Paracambi

Paracambi-RJ
banner

Bem-vindo a Paracambi!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Paracambi e muitas outras opções de hospedagem na cidade Paracambi. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Paracambi.

Informações de Paracambi

Roteiros do Brasil

Região Vale do Café

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Paracambi nasceu da união de dois distritos, o 7º de Vassouras chamado Tairetá, e o 3º de Itaguaí, denominado Paracambi. Na verdade, as duas vilas confundiam-se, formando uma só família, tendo apenas a dividi-la politicamente o Rio dos Macacos, sem contudo separá-las socialmente. Tudo leva a crer que a Freguesia de São Pedro e São Paulo do Ribeirão das Lages foi o primeiro povoado da região e está ligado historicamente a Itaguaí e Vassouras.
As terras que formam o município pertenciam a antiga Fazenda Santa Cruz, colonizadas pelos Jesuítas em, fins do século XVIII. A Freguesia de São Pedro e São Paulo surge após a expulsão dos inacianos da região, quando há a recuperação econômica da Fazenda de Santa Cruz. Ali a agricultura e a pecuária tiveram grande progresso, e nesses setores se destacavam a Fazenda dos Bravos, Anta, Soares, Viúva Jorge e Macacos, onde se instalaria nesta última em 19/12/1901, o 3º distrito de Itaguaí, denominado Para-Camby (Rio dos Macacos), no então próspero povoado do Ribeirão dos Macacos, que na época era caminho obrigatório para Minas Gerais e São Paulo. Passou a ser ponto de descanso dos viajantes das tropas que subiam a Serra, o que contribuiu para o seu progresso que se acentuou com a inauguração da Estrada de Ferro Cenrtal do Brasil, no ano de 1861.
Na 2ª década do século XX, a Vila experimenta novo progresso, a Fábrica de Tecidos, que fora fundada pelos ingleses e mais tarde adquirida por um grupo de franceses. Na administração do Sr. Domenique Level, é instalada na Vila o serviço de abastecimento dágua potável, o Rio dos Macacos é drenado, fundou-se uma Banda Musical, enfim, transformou-se na renda social da Vila, que ganha ainda, dado ao seu progresso, uma Coletoria Federal.  

Significado do Nome

A palavra Paracambi vem do Tupi-Guarani, e significa Macaco Pequeno.

Aniversário da Cidade

08 de Agosto

Gentílico

paracambiense

População

47.074 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Paracambi, tem todo o encanto de uma cidade pequena, tranquila e com muitas belezas naturais. Venha conferir!

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo do Rio de Janeiro 
Saindo da Linha Vermelha, seguir pela Rod. Presidente Dutra (BR-116). 3 km após o primeiro pedágio, entrar à direita na RJ-127 e seguir até o centro do município de Paracambi.

Localização

Metropolitana do Rio de Janeiro

Limites

Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Mendes, Miguel Pereira, Piraí e Seropédica.

Acesso Rodoviário

BR-116 e RJ-127

Distâncias:

Da Capital:

76 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Cascata 

End: Bairro Cascata 
O atrativo situa-se em propriedade particular, em terras pertencentes a Cia. Têxtil Brasil Industrial. Para se chegar ao atrativo é preciso caminhar cerca de 300 m até a clareira de onde se destaca um único grande salto de altura aproximada de 50 m. Águas claras, transparentes e de temperatura fria, provenientes de nascentes, são armazenadas em açude localizado acima do atrativo cujas águas excedentes dão volume a cachoeira. No local registra-se ainda uma barreira inacabada que dá forma a uma piscina natural. A paisagem circundante caracteriza-se por árvores de pequeno a grande porte, sendo a vegetação de mata fechada.
 
Cachoeira do Bonjacá 

End: No divisa dos municípios de Paracambi e Engenheiro Paulo de Frontin 
O atrativo caracteriza-se por dois saltos totalizando 45 m de altura aproximadamente. Após a queda, suas águas provenientes de nascentes formam um pequeno córrego. As águas límpidas e de fria temperatura, correm sobre rochas e apresentam uma coloração acastanhada devido a presença de limo nas rochas. No atrativo não há formação de piscina natural tão comum às quedas dágua, mas apresenta excelente possibilidade de banhos. A paisagem é constituída de árvores de grande porte com destaque para eucaliptos além de trepadeiras, cipoeiras e uma infinidade de plantas herbáceas. A trilha de acesso a cachoeira é bem aprazível, possuindo largura e condições suficientes para a passagem de veículos pequenos. Local ideal para piqueniques apresentando, inclusive, uma área em frente ao atrativo.

Rio das Lages/Ribeirão das Lages 

Nascente- Represa do Ribeirão das Lages - Rio Claro / Paracambi - Altu 
É o principal rio do município tendo grande número de pequenos afluentes, dos quais se destaca o Rio dos Macacos que corta o centro da cidade. As águas são turvas e de temperatura fria. A área em torno do atrativo é composta por vegetação de gramíneas, tendo em alguns pontos árvores de pequeno porte. Não é utilizado para navegação e a possibilidade de banhos inexiste devido a periculosidade de suas águas fortes e do seu leito profundo. A paisagem circundante constitui-se de morros e pastos verdejantes. A Represa de Ribeirão das Lages, de grande relevância para o Rio de Janeiro, utiliza suas águas que abastecem o Grande Rio.
 
Igreja Matriz São Pedro São Paulo 

End: Rua Domenique Level, s/nº - Centro 
Situa-se no centro da cidade e seu entorno é constituído basicamente de casas comerciais. O término da construção do atrativo data de 1948, todavia a pedra fundamental foi lançada, com grande festividade, em 1929. Em 1911 com a criação do distrito de Paracambi, pertencente ao município de Itaguaí, as imagens dos santos padroeiros foram transportadas para uma casa no centro do povoado, à Rua Domenique Level, lá ficando, até que foi construída a Matriz pelos reverendos João Musch e Antônio Cugliana. Em 1927, Paracambi sentiu-se honrada com a visita do Sr. Bispo D. Guilherme Müller, recebendo dele a promessa da recriação da Paróquia de São Pedro São Paulo, que não poderia ficar sem sua igreja. Dia 11 de novembro de 1928, chega à Paracambi o Padre João Musch, tomando posse da Paróquia. Ele atendia à Paróquia de Nova Iguaçu e por esse motivo, não podia acompanhar o desenvolvimento da obra como desejava, nem os ofícios religiosos da Paróquia de São Pedro São Paulo. A solução seria outro padre definitivo. Em julho de 1940 chega a Paracambi, tomando posse o Padre Antônio Cugliana, de descendência italiana. As obras da Matriz, até então, já estavam bem adiantadas, contando com alicerce, torre e a parte designada para o altar já prontos. Em 1948, quando a Matriz foi inaugurada, foi considerada obra babilônica. Atualmente, já reformada, a antiga torre foi demolida, dando lugar a uma nova com estilo gótico italiano. Também foi feito a substituição do telhado por uma reforçada laje e, com o gosto apurado do Padre Antônio, o interior tomou forma de cruz. A arquitetura externa é bastante singular, caracterizada por um balcão no frontispício e a torre com o relógio em algarismo romanos. Internamente, a Igreja possui altar-mor caracterizado por uma cruz com Cristo crucificado e dois vitrais com as imagens de São Pedro e São Paulo. Encontram-se distribuídos nas paredes laterais dez vitrais. À esquerda tem-se as imagens as imagens de Nossa Senhora, São Francisco, Santa Cecília, São Sebastião e o Papa e à direita as imagens de São José, Santa Tereza, Santo Inácio de Loiola, Santa Rita e São Vicente de Paula. No nicho, à esquerda, em gesso, as imagens de São Bráz e São Sebastião e à direita encontra-se também, em gesso, as imagens de São Bráz, Santo Antônio e o Santíssimo, onde está depositada a hóstia sagrada. O piso é um azulejo e o teto adornado com sete lustres em vidro. Na entrada, deparamos com um confessionário antigo talhado à mão.

Fábrica de Tecidos Brasil Industrial 

End: Rua Sebastião Lacerda, s/nº - . 
Tel: (21) 2623-1868 / 3693-5377 / 3695-5183 / 3693-6555 
Visitação: 8:00 às 17:00 h

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARACAMBI

E-mail: [email protected]

Telefones: (21) 2683-2008 / 4747

Sites: http://paracambi.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - 1º DISTRITO:

E-mail:

Telefones: (21) 2683-3169

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (21) 2683-2128 / 2201

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Paracambi

Bonita, simpática, organizada, agradável, alegre. Muita saudade de Paracambi!
Por: Valéria Porto

nasci em paracambi mas moro em sao paulo!!! paracambi é minha cidade eu adoro ela
Por: anapaula

Sim, conheço Paracambi, e passei parte de minha infancia ai, não sei como a cidade está agora, mas visitem, vale a pena conferir as festas da cidade.
Por: fernanda stogmuller

Morei a trnta e seis anos aí,hoje moro em Taboão da Serra,estou com saudade e pretetendo passar o aniversário aí. um abraço a todos.
Por: Adão Luiz Ribeiro Nunes

A parte rural devia ser mais olhada pela prefeitura, estão asfaltando todo o centro, enquanto, na estrada da floresta, precisamente, próximo onde passa os dutos da Petrobras, nada é feito, só quem passa por lá é que sabe.
Por: Fidelnei Medeiros Ferreira

A CIDADE MAIS LINDA DO MUNDO É PARACAMBI VC Q NAUM CONHECE VENHAM CONHECER
Por: ANDRESA

Conheço muito bem, sou filha desta terra. A cidade tem seus encantos . É um lugar para quem gosta de cidade do interior ou é amante dos esportes radicais.
Por: monica

A cidade é maravilhosa, tem todo o encanto de uma cidade pequena, tranquila e com muitas belezas naturais.
Por: Danyella

Paracambi é maravilhoso, uma cidade limpa, um clima ótimo e ar puro, seu povo é simples e educado... Visite Paracambi em busca de sossego, lá você encontra!
Por: ANDERSON GARCIA

Viví em Paracambi muitos anos.De melhor,as cachoeiras,o clima ameno,a segurança ,a tranquilidade de cidade pequena e a hospitalidade do povo.
Por: katia Helena

lugar como esse não existe o ar é puro,as montanhas são verdes e os rios e lagos nem se falam? terra em que nela nasci ,não existe outra igual...paracambi
Por: Elaine

Paracambi, onde passei a minha infância no Sabugo. No tempo dos laranjais a perder de vista. Cidade fantástica,bela e simples. Povo educado e ordeiro. Onde todos se conhecem e podem bater papo nas esquinas até tarde da noite. Precisa de mais empregos para o povo não precisar enfrentar os trens da Central. Vamos ver agora com a PCH Paracambi muita coisa poderá melhorar. Abraços e parabéns pelo portal que se preocipa com Paracambi. Abraços Evaldo.
Por: Evaldo Pinto Ferreira

Amo esta cidade,no momento moro aqui em Natal-RN mas não vejo a hora de voltar a frequentar a praça cara nova onde passava as minhas horas de lazer.Gostaria que as autoridades trabalhassem mais para geração de emprego na cidade.Não deixem de visitar!!!
Por: Marcos Paulo

Paracambi cidade maravilhosa, nunca a esquecerei. Estou fora a muito tempo mas não deixo de visita-la.
Por: Henrique Salgueiro

Não pude escolher a terra em que nasci! Mas adotei esta terra maravilhosa! Paixão da minha vida. Fico sonhando com meu retorno a minha cidade querida. Estou há cinco anos afastado por contingencias da vida. Sempre sempre que posso passo quanto tempo puder nesta cidade. Se "Deus" quiser em breve estrarei de volta. Ti amo Paracambi!
Por: Darcy Dias de Carvalho Filho

Amei este lugar!visitei estou encantada...Alguns saites me ajudarm a ver e saber mais sobre esta limda cidade.Muito verde,muita água e parabens ao prefeito,em se peocupar de preservar tudo aquilo que o nosso Criador Deus nos deu!Também aos moradores que se preocupam em dar continuidade e preservação ao lugar,respeitando e valorizando tudo ista.Beijão para todos Paracambiense!!!!!
Por: Maria da Paz

Amei este lugar!visitei estou encantada...Alguns saites me ajudarm a ver e saber mais sobre esta limda cidade.Muito verde,muita água e parabens ao prefeito,em se peocupar de preservar tudo aquilo que o nosso Criador Deus nos deu!Também aos moradores que se preocupam em dar continuidade e preservação ao lugar,respeitando e valorizando tudo ista.Beijão para todos Paracambiense!!!!!
Por: Maria da Paz

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paracambi

Envie seu comentário sobre Paracambi