Piraí

Piraí-RJ
banner

Bem-vindo a Piraí!

banner

As melhores pousadas em Piraí podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Piraí, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1837. A localidade está em uma altitude de 387m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 25.141 habitantes. A área total de Piraí é de 506,7km², e sua densidade demográfica é de 49,62hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Piraí-RJ é 27175-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A cidade de Piraí recebeu esse nome fazendo menção ao Rio Piraí. Ela fica localizada no estado do Rio de Janeiro, na região do Vale do Paraíba Fluminense. Tem 177 anos de história e apesar de ser uma cidade pequena, é considerada turística e realmente recebe a visita de brasileiros de todos os estados anualmente. E o que esses visitantes podem aproveitar? Vamos ver agora!

• Lago do Kopp

Com uma área de cerca de 100 mil metros quadrados, o lago fica dentro do Hotel Fazenda Espelho D’Água e é reconhecido pelas águas transparentes, frias e circundadas por vegetação nativa, como os pinheiros. A pesca é proibida nesse local, no entanto, os turistas podem passear, se instalar nas margens, tomar banhos e até passear em embarcações de pequeno porte. O Lago do Kopp é formado a partir do Rio Piraí, que atravessa toda a cidade.

• Cachoeira dos Três Saltos

Como o próprio nome já diz, são três saltos d’água com aproximadamente 10 metros de altura. Na base da queda, forma-se uma espécie de piscina natural, propícia para banhos, com direito à ducha natural e tudo! Em volta desse local, há áreas de pastagens, bananeiras, canelas e outras plantas típicas daquela região.

• Casa da Cultura

Quer saber mais sobre a história e a trajetória de Piraí? Então vale à pena reservar um dia da viagem para conhecer a Casa da Cultura. A construção do século XX por si só já encanta pela imponência, e em seu interior, a história da cidade é contada, desde o seu surgimento, participação no Ciclo do Café, até a atualidade.

• Parque Florestal Mata do Amador

Esse parque conta com uma área de 164 mil metros quadrados, e corresponde à maior concentração florestal da cidade. Inclusive, ele foi criado justamente com o objetivo de preservar essa vegetação e permitir que as pessoas desfrutem dela com a infraestrutura adequada. Programe-se para fazer um passeio lá! Se for com a família, todos vão adorar!

• Igreja de Santana

Surgiu a partir de uma capela construída no século XVIII. É um ponto turístico porque preserva o estilo arquitetônico daquele período, embora tenha sido revitalizada.

Informações de Piraí

Roteiros do Brasil

Região Vale do Café

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento na região do Vale do Paraíba reflete o processo de interiorização da economia cafeeira e redefinição da cidade do Rio de Janeiro como espaço da Corte de Portugal. Em 15 de outubro de 1811 Piraí é elevada à categoria de freguesia curada. Em 1817 por força do Alvará de 17 de outubro torna-se freguesia perpétua. É elevada à categoria de Vila pela Lei nº 96 de 6 de dezembro de 1837. Para dar suporte às atividades do novo município a mesma lei determinou a criação de uma Câmara Municipal e de todas as autoridades judiciárias e empregados conforme ocorria nos demais municípios. Com o cultivo e exploração do café - fonte de riqueza - o desenvolvimento continuou obtendo Piraí em 1874 foro de cidade. Após a abolição da escravatura a economia cafeeira sofreu forte decadência. Data deste período também as transformações urbanas no Rio de Janeiro cujo o processo de modernização e ampliação de infra-estrutura tiveram impacto sobre o município. Em 19 de abril de 1907 a empresa canadense Light and Power obteve concessão para desviar as águas do Rio Piraí e jogá-las no Vale do Ribeirão das Lajes comprometendo-se a empresa em deixar correr sem interrupção um volume d´água nunca inferior a três mil litros por segundo a jusante da barragem. O município passou a se constituir desse modo num espaço estratégico para o Rio de Janeiro visto que a represa de Ribeirão das Lajes fornecia e fornece água e energia elétrica para a cidade.

Significado do Nome

Rio dos Peixes - origem indígena

Aniversário da Cidade

17 de Outubro

Gentílico

piraiense

População

26.309 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Piraí, bom lugar para passar as férias, um lugar de beleza exuberante. Venha e conheça essa cidade hospitaleira e seus atrativos.

Clima 

Tropical de Altitude

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo do Rio de Janeiro 
Saindo da Linha Vermelha, seguir pela Rod. Presidente Dutra (BR-116) virar a direita na RJ-145 até o centro da sede.

Localização

Sul Fluminense

Limites

Norte: Barra do Piraí e Pinheiral
Sul: Rio Claro e Itaguaí
Leste: Mendes, Paracambi e Itaguaí
Oeste: Barra Mansa, Volta Redonda e Pinheiral

Acesso Rodoviário

Devido à sua localização, Piraí oferece facilidade de acesso aos principais centros e aos  municípios vizinhos.

BR-116 e RJ-145

Distâncias:

Da Capital:

Rio de Janeiro / Piraí - BR 116 Distância: 74 Km
São Paulo / Piraí - BR 116 Distância: 328 Km
Belo Horizonte / Piraí - BR 040 Distância: 425 Km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Páginas importantes da história do Ciclo do Café podem ser contadas em Piraí. A riqueza existente em suas terras deixa qualquer pessoa deslumbrada. Ao percorrer seus caminhos podemos notar que muitas coisas estão exatamente do jeito que foram deixadas no passado. A conservação de monumentos e a beleza existente neles emocionam seus visitantes.
Além disso Piraí oferece aos turistas diversas atrações. São lagos lagoas cavalgadas e igrejas tradicionais. Os amantes da natureza não precisam sair da cidade para ficarem perto do verde. No centro de Piraí existe o Parque Florestal Mata do Amador que promove atividades culturais e educativas além de possuir um espaço excelente de área verde.
A fauna e a flora são preservadas no município. O Reservatório de Ribeirão das Lages e o Clube de Pesca são uns dos que se preocupam em manter todos atrativos que a cidade oferece. Nesses lugares a preservação da natureza vem em primeiro lugar.
Conheça esse paraíso que fica bem perto de você!

Principais Pontos Turísticos

Prefeitura de Piraí

No ano de 1837 o prédio onde funciona a Prefeitura de Piraí teve permissão para construção pelo Governo da Província em terreno doado por Magalhães Pusso proprietário da Sesmaria de Palmeiras. Para dar suporte às atividades no ano seguinte foi criada uma comissão nomeada pelo Presidente da Província cabendo aos membros a organização de uma subscrição para a construção dos prédios públicos ou seja a Câmara Júri e Cadeia. Em 1838 passa então a funcionar no primeiro pavimento do prédio a cadeia e no segundo pavimento a Sala das Audiências a Secretaria o Reservado (para os réus) a Secreta (para os jurados) e a Sala do Tribunal. Em 1917 a Cadeia foi transferida para o seu prédio atual hoje inativo e somente no ano de 1922 passou o prédio a ser Sede da Prefeitura.
Localização: Centro | Visitação Turística: permanente

Casarão de Arrozal

O prédio imperial de São João Batista de Arrozal da Irmandade do S.S.Sacramento doado pelo Coronel Quincas Ribeiro é um marco na região por ter hospedado por diversas vezes D. Pedro II e sua comitiva imperial. Arrozal outrora possuía grandes áreas com a cultura de arroz cuja maior parte de sua produção era destinada ao abastecimento da Corte no Rio de Janeiro. A aprazível localidade tem sua história iniciada no final do Século XVIII quando o Capitão-Mor José de Souza Breves chegou à região como desbravador sendo o primeiro senhor das terras organizando a Fazenda Cachoeira e criando a Vila de São João Batista do Arrozal. Dos oito filhos do Capitão-Mor José de Souza Breves destacam-se a filha mais velha Cecília Pimenta de Almeida Frazão Breves de Moraes a Baronesa de Piraí o filho Comendador José Joaquim de Souza Breves primeiro prefeito e presidente da Câmara Municipal de Piraí que na época eram cargos cumulativos e Joaquim José de Souza Breves o Rei do Café que era na ocasião o maior produtor da região.
Localização: Centro de Arrozal | Visitação Turística: permanente

Banda de Música de Arrozal

Na localidade encontramos a centenária Banda de Música Santa Cecília Arrozalense patrimônio histórico artístico e cultural do Município. Contam os antigos moradores e os descendentes de escravos que haviam na localidade duas bandas: uma composta de brancos e outra de negros escravos que gozavam de certas regalias havendo entre elas uma disputa pela superioridade de repertório. O episódio testemunha as raízes centenárias da Banda que com a queda da escravidão e decadência da lavoura cafeeira assistiu ao êxodo da população e conseqüentemente dos músicos.
Localização: Centro de Arrozal | Visitação Turística: permanente

Igreja de Santana

A atual matriz de Sant Anna nasceu de uma primitiva capela de madeira nas terras da Fazenda de Domingos Álvares Louzada hoje Praça Domingos Mariano por volta do ano de 1772. Foi José Luiz Urbano homem rico e poderoso um dos senhores de engenho de Piraí o fundador da primeira capela de Sant Anna. Data de 1776 a chegada do Pe. Dr. João Pinto Rodrigues ao Arraial de Piraí que benzeu a capela que ficou porém 22 anos pobre e sem patrimônio até a chegada da provação do Governo Imperial concedendo à humilde capela o patrimônio de 100 braços de terra e que somente através da Resolução Régia de 1817 foi a Paróquia de Sant Anna de Piraí aprovada e confirmada.
Localização: Centro | Visitação Turística: agendar

Capela de São Benedito

No ano de 1778 foi fundada em Piraí a Irmandade de São Benedito. Acredita-se que ela inicialmente foi batizada de Capela de Santa Cruz assim denominada pelo Vigário Pe. José Maria de Aguiar pároco de 1887 a 1916. Com o desaparecimento da Irmandade de São Benedito Monsenhor Pedro D´Andréia transladou a imagem de São Benedito para a Capelinha de Santa Cruz e daí passou então o povo a denominá-la de Capela de São Benedito. A Capelinha que se encontra no alto do morro jamais constou que fosse chamada de Capela de Sant´Anna o marco do povoamento de Piraí.
Localização: Centro | Visitação Turística: agendar

Monumento Rodoviário

O Monumento Rodoviário tombado provisoriamente e desativado desde o ano de 1984 é símbolo arquitetônico dos mais expressivos e no gênero talvez o único no mundo. No ano de 1928 após inaugurar a Rodovia Presidente Dutra o Presidente Washington Luis lançou a Pedra Fundamental do Monumento Rodoviário. Oito anos após o lançamento da Pedra Fundamental o Presidente Getúlio Vargas chegava à Serra das Araras para inaugurá-lo no ano de 1936. No interior no Salão Central existiam 4 magníficos painéis de Portinari em óleo sobre tela totalizando uma área de 29m sob o título Construção de Rodovia.
Localização: Serra das Araras| Visitação Turística: fechado p/ visitação

Hospital Flávio Leal

Na reunião da Irmandade do Santíssimo Sacramento de Sant´Ana de Piraí no ano de 1897 tendo à frente o Provedor Dr. Alves Meira falava-se da necessidade de se fazer um hospital e que para tanto comissões de caridade fossem organizadas e nomeadas pela dita Irmandade. Legalizada a aquisição do terreno criou-se uma comissão pró-obra da Casa de Caridade que em 1902 resolveu contrair um empréstimo para a conclusão das obras. Apesar dos esforços no ano de 1925 ainda não havia sido possível a abertura da Santa Casa. Somente em 8 de abril de 1928 o Jornal O Pirahy noticia a abertura da Santa Casa de Piraí enaltecendo o benemérito arrozalense Coronel Ferreira Ribeiro que tornou sua inauguração uma realidade em 12 de agosto de 1928.
Localização: Rua Roberto Silveira sem nº - Centro| Visitação Turística: permanente

Parque Florestal Mata do Amador

O parque com uma área de 164000 m² foi criado através da Lei Municipal nº 447 de 8 de abril de 1997 com o objetivo de preservar a principal área florestada próxima à cidade bem como promover a educação ambiental possibilitando a convivência com a natureza. Sua criação visa ainda o desenvolvimento de atividades culturais e educativas a instalação de horto para produção de mudas florestais objetivando a recuperação de áreas degradadas revegetação de encostas proteção de mananciais e profissionalização de adolescentes inclusive de portadores de necessidades especiais.
Localização: Centro de Piraí | Visitação Turística: permanente.

Parque Municipal Lago do Caiçara

Com área aproximada de 50.000 m2 com forma irregular possui para piqueniques e banhos águas transparentes e frias. Em sua área destaca-se uma praia lacustre muito utilizada. O atrativo possui em suas margens vegetação abundante composta principalmente por quaresmas espatódeas amendoeiras pinheiros e pinus entre outras espécies. Em seu entorno avista-se as residências de vários sítios da região.
Localização: Av. do Caiçara Localidade de Caiçara -Sede | Visitação Turística: permanente.

Reservatório de Ribeirão das Lajes (área privatizada Ligth)

A Light é proprietária de 270 milhões de m2 de terras ao redor do Reservatório de Lajes com 11 milhões de m3 de água. O reservatório abrange os municípios de Piraí e Rio Claro. Estudos do Departamento de Florestas da Universidade Rural do Rio de Janeiro concluíram que a área do Complexo de Lajes é possivelmente a única no estado com dimensões apropriadas à preservação da flora e fauna típicas de uma região devastada. As espécies mais comuns da fauna são as pacas tatus capivaras antas javalis onças pintadas tucunarés tilápias traíras piaus acarás jacus e macucos nhambus e da flora canelas entre outras. A Light pretende criar um grande centro de lazer com clubes ligados à conservação da natureza de excursionismo e de prática de esportes diversos principalmente o esporte náutico.
Localização: RJ -139 KM 4 5 Localidade de Represa - Sede | Visitação Turística: visitas programadas.

Rio Piraí

O atrativo nasce na Serra do Sinfônio no município de Rio Claro atravessando todo o município de Piraí e desemboca parte dele no Rio Paraíba do Sul. Durante seu trajeto em Piraí não há presença de cachoeiras nem de praias fluviais mas sim de formações de lagoas e lagos. A vegetação que circunda o atrativo é terciária composta basicamente de espécie como canela jacaré imbaúba ipê amarelo quaresma eucalipto árvores frutíferas além de áreas de pasto em toda sua extensão. Suas águas em grande volume são claras transparentes e de temperatura amena.Outrora o rio era navegável por embarcações de médio porte mas atualmente só é possível através de pequenas embarcações (botes canoas etc). Isso ocorreu devido a instalação de usinas e barragens que utilizam grande parte de suas águas.
Localização: Centro de Piraí | Visitação Turística: permanente.

Estação Ecológica de Ribeirão das Lajes

Atualmente existe o Clube de Pesca de Piraí que também colabora na fiscalização da área junto com os vigilantes da usina no controle da pesca onde só o anzol é permitido e da caça proibida. Os locais de interesse para visitação são o próprio Clube de acesso pela BR- 116. A Estação possui também o Museu da Eletricidade instalado em Ribeirão das Lajes. Este mostra documentos e equipamentos utilizados nos 81 anos de existência da Light no país..
Localização: Estação Ecológica de Ribeirão das Lajes | Visitação Turística: permanente.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Feira dos Artesãos
Local: Praça da Preguiça – Piraí / RJ
Data: 1º sábado de cada mês

Carnaval na Praça
Local: Praça de Santana – Piraí / RJ
Data: Fevereiro / Março

Festa do Trabalhador
Local: Distrito de Santanésia – Piraí / RJ
Data: 1º de Maio

Forró para o Povo
Local: Praça de Sant´Ana
Data: Junho / Julho

Festa de Santana
Local: Praça de Santana – Piraí / RJ
Data: 26 de Julho

Cavalgada da Independência
Local: Distrito de Arrozal – Piraí / RJ
Data: 7 de Setembro

Festival de Música de Piraí - FEMUPI
Local: Praça de Santana – Piraí / RJ
Data: Agosto

Festival de Gastronomia (Piraí Fest Paladar) - Aniversário da Cidade
Local: Praça da Preguiça e Praça da Sant´Ana – Piraí / RJ
Data: Outubro

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAÍ

E-mail:

Telefones: (24) 2431-9950 / 9957

Sites: http://www.pirai.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - 1º DISTRITO:

E-mail:

Telefones: (24) 2431-0277

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Piraí

eu ja morei em pirai,adoro pirai,e pretendo voltar p pirai,p educar e criar meus filhos não tein cidade melhor!!!!! eu e meu marido temos parentes em pirai por isso nõa saimos de pirai fds e feriados estamos em pirai!!!um grande braços a todos piraiense!!!!!!!
Por: luciane

Piraí, terra dos sonhos!!Cidade MARAVILHOOOOOOOOOOSA!!!!!
Por: Bibiane

sou Piraiense e gotei das fotos.pena que são poucas.
Por: Laerte

CIDADE MARAVILHOSA... TUDO EM PIRAÍ É MARAVILHOSO... O SOSSEGO,AS FESTAS,AS PESSOAS QUE MORAM NA CIDADE,OS EVENTOS... ENFIM,MORAR EM PIRAÍ/RJ É MARAVILHOSO...
Por: DANIELLE SILVA DA COSTA

Nasci em Piraí nos anos 50 e vivi aí até 1969. Fiz parte da 2ª turma da escola normal. Piraí possui encantos e pessoas maraqvilhosas que não vejo faz tempo. Gostaria de manter contato com as que se lembrarem de mim.
Por: Maria Elena Neves Lemos Esteves

Morei em Piraí 23 anos, um excelente clima, tranquilidade, povo simpático, sair à rua sem medo de assaltos, para quem vive nos grandes centros é como estar no paraiso. O que tem de melhor? "TUDO" Abraços. Claudio Fabricio Brandao.
Por: Claudio Fabricio Brandao

Piraí é uma cidade maravilhosa encantadora eu adoro Piraí outra igual não existe até porque é unica!
Por: Mayara

NÃO TROCO PIRAÍ POR NADA DESSE MUNDO PAZ E TRANQUILIDADE NÃO TEM PREÇO
Por: francisco ( gandola )

morro em pirai des de quando me entendo por gente nunca vi uma cidade tão tranquila igual a essa adoro a cidade em que eu moro não troco ela por lugar nenhum do mundo .
Por: adriano cezar da silva

PIRAÍ É UMA CIDADE DO INTERIOR MARAVILHOSA, FREQUENTO ESTA CIDADE DESDE QUE ESTAVA NA BARRIGA DE MINHA MÃE, DEVIDUOP AO MEU PAI TER UM IRMÃO QUE CASOU COM UMA MOÇA QUE VEIO A SER MINHA TIA QUE MORAVA EM RIBEIRÃO DAS LAGES, PRATICAMENTE FUI CRIADO NESTE LUGAR, PORQUE MEU PAI GOSTAVA DE PESCAR MUITO NA REPRESA, DAÍ PRA CÁ ATE HOJE É UM DOS LUGARES QUE ME MARCOU MUITO A MINHA INFANCIA. AMO PIRAÍ, E PRINCIPALMENTE RIBEIRÃO DAS LAGES, MUITAS SAUDADES DESSE MARAVILHOSO LUGAR QUE TIVE A MINHA INFANCIA,VOLTARIA ATRAZ, PARA FAZER TUDO O QUE EU PASSEI NESTE MARAVILHOSO LUGAR.AMO PIRAÍ.
Por: MAURICIO MENDES.

Nasci em Piraí, Minha mãe mora aí, e eu atualmente moro em Duque de Caxias!!!! Amo Piraí, uma cidade maravilhosa, com eventos Perfeitos, bem estruturados, e com muita seguança!!! Pra mim não existe festa de carnaval melhor do que a de Piraí, população bem acolhedora!!! Parabéns Piraí!!!!!
Por: Alessandra Neiva

Ótima cidade, tanto é verdade que antes de adquirir um sítio no Varjão procurei diversas propriedades na região dos lagos e outros lugares mas o que me agradou foi Piraí/RJ.
Por: Luiz Alberto

lindo e uma maravilha de cidade adorei parabens pirai
Por: maria helena de oliveira

eu pirai eu nasci ai e moro em cachoeira paulista mais vou ai todo ano na festa que eu adoro e aproveito pra visitar minha familia que mora ai
Por: rosana maria do nasçimento

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Piraí
Fundação:
1837
Altitude:
387m
População:
25.141 habitantes
Área:
506,7km²
Densidade Demográfica:
49,62hab/km²
CEP:
27175-000

Envie seu comentário sobre Piraí

banner