Nova Friburgo

Nova Friburgo-RJ
banner

Bem-vindo a Nova Friburgo!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Nova Friburgo, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Nova Friburgo. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Nova Friburgo para programar a sua viagem.

A cidade de Nova Friburgo, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1820. A localidade está em uma altitude de 846m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 170.697 habitantes. A área total de Nova Friburgo é de 935km², e sua densidade demográfica é de 182,56hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Nova Friburgo-RJ é 28600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Destino diferenciado do Rio de Janeiro, aqui vão algumas informações turísticas sobre o município de Nova Friburgo. Com atividades relaxantes e pertinho com a natureza, em Nova Friburgo você aproveita a “moldura da mata Atlântica” para admirar mirantes naturais, se jogar em riachos e cachoeiras e conhecer as reservas ambientes do local.

O destino é completamente adequado aos que adoram voltar de um local com uma bagagem cultural gigantesca: com uma culinária típica sem igual, prepare o estômago para provar os típicos queijos de cabra, os chocolates caseiros e os famosos biscoitos de manteiga.

A cidade de Nova Friburgo também é conhecida como o local ideal para se comprar lingeries. E os melhores lugares para se procurar por eles, sejam os de algodão, lycra ou renda, é na Ponte da Saudade e no bairro de Olaria.

Nova Friburgo também é recheada de pousadas que desbravam de toda a natureza e a paisagem do local, oferecendo paz aos turistas.

Para os ecoturistas, trilhas de trekking, off-road e mountian-bike são aventuras sensacionais para praticar no local, considerando ainda a possibilidade de curtir rafting nos rios e as belas paisagens da cidade nas formações rochosas da pedra do Cão Sentado (um dos cartões-postais da cidade, com mais de 1000 metros de altitude) e/ou o Pico da Caledônia.

A culinária típica alemã também faz sucesso na região e, além dos maravilhosos queijos, fondues e outras delícias da região, você ainda pode contar com muitos tipos diferenciados de cerveja!

Ao visitar a cidade, não deixe de conhecer as gigantescas esculturas do Jardim do Nêgo, que foram feitas ao ar livre e em barrancos, em toda a propriedade. O jardim fica localizado na estrada que faz a ligação entre Teresópolis e Nova Friburgo.

Aos que buscam diversão em Nova Friburgo, uma ótima opção é visitar o Country Club, onde costumam acontecer os maiores festivais e shows da cidade, que ficam em meio a um ambiente totalmente propício: jardins abertos, lagos, trilhas e, até mesmo, mata nativa!

Para finalizar, também podemos destacar que em Nova Friburgo que se encontra um dos maiores teleféricos do país, que leva ao alto e famoso Morro da Cruz, considerando os seus 1.500 metros de extensão, onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

Informações de Nova Friburgo

 Roteiros do Brasil

Região Serra Verde Imperial

"Capital da Lingerie"

"A Suiça Brasileira"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Foi com amor e carinho que o bondoso Rei D. João VI, ao autorizar o estabelecimento de uma colônia de suíços neste vasto Reino do Brasil, em 1818, deu seu próprio nome à paróquia que se criava e que passou a chamar-se São João Baptista de Nova Friburgo. Foi sonhando com dias melhores que 2006 suíços deixaram o torrão que os viu nascer e, cheios de esperança, tomaram o caminho da nova pátria. Não sabiam eles, ao partir, que haviam iniciado a mais fantástica epopéia migratória deste lado do Mundo. Nada menos que 386 pereceram na viagem, em meio ao pranto dos que restaram. Pouco depois, em 1824 chegaram 342 alemães à pequenina vila que nascia e que, juntamente com os suíços, mesclaram-se ao povo simples do lugar. Como menina moça que se transforma, qual formoso botão que se abre em perfumada flor, a vila cresceu e tomou se cidade cobiçada. Seu clima sem par, suas serras formosas, suas matas espessas seus campos floridos e seu povo afável, atraíram outros forasteiros: portugueses, italianos, espanhóis, libaneses, japoneses e uma legião sem conta de nacionais, vindos dos quatro ventos deste Brasil querido. E que, por justiça, não se omita jamais os homens de cor do ébano, oriundos da costa da África, que fertilizaram estas glebas sem fim com o suor de seus rostos cansados. Foi a mescla dessa gente e foi a força de seu trabalho que transformaram Nova Friburgo em cabeça e coração de extensa região. Mesmo tendo crescido e se tornado industrial, Friburgo não perdeu sua característica de cidade acolhedora e ai está, de braços abertos, à espera dos que desejarem conviver com gente amiga.  

Aniversário da Cidade

16 de Maio

Gentílico

friburguense

População

182.016 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município serra, turístico, conhecido como a Capital da Lingerie , por causa de suas numerosas fábricas e lojas, Nova Friburgo possui infra- estrutura turística com bons restaurantes de comida suíça e alemã, além de oferecer o serviço de café colonial de alta qualidade. Possui um clima ameno e é muito procurada por turístas. Colonizadampor suíços, sua arquitetura já é uma atração, mas fora da área urbana as atrações naturais são uma boa opção para o turismo ecológico e o de aventura. Os imigrantes desenvolveram a agricultura, depois as indústrias têxteis, metalúrgicas, plásticas e metal-mecânica, juntamente com o comércio. Desde o início do século o turismo vem se desenvolvendo e hoje, Nova Friburgo conta com a segunda maior rede hoteleira do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, desenvolve a truticultura e a fabricação de queijos com tecnologia Suíça.

Clima

Frio e seco

Temperatura Média

18º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo do Rio de Janeiro: Ponte Rio- Niterói e depois RJ-116 ou Rodovia Washington Luís (BR-040), depois BR-493 e, finalmente, RJ- 122.

Localização

Município da Região Centro do Estado do Rio de Janeiro

Limites

Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Macaé Trajano de Morais, Bom Jardim, Duas Barras, Sumidouro e Teresópolis.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

127 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Colonos suíços trouxeram o nome a essa cidade serrana, que foi fundada no meio de altas montanhas, na exuberante paisagem natural da Serra do Mar. Outros colonos, desta vez alemães , vieram mais tarde dar um contorno verdadeiramente europeu a esse recanto, cujo clima frio é uma de suas atrações. A cidade, que no início, sofreu alguns percalços em sua colonização, alcançou grande desenvolvimento durante o ciclo do café. Fazendas de café nos seus arredores e o fato de estar na rota de passagem para o Porto de Caxias, que distribuía a produção serrana, trouxe um grande número de estabelecimentos comerciais e construção de suntuosas residências de fazendeiros que traziam seu filhos para estudar em Nova Friburgo. A cidade já começou nessa época a atrair visitantes. São também desse período lindas construções e melhoramentos feitos na cidade. A Praça Getúlio Vargas é uma delas. Encomendada por importante família proprietária de terras, a praça foi um projeto do francês Auguste François Marie Glaziou, botânico e paisagista que plantou os eucaliptos - que ainda lá estão - para drenar esse local pantanoso, remanescente de uma cratera vulcânica. A praça ainda mantém seu refinado desenho e configuração. Também projetado por Glaziou, o Parque São Clemente que com lagos, ilhas e pontes foi uma obra que compreendia a casa de campo da família Clemente Pinto, concebida como um chalé. Sua feição romântica e seu traçado são ainda hoje mantidos. Esse local pertence nos dias de hoje ao Nova Friburgo Country Club. Além de outras construções típicas dessa região serrana, sua paisagem merece uma atenção especial. Visitas ao Pico da Caledônia com sua subida íngreme, passeios a Lumiar, com caminhadas, visitas aos centro de criação de trutas, prática de canoagem e caminhadas por picadas no meio de vegetação exuberante, banhos de cachoeira no Rio Macaé e - mais perto do centro de Nova Friburgo, um passeio nas Furnas do Catete., podendo praticar um safari fotográfico, descobrindo a variada fauna local como preguiças, micos, pacas e cotias. E muitos pássaros, com uma extensa variedade de cores e espécies. A cidade possui bons restaurantes de comida suíça e alemã, além de oferecer, em charmosos restaurantes locais, um serviço de café colonial de alta qualidade. A rede de hotéis é grande e variada, indo dos muito sofisticados e elegantes às pousadas simpáticas e acolhedoras no meio da mata.

Principais Pontos Turísticos

Biblioteca Pública Municipal

Instalada em uma das mais antigas edificações da cidade, no Prédio da Câmara Municipal, foi inaugurada em 31 de janeiro de 1941 . Possui um acervo de aproximadamente 20.000 volumes classificados e catalogados .
Obs. : Em espaço anexo à Biblioteca fica a Sala Infantil de Leitura, com livros infanto-juvenis, jogos, desenhos e a Hora do Conto.
Praça Getúlio Vargas, 71 - Centro
Horário de Funcionamento: de 2ª a 6ª, de 8h às 20h de 2ª a 6ª, de 8h às 20h .

Capela de Santo Antônio

Inaugurada em 1884, sem torre sineira e sacristia, teve sua pedra fundamental lançada em 1879 . Com linhas simples, porta única de madeira almofadada e, na altura do coro, três janelas, sua construção se deve ao Maestro Samuel Antônio dos Santos e a torre sineira ao arquiteto Lúcio Costa, em 1948 . Sobre o frontão, a torre sineira e, encimando-a, cruz em ferro, com a imagem do Senhor Crucificado . Base em cantaria de Granito .
Praça do Suspiro - Centro
Horário de Funcionamento: de 2ª a sáb. 17h às 19h, dom. de 8h30 às 9h30m e no dia 13 de junho de 8h às 9h e de 18h às 19h .

Casa de Lumiar

Casa de dois pavimentos, com portas e janelas em folha dupla de madeira, verga reta e molduras de madeira . Inscrição na fachada principal do ano de 1888 . Telhado em duas águas, com beiral forrado de madeira e lambrequim.
Praça Carlos Maria Machão, s/n
Lumiar

Catedral de São João Batista

Data de 1861, sendo inaugurada em 1869 . Não possuindo a Vila nenhuma capela para servir de Matriz, o Governo da Província do Rio de Janeiro comprou um terreno para nele edificar a Igreja Matriz . Construção com traçado clássico . Construída em terreno argiloso, apresenta uma leve inclinação para a esquerda. O nome da Catedral foi uma homenagem a D. João VI, quando assinou o decreto de autorização da vinda de suíços católicos para o Brasil .
Praça Demerval Barbosa Moreira - Centro
Horário de Funcionamento: diariamente, de 7h30m às 11h30m e de 15h30m às 19h30m .

Centro de Documentação Histórica - Pró-memória

Criado em 1983, possui em seu acervo livros e documentos desde o início da fundação do município ( 1820 ) até o início do século XX, jornais de diversas épocas, a partir de 1890, coleção completa de vários jornais, inclusive A Voz da Serra, revistas diversas, antigas e atuais, memória oral composta de gravações em fitas cassetes de várias personalidades, memória fotográfica sobre diversos assuntos, cartões postais e material em vídeo sobre assunto da comunidade .
Av. Alberto Braune, 225 - Centro
Horário de Funcionamento: de 2ª a 6ª, de 9h às 11h30m e de 14h às 16h30m .

Chalet da Família Valentim Santa Anna

Data provavelmente do século passado e foi construído para residência . Construção de centro de terreno, estilo chalet, cuja fachada principal é formada por três torres, duas laterais simétricas, sendo a central de tamanho menor e aparecendo por detrás desta o frontão . Em todos esses elementos notam-se trabalhos de madeira rendilhada . Casa de um só pavimento, possuindo varandas laterais em todo seu comprimento .
Av. Alberto Braune, 208 - Centro

Chalet do Conselheiro Julius Arp

Datado do ano de 1910, foi outrora residência de Julius Arp . Construção de um único pavimento, em madeira, do tipo chalet, tem, acima do pavimento térreo, pequeno sótão em quatro águas .
Av. Conselheiro Julius Arp, 80 - Centro

Colégio Anchieta

Sua pedra fundamental data de 1879, sendo as obras concluídas oito anos mais tarde, em 1887. Fundado em 1886 pelos padres Lourenço Rossi, Ludovico Magnet e Vicente Prosperi, para funcionar na casa-grande da antiga fazenda e sesmaria do Morro Queimado . Embora ampliada, foi se tornando insuficiente para abrigar o colégio, tornando-se necessária a construção do prédio atual . Construção neo-clássica, de fachada principal simétrica, com cunhais . Um sistema de seis escadarias une, em diversos pontos, os três andares e as duas alas do edifício . É dupla a escada central que dá acesso do átrio aos pavimentos superiores . Mais de 400 janelas externas dão um aspecto imponente ao grandioso edifício, assim como 150 portas internas, 10 entradas, 32 janelões e 80 janelas abertas sobre vasto jardim do pátio interno, onde domina o monumento à Virgem Maria Imaculada, ladeado por dois chafarizes .
Rua General Osório, 181 - Centro
Fone: (22) 2522-4452
Visitação c/autorização da Coordenação Comunitária

Colégio Nossa Senhora das Dores

Datado do século XIX, década de 70, é uma edificação de grandes dimensões, de partido arquitetônico linear, com dois pavilhões laterais e dois andares .
Rua Augusto Spinelli, 75 - Centro
Horário de Funcionamento: de 2ª a 6ª, de 7h30m às 17h ; sab. e dom., externa

Conjunto da Antiga Estação Ferroviária de Riograndina

Datado do século XIX, o conjunto compreende a antiga ponte ferroviária, a residência do administrador da Antiga Leopoldina Railway, a estação ferroviária e o depósito . A ponte foi construída em treliça de aço contraventada por três arcos igualmente de aço . A antiga residência do administrador tem varanda separada da plataforma por balaustrada de serraria . Seu beiral pronunciado é sustentado por mãos francesas . A estação ferroviária tem plataforma em continuação à da casa e possui porão, onde poderosos pilares-de-pedra sustentam os barrotes do piso do térreo .
Rua Francisco Caetano da Silva, s/n - Riograndina

Faculdade de Odontologia

Datado do século XIX, de construção grandiosa, símbolo da época áurea do café, foi construído para residência de verão do Barão de Duas Barras, pertencendo até hoje à Autarquia Municipal de Ensino Superior, criada em 1973 . Edificação eclética de dois pavimentos, com fachada principal dividida em três panos separados por pilares duplos .
Rua Silvio Henrique Braune, 22 - Centro

Fundação Getúlio Vargas

Foi construído para ali se instalar um Cassino. Com a proibição do jogo, a Prefeitura doou apólices de sua propriedade à Fundação, sob a condição de que aquele organismo instalasse um colégio padrão, o Colégio Nova Friburgo, considerado o mais moderno estabelecimento de ensino secundário da América Latina . Foi desativado em 1977e, em 1987, passou ao Governo do Estado . Possui três pavimentos,estilo neo-clássico e corpo central em destaque .
Parque Ambiental Luiz Simões Lopes, s/n - Vila Nova
Fone: (22) 2522-9052
Horário de Funcionamento: de 2ª a 6ª, de 8h às 12h e de 13h às 17h .

Igreja de São Sebastião de Lumiar

Datada do século passado, é uma construção de linhas simples, com porta dupla de madeira, na altura do coro, duas janelas encaixilhadas de vidro e torre central sineira . Nas laterais do prédio, cunhais e colunas encimadas por pináculos com cruz.
Rua Moacir Burst, s/n - Lumiar
Horário de Visitação: aos dom. às 19h, c/exceção do terceiro dom. do mês, quando abre às 13h .

Instituto de Educação de Nova Friburgo

Data do início do século XX, sendo sua pedra fundamental lançada no ano de 1922. Com dois pavimentos e três numa das torres, de uma arquitetura eclética de gosto germânico, presente nas formas robustas e assimétricas, nos telhados de grande inclinação e na imitação de madeira estrutural deixada à vista nas partes superiores da fachada e nos dois corpos laterais salientes.
Praça Dr. Demerval Barbosa Moreira, 15 - Centro

Mitra Diocesana de Nova Friburgo

Datada do século XIX, é uma construção em dois pavimentos e porão habitável, de arquitetura eclética, a gosto francês e está implantada na testada do lote, deixando lugar ao fundo para um jardim .
Rua Monsenhor Miranda, 51 - Centro

Museu da Fábrica de Rendas Arp

Inaugurado em 1986, seu acervo compõe-se de óleo sobre tela do Conselheiro Julius Arp, documentos da primeira empresa ( notas fiscais, registro de contas, diplomas de honra, etc. ) , documentos pessoais do Conselheiro, os primeiros produtos da fábrica, etc. . Destacam-se três antigas máquinas de fazer renda, além do Chalet do Conselheiro Julius Arp, visto bem próximo, através de uma janela, onde o museu está instalado. A casa aparece, portanto, como parte do acervo .
Av. Conselheiro Julius Arp, 85 - Centro
Horário de Funcionamento: de 2ª a sab., de 14h às 16h30m .

Nova Friburgo Country Clube

Datada do ano de 1871, foi antiga propriedade do 1º Barão de São Clemente e, mais tarde, da família Guinle . Seu parque e chalet foram projetados e construídos a mando do Barão, pelo arquiteto e paisagista francês Glaziou . Tombado pela antiga SPHAN, atual IPHAN, em 1957 . O parque conta com lagos artificiais, alamedas com árvores frutíferas e raras, sendo o prédio do período colonial, com decoração em estilo renascentista e a área central no mais puro estilo mourisco . Conta-se que, em 1883, recebeu a ilustre visita do Imperador D. Pedro II e sua esposa, amigos pessoais do Barão de Nova Friburgo .
Rua Conselheiro Julius Arp, s/n - Parque São Clemente - Centro
Fone: (22) 2522-9552 .

Park Hotel

Projeto para meio de hospedagem, de autoria de Lúcio Costa, premiado pelo IAB. Pertence à família Guinle e foi arrendado por Irene Peterdi para explorá-lo como hotel . Em estilo rústico, mantém suas características inalteradas . Com dois pavimentos, possui no térreo vigas e colunas feitas com troncos de eucaliptos e grossas paredes de pedras irregulares na sala de estar e restaurante . Em seu interior a visão do jardim é total, através das amplas janelas que compõem a frente do hotel . Incorporada à casa, móveis da década de 40 .
Alameda Princesa Isabel, 200 - Parque São Clemente - Centro
Horário de Funcionamento: diariamente, de 9h às 20h .

Prédio da Câmara Municipal / Centro de Artes

Construída em meados do século XIX, foi residência do 1º Barão de Nova Friburgo, hoje abrigando a Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal e, no porão, o Centro de Artes . Casa térrea com porão alto, com aspecto característico das edificações fluminenses do século passado .
Pça. Getúlio Vargas, 71 - Centro
Horário de Funcionamento: 2ª e 5ª de 12 às 20h,3ª e 4ª de 12 às 18h.

Prédio da Legião Brasileira de Assistência

Datado de meados de 1891, conta-se que o prédio era outrora Clube dos Alemães . Casa térrea, eclética, de centro de terreno, com vãos em verga reta em panos de fachada separados por pilares . O telhado fica escondido por uma balaustrada com belo ornamento de estuque e quatro ornatos encimando-a .
Rua Augusto Spinelli, 160 - Centro
Horário de Funcionamento: de 2ª a 6ª, de 7h às 17h

Prédio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo

Construção datada do ano de 1935 . É a sede da Administração Municipal, que antes de ser adaptado para tal fim, era a sede principal do Ramal da Estrada de Ferro Leopoldina Railway . Quando foi adquirido pela Leopoldina Railway, esta demoliu o antigo prédio existente e construiu o atual, inaugurando-o em 1935 .
Av. Alberto Braune, 225 - Centro
Horário de Funcionamento: de 2ª a 6ª de 8h30m às 11h30m e de 13h30m às 16h.

Prédio da Sociedade Esportiva Friburguense

Situado nas proximidades da Igreja Luterana, o prédio da SEF localiza-se nos fundos do terreno . Provavelmente trata-se de edificação do início do século XX e abrigou a Sociedade Teuto - Brasileira de Nova Friburgo .
Av. Galdino do Vale, 35 - Centro
Fone: (22) 2522-0864
Horário de Funcionamento: diariamente, de 8h às 18h

Prédio do Forum

Situado ao lado do Prédio dos Correios, esquina com a Rua Dr. Ernesto Basílio, data do início de 1944, sendo inaugurado em 1947 . Construção simétrica, com corpo principal ladeado por dois corpos menores e em igual estilo . Para alcançá-lo há uma escadaria de onde, ao chegar ao patamar, saem seis colunas com cerca de 10m de altura .
Praça Getúlio Vargas - Centro

Sanatório Naval de N. Friburgo

Construção do século XX, tendo em terreno contíguo o Cemitério Evangélico Luterano, foi erigida para casa de caça do Conde de Nova Friburgo e adquirida pela Marinha em 1910 para a internação dos doentes com beriberi . Na área total do Sanatório existe ainda a Colônia de Férias de Oficiais e a Casa do Velho Marinheiro . Edificação de planta em U, em dois pavimentos .
Av. Geremias Mattos Fontes, s/n - Centro

Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense

Foi fundada em 26 de fevereiro de 1863, tendo à frente a figura de Samuel Antônio dos Santos e seu primeiro presidente, o Barão de São Clemente . Depois de um ano de fundação, a então diretoria da Sociedade lançou-se numa campanha de religiosidade, conseguindo levantar, às suas expansas, a igreja de Santo Antônio, que foi entregue à cidade em 13 de junho de 1884 . Atualmente, a Sociedade funciona em sede própria, compõe-se de quarenta músicos e apresenta-se em ocasiões das festas de maior importância da cidade e nos distritos vizinhos, quando convidada . Euterpe Av. Campesina Friburguense, 85 - Centro - Sede Fundada em 1870 por republicanos, liderados pelo Major Augusto Marques Braga, seu primeiro regente foi o maestro Preciliano Silva . Conta, atualmente, com 90 músicos, tendo participado de vários concursos de âmbito nacional e estadual, sendo campeã diversas vezes. Apresenta-se nas festas do distrito-sede e nos distritos vizinhos, quando convidada . Possui uma Banda Escola com quarenta músicos.
Av. Euterpe, 53 - Centro
Horário de Funcionamento: Ensaios da banda:sab. de 18 às 20:30h e da Banda Escola, de 15 às 17h .

Cachoeira das Andorinhas / Poço das Andorinhas

Localizado em área retirada, onde as águas do Rio Macaé se precipitam com grande intensidade, ao passar por uma estreita garganta rochosa. Destacam-se dois grandes saltos que somam uma altura em torno de 11m, afunilada pelos rochedos que a compõe. Logo após os saltos está a piscina natural, o poço, circundado por encostas rochosas seguidas de densa vegetação que quase encobrem o atrativo, tornando o local totalmente protegido. Com grande volume, as águas se apresentam claras, transparentes e frias, onde os banhos são mais recomendados junto ao poço, cuja profundidade gira em torno de 0,5m a 1m. A ambiência em torno é formada por mmorros recobertas de maya fechada que na primavera ficam floridos com azaléias, copos de leite e flores silvestres.Localizada à 5,5 km da Vila de Lumiar.
Rod Nova Friburgo/Casimiro de Abreu - Santiago - Lumiar
Visitação com autorização do proprietário.

Poço do Alemão/ Encontro dos Rios

A área onde acontece a confluência dos rios Macaé e Bonito se destaca como um dos mais belos recantos da região de Nova Friburgo. O atrativo compõe-se da Ponte do Alemão, Encontro dos Rios e Poço do Alemão. A Ponte do Alemão é rútica em madeira, liga as margens do Rio Macaé e permite o acesso às localidades de Aldeia Velha e Toca da Onça. É um excelente local para se apreciar a paisagem circundante. O Encontro dos Rios é o ponto onde o Rio Bonito desagua encachoeirado no Rio Macaé, de uma altura aproximada de 15m de altura, entre altos paredões rochosos. O Poço do Alemão identifica-se como uma ampla piscina natural, com área em torno de 200m² , formada logo após o Encontro dos Rios. O Rio Macaé em todo este trecho apresenta-se encachoeirado, com largura entre 25m a 30m, com intenso volume d’água e grandes rochas em seu leito, formando saltos, duchas e piscinas naturais. O local é muito procurado por adeptos da canoagem e boiagem. As margens do rio se apresentam praticamente cercadas de rochas e recobertas de vegetação rasteira. Em finais de semana e feriados é grande a demanda de visitantes ao local.Localizado ã 6,3 km da Vila de Lumiar.
Rodovia Nova Friburgo/Casimiro de Abreu (RJ-142) - Lumiar

Poço Verde

Localizado em um dos muitos trechos encachoeirados do Rio Macaé, possui águas claras, transparentes e frias. Destaca-se no local uma laje, com acentuado declive entre 2m a 3m de altura. O local mais propício a banhos é a área do poço, pois nas duchas naturais existentes as águas se precipitam com grande intensidade. Localizada junto a encostas cobertas de densa vegetação, tem como destaque de seu entorno a Ponte Joel Heringer, que liga as margens do Rio Macaé. O trecho é bastante utilizado pelos praticantes de canoagem. A 3 km da Vila de Lumiar.
Rodovia Nova Friburgo-Casimiro de Abreu - Lumiar

Rio Macaé

Nasce na localidade de Verdum - Macaé de Cima, segue parar o distrito de Lumiar, indo desaguar no Oceano Atlântico, em Macaé. Possui águas transparentes e frias e durante seu trajeto vem recebendo rios e córregos que, quando se encontram com o Rio Macaé, formam quedas d’agua e piscinas naturais.O rio corre todo encachoeirado, permitindo, além da boiagem, a prática de canoagem, principalmente na área próxima à Vila de Lumiar. Torneios acontecem principalmente no verão e são organizados pela AFRICA - Associação Friburguense de Canoagem. Vários atrativos do Rio Macaé merecem ser citados entre eles: O Poço do Alemão (encontro dos Rios Macaé e Bonito), Poço Verde, Poço Feio Cachoeira das Andorinhas e Casacta do Frezze, todos situados próximo à Rodovia Nova Friburgo - Casimiro de Abreu. O Rio Macaé está localizado, da nascente até foz, dentro de área de reserva ambiental e ecológica, onde a fauna e a flora ainda são preservadas. Águas piscosas, onde se captura principalmente o cascudo, a piaba e o acará.
Macaé de Cima e Lumiar - Riograndina

Serra do Mar

Há três unidades distintas na região: escarpas e picos da Serra do Mar, alinhamentos das serras como: Paquequer e Macaé, ao norte, e estreitos vales fluviais. A frente da Serra do Mar é acidentada e registra as maiores elevações, particularmente no trecho da Serra dos Órgãos, na região que abrange os limites com os municípios de Teresópolis e Cachoeiras de Macacu, onde os picos ultrapassam a altitude de 2.000m. Grande extensão da Serra do Mar preserva ainda características de floresta primitiva, com vegetação densa de médio e alto porte, destacando-se a variada flora existente. Possui fauna abundante, com presença de quatis, várias espécies de símios, jaguatiricas, pacas, espécies de ofídios, répteis e aves. A Serra determina as características do clima, do sistema hidrográfico e do relevo de Nova Friburgo, predominantemente montanhoso, onde destacam-se morros, serras e Picos tais como: as serras de Mcaé de Cima, dos Órgãos, da Boa Vista, do Amparo, da Boa Esperança, do Morro Queimado e etc..; ramificações da Serra dos Órgãosfuncionando como demarcação dos limites do município. Os picos mais significativos da região são: o Pico da Caledônia, um dos pontos mais elevados do Rio de Janeiro, o Vala das Torres de Tvs, a Montanha da Cruz, sobressaindo ainda a Pedra do Imperador, a Pedr das Três Catarinas, o Morro da Cascata, a Pedra do Garrafão entre outros que compõe a paisagem de Nova Friburgo. Seu relevo estimula a grande demanda turística da região determinada principalmente pela beleza local e aqualidade de seu clima. O montanhismo, desde as escaladas até as excursões leves e simples caminhadas é a atividade mais praticada em Nova Friburgo.

Três Picos de Salinas

Formação rochosa, com três elevações que se assemelham as pirâmides, a mais alta registrando 2310m de altitude. A região é conhecida pelos pilotos de aviação como Montanhas Fantasmas, por não estarem registradas nas cartas topográficas. No local se pratica montanhismo.
Localidade de Três Picos,39 Km da Sede - Campo do Coelho
Horário de Visitação: É necessária a autorização do proprietário.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

10 a 13 - IX FEVEST - Feira do Vestuário
Feira de vestuário de Nova Friburgo, realizada no Country Clube.

Segunda quinzena - Friburgo Rural Fest
Festival rural com rodeio, comidas típicas, touro mecânico e tudo o mais de um bom festival rural, em Conselheiro Paulino.

 Julho

07 a 09- IV FESTPÃO - Festival do Pão
Festival de pães, bolos e tudo relacionado a confeitaria, incluindo os melhores confeiteiros do Estado.

14 - XII Encontro de Danças
Encontro de dançarinos de todo o Estado no SESC de Friburgo.

15 - Festa de Queijos e vinhos
Tradicional festa de queijos e vinhos promovida pelo Country Club de Friburgo.

20 a 30 - III Festival de Inverno
Um dos melhores festivais de música do Estado.

 Agosto

01 - III Festival Gastronômico de São Pedro da Serra
Festival Gastronômico no simpático e aconchegante Distrito de São Pedro da Serra.

04 a 06 - Festival do Chocolate
Famoso festival de chocolate promovido pela casa Suíça.

 Setembro

07 - IV Copa AFRICA (Associação Friburguense de Canoagem) de Canoagem
Etapa do campeonato Brasileiro de canoagem, realizada no Encontro dos Rios, em Lumiar

 Outubro

14 - Festa do Colonizador
Famosa festa onde se comemora a colonização de Nova Friburgo, festa também conhecida como festa da cerveja do Country.

30 - XV Festa da Bruxa em Lumiar - Tradicional festa da bruxa num dos mais bonitos Distritos de Friburgo.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO

E-mail:

Telefones: (22) 2525-9100

Sites: http://www.pmnf.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones: (22) 2543-6307 / 6308 

Terminal Rodoviário de Nova Friburgo - RJ               

Telefone: (22) 2522-0400  

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

Cartório do 1° Ofício de Nova Friburgo:

E-mail:

Telefones: (22) 2523-0001

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (22) 2523-9000

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.pmnf.rj.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Serviços e Associações Municipais:

ADINF (Associação de Diabéticos de Nova Friburgo): (22) 2527-6313     
APAE Nova Friburgo: (22) 2522-8670     
Batalhão de Polícia Militar de Nova Friburgo: (22) 2523-4590     
CEG Rio - 0800 24 0197
Delegacia da Polícia Civil Nova Friburgo: (22) 2522-5716     
Empresa Brasileira de Meio Ambiente – EBMA: (22) 2529-3000     
FEEMA Nova Friburgo: (22) 2522-6982     
FIRJAN Nova Friburgo: (22) 2523-6350     
INSS Nova Friburgo: (22) 2522-7052     
Narcóticos Anônimos Nova Friburgo: (22) 2523-5015     
SEBRAE Nova Friburgo: (22) 2523-6908     
SENAC Nova Friburgo: (22) 2523-3295 / (22) 2533-0060

Comentários de Nova Friburgo

Conheço e sou apaixonada por essa cidade cheia de magia e beleza!!!!!! Meu sonho é voltar ai com minha filha, ja q as tres vezes q fui ainda não tinha ela. Pra mim é a cidade q mora no meu coração!!
Por: Indra

Gosto muito frib-Esse ano estive aí dus vez-A cidade cotinua crescendo,de certa forma ñ é muito bom.mas o que fazer-contudo,em seus arredores ainda há muita tranquilidade e beleza. Tenho familiar na cidade. Abraços.
Por: jose carlos de oliveira

Essa cidade eh + mara do q a cidade do Rio!! Eu falo isso pq eu sou friburguense e conheço praticamente Fribaa tda!!! Obrigado pela atenção mara!!rsrs
Por: lorraine

O QUE DIZER DA MINHA QUERIDA CIDADE? EU AMOOOOOOOOO PROFUNADAMENTE ESSE LUGAE E TENHO MUITO ORGULHO DE TER NASCIDO AQUI. A PRIMEIRA COLONIZAÇÃO Ñ PORTUGUESA DO BRASIL... FUNDADA POR SUIÇOS . ESSAS MONTANHAS SEMPRE SERÃO MINHA CASA!
Por: ROBERT

Nova Friburgo; a cidade real e eterna, a cidade da felicidade e da juventude, civilização e cultura.
Por: José Nilson Lemos

ola meus amigos de nova friburgo pasei para diser nova friburgo e uma linda sidade q vivi a i por muintos tenpo fui muinto felis ai e estou com muinta saldade dai adoro esta sidade estou voltando para nova friburgo para senpre e nao vou mais mudar dai como eu a amo esta sidade a praça de nova friburgo e uma linda praça a onde podemos bater um belo papo com os amigos e ate mesmo com anamoradao brigado friburguensos por vçs esistirem um abraço at mais
Por: martiniano pinheiro da rocha

Amo esta cidade,sempre quando posso vou ai visitar meus amigos,espero um dia voltar morar ai.
Por: angelica

Conheci Nova Friburgo na minha lua de mel,em setembro,foram dias maravilhosos em contato com o verde,cidade linda,aconchegante,gostosa,amei,ar puro,um povo gente boa,educada,desejo voltar outras vezes.
Por: Girlane Nascimento Marques

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nova Friburgo
Fundação:
1820
Altitude:
846m
População:
170.697 habitantes
Área:
935km²
Densidade Demográfica:
182,56hab/km²
CEP:
28600-000

Envie seu comentário sobre Nova Friburgo