Guapimirim

Guapimirim-RJ
banner

Bem-vindo a Guapimirim!

banner

As melhores pousadas em Guapimirim podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Guapimirim, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 48m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 37.175 habitantes. A área total de Guapimirim é de 361,7km², e sua densidade demográfica é de 102,78hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guapimirim-RJ é 25940-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Guapimirim – Rio de Janeiro

Confira as opções para aproveitar seus dias nesta cidade

Localizada no estado do Rio de Janeiro, Guapimirim está cerca de 85 km ao norte da capital, fazendo limite com as cidades de Itaboraí, Petrópolis, Teresópolis, Magé e Cachoeiras de Macacu. A região é famosa por suas belezas naturais, pois quase 70% do território de Guapimirim é considerado área de proteção ambiental. O município faz parte da região turística chamada de Serra Verde Imperial, ao lado dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Areal, Comendador Levy Gasparian, Três Rios, São José do Vale do Rio Preto, Magé, Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.

Um importante símbolo do estado do Rio de Janeiro, o Pico Dedo de Deus fica na área de Guapimirim. Muitas são as opções de lazer, principalmente para os amantes de atividades radicais em contato com a natureza. Por estar localizada em uma região privilegiada, a cidade conta com mais de 120 km de trilhas, com dificuldades variadas, pela Serra dos Órgãos, como a Trilha do Ouro e o caminho Teresópolis / Petrópolis, com seus 30 km desafiadores.

Comece o passeio na porta de entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, localizada na cidade, para curtir a flora e a fauna da região. Este passeio pode ser percorrido de bicicleta ou a pé, e inicie o roteiro pelo Casarão da Barreira, uma construção histórica onde fica o Centro de Visitantes. Em seguida, faça a Trilha do Poço Verde, aproveitando um delicioso banho de cachoeira no fim do percurso. Para fechar o passeio, a dica é conhecer a capela de Nossa Senhora da Conceição, famosa por seu estilo barroco e erguida durante o século 18.

O entorno de Guapimirim também conta com diversas cachoeiras, sendo a Véu da Noiva a mais conhecida delas, com seus 32 metros de cristalinas águas. Outro passeio que atrai os turistas que passam pelo município é o Centro Histórico, com as suas igrejas históricas, como a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, e o Museu Von Martius. Para conseguir uma excelente vista do Dedo de Deus, a dica é o Mirante do Soberbo e o acesso é via BR 116.

Informações de Guapimirim

Roteiros do Brasil

Região Serra Verde Imperial

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Município de Guapimirim é originário de povoação no recôncavo da Baía de Guanabara, então habitado pelos Tamoios. Após concessões de sesmarias a partir da retirada dos invasores franceses, denotou-se a religiosidade dos habitantes, tanto que o livro Memórias Históricas do Rio de Janeiro, 1945 - Imprensa Nacional - escrita pelo Monsenhor José de Souza Azevedo Pizzarro de Araújo, Edição do Instituto Nacional do Livro, mensiona as Constituições Canônicas, baixadas pelo Prelado Silveira, duarante visita geral a Diocese, com data de 1764 como a mais antiga da região. No passar dos anos, a região esteve jurisdicionada, para eclesiais, às Freguesias de Sto. Antônio de Sá, N. S. da Ajuda de Guapimirim e administrativamente, à Vila de Sto. Antônio de Sá e Magé, como seu distrito, até a emancipação político administrativa, através de plebicito em 25 de novembro de 1990, e consolidada através da lei nº 1.772, de 21 de dezembro de 1990.
Seu desenvolvimento a partir da civilização dos índios Tamoios transitou pela agricultura e manutenção de feijão e de milho e pela economia do ciclo do café. Foi prevalecente, a partir de 1908, o ramal ferroviário, uma de suas vias de desenvolvimento sócio-econômico.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

25 de Novembro

Gentilico

guapimiriense ou guapiense

População

51.487 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Sua abundância em atrativos naturais faz do município uma promissora área turística. Venha conferir!

Clima 


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo do Rio de Janeiro 
Seguir pela Linha Vermelha até a saída para a Rod. Washington Luís, ou Rio - Juiz de Fora (BR-040). Entrar à direita na Rod. Rio-Teresópolis (BR-116) e seguir até o centro do município de Guapimirim.

Localização

Metropolitana do Rio de Janeiro

Limites

Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Magé, Petrópolis, e Teresópolis

Acesso Rodoviário

BR-040 e BR-116

Distâncias:

Da Capital:

46 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O município de Guapimirim está situado no Estado do Rio de Janeiro, fazendo parte da Região Serrana. A cidade está localizada num vale formado pela base do Dedo de Deus.
Conta com uma variedade de trilhas em meio à exuberância da Mata Atlântica.
O visitante pode simplesmente contemplar a natureza ou partir para uma aventura mais radical, descer de rapel a cachoeira do Garrafão e mergulhar no Poço Sem Fundo. Há espaço para todos os gostos e idades.
Vale a pena fazer uma visita nesse cantinho do Brasil ainda pouco explorado e com muito a oferecer.

Principais Pontos Turísticos

Capela de Nossa Senhora da Conceição 

End: Parque Nacional da Serra dos Órgãos 
Localiza-se em uma pequena ilha que se forma pela queda do Rio Guapi, envolvida por densa vegetação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A sua frente estende-se um terreno conformado por muros de arrimo que serve de adro. O caminho que dá acesso a capela era o antigo leito da estrada de ferro que liga o cais da Piedade a Teresópolis. Monsenhor Pizzarro menciona a capela como filial da Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda. Foi construída no século XVIII e concluída no ano de 1713, não sendo possível obter maiores dados acerca do seu histórico. A Capela de Nossa Senhora da Conceição possui nave única, sacristia e alpendre lateral. O alpendre é bastante comum na arquitetura rural fluminense dos séculos XVIII e XIX. Apesar de sua simplicidade, a fachada principal segue proporções estudadas de alturas, larguras, cheios e vazios e, mesmo singela, há uma marcação de cimalhas, cunhais e valorização da fachada principal, com pequeno frontão, triangular de gosto clássico. A cobertura foi substituída por telha francesa. A capela em geral encontra-se em bom estado de conservação. 

Museu Von Martius 
 
Instalado na casa-sede da antiga Fazenda Barreiras, dentro do Parque Nacional de Serra dos Órgãos. A paisagem circundante é exuberante, com altas montanhas no pano de fundo e rios. Seu nome é em homenagem ao botânico alemão que chegou ao Brasil em 1817 e ali hospedou-se depois de percorrer diversos estados brasileiros.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos 

Além da belíssima vegetação típica da região, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos com seus picos - dentre eles o Dedo de Deus, a Pedra do Sino e a Verruga do Frade - proporciona a prática do alpinismo, do excursionismo e da caminhada ecológica, tudo isso com a infra-estrutura de abrigos apropriados durante o percurso.

Cachoeira do Soberbo 

End: Rio Soberbo/ Subsede do parque Nacional da serra dos Órgãos - Guapimirim 
A Cachoeira do Soberbo apresenta-se com um salto de altura aproximada de 4m onde as águas caem por entre duas enormes rochas. Estas rochas se colocam de uma tal maneira que criam uma gruta no leito do rio, de formato pela cachoeira. As águas frias e transparentes, com grande volume, vão formar uma piscina natural, com di6ametro aproximado de 12m. Nas rochas localizadas em torno da piscina há locais para saltos, para se bronzear e fazer piqueniques. A paisagem que circunda o atrativo é formada por abundante vegetação, com árvores de alto porte se destacando na abundante mata fechada. Local muito visitado tanto pelos habitantes de Magé como por turistas que apreciam a natureza.

Quedas Dágua 

End: Rio Soberbo / Subsede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Guapimirim 
O atrativo identifica-se como um local com ampla piscina natural situada entre grande número de rochas com dimensões dirvesas e circundado por densa vegetação, de alto porte, com árvores centenárias e plantas trepadeiras e parasitas. Suas águas são transparentes e frias havendo excelentes locais para banhos, saltos, piqueniques e ainda para acampar. Destaca-se junto ao atrativo, as ruínas da antiga ferrovia que ligava Magé a Teresópolis, construída nos anos do Império Bastante visitado por habitantes da região e por turistas que gostam de conviver com a natureza.

Vale das Pedrinhas 

No Vale das Pedrinhas fica localizado o sítio arqueológico formado por Sambaquis (nome dado à acúmulos de conchas, restos de cozinha e esqueletos, formados por uma tribo pré-histórica). O Sambaqui Arapuan situa-se no trecho entre o Rio Guapimirim e canal de Caioaba, existindo a proposta de se fundar ali um Museu, uma vez que há estudos estimando a cronologia do sítio em torno de mil anos a.C.

Pantanal Fluminense 

End: Estrada do Contorno km17 - BR493 - Vale das Pedrinhas 
Tel: (21) 2633-1515 
Há cerca de 70 quilômetros de centro do Rio de Janeiro, encontra-se uma das reservas mais ecológicas e lindas do Estado do Rio de Janeiro, conhecida como Pantanal Fluminense. São 14.340 hectares com espantoso índice de biodiversidade animal, onde vivem jacarés de papo amarelo, 171 espécies de aves, 15 espécies de peixes, mamíferos e répteis. Segundo levantamento feito, cerca de 500 capivaras habitam a região. Milhares de pássaros, dentre eles o Tuiuiú. Que é a ave símbolo da região, escolhem o Pantanal Fluminense para seus pousos e reprodução.

Parque da Serra da Caneca Fina 

Área de campings cercadas de cachoeiras e vegetação no bairro Caneca Fina, escolhido pelos veranistas para construção de casas e sítios, o turista poderá constatar o progresso que começa a se desenvolver em Guapimirim.

Parque Estadual dos Três Picos 
 
Criado em junho de 2002, sua Área abrange territórios dos municípios de Guapimirim, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Silva Jardim. Seus mananciais abastecem as Regiões Serrana e do Grande Rio.

Estrada de Ferro Petrópolis

- 1896 A 1908

A primeira parte do ramal funcionava a partir do Cais da Piedade, nos fundos da Baía da Guanabara onde atracavam as barcas de passageiros vindas do Rio de Janeiro, até o distrito de Guapimirim, passando pelo centro do município de Magé. As composições possuíam carros de madeira tracionados por locomotivas a vapor. Até 1901, a estação de Guapimirim foi final de linha, quando iniciaram as obras para subir a Serra dos Órgãos. A expansão foi gradativa chegando primeiro na localidade de Barreira em 1904, Miudinho em 1905, Garrafão em 1908 e finalmente no Alto de Teresópolis, neste mesmo ano. 

Liboredo Artes 

End: Estrada Rio-Teresópolis (BR-116) Km102, Monte Oliveti 
Tel: (21)2632-2177 
O atrativo encontra-se ao pé da Serra dos órgãos, tendo à sua volta a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, casas residenciais e comerciais, além da bela vista e farta, com grande árvores centenárias. Fundado em 1977, Liboredo Artes explora a arte de esculpir e montar esculturas em bronze, onde transforma a matéria-prima, produzindo peças de decoração, arte oriental, arte sacra, obras comemorativas, todas moldadas com sensibilidade e riqueza de detalhes. Também restaura monumentos públicos, auxiliando o Patirmônio Histórico. Em seu acervo destacam-se : arte decorativa com os deuses orientais Buda e kali, bustos históricos dos grandes imperadores esculturas de Cristo, Santo Amaro e outros. A fábrica promove exposições e vendas das esculturas.

Museu Vonmartius 

End: Sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos/ BR-116 KM97  Localizado dentro do Parque Nacional de Serra dos Órgãos, está instalado na casa-sede da antiga Fazenda Barreiras. Está situada em um platô gramado, cercado por densa vegetação . A paisagem circundante é exuberante, com altas montanhas no pano de fundo e rios. O atrativo é uma homenagem a Karl Phillip Von Martins (1794/1868), botânico, alemão, que chegou ao Brasil em 1817 e hospedou-se na Fazenda Barreiras, depois de percorrer diversos estados brasileiros. As peças do acervo do Museu estão relacionadas a Karl Phillip Von Martius, sendo elas um busto em gesso de Von Martius; mural representativo do trajeto de sua viagem de estudo do Rio ao Amazonas, com indicações terapêuticas; 66 posters de diversos tamanhos; manuscritos de Von Martius trazidos para o português; cópia em fotografia da Catedral de Santarém, no Pará, mostrando o altar e crucifixo doados por ele em pagamento de promessa; exemplares da Viagem pelo Brasil, Reino das Palmeiras, e alguns exemplares da Flora Brasiliense, 40 volumes, abrangendo também observações de outros botânicos anteriores e seus contemporâneos sobre nossa flora. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIMIRIM

E-mail: [email protected]

Telefones: (21) 2632-2412 ramal: 227 / 1123

Sites: http://www.guapimirim.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (21) 2632-2570

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (21) 2632-4309

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.turisrio.rj.gov.br

www.guapimirim.rj.gov.br

www.pbase.com

www.explorevale.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Guapimirim

AS PESSOAS SÃO MARAVILHOSAS E MUITO RECEPITIVAS NESSA CIDADE QUE COM CERTEZA TEM O DEDO DE DEUS NA SUA CRIAÇÃO.
Por: KELLY

MEU NOME É KELLY, TENHO 23 ANOS E MORO EM SALVADOR-BAHIA ESTIVE EM GUAPIMIRIM NESSE ANO MESMO DE 2008 E ME APAIXONEI ALÉM DA BELEZA DA CIDADE PELAS PESSOAS QUE SÃO MUITO RECEPITIVAS. ASSIM COMO ME APAIXONEI POR UM DOS MORADORES O LUCIANO.
Por: KELLY

olá,meu nome e andreia e estive em guapimirrim uma vez e ela nunca mais saiu da minha memoria e linda!!!!!!!gostaria de morar la!!
Por: andreia regina de lima dantas

Só conheço Guapimirim com passagem para Magé, pois passei pela Br 493. Eu vi o vale das pedrinhas e é show. é beleza pura, a entrada é nota mil, com aquele arco grande e bonito.
Por: Josué

sou de guapimirim mas hoje em dia moro em minas gerais;mas ainda sim amo minha cidade natal e me orgulho dela... BEIJOS GUAPI
Por: ana carolina da silva

Hoje moro em brasilia mas conheço essa maravilha de cidade, ia ai todas as semanas a trabalho, mesmo assim achava uma belezura, o seu clima.
Por: jose orlando

É´MINHA TERRA NATAL,LÁ´É LINDO,TUDO DE BOM,APESAR DE NÃO MORAR,SEMPRE QUE POSSO VOU LÁ´PARA CURTIR AS BELAS CACHOEIRAS DE AGUAS CRISTALINAS.
Por: CHEILA

esse lugar é muito bom!
Por: eduardo alves de almeida

EU AMEI PASSAR AS FERIAS NESSE LUGAR MARAVILHOSO E COM TANTAS PESSOAS BONITAS.BEIJOS!
Por: RENATA DUTRA MORAIS

Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii !!!! tão perto do RJ e não conhecia.
Por: selma vereza

CIDADE PACATA COM O CORAÇÃO DE CIDADE GRANDE. PESSOAS QUE TE RECEBEM COM CARINHO E GENEROSIDADE SEMPRE DISPOSTA E TE SER ÚTIL DE ALGUMA FORMA. AMO GUAPIMIRIM DE CORAÇÃO E SE TIVER QUE SAIR DO RIO SERÁ EM GUAPI QUE VOU MORAR
Por: JOSÉ ROBERTO MOREIRA CARDOSO

para quem não conhece visite vc vai gostar assim como eu fui aprimeira vez gostei e hoje faço parte dessa cidade que lhe traz paz ,ar puro ,muito verde e para quem curte um clima de roça vc encontra em guapimirim .
Por: ronitek

Conheço Guapimirim a mais ou menos 5 anos. Estou apaixonada pela cidade e suas belezas naturais. Em breve estarei morando lá com minha família.
Por: Verônica

estou atualmente morando em joinville santa catarina, mas como posso esquecer o lugar onde nasceu meu primeiro filho, quando eu tinha apenas 16 anos, hoje esse meu filho mora em niteroi e tem33 anos, mas me lembro de uma cachoeira a qual eu visitava sempre que saudades!!!!!!!!!!!!
Por: maria lúcia

Recomendo este lugar maravilhoso, com aguas cristalinas, natureza estonteante e muita tranquilidade.Não perca tempo e aproveite tudo o que guapi pode oferecer !
Por: simone

fui a guapimirim , pela primeira vez no dia22/09/10 , fiquei apaixonada pela cidade ,e o carinho das pessoas de lá, fui muito bem acolhida , pena ter sido em um momento dificil pra mim , fui ao posto medico ,e me encantei com tudo ,e espero voltar lá na cidade muitas vezes , pelo pouco que vi quero ter o prazer de conhecer essa cidade tão acolhedora amei guapimirim.
Por: FATIMA REGINA CORDEIRO

Já morei em Guapi,E posso falar é um lugar exuberante. Quantas saudades eu tenho de lá.Vão q vcs não vão se arrepender.
Por: Márcia

O melhor são as cachoeiras!!!!A pracinha tbm é linda.
Por: Márcia

Fizemos uma viagem, eu e minha esposa, de Campos dos Goytacazes, onde moro, para São Paulo, dia 30 de dezembro de 2010, para resolvermos um negócio rápido e, posteriormente, iríamos para Nova Friburgo, pois de lá sou e minha mãe ainda mora lá. Já tarde da noite, fui abastecer o carro em Parada Modelo; e extremamente cansado, perguntei ao frentista sobre alguma pousada. Informou-me que havia em Guapimirim e, para nosso espanto, quando lá entrei e pedi a primeira informação, fiquei surpreso com a educação dos adolescentes que muito amáveis me informaram a Pau Brasil. No dia seguinte, ainda mais, as ruas são demasiadamente limpas, dá pena de sujá-las; e não é apenas no centro da cidade. Também nos bairros as ruas são limpas e moradores educados. Parecia estarmos em outro país. Que Deus ilumine seus governantes e seus moradores para que se mantenham, asseados e educados, como hoje são pois é difícil, quase impossível,ver uma cidade como essa. Parabens. Feliz 2011 para todos.
Por: emygdio joaquim bispo de almeida santos

Sim conheço Guapim,um Belissimo lugar um lugar Ezuberante,um lugar lindo maravilhoso, aonde vç pode descançar e curtir um dos mais maravilhoso de todos os lugares q eu ja conheci ; lindas pousadas ,lindas montanhas um lugar que não dar para falar ao contrario ok
Por: joão B araujo

pretendo conhecer, e quem sabe ate compar um imovel
Por: jose lopes da silva

tenho vontade de conhecer e de morar em guapimirim.uma amiga da familia passou a morar em guapi e fala muito bem daí,como estou paqra me aposentar quero um lugar tranquilo para morar com minha familia.devo passar este final de semana aí em uma pousada
Por: andre luiz queiroz da silva

Morei em Guapimirim 7 anos, amei esse local e essa gente. É um lugar tranquilo de gente simpatica e honesta.
Por: Eliseth

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guapimirim
Fundação:
1993
Altitude:
48m
População:
37.175 habitantes
Área:
361,7km²
Densidade Demográfica:
102,78hab/km²
CEP:
25940-000

Envie seu comentário sobre Guapimirim

banner