Itacuruça

Itacuruça-RJ
banner

Bem-vindo a Itacuruça!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Itacuruça, informações atualizadas sobre a cidade Itacuruça, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Itacuruça.


Um paraíso no estado do Rio de Janeiro, praias exuberantes, passeios de saveiro por várias ilhas, mar verde e muita cultura num vilarejo charmoso. Poderia ser o cenário de um sonho, mas este local é real e não é a Cidade Maravilhosa. Localizado na cidade de Mangaratiba, a, aproximadamente, 90 quilômetros da capital do estado, Rio de Janeiro, Itacuruçá é um destino turístico único. Possui praias de areia branquinha e águas verdes. Tudo para que o turista possa relaxar em águas calmas e tomar uma água de coco na beira da praia.

Refúgio dos cariocas

Itacuruçá está localizada na região sul do estado do Rio de Janeiro e é considerado um refúgio dos cariocas que querem aproveitar uma boa praia, mas bem longe do agito da capital ou dos grandes centros. É exatamente isso que Itacuruçá oferece: há praias, como a Prainha, que são quase desertas e selvagens.

Nas ilhas tropicais, cenários dos sonhos, comparáveis aos mais belos arquipélagos caribenhos, há muita coisa para se fazer: subir um pico de 300 metros de altura para apreciar as mais belas paisagens num mirante panorâmico, riachos com a água mais pura que poderia ser encontrada na região e cachoeiras com água cristalina, que revigoram e relaxam.

A Praia Grande é a mais movimentada e onde se concentra a maior parte da infraestrutura da região, com quiosques comerciais, pousadas, restaurantes. Na parte da cidade, ou a parte mais urbana do povoado, há uma igreja e uma estação ferroviária que, na verdade, é um centro cultural da cidade de Mangaratiba. Resquícios de épocas mais antigas podem ser observados na parte urbana de Mangaratiba e também nos vilarejos de Itacuruçá, ou seja, há muita coisa pra se fazer por lá.

O acesso ao paraíso

Para quem ficou curioso para conhecer este verdadeiro paraíso no Brasil, mas não é do Rio de Janeiro, chegar até Itacuruçá não é difícil. Para quem vai de avião, os aeroportos mais próximos são os do Rio de Janeiro. Alugue um carro e siga para a região sul do estado. Para quem vem de São Paulo, basta chegar pela BR-101, uma das mais importantes do país. O importante mesmo é não perder a chance de estar num local deslumbrante como é Itacuruçá.

Informações de Itacuruça

Roteiros do Brasil

Região Costa Verde

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Itacuruçá é o terceiro distrito do município de Mangaratiba, situado na região sul do estado, denominada Costa Verde”. Pelos índios do século XVII as terras da região eram domínio dos índios Tamoio. Os portugueses trouxeram, oriundos do sul da Bahia, algumas centenas de índios Tupinambá, com o objetivo de conquistar o território. Pacificada a região, os jesuítas fundaram um povoado na área do continente mais próxima da ilha de Piaçavera e ali fincaram uma cruz, utilizando pedras colhidas nos arredores. Nesse local, quase um século depois, em 1840, foi erguida uma igreja em homenagem a Nossa Senhora de Santanna. Durante muitos anos, o povoado mal passava de um ajuntamento de casebres toscos, na periferia dos domínios do Comendador Breves que, em Mangaratiba, notabilizava-se por ser o maior proprietário de escravos do Brasil Colônia e dono de terras para a produção de café que iam do litoral sul do Rio de Janeiro até os contrafortes da serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, passando pelos atuais municípios de Valença, Vassouras, Piraí, Barra do Piraí, etc.
A partir dos anos quarenta, do século passado, Itacuruçá dividia sua vocação econômica em três segmentos: produção de bananas, pesca intensiva e balneário turístico. Atualmente, além da tradição do turismo e de ponto de partida dos passeios de saveiro ao redor das ilhas tropicais, tornou-se ponto de acolhimento para centenas de profissionais que desenvolvem suas atividades nas empresas situadas no porto de Itaguaí.

Significado do Nome

O ponto em questão passou a ser denominado, pelos indígenas, como Itacuruçá (Ita = pedra + Curuçá = cruz).

Aniversário da Cidade


Gentílico


População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Graças a sua privilegiada localização na Baía de Sepetiba, o distrito de Itacuruçá, distando 50 minutos do Centro do Rio de Janeiro, concentra grande número de empresas de turismo marítimo, que realizam passeios (tours) mundialmente conhecidos como “ILHAS TROPICAIS”. Além de ser a sede da Delegacia da Capitania dos Portos, Itacuruçá tem o terceiro maior IATE CLUBE da América Latina, em número de barcos e abriga cerca de 20 paradisíacas ilhas com mais de 50 praias.

Clima 

Subtropocal 

Temperatura Média

23,5º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Região litorânea da Costa Verde

Limites

Itaguaí, Seropédica, Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias e Niterói.

Acesso Rodoviário 

Rodovia Rio-Santos, é um distrito vizinho de Muriqui e próxima da ilha do mesmo nome.

Distâncias:

Da Capital:

60 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Ilha de Itacuruçá

Localizada na Baía de Sepetiba, propícia à pesca, passeios, trilhas e esporte náuticos. Suas praias são muito visitadas.

Praia Bela Vista: (continente)

1 Km de extensão, praia de enseada, propícia a esportes náuticos, abriga quatro atracadouros , Iate Clube de Itacuruçá, bares, restaurantes, casas de veraneio e a sede da Colônia de Pescadores. De la saem os tours para as LHAS TRPOICAIS.

Praia Águas Lindas

600 metros de extensão – Águas mornas – Profundidade média de 1,50 m – Atracadouro público.

Praia Grande

700 metros de extensão. Com estreita faixa de areia e vegetação nativa. Abrigando quiosques e Pousada.

Praia Cabeça de Boi

200 metros de extensão, situada entre coqueiros e amendoeiras. Hotel Elias ‘C’

Praia da Viola
 
100 metros de extensão, localizada numa pequena enseada. Propícia à pesca e a prática de esporte náuticos.

Praia das Flexeiras

600 metros de extensão, possui grande quantidade de embarcações, com rampa de acesso e abrigo. Tem em sua margem uma Igreja e uma casa em forma de navio.

Praia Maria Russa

200 metros de extensão. Cachoeiras e córrego, além da vista privilegiada da Restinga da Marambaia.

Cachoeira do Itingussú

Fica em Itacuruçá, utilizada pelas religiões afro-brasileiras para cultos.

Contruçóes históricas

Estação Ferroviária de Itacuruçá: Construção de 1911, atualmente funciona o Centro Ferroviário de Cultura de Itacuruçá (CEFEC).

Sede da Fazenda de Sant’Ana: Local de fundação do Distrito de Itacuruçá. Hoje parte do local é um lindo condomínio residencial.

Igrejas

Igreja Nossa Senhora de SantAna: Construção de 1840. Oferece vista panorâmica da Ilha e do Canal de Itacuruçá. Tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1983, tem jurisdição sobre as ilhas.
Localização: Praça Padre Luiz Quattropanni, s/nº, Distrito de Itacuruçá.
Funcionamento: Visitação em horário de missas.

Igreja de São Pedro: Construção de 1884, linhas simples, com telhas francesas e coro revestido em pinho de riga. Seu acesso é marítimo.
Localização: Praia do Catita / Canto, Ilha de Jaguanum, Distrito de Itacuruçá.
Funcionamento: Horários de missas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

29 -  Festa de São Pedro

 Agosto

- Festa de SantAnna - Uma das principais festas da cidade. O evento acontece na praça da igreja e reúne moradores e visitantes em torno de barraquinhas de artesanato, comidas, bebidas. Tudo, é claro, embalado ao som de shows de música.

- Festa do Peão Boiadeiro - Segundo fim de Semana

- Marejada & Cia

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGARATIBA - DISTRITO DE ITACURUÇA

E-mail: [email protected]

Telefones:  (21) 2789- 2317/ 3789 / 3037

Sites: http://www.mangaratiba.rj.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:
 
Viação Costa Verde

telefone: (24) 3365-0644

Viação Cidade do Aço

SAC: 0800 888 0809

Para deficientes auditivos ou de fala
SAC: 0800 880 0144

Site: www.cidadedoaco.com.br

Email: [email protected]

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS:
 
Rua Cel. Moreira da Silva, 155 - Bairro: Centro      

E-mail: [email protected]
 
Telefone: (21) 2789-1578 / 2789-2405 Fax: (21) 2789-1578
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h. às 17h.
 
Área Abrangência: Município de Mangaratiba.
 
Atribuições:
Notas, Protesto de Títulos, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas. 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:  (21) 2789-1860

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

 www.mangaratiba.rj.probrasil.com.br

 www.citybrazil.com.br

 www.mangaratiba.rj.gov.b

 www.the-wallpper.net

 www.paginarural.com.br

 www.impa.br

 www.ilhagrande.og

 www.governo.rj.gov.br

www.turisrio.rj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:


 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:



 

Comentários de Itacuruça

eu tenho 21 anos á 21 anos q vou a este lugar , não tem explição ao paraiso que é , minha familia da o nome de ilha , a praia grande uma paraia q fica a uns 15 minutos do centro, de barco custo de 5 reais por pessoa , minha familia tem uma casa nessa praia a casa do tio deca e la sempre foi minha vida desde criança q nado naquelas aguas cristalinas de peixes passando quando estamos na agua , uma lugar maravilhoso q deus nos deu e que temos q cuidar com muito carinho , e a marinha dos portos tambem e a uns tres anos ou menos para ca tem ficado alguns navios la e se agente naõ cuidar vamos ficar sem aquele lugar pq estão procurando petroleo fica mas ou menos uns cinco navios lá e olha q engraçado as aguas ja não ficão tão cristalinas devido a quantidade de oleo q esses navios estao soltando no mar cidade de itacuruça moradores visitantes vamos cuidar mas dela , gostaria muito q meus filhos conhecese o lugar q vivi minha vida inteira aprendi a nadar a pescar ,a conhecer a naturaze me apaixonar pelos animas e pela natureza isso tudo na ilha na casa do tio deca ...
Por: aline

Gostaria de saber como encontrar um guia de itacuruca onde eu pudesse saber sobre as empresas que trabalham com passeios maritimos.pousadas com precos populares e restaurntes tambem. Sou guia de turismo credenciada pela embratur e estou procurando parcerias serias nesses segmentos.atenciosamente. Amira
Por: amira cristina buechem simao

Itacuruça [e um lugar maravilhoso... é o meu sonho de consumo..
Por: nice

olha itacuruça um luga cheio de paz as pessoa de la sam todas legais cheio de cachueriras linda lugar turistico
Por: fernando

itacuruça é o paraiso amo esse lugarpassei os melhores carnavais da minha vida lá
Por: haiemarracho rodriques espinosa

Uma cidade linda e aconchegante, gostei muito, quero voltar sempre que puder.
Por: Oto Mario da Silveira

já morei nesse paraíso!amo esse lugar é maravilhoso.td bom,sinto muitas saudades.fui criada aí nesse paraíso!!morei do lado da igreja de santana.cuidem bem desse lugar.
Por: teresa

Seria preciso ficar o dia todo escrevendo para falar de itacuruçá,a cidade é linda, tranquila,as pessoas educadas,enfim:Um verdadeiro paraíso.
Por: lindalva

itacuruça eo lugar maravilhoso e aonde todo final vou recarrega minhas baterias adoro itacuruça meu porto seguro
Por: angelica monteiro de oliveira

é muito bom ficar em itacuruçá, pois é muito calmo praias lindas voce se sente a vontade
Por: ivanil cardoso

Conhecí Itacuruçá a tres anos atrás, gostei muito! É um lugar encantador! Pretendo voltar mais vezes e aproveitar as maravilhas que este lugar tem a oferecer.
Por: DEBORA DA SILVA COSTA

Desde que conheci Itacuruça, nunca mais esqueci! É um local maravilhoso, envolto pela natureza e claro ótimo para passar uns dias e esquecer o estresse da cidade! Amo Itacuruça!!
Por: Valdete

Itacuruçá com suas lindas Ilhas Virgens tem o potencial de atrair todos que passam férias e até um final de semana ,deslumbrando este cartão postal belíssimo com seu fundo verde da mata Atlântica , com seu povo acolhedor e as delícias gastronômicas, e sentar-se ao entardecer nas areias da praia e apreciar seu belo por do sol. Em nenhum outro lugar a geografia foi tão leal e abençoada. ITACURUÇÁ SEMPRE IREI TE AMAR !
Por: Gibram Simões

ITACURUÇA É UMA CIDADE MARAVILHOSA,AONDE VC PODE ENCONTRAR A PAZ DE ESPIRITO.
Por: SELMA BENICIO DA SILVA

Fui a Itacuruçá no carnaval de 2009 na ilha da gamboa, foi maravilhoso d+++ me diverti,pesquei, passeie pelas prais só diversão, tudo de bom muito taquilidade e nenhum estress, abraços
Por: cezar

Itacuruca. Ea. Cidade. Mas. Linda. De. Toda
Por: nayara

ITACURUÇA TD DE BOM QUEM CONHECE SEMPRE VOLTA, QUEM NÃO CONHECE...NÃO SABE O QUE ESTÁ PERDENDO.
Por: LUZINEA

O LUGAR É LINDO VIAJO PARA ESTE PARAÍSO DESDE OS MEUS 5 ANOS DE IDADE É MUITO LINDO!!!!!!!!!!!!
Por: MARCOS SANTANA

Um lugar onde vc consegue realmente saber o q é PAZ e SOSSEGO.
Por: Isis

Itacuruçá é um lugar lindo de ilhas maravilhosas e os passeios são bem orientados e a preços módicos. Os quiosques oferecem comida deliciosa , com qualidade e preço excelente. Sem contar as pessoas da cidade q são sempre muito receptivas. Ótimo lugar para ficar...
Por: Isis

Fui à Itacuruçá, há uns anos e posso dizer que fui um dos melhores lugares que já estive. As pessoas que nunca foram la não sabem o que estão perdendo. Eu fui e recomendo, vale realmente a pena!!!
Por: julia

itacuruça,e um paraiso lindo colheço muito bem.pois esta faltando mais pousadas no centro . pedro.
Por: pedro

MELHOR CIDADE DO MUNDO!!!! MAIS DELICIOSA!!! PAZ, HARMONIA, ALEGRIA, CORDIALIDADE,HOSPITALIDADE. TUDO DE BOM!!!!!!
Por: TANIA JUSSARA

melhor praia do mundo caramba a praia e limpa confortavel tem muitas arvores na beira da calçada da praia gente muito bom
Por: carolina

caramba esta praia e a melhor todo ano vou nas ferias para ai
Por: carolina

é uma praia muito boa ,tanquila de aguas limpas ,comercio local bom,povo educado,,,,,cuidado com os guardas municipal,não faça barbeiragem,,,,,,,,divertimento garantido,,,,,, muito bom
Por: Fernando Antonio torres de Melo

adoro demais itacuruçá,sempre que posso vou pra esse lugar maravilhoso! principalmente na festa de santana,que e uma das minhas preferidas,passo lá um dia maravilhoso com minha familia.
Por: isabel P. felix

Gosto muito de Itacuruça,passei a minha enfancia.Tenho varias recordação desse lugar.É um lugar tranguilo,sucegado,ar-monico,tranguilo,muita páz. Agora faz muito tempo que não fui mais ai,não sei como esta agora,tem muitos anos.Mando um abraço a todos que morão ai Aqui me despesso a todos.
Por: Paulo Roberto dos Santos Barboza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itacuruça

Envie seu comentário sobre Itacuruça

banner