Paty do Alferes

Paty do Alferes-RJ
banner

Bem-vindo a Paty do Alferes!

banner

As melhores pousadas em Paty do Alferes podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Paty do Alferes, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 610m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 23.015 habitantes. A área total de Paty do Alferes é de 320km², e sua densidade demográfica é de 71,92hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paty do Alferes-RJ é 26950-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Paty do Alferes

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Vale do Café

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

As primeiras notícias que se tem sobre Paty do Alferes são do século XVII, quando o sertanista Garcia Rodrigues Paes abria caminho de Minas Gerais ao Rio de Janeiro e deparou com as terras do Alferes Leonardo Cardoso da Silva, conhecidas na época como Roça do Alferes.
O nome se refere à grande quantidade de patis - palmeiras de pequeno porte - encontradas no local. O proprietário possuía a patente militar de alferes (denominação da época para tenente).
A cidade teve outro nome posteriormente - Freguesia de N.S. da Conceição do Alferes, denominação da capela de propriedade de um outro alferes onde foi rezada a primeira missa da cidade em 26 de Abril de 1739.
Mas só em 4 de Setembro de 1820 é que foi fundada a Vila de Paty do Alferes pelo Rei de Portugal D. João VI.
Já em 1739 haviam fazendas na região tais como a Fazenda Pau Grande, Fazenda Manga Larga, Fazenda do Governo e a Fazenda da Freguesia onde hoje se situa a Aldeia de Arcozelo.
Durante o período das grande plantações de café e de açúcar a cidade conservou a sede das grande fazendas com sua opulência e grandiosidade.
Nesse período ali viveu o líder negro de escravos Manoel Congo. Reuniu na época, sob sua liderança, escravos amotinados fugitivos de diversas fazendas da região.
Foi preso e enforcado no dia 6 de Setembro de 1839.
O autor da letra do hino nacional - Osório Duque Estrada - nasceu em Paty em 29 de Abril de 1870.
Durante século e meio, permaneceu como simples distrito de Vassouras até 15 de dezembro de 1987, quando, tarvés da lei 1254, readquiriu a autonomia, sendo o município instalado em 01 de janeiro de 1989.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico: 

patiense 

População:

23.381 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de Altitude  

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Metropolitana do Rio de Janeiro 

Limites:

Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Petrópolis e Vassouras. 

Acesso Rodoviário:

BR-116 e RJ-125  

Saindo do Rio de Janeiro - Saindo da Linha Vermelha, seguir a Rod. Presidente Dutra (BR-116). Entrar à direita na RJ-125 (itaguaí-Vassouras) e seguir até o centro de Paty do Alferes.

Distâncias:

Da Capital:

119 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira Boa Esperança  

End: Estrada Vila Rica - a 3km de Avelar - Avelar 
Formada pelo Ribeirão do Ubá, de águas frias e claras. Queda dágua de aproximadamente 3m de altura, as águas caem em uma grande piscina natural, excelente para banhos. A paisagem é composta por vegetação de pequeno e médio porte, onde se destacam bambuzais e cambuíns, além do recorte da Estrada de Ferro de Paty do Alferes. A liberação do banho é sob responsabilidade da Colônia Vila Rica.
 
Cachoeira Manga Larga de Baixo  

End: Estrada Paty/Palmares - Sede - a 1km de Paty do Alferes 
Sede da fazenda que dá o nome a raça de cavalos Manga Larga. A cachoeira nào é própria ao banho.

Aldeia Arcozelo  

End: Av. Paschoal Carlos Magno, 450 - Arcozelo 
Tel: (24) 2485-1438 
Um complexo cultural, ocupa uma antiga fazenda de café, construída em 1792. Em 1965, a Aldeia Arcozelo foi inaugurada. No conjunto destacam-se: a Casa-Sede da Fazenda, a Capela e o Teatro de Arena, duas galerias de arte, biblioteca, restaurante e bar. Nos meses de Julho/Agosto, a aldeia cede suas dependências para a realização do Festival de Teatro Amador do Rio de Janeiro, ano sim, ano não. Periodicamente apresentações teatrais ao ar livre. Programação marcada. Visitação: diariamente de 9:00 às 17:00 h
 
Caminho do Imperador  

End: Serra do Couto/Rodovia RJ-117 - No início da subida dos Palmares. - Paty do Alferes 
A 20km de Paty do Alferes, Estrada Paty/Palmares, até a localidade de Marcos da Costa, mais 5km até o RJ-117. O caminho do Imperador se estende pelos municípios de Paty do Alferes, Miguel Pereira e Petrópolis. Vale a pena conhecer esta antiga estrada, usada pelo Imperador, que saindo do Rio de Janeiro chegava a Petrópolis. É uma estrada estreita, em meio à mata virgem, de onde se vê nascentes de águas cristalinas formando riachos e quedas dágua que deságuam entre a vegetação de belíssima floração. Própria com passeios de bike, caminhadas e cavalgadas. No trecho de Cruz das Almas, encontra-se a Gruta do Quilombo do Manoel Congo.
 
Casa-Sede da Fazenda Pau Grande  

End: Estrada da Fazenda Pau Grande - A 5km de Avelar  Horário: Visitação turística, c/autorização do proprietário
A visitação só é possível com autorização especial. Uma vista parcial. Construída entre 1797 e 1810, uma das primeiras fazenda da região, foi fértil produtora de açúcar, dedicando-se, depois de 1810, à lavoura de café, quando se tornou uma das mais importantes produtoras da região. Enorme casarão, com planta em U, onde as duas alas são unidas pela capela. Com pátio aos fundos, e à sua frente uma grande área plana, à esquerda, estão as antigas instalações do grande engenho. Esta Fazenda foi ponto de passagem do caminho do ouro, aberto pelo filho do Caçador das esmeraldas.
 
Queda Dágua da Maravilha  

End: Estrada da Boa Vista - a 6km da Praça Pedro Chaim - Localidade de Boa Vista - Sede 
Pequena queda dagua. Ponto apropriado para pouso ou suporte; para passeios a cavalo, bike ou caminhada.

Igreja Matriz de Nª Sª da Conceição  

End: Largo da Matriz - Centro 
Horário: Visitação turística, nos horários de missa
Substituindo as duas capelas iniciais, construção do séc.XIX. Sua estrutura em madeira, e cunhais, cimalhas e guarnições dos vãos aparentes. Tombada pelo Inst. Patrimônio Histórico do lado esquerdo da Nau e o antigo cemitério. 

Prédio da Câmara Municipal  

End: Rua Cel. Manoel Bernardes, 368 e 388 - Centro 
Horário: Visitação turística permanente
Construção do final do séc.XIX, datada de 1881, em dois pavimentos, no primeiro tem três módulos e uma porta ladeada por duas janelas. O andar superior, possui três portas, sacada em toda a extensão e frontão com azulejos portugueses. Os dois módulos laterais são acréscimos executados posteriormente. Situado junto a rua, tendo a sua volta casas residências e comercias. O prédio é ocupado pela Câmara Municipal e, ao lado encontra-se a subida da Igraja Matriz.

Museu da Cachaça

Uma das atrações de Paty do Alferes é o Museu da Cachaça, o primeiro no gênero no país.
Seus idealizadores, Íris e Iale Renan (hoje falecido), inauguraram o Museu em 1991 e foram necessários anos de pesquisas em bibliotecas e colecionando algumas centenas de garrafas compradas em todos os cantos do Brasil, para montar este acervo vasto e peculiar, que é apresentado aos seus visitantes junto com quadros, coleções de crônicas e artigos, livros especializados, trovas populares, um antigo mini alambique, dentre muitos outras atrações.

Rua Nova Mantiquira 227 – Mantiquira
Paty do Alferes – R.J.
Tel.: (24) 2485.1475
Site: www.muca.com.br

 

Visitação: de 3ª a 6ª feira: 09:00 às 18:00 hs
Sábados: 09:00 às 19:00 hs
Domingos e 2ª Feira: 09:00 às 17:00 hs

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa do Tomate - Endereço do local da festa: Parque de Exposições Amaury Monteiro Pullig – Avelar – 2º Distrito de Paty do Alferes.
Data da Festa: sempre no Feriado de Corpus Christi
Horário da festa: Diurno e Noturno.

 Março

- Festa do Doce - Realizada sempre (no feriado da Semana Santa), a Festa do Doce é um verdadeiro festival gastronômico.
Buscando confraternizar os produtores de doces caseiros de Paty do Alferes, nasceu a festa que hoje acolhe mais de 10 mil visitantes ao município, para se deliciarem com uma imensa variedade de produtos feitos artesanalmente.

 Setembro

- Expo Orquídeas e Bromélias é um evento que além de trazer para o município grandes nomes dos Orquidários Nacionais, também contribui para o calendário festivo com apresentação de shows musicais, praça de alimentação e muito mais.
Durante a realização do evento, a cidade recebe uma média de 20.000 visitantes, número este que vem crescendo a cada ano. Com a Expo Orquídeas e Bromélias, Paty do Alferes antecipa a chegada da primavera, proporcionando um verdadeiro festival de cores e texturas, capazes de promover os sentimentos mais nobres do ser humano. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PATY DOS ALFERES

E-mail: [email protected]

Telefones: (24) 2485-1234

Sites: http://patydoalferes.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones: (24) 2485-2384

Terminal Rodoviário Alberto Monteiro de Queiroz
 
Praça Pedro Chaim - Centro 
Tel: (24) 2485-1047 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (24) 2485-2758 

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.turisrio.rj.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Paty do Alferes

sim nasci em paty do alferes e gosto muito doclima desta cidade
Por: joao jose

fui a paty pela primeira vez em 21 de abril deste ano. amei a cidade, o clima é simplesmente maravilhoso, o carinho dos anciões conosco foi muito bom. eem meu aniversário 7 de set, já estou procurando pousada para ficar.
Por: vaneida

amo paty fiquei por um periudo de oito meses a trabalho,gosto muito do crima da hospitalidade,do ar puro,da tranquilidade e da peleza incantadora que esse lugar maravilhoso tem.
Por: Jose Ribamar

É o melhor lugar do mundo pra se viver...tenho saudades desse lugar... mas ainda voltarei la um dia tenho certeza
Por: almir

amo essa cidade moro em niteroi adoro ir descansar nessa cidade pasei amaior parte da minha infancia ai minha mae nasceu e foi criada ai venha conhecer paty do alferes disfrutar dessa natureza rica e do ar puro eu recomendo carnaval estou indo ai curtir esse lazer com a familia paty e tudo de bommmmmmmmm
Por: cristina

Peocuro por João Damasceno Ferreira ou João enancio,por favor quem souber entre em contato comigo por Email.Desde já muito obrigado
Por: marta de magalhaes

Parabèns a todo povo de PATY DO ALFERES,que em qualquer época do ano,recebe as pessoas com muito carinho. Um forte abraço para todos os funcionários da prefeitura e os funcionarios do posto Patita, nós adoramos voces.....
Por: lucia helena

amei conhecer paty do alferes. é uma cidade muito calorosa e boa para o descanso e o relax... quando puder se deus quiser voltarei...
Por: debora

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paty do Alferes
Fundação:
1989
Altitude:
610m
População:
23.015 habitantes
Área:
320km²
Densidade Demográfica:
71,92hab/km²
CEP:
26950-000

Envie seu comentário sobre Paty do Alferes

banner