Búzios

Búzios-RJ
banner

Bem-vindo a Búzios!

banner

Comece planejando a sua viagem para Búzios utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Búzios e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Búzios.

A cidade de Búzios, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 3m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.921 habitantes. A área total de Búzios é de 69,5km², e sua densidade demográfica é de 243,47hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Búzios-RJ é 28950-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


O nome verdadeiro é Armação dos Búzios, mas o município é popularmente conhecido somente como Búzios, situado na Microrregião dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro.

Búzios faz divisa com Cabo Frio, seu clima é extremamente tropical, os dias são quentes, porém atenuados pelo constante vento que sopra do Oceano Atlântico, normalmente a temperatura gira em torno dos 33 graus centígrados.

As noites de Búzios são envolvidas pelo clima ameno e paisagem paradisíaca, a brisa constante deixa o clima incrivelmente agradável.

Uma simples vila de pescadores que um dia caiu nas graças da diva Brigitte Bardot. A partir dos anos 60 Búzios se tornou um sofisticado balneário, cheio de atrações o ano inteiro e beleza sem igual.

As praias são o carro chefe da península, são exatamente 23 pedacinhos do céu, cada praia tem sua característica especial, charme e beleza. A queridinha dos jovens é a Geribá, também grande alvo de surfistas ao longo do ano.

Já para quem prefere águas calmas, as indicadas são as praias Tartaruga e João Fernandes, perfeitas para quem quer passear com as crianças. A Ferradura, também é um ótimo cenário para as famílias, pois nela se encontram facilmente banana boats e caiaque, diversão na certa!

Para quem quer curtir o clima e “cenário ilha dos pescadores”, basta dar uma esticadinha até a orla central, lá você encontrará as praias dos Ossos, Canto e da armação, verdadeiras pinturas, tamanha beleza que transmitem os pequenos barquinhos coloridos.

De lá também dá pra seguir a pé para as exuberantes Azeda e Azedinha, pequenas, aconchegantes e contornadas por delicada vegetação.

Quando estiver em Búzios não abra mão dos passeios de barcos, assim poderá desfrutar e visualizar toda sua beleza.

Para quem adora se aventurar as opções de mergulhos tanto com cilindros como de snorkel, são incríveis. Estando lá com certeza você irá presenciar esportes à vela, pois os bons ventos são propícios.

A noite de Búzios também tem seus encantos, há desde programas para se fazer com a galera, família, encontros casuais ou sofisticados. Os apaixonados por ecoturismo, podem se deliciar em trilhas de bicicleta ou até mesmo a pé.

Não podíamos é claro deixar de falar do excelente festival gastronômico oferecido por restaurantes franceses, italianos, japoneses, tailandeses, dentre outros. Cada um com seus sabores e delícias típicas que agradam até mesmo os paladares mais exigentes. Essa diversidade ocorre devido ao grande número de estrangeiros que passam férias no balneário e para não deixar de satisfazer seu grande público, Búzios se especializou em de tudo um pouco.

Entre as belas praias de Búzios estão:

Tartaruga, Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Canto, Azeda, Ossos, Manguinhos, Brava, Amores dentre outras.

Informações de Búzios

Roteiros do Brasil

Região Costa do Sol  


hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Mil anos antes dos Portugueses chegarem ao Brasil tribos Tamoios e Goiatacases já habitavam a região de Búzios. Favorecidos pela pouca defesa propiciada por Portugal para as costas brasileiras e pela generosidade do litoral com inúmeras enseadas e portos naturais piratas franceses ingleses e holandeses desenvolveram intensa atividade na área. Em 1555 a França através da invasão do Rio de Janeiro estabeleceu a chamada França Antártica. Criando bons relacionamentos com os índios das região os franceses apossaram-se da península e construíram bases de proteção e estocagem de madeira principalmente o Pau-Brasil. Em 1575 o então governador D. Antônio Salema retornou a região massacrou os índios e retomou o controle da área. Foi no entanto uma retomada temporária pois pouco depois os franceses com o auxílio dos índios Tamoios retomaram a situação. Foi somente em 1615 após uma série de lutas que os Portugueses desta vez apoiados pelo índio Araribóia expulsaram definitivamente os franceses.  A Igreja de Sant Ana é uma das belas marcas do passado de Búzios. Com o fim das atividades exportativas a região permaneceu então limitada a pesca artesanal que se constituiu sua única fonte de renda. Nos anos 50 o Dr. José Bento Ribeiro Dantas chega a Búzios sendo considerado desde então o maior benfeitor da cidade. A alta sociedade carioca passa a freqüentar Búzios atraída pela incrível beleza e pela quase privacidade desta pequena aldeia de pescadores. Trazida por seu então namorado brasileiro Bob Zagury em 1964 Brigitte Bardot - a mais famosa artista de cinema da época - redescobre em Armação de Búzios a vida e a alegria de viver encontrando um refúgio da perseguição de repórteres e fotógrafos da época tão ou mais insistentes que os que viriam a provocar mais de 30 anos mais tarde a morte da princesa Diana. Armação de Búzios torna-se então em resort famoso atraindo as atenções de todo Brasil e dos demais países do Cone Sul Estados Unidos e Europa.

Significado do Nome

Chama-se Armação de Búzios devido à grande quantidade de búzios no fundo do mar e às armações de pescarias feitas por navios que passavam por suas baías.

Aniversário da Cidade

12 de Novembro 

Gentílico

buziano

População

28.878 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Apenínsula de Búzios é banhada pelas correntes marítimas da Antártica e do Brasil. A oeste Búzios oferece praias de mar calmo e águas quentes e a leste as praias são geralmente de mar aberto com algumas enseadas e águas um pouco mais frias. Sua geografia muito particular mais parece uma ilha. Venha conferir!

Clima

Quente e Úmido

Temperatura Média

26 ºC 

hspace=0 COMO CHEGAR

Vindo do Rio de Janeiro: após passar pela ponte Rio-Niterói pegar à esquerda no sentido Rio Bonito. Pouco depois de Rio Bonito pegar à direita a Via Lagos no sentido de Araruama/Cabo Frio (Região dos Lagos). Ao acabar a Via Lagos continuar por 5 km. até o posto Ipiranga na entrada de São Pedro da Aldeia. Pegar então a RJ-106 em direção a Macaé/Búzios. Após 14 km. (logo depois do Posto de gasolina Até que Enfim) entrar à direita seguir por uns 10 minutos até Búzios.

Localização

Município da Região das Baixadas do Estado do Rio de Janeiro 

Limites

Macaé, Rio das Ostras, Iguaba Grande, Casimiro de Abreu, Cabo Fio e Oceano Atlântico 

Acesso Rodoviário

RJ-106

Distâncias:

Da Capital:

165 km

Outras:

São Paulo - 620 Km

Brasília - 1339 Km

Belo Horizonte - 625 Km.

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Praia Azeda

Pequena praia de águas calmas e cristalinas. Acesso por uma pequena trilha vinda da praia dos Ossos ou de barco. Lindíssima.
 
Praia João Fernandinho

Pequena praia de águas calmas e cristalinas. Acesso pela Praia de João Fernandes onde nos vários bares pode-se deliciar-se com lagostas e peixes da região. 
   
Praia da Ferradura

Enseada de águas calmas com bares ao estilo de aldeia de pescadores bem ao espírito de Búzios. Ideal para quem tem crianças.
 
Praia de Geribá

Bela praia de águas e areias claras com muito sol gente bonita e famosa. Ideal para esportes como o surf morey boggie footvolley e wind-surf
 
Passeios de Escuna

Várias embarcações saem da Praia da Armação no centro normalmente com saídas pela manhã e no começo da tarde com preços variando de R$ 25 00 a R$ 50 00 por pessoa para passeios que percorrem várias praias e ilhas de Búzios. Os passeios variam de 2 horas e meia a 5 horas de duração dependendo do percurso escolhido.  No passeio feito em escunas e saveiros estão incluídas frutas tropicais sucos refrigerantes e caipirinha bem como paradas para mergulho. Durante o percurso você passará por praias como Azeda João Fernandes Canto Virgens Amores e Tartaruga. Você pode reservar o passeio em sua pousada quando chegar a Búzios ou diretamente em pontos de venda ao longo na Rua das Pedras.

Mergulho em Búzios

Uma fauna marinha privilegiada em meio a águas cristalinas fazem de Búzios um verdadeiro aquário vivo. Debaixo dágua a temperatura fica em torno de 22 graus Celsius e faz um convite tanto a iniciantes quanto a veteranos. Turista observa o fundo do mar na Praia de João Fernandes.  Junto à orla bons lugares para o mergulho são os costões das Praias de João Fernandes João Fernandinho Lagoinha do Forno Azeda e Azedinha - locais para mergulhos livres (snokerling) e de pouca profundidade. Em João Fernandes é possível alugar máscaras e snorkel. Para o mergulho autônomo (aquele com o uso de cilindros) um dos melhores pontos é a Ilha da Âncora a 6 milhas da costa (cerca meia hora de lancha) onde a visibilidade média de 12 metros pode chegar até 25 metros no verão. Outros pontos são as ilhas Gravatás Filhote e Ilha Feia. A Ilha da Âncora que recebeu este nome pelo seu formato oferece abrigo dos ventos e correntezas. Não existe época ideal para o mergulho. Somente no mês de maio quando os ventos estão mais fortes a visibilidade pode ser afetada. A direção do vento também é importante porque se ele soprar de frente para a praia a visibilidade no mar fica ruim. Porém as demais condições climáticas não interferem tanto na atividade. Pode-se sair de barco mesmo durante um dia chuvoso em direção às ilhas e a água estar extremamente clara. Como as ilhas são oceânicas não sofrem influência do tempo ruim. Outro ponto positivo é o clima de Búzios que recebe em média mais de 250 dias de sol e noites estreladas todos os anos. Toda a costa buziana é rica em vida marinha em parte devido ao fenômeno da ressurgência a presença das correntes oceânicas vindas geladas da Antártica que trazem junto ricos nutrientes que atraem grandes peixes como a garoupa mero e arraia gigante. Corais frades anchovas barracudas e até tartarugas verdes também podem ser avistadas. 

Eco-Turismo

Cercada por colinas e montanhas de exuberante vegetação Búzios é um local onde você ainda pode seguramente desfrutar da natureza.  Na Reserva das Emerências você encontrará a mais pura vegetação de mata atlântica com plantas exóticas bromélias e até os últimos micos-leões-dourado da região. Na Reserva de Tauá confira as mais de 300 espécies de borboletas e 60 tipos de aves. Búzios agora tem em seu território 2 APAS - Áreas de Proteção Ambiental. Visando a preservação da Natureza a Praia Azeda foi recentemente contemplatada com este status e toda sua região só poderá conter no máximo 3% de área construída. A APA PAU BRASIL abrange uma extensa área que vai desde a Praia de Tucuns em Búzios até Cabo Frio. A àrea é a maior e mais importante reserva de pau-brasil em território fluminense. Na Praia Olho de Boi você encontra 50 metros de praia absolutamente virgem o que chamou atenção dos naturistas que fizeram dela o seu point em Búzios. Outros locais de pleno encontro com a natureza são a Lagoinha e a Praia de José Gonçalves. E tem ainda toda a beleza natural do vilarejo de Sana e suas atividades ecoturistas a poucos km de Búzios.

Caminhadas ecológicas pela Reserva da Emerências

Refúgio de espécies em extinção a reserva tem trilhas para um contato direto com a mata atlântica.

Rafting rapel cavalagadas e caminhadas em Sana e Alto Macaé

As regiões de Sana e Casemiro de Abreu distantes cerca de 30 minutos de Búzios são verdadeiros paraísos ecológicos. Conheça em detalhes os programas e como ir.

Trekking e Mountain Bike

Explore as montanhas e encostas de Búzios através de trilhas feitas de bicicletas ou à pé

Apa do Pau Brasil

Conheça um pouco sobre a criação desta nova Área de Proteção Ambiental

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

- Sul Americano Aberto de Classe Star

Maio

- Festa de Santa Rita

Julho

26 - Festa de SantAna

Outubro

12 - Dia de Nossa Senhora Aparecida

Novembro

12 - Festa do Aniversário da Cidade

Dezembro

- Sul Americano de Classe Tornado

- Reveillon 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BÚZIOS

E-mail: [email protected]

Telefones: (22) 2633-6000

Sites: http://www.buzios.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Centro de Informações Turísticas:

Praça Santos Dumont
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 22h
Telefone: (22) 2623-2099
E-mail: [email protected]

Auto Viação 1001:

Telefone: 0300-313-1001
Site:www.autoviacao1001.com.br

Auto Viação Salineira:

Telefone: (22) 2645-5454

Búzios - Terminal Rodoviário 1001:

Estrada da Usina - Centro
Telefoen: (22) 2623-2050

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORREIOS: (22) 2623-1640

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

www.buzios.com.br

www.buzios.rj.gov.br

www.buziosonline.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Búzios

Buzios é um encanto, uma vila de pescadores, hoje modernizada que mistura muito bom gosto, requinte, bem estar, belas prais e paisagens naturais jamais vistas em outra cidade da região dos lagos. Buzios é meu canto preferido da região dos lagos, não a troco por nenhuma outra, porque nenhuma outra é tão especial! É um lugar que ao mesmo tempo você pode descansar do estresse das cidades grandes ao passear pela maravilhosa Orla Bardot ou curtir a noite de forma mais agitada em belas e sofistifcadas boites, enfim Buzios é completo, é um paraíso!
Por: luciana faria das neves

Não conheco búzios, o maior sonho da minha vida é conhecer essa cidade maravilhosa. Vou competar 50 anos em abril,quem sabe um dia o Senhor me concede essa graça.
Por: JOENIL FARIAS

Búzios, é uma terra maravilhosa e belissima. Foi mt gratificante conhecer, e disfrutar de tão belas praias.Adorei...
Por: Graciett Dias

paraiso perdido na terra, praias paradisiacas, uma das minhas melhores férias, lugar encantador, especial, natureza privilegiada, abençoada por Deus, não deixe de conhecer
Por: IEDA VIANA

Búzios, é a oitava maravilha do mundo. A cidades é um verdadeiro desenho de Deus.
Por: Laís Seraphim

Conheci a cidade de Buzios com 12 anos.Hoje com 33 anos ainda não encontrei paraiso melhor!
Por: Rosangela Lopes de Souza

amao buzios no Brasil é o lugar que tem mais prais bonita helo
Por: heloisadutra

Gostaria muito em conhcer Buzios acho muito romantico
Por: valdenice santos

buzios é otimo sempre o melhor lugar para tudo mergulho,natureza, paseios e tudo mas...
Por: frank mariano

Amo este lugar de paixão. Ele e´maravilhoso.Todos os anos tenho de marcar presença neste paraíso.Já fiquei no hotel Vila Boa Vida várias vezes.Em outras pousadas tambem,todas maravilhosas. Pretendo passar uma temporada ai com meu marido em abril e em outubro com meu filhão e minha irmã cujo e-mail usado por mim é dela. Meu nome é Claudinéa de Oliveira. Ah, meu filho está indo em abril com grupos de amigos. Beijos
Por: claudineia de oliveira

Nossa a cidade mais linda do mundo!AAAdoooroo nossa principalmente agora na novela viver a vida!
Por: bel

nunca fui en busios + e lindo so vi pelas fotos + adorei eu sou de Anapolis (Goias)e tenho muita vontade de ir adorei.....Vanessa
Por: vanessa

não cheguei ainda a conhecer Búzios; mas tenho uma amiga que foi a Búzios várias vezes e não poupa elogios ; diz que não precisamos ir ao nordeste ; pois Búzios tem a mesma beleza das praias nordestinas e logo ali.
Por: LIliana Reame

Não existe outro lugar igual buzios é muito lindo! As praias são maravilhosas
Por: Socorro

conheço Buzios e gost muito das praias de Geriba e Ferradurinha
Por: lene

GOSTEI DE VER AS FOTOGRAFIA MUITO LEGAL ESPERO IR CONFIRIR LOGO
Por: Gilmar R Rodrigues

Búzios..,tdo de bom, total paraiso.vale apena conhecer!!voltarei em breve...
Por: daiana assami

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Búzios
Fundação:
1997
Altitude:
3m
População:
16.921 habitantes
Área:
69,5km²
Densidade Demográfica:
243,47hab/km²
CEP:
28950-000

Envie seu comentário sobre Búzios