse mesmo dia celebrou a 1ª missa paroquial e realizou alguns batizados. Quatis cresceu ao redor da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Esta influência se fazia sentir principalmente através de suas irmandades, que eram o centro de toda comunidade religiosa e econômica.
 
Museu da Roça 

End: Rua Carlos de Assim, 59 - Centro 
Tel: (24)3353-2179 
 
Fazenda Santana da Cachoeira 

End: Estrada Quatis - Glicério - Zona Rural 
Tel: (24) 3353-2853 
Horário: Pedir autorização ao proprietário
Também conhecida como Fazenda do Cici. Casa-sede em estado de total abandono, sendo utilizado pelos colonos como moradia. Não foi possível obter dados referentes ao ano de sua construção, mas sabe-se que retrata o auge do ciclo do café na região, segunda metade do século XIX. Atualmente sobrevive da pecuária, com boi de corte e leite. Próximo a casa, encontra-se a cachoeira também conhecida como do Cici. O local é propício para banho, possui bar e churrasqueira, muito freqüentada pelos moradores da região. Atual proprietário: Miguel Ângelo de Carvalho (Cici)
 
Feira da Roça 

End: R. Carlos Augusto Asses, nº 54 - Centro 
 
Horto Florestal de Quatis 

End: Estrada do Horto km 3 - Zona rural 
Horário: Permanente
O horto municipal possui uma área de 250.000m2, doada em 1952 à Prefeitura de Barra Mansa. Foi reflorestado em quase sua totalidade com mudas de: casuarina, eucalipto, sombreiro, pau - brasil, cedro, guarapa, camboatá, ipê, dentre outras. Possui duas nascentes, uma responsável por abastecer Quatis e a outra formava um açude, ora desativado. Sua fauna é composta por: quatis, pacas, lobos, tatus, jaguatiricas, lontras, ouriços, jacus, saracuras, dentre outras espécies. O horto é cortado por ruas que permitem a circulação de veículos leves. As matas do horto ficam próximas a outras manchas da Mata Atlântica que margeiam o rio Paraíba do Sul. Partindo do horto pode - se unir estas manchas com corredores de vegetação, de forma a permitir a circulação protegida das espécies reintroduzidas ou nativas.
 
Monumento dos Expedicionários 

End: Praça dos Expedicionários - Centro 
Monumento em forma de canhão, confeccionado em ferro. Uma homenagem dos Quatienses aos seus pracinhas de 1935 a 1945.

Sede da Fazenda Bom Retiro 

End: Estrada Quatis - Resende km 7 - Zona Rural 
Tel: (24) 3353-2766 
Horário: Permanente
A sede da fazenda está situada à margem da estrada, podendo ser avistada da mesma. Antiga fazenda de café, hoje faz parte de um complexo turístico. Não foi possível obter dados referente ao ano de sua construção, mas sabe-se que o casarão colonial data do final do século XVIII. Encontra-se em bom estado de conservação, com piso em tábua corrida e algum mobiliário, porém forma feitas modificações que descaracterizaram-na parcialmente. Bem próximo à sede, estão a capela, o alambique e o hotel construído em 1987. Neste hotel, os hóspedes podem apreciar o cotidiano de uma fazenda com refeições feitas em fogões à lenha, leite no curral e atividades rurais. O hotel possui piscina e lago e oferece passeios à cavalo e em charretes. Atual proprietário: Maria Helena Sampaio.
 
Sede da Fazenda das Pedras 

End: Estrada Quatis - Amparo (RJ-143) km 4 - Zona Rural 
Horário: Pedir autorização ao proprietário
A Fazenda das Pedras está localizada à esquerda da estrada que leva à Amparo, não podendo ser avistada da mesma. Logo à entrada , encontram - se belos exemplares de palmeiras imperiais, pois o proprietário faz o cultivo e vende a muda. Não foi possível obter dados referentes ao ano de construção da casa da fazenda, mas sabe-se que data da segunda metade do século XIX. A casa-sede, em estilo colonial, foi comprada em 1922 do alemão Jacob Dietrich, pela família Carvalho e desde então tem permanecido como herança aos herdeiros. A escada de acesso à entrada principal da casa é toda esculpida na pedra, feita por mão escrava. No interior, o piso é em tábua corrida e ainda possui algum mobiliário da época. À sua frente, jardim com chafariz de pedra desativado, contornado por bancos com encosto, feitos em pedra esculpida (trabalho escravo). No mesmo local, bem próximo à sede, também encontram-se uma cachoeira (franqueada aos moradores locais e visitantes) e 4 represas com criação de peixes: tilápia nilótica, dentre outros, tudo para uso exclusivo do proprietário e seus convidados. São no total 750 hectares de propriedade. A fazenda está em precário estado de conservação. Atual proprietário: Afrânio Salgado de Carvalho.
 
Sede da Fazenda do Roma
 

End: Estrada Quatis - Fazenda da Roma - Zona Rural 
Tel: (24) 3322-0079 
Horário: Pedir autorização ao proprietário
A fazenda pertence ao médico Dr. Teixeira Brandão, que nela, implantou o cultivo do café. Com a abertura da estrada de ferro, o local despertou interesse a muitos fazendeiros de Minas Gerais, que pagando bons preços, foram adquirindo terras na região. Assim deu-se início a pecuária em Quatis, e o declínio do café e da cana - de - açúcar. A fazenda então, foi se adaptando a nova realidade. Hoje, vive da criação de boi de corte e de leite, e algum laticínio. Do projeto original, resta apenas a casa - sede que foi construída em meados do século XIX, por mão - de - obra escrava. O piso é em tábua corrida e ainda possui algum mobiliário da época. O rio Paraíba do Sul margeia a fazenda, tornando - a bem agradável. Atualmente é residência de seu proprietário, Sr. Francisco Colderane.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS

E-mail: [email protected]

Telefones: (24) 3353-2918 / 3509 

Sites: http://www.quatis.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO DE NOTAS, OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail:

Telefones: (24) 3353-6055

Sites: http://cartoriosbr.com.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.turisrio.rj.gov.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Quatis

tenho muita vontade de conhecer quatis,so que nao tenho grana p/ isso tenho um ex;namorado,que se casou e foi morar em quatis,ele disse que e muito bonito,espero um dia ter uma oportunidade de conhecer essa cidade.
Por: regina

quatis,e msm bonito como falam,gostaria muito de conhecer essa cidade
Por: anonimo

QUATIS É 1 CIDADADE TRANQUILA, TURÍSTICA E ACOLHEDORA. ESPERO Q ESTA Q VOS FALO CONTINUE SENDO SEMPRE ASSIM , SE MELHORAR+ Ñ TEREI PALAVRAS P/ DESCREVE-LA! SOU MORADORA DA CIDADE....
Por: DANIELE SOARES PINHEIRO

Já visitei Quatis, o lugar que achei muito interessante foi o Horto Florestal, e muito bom para visitar.
Por: Ana Silva

Morei em Quatis durante 3 anos. Logo que cheguei não quiz mais sair, pois a cidade é muito aconchegante, encantadora. Consegui conquistar muitos amigos em Quatis, ainda vou ai, sempre passear e curtir a boate Appaloosa.
Por: adriele costa

lindas fotos! Conheço Quatis mas nas fotos ficou bem melhor.
Por: Juliana da Silva Rodrigues

Quatis é uma cidade maravilhosa, aconchegante, tranquila. Quando chega você não quer mais sair. Foi oque aconteceu comigo, fui para passar férias e fiquei morando durante três anos.
Por: Adriele

meu Quatis querido um dia voltarei sou primo da marilene, dalvinha celia e julia um grande abraco ao meus contenios
Por: antonio carlos de almeida

morei na rua pedro monteiro 121, saudades do meu Quatis, beijos aos meus conterranios um grande abracaooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo um dia voltarei
Por: antonio carlos de almeida

nossa quatis e muito lindo tem muitas coisas para aprender , muitas coisas lindas, as pessoas sao um doce acoledaras e muito legas vem vc tbm aki pra quatis !!!!!! aki e uma cidade muito linda venha vc tbm amigos e amigas de todo esse brasil venha conheçer as belezas de quatis !!!!!!!!!!!!
Por: esabelle

que saudade que tenho de quatis . morei pouco tempo em quatis,tenho saudade dos amigos que dexei. feira da roça tudo de bom!!!!
Por: simone

quatis é bom di mora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
Por: JUlia

nao conheço quatis,gostaria muito de conhecer,tem um amigo que mora com a familia em quatis,ele me disse que é um lugar muito bonito,gostaria muito de conhcer.
Por: regina

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Quatis
Fundação:
1993
Altitude:
415m
População:
10.781 habitantes
Área:
286,9km²
Densidade Demográfica:
37,58hab/km²
CEP:
27400-000

Envie seu comentário sobre Quatis