Piabetá

Piabetá-RJ
banner

Bem-vindo a Piabetá!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Piabetá, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Piabetá. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Piabetá para programar a sua viagem.

Informações de Piabetá

Roteiros do Brasil

Região Baixada Fluminense

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Com o maior cartório eleitoral do município, possuindo um comércio de variados gêneros e serviços, o bairro de Piabetá sobressai-se no 6.º distrito de Magé, Inhomirim. Terra habitada por tupis, a região de Inhomirim aparece pela primeira vez nas Cartas de Sesmarias em 1568, quando a 09 de fevereiro, El-Rey doa uma larga faixa de terras, às margens do rio Inhomirim, em favor de Antônio da Fonseca, que havia lutado ao lado de Estácio de Sá, na expulsão dos franceses da Guanabara.
Em 1677 é criada a freguesia de Anhu-mirim (caminho estreito, em tupi), sob a invocação de Nossa Senhora da Piedade. Através do Alvará de 12 de abril de 1698, a freguesia é elevada a categoria de paróquia perpétua. Mas, qual a data de aniversário de Piabetá e quem são seus fundadores?
Apenas em 11 de junho de 1723 aparece, pela primeira vez, uma concessão de terras em Piabetá, doadas aos sócios Ventura da Costa e Antônio de Toledo Souto Mayor, constituida de três mil braças quadradas entre o rio Cayoaba e Piatá.
Em 08 de abril de 1728, as terras de Ventura da Costa, não se sabe o porquê, são transferidas para Antônio Fernandes Lima. Com uma área de seis quilômetros quadrados, a fazenda de Antônio de Toledo, nessa época, abrangia ainda as terras de Raiz e Meio da Serra.
No século XIX, Mons. Pizarro e Araújo, em suas Memórias históricas do Rio de Janeiro, menciona a existência do rio Piabetá, originado na Serra Alta (Petrópolis), desaguando no rio Bonga (Bongaba) e, em cujas margens cultivava-se a cana, a mandioca, o arroz, o café e legumes, além de registrar o funcionamento de alguns engenhos de aguardente.
O declínio da agricultura mageense verificado com a República, pode ser sentido também em Piabetá.
Ora, com o loteamento das fazendas, verdadeiros sub-bairros continuam surgindo, de onde saem mão-de-obra para a Capital e as cidades vizinhas.

Significado do Nome:

Segundo J. Romão da Silva, Piabetá é uma corruptela de Piatá, que significa a base firme, o alicerce sólido. Usado como adjetivo, expressa, ainda, firmeza, força ou vigor. Nos textos antigos aparecem Piatá, Piabatá e Piabetá.

Aniversário da Cidade:


Gentílico:


População:

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Piabetá faz parte do 6º distrito de Magé. Nesse distrito temos também: Fragoso, Pau Grande e Raiz da Serra. Piabetá está localizado proximo a Serra dos Orgãos, é uma cidade de aproximadamente 100.000 habitantes e possui um comércio em crescimento. A Primeira Ferrovia do Brasil, corta Piabetá, mas infelizmente encontra-se abandonada.

Clima:

Tropical

Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Metropolitana do Rio de Janeiro

Limites:

Duque de Caxias, Guapimirim e Petrópolis

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

50 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGÉ - DISTRITO DE PIABETÁ

E-mail:

Telefones: (21) 2650-9468  

Sites: http://www.mage.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CONSELHO TUTELAR: (21) 8685-2998 / 2909 / 3046

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

Comentários de Piabetá

falta o poder publico procurar concluir obras, que envergonha a nossa cidade, nos temos um bairro lindo, jardim do Nazareno, rua principal, com um trafego nos fins de semana, com mais 200 veiculos visitando o bairro, porem a imprenssão de abandono da prefeitura, com a rua cheia de lama sem definição de uma estrada, se fisessem uma conservação melhorava,não entendemos o descaso com o bairro.
Por: luiz carlos mendes

Estive em Piabetá RJ em dezembro de 2008, tive o previlegio de passar natal e ano novo, o que me encomoda é ver as poucas mudanças realizada na cidade, espero que melhore no sentido de crescimento urbano, saneamento básico transporte ferroviário e outros isso porque Piabetá é minha cidade natal e o que eu desejo para cidade é um ótimo 2009.
Por: Lia

JÁ MOREI AI HÁ 16 ANOS, EM NOVO HORIZONTE, GOSTEI MUITO FOI NA ÉPOCA DE NARRIMAN NA PREFEITURA, ME ORGULHO DE TER NASCIDA E CRIADA EM PIABETÁ, HOJE MORO EM RECIFE, MEUS PLANOS É DE RETORNA, GOSTARIA DE FICAR CIENTE DE TUDO DE BOM QUE TEM NESTA CIDADE EM RELAÇÃO A CULTURAS, EVENTOS, MUDANÇAS ETC.. BJS FUIII!!
Por: BIA

Como é linda, Como é charmosa, a minha cidade, cheia de luzes, cheia de vida, a minha piabetá.
Por: Antonio Carlos

piabetá,piabetá minha linda piabetá.amo muito essa cidade,com suas cachoeiras,suas montanhas.JÁ acampei muito, no véu das noivas,no dois irmãos,no alvejamento.VIVAPIABETÁ!!!
Por: critiano barbosa marçal

piabeta e uma cidade muito tranquila para si viver,o que mais me chama a atençao e o clima que vem da serra de petropolis e tambem a visao panoramica da serra
Por: marcos antonio

Piabetá é um excelente lugar para todas as coisas ..desde aproveitar o parque com a familia provando um sorvete artesanal de sabores como AÇAI,TORTA DE LIMAO,TORTA ALEMÂ...em uma de nossas sorveterias ...ou comer de PASTEL, MAÇA DO AMOR, CACHORRO QUENTE E ATÉ FONDUE DE FRUTAS...no nosso pólo gasrtômico na praça...ou simplesmente comer uma boa PIZZA ou beber um CHOPP DE VINHO ou então um CERVEJA bem gelada nos nossos BARES, QUIOSQUES e PIZZARIAS...isso durante a noite pois no dia pode PASSEAR NAS CACHOEIRAS BELISSIMAS, EM VILAS OPERARIAS BEM CONSERVADAS, OU UM PASSEIO EM VARIOS SÍTIOS que tem na região, em sua maioria COM PISCINAS NATURAIS E MINE CACHOEIRAS,....bem chega de falar e venha conferir... venha em Piabetá prara se divertir e relaxar ....
Por: carla souza

conheço piabeta moro em Petropolis tenho vontade de morar nesta pequena cidade naravilhosa.
Por: gazeta

Sou moradora do bairro de Piabetá. Fiquei feliz em saber que a minha cidade está no porta. É um bairro muito frequentado por moradores da cidade de Duque de Caxias, Petrópolis,Teresópolis e cidades vizinhas. Só acho que o governo deveria fazer investimentos turísticos, pois temos muitas cachoeiras e muito verde. Fica aqui registrado o meu comentário.
Por: Angela Maria

se esiste um lugar bom para morar este lugar com certeza e Piabeta.
Por: marcio de freitas bomfim

É um ótimo lugar, paz, tranquilidade e pessoas simpáticas.
Por: Elisaete

piabeta q saudades luga maravilhoso e de grandes amigos
Por: saullo

nasci e moro em piabetá, e amo esse lugar e cada dia ele me surpriende mais. Tenho 37 anos e nunca pensei em sair daqui pois aqui é o melhor lugar do mundo.
Por: katia regina souza da silva

Piabetá é um otimo lugar para morar,infeslimente tive que me mudar por motivos contrários a minha vontade , mais espero em breve retornar . "PIABETÁ TERRA DE ENCANTOS.......
Por: jose de aAbreu Martins

Olá, moro em São Paulo a cerca de 20 anos, mas não abro mão de passar minhas festividades de final de ano em Piabetá, é maravilhoso poder curtir um maravilhoso banho de cachoeira e a noite poder caminhar pelo centro tomando um delicioso sorvete na compania da pessoa amada, adoro este lugar.
Por: douglas felix da silva

Linda cidade,morei aí a minha infância toda, saudades de todos os coleguinhas.
Por: sara muller

Tenho muito orgulho de ter nascido em piabetá e mora nesta cidade até hoje, pois temos muitos lugares histórico, como a linha ferrovia que levava Dom Pedro do cais em Praia de maúa até Petrópolis, o cemitério de Bongaba aonde foi enterrado muitos escravos. Infelizmente estas areias estão esquecidas com o tempo. Ainda temos um lindo cenário que é o véu das noivas, que fica em um lugar chamado Cachoeira Grande; é a visão mais linda que um ser humano pode ter, pois conferi bem de perto e pude ver o quanto é linda a natureza,
Por: veronice pedrosa

Tenho muito orgulho de morar em piabetá pois é uma cidade histórica, temos aqui a linha ferrovia que levava Dom Pedro do cais em Maúa a Petrópolis, cemitério de bongaba que é deis dos tempos dos escravos e muitos escravos foram enterrados nele, é uma pena que estes lugares histéricos estão esquecidos e maltratados com o tempo, pois ninguém tem investido na nossa historia; e também temos o véu de noivas que é uma cachoeira linda com uma enorme queda D água que mais parece um véu, conhecida como véu de noivas, é a cena mais linda que um ser humano pode ver. Vale apena conferir.
Por: veronice pedrosa

piabeta é a melhor cidade baixada pra se morar e viver só falta o trem eletrico chegar
Por: antonio s pedrosa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Piabetá

Envie seu comentário sobre Piabetá