Mesquita

Mesquita-RJ
banner

Bem-vindo a Mesquita!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Mesquita, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Mesquita. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Mesquita para programar a sua viagem.

Informações de Mesquita

Roteiros do Brasil

Região Baixada Fluminense

"A Caçula da Baixada"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Depois de lutas que se iniciaram em 1957, surge o Município de Mesquita graças ao trabalho e a persistência de muitos grandes homens, entre eles o atual Prefeito Municipal Dr. José Montes Paixão, que se empenha em fazer do Governo de Emancipação um exemplo de força, dedicação e qualidade.
Sendo Mesquita o 15º Colégio Eleitoral e a 16ª arrecadação de Estado, encontrando-se aqui indústrias de grande porte, tais como: Indústrias Dallari, Indústria Panissol, entre outras; abrigando a sede da única Estação Aduaneira, Porto Seco, da Baixada Fluminense, tendo, para atendimento da população, 18 linhas de ônibus, contando, em seus limites territoriais, com infra-estrutura como a Delegacia, o 20º Batalhão de Polícia Militar, dois cemitérios, um Hospital Escola, além de boa rede hospitalar e de rede escolar de porte para atender a comunidade. A população de Mesquita se mobilizou para transformar este distrito tão próspero em Município.
Assim, há mais de 40 anos, iniciava a luta pela sua Liberdade!

Significado do Nome

O nome "Mesquita" é uma referência ao Barão de Mesquita, o proprietário das antigas fazendas que se localizavam na atual região central do município. 

Aniversário da Cidade

25 de Setembro

Gentílico

mesquitense

População

168.403 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade linda, tranquila, com belos locais para passear. Venha, conheça e divirta-se!

Clima 

Tropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana do Rio de Janeiro

Limites

Belford Roxo, Nilópolis, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e São João de Meriti 

Acesso Rodoviário

Avenida Brasil ,Rodovia Presidente Dutra  - Entrada pelo Município de Belford Roxo. 
Sentido São Paulo - Rio
Rodovia: Pela Av. Presidente Dutra utilizar a saída de Belford Rox

Distâncias:

Da Capital:

40 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Gleba
 
A Gleba é uma área de lazer em meio a muito verde que atrai visitantes de vários municípios da baixada. Com 1.100 hectares de natureza, cultura e história. Em junho de 2004 foi oficializado o primeiro geoparque do Brasil. Localizado no Maciço do Gericinó, entre as serras de Madureira e do Mendanha o Parque abriga um vulcão extinto com 72 milhões de anos virando atração para os curiosos.

O casarão

Destinado ao Centro de Visitantes foi sede de fazenda no século XIX e é considerado o prédio mais antigo de Nova Iguaçu. Para sua construção, com paredes de taipa-de-pilão e alicerces de pedra, foi usada a madeira tapinhoã, extinta há mais de 150 anos.
 
Sciurus Ingrami (Caxingiuelê)

O Parque foi criado em 1998 para proteger a fauna, desde então sua beleza vem atraindo as pessoas que procuram tranqüilidade em meio à natureza. Lagos naturais, jequitibás, jacarandás, samambaiaçus, cedros, ipês, cachorro-do-mato, preguiças, saguis, tudo isso compõe a bela paisagem que o parque oferece. Na mata há quem afirme que ainda são encontrados madeiras do tipo cedro e o raro pau-brasil e que a Gruta da Pedra da Contenda, ou Pedra do Quilombo, que possivelmente serviu de esconderijo para escravos fugitivos. Coleiros, sanhassos, marias-pretas e caxinquelês voam pela mata que guarda um pouco da magia que encantou os portugueses na época do descobrimento do Brasil.
Ao lado da sede da Fazenda Dona Eugênia, encontra-se uma das mais belas paisagens da Gleba, a Cachoeira Véu da Noiva, também conhecida como Cachoeira Grande que deságua na Baía de Guanabara.
O principal acesso a Gleba Modesto Leal, é pela Avenida Brasil, que tem inicio em Mesquita e termina no alto da serra, ao lado da casa em ruínas do Conde Modesto Leal que construí a casa, que possuía até uma piscina feita de cimento, que hoje é utilizada por posseiros como tanque para criação de peixes. Caminhadas ecológicas, excursões, esportes radicais, passeios com a escola ou visitas com a família podem revelar grandes surpresas como mirantes com belas vistas. A Gleba fica aberta de terça a domingo das 8:00h às 16h.  
 
Cinema Popular
 
A Sala de Cinema Zelito Viana foi inaugurada em 23 de julho de 2004, consolidando um convênio entre a Secretaria Estadual de Cultura e a Prefeitura Municipal de Mesquita.  Funciona de Quinta  a Domingo   com duas sessões  : 1º sessão 16 horas e 2º sessãao às 19 horas .
O batismo da Sala com o nome Zelito foi importante já que se trata de um patrono, cujo nome está ligado intimamente à atividade cinematográfica em nosso país, quer como produtor, quer como diretor. Nascido em 1938, no Ceará, oriundo de uma família de classe média, Zelito desde cedo foi envolvido pela cultura brasileira: vários de seus irmãos se destacaram em atividades artísticas - Chico Anísio, Elano de Paula, Lupe Gigliotti, alem de filho e sobrinho - Marcos Palmeira, Bruno Mazeo, Niso de Paula, Cininha de Paula, Betsé de Paula.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro: 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MESQUITA

E-mail: [email protected]

Telefones: (21) 2696-1212

Sites: http://www.mesquita.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (24) 2465-0068

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Mesquita

Se eu pudesse, (como ja tentei) faria da Gleba um grande parque de turismo com varias atrações e renda para a prefeitura e o mesmo se manteria sozinho, pois para a baixada, esta faltando este tipo de atração. Obrigado pela oportunidade de expressar o amor e respeito que tenho pela natureza, pois nós dependemos deste pequeno pulmão que encontro perto da minha casa e é o meu passeio prediléto.
Por: Adelcio Marques

Falar de Mesquita é como declamar um poema, uma Cidade pequena em dimensões demograficas, porem tão acoledora que nos seus 36.000 km quadrados de área urbana abriga aproximadamente 200.000 habitantes.Me criei em Mesquita e lá vivi 60 anos da minha vida e quardo lembranças maravilhosas, como o perfume do jasmim do cabo, o cheiro do barro molhado, o perfume das mangas rosa, o fedor das feses de boiada quando passava, o apito das olarias p/ despertar os operarios do barro, o apito do trem Maria fumaça ao passar na estação de Rocha Sobrinho. Cotumo dizer que ñ moro mais em Mesquita, porem ela é minha terra amada idolatrada salve, salve!!!
Por: Vera Lucia De Amorim Sepulveda

Cheguei em Mesquita,vindo de Minas Gerais, Juiz de Fora. Tinha 14 anos, hoje tenho 75. Mesquita, foi sempre a minha base de apoio. Estive em outros locais, por exemplo Brasília, Rezende, Porto Velho/RO e Manaus/AM. Hoje, aposentado, convivo com esta Cidade mais de perto. Acredito em vê-la, ainda um dia, satisfazendo melhor, nosso sofrido povo, que a elegeram por terra prometida, pois a maioria vieram de terras distantes e aqui criam seus filhos, alguns deles se destacaram e representam bem esta nossa terra, muitos ainda surgirão, com certeza para engrandecê-la, ainda mais. Nós acreditamos nos nossos atuais representantes, esperamos que eles possam dar boas respostas aos nossos, vizinhos e amigos. Mesquita, merece e nos também.
Por: Milton da Silva Lima

Mesquita é a melhor cidade para se viver, trabalhar e ser feliz. Preisamos apenas cuidar melhor dela. Sugestão que tal tornar este paraíso, na cidade em que seus habitantes demonstram amar amor à ela como também uns aos outros através de ações de cidadania.
Por: maria Iracema de oliveira almeida de Andrade

Sim conheço, moro aqui. E a Gleba é muito bonita mesmo!!!! Vale a pena andar os 4 km pra ver as cachoeiras que tem lá!!!!
Por: Élida Nice

Mesquita é a cidade do momento, muito receptiva a todos que a visita, é a verdadeira cidade do amor.
Por: JEAN PIERRE ALMEIDA DE OLIVEIRA

Mesquita tem Gente boa, simpática, e hospitaleira. Um lugar cheio de amores e histórias pra se guardar(e contar)!
Por: Cesar

Em 1936, meus avós já moravam na R. Manoel Duarte. Em 1955, foram morar em frente à Praça Brasil Roque da Paraíba (que foi um grande fotógrafo - o Roque) e onde moro até hoje: no Paraíso. A meio caminho da Gleba e com condução em frente à minha casa para o trabalho. Mesquita é tudo de bom! As pessoas são ótimas, hospitaleiras, amáveis, educadas e prestativas. Amo Mesquita!
Por: Marisa Ferreira Moreira

Amo Mesquita, pois seu povo é alvissareiro, educado. É tudo de bom!
Por: Marisa Moreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mesquita

Envie seu comentário sobre Mesquita