Angra dos Reis

Angra dos Reis-RJ
banner

Bem-vindo a Angra dos Reis!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Angra dos Reis, fotos, informações, os principais hotéis de Angra dos Reis, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Angra dos Reis, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1835. A localidade está em uma altitude de 6m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 96.864 habitantes. A área total de Angra dos Reis é de 816,3km², e sua densidade demográfica é de 118,66hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Angra dos Reis-RJ é 23900-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A cidade é conhecida por sua incrível beleza natural e por seu aspecto místico. Antigamente era também conhecida por seus piratas que enchiam seus navios com água e comida.

Angra dos Reis tinha como habitantes tribos de índios e escravos, a mesma foi colonizada em 1556 e era conhecida como Vila Velha. Os filhos dos capitães da Capitania de São Vicente fizeram a cidade prosperar e no ano de 1608 foi chamada de Vila dos Reis Magos da Ilha Grande.

Anos depois, com seu crescimento a cidade se tornou parada obrigatória para exportadores do ouro de Minas Gerais e da produção de café do Vale do Paraíba.

Teve também perto da região a construção da Estrada de Ferro Pedro II que ia do Rio de Janeiro até São Paulo, porém a estrada não se aproximava do Porto de Angra dos Reis, o que fez com que o porto perdesse sua produção. O porto só voltou à produção com o crescimento da banana e com isso ocorreu a construção da ferrovia que se estendia até Angra.

Na década de 50 houve construção do Estaleiro Verolme e um terminal da Petrobrás, o que impulsionou a economia local, com isso, começaram a ir para o local as usinas atômicas Angra I e Angra II, o que futuramente se transformou em problema para a região, pois segundo os ecologistas teria certo risco de acidentes.

Angra foi descoberta pelos turistas logo após a Estrada Rio- Santos ser inaugurada. A cidade ainda possui as igrejas antigas e suas ruas foram feitas seguindo a direção dos ventos que sopravam a região.

Angra dos Reis possui vários pontos turísticos, pois ao seu redor existem 365 ilhas, a melhor forma de conhecê-la é fazendo um passeio de barco. As celebridades preferem as ilhas isoladas, é claro, ou também as praias como Praia do Dentista onde o único engarrafamento que possui é o das varias lanchas e iates que os ricos e famosos adoram desfilar.

Angra dos Reis traz também com todo charme os bares flutuantes que levam as bebidas até o seu iate, muito chique não acham?

Para os turistas há também os mergulhos, pois Angra é considerada um dos melhores locais para se mergulhar do Brasil, afinal além da sua diversidade marinha também possui algumas embarcações de naufrágios que somente quem mergulha consegue avistar.

Outro ponto turístico conhecido é o Centro Histórico, com seus conventos e igrejas.

E para quem não abre mão de uma bela refeição, existem os restaurantes da Vila do Frade, onde os turistas podem enquanto se alimentam desfrutar das paisagens da região.

Informações de Angra dos Reis

Roteiros do Brasil

Roteiro: Floresta e Mar

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras do município foram descobertas oficialmente pelo navegador André Gonçalves em 06 de janeiro de 1502 consta entretanto que muito tempo antes já habitavam essas terras os nativos da tribo dos Guaianás índios bravios e belicosos.
Os colonizadores só chegaram em 1556 e fixaram-se no local hoje conhecido como Vila Velha. Eram os filhos do capitão-mor da Capitania de São Vicente. Apesar dos conflitos com os Guaianás o núcleo da Vila Velha prosperou e em 1593 foi elevado a categoria de Paróquia sob a invocação dos Santos Reis Magos. Tornou-se vila em 1608 recebendo o nome de Vila dos Reis Magos da Ilha Grande.
Até o ano de 1617 tudo corria bem porém nesse ano uma tragédia aconteceu o assassinato do pároco determinando a mudança do primeiro núcleo para o local onde hoje se assenta a cidade pois só assim outro pároco seria designado para a população.
Em 16 de fevereiro de 1626 iniciou-se a construção de nova Igreja Matriz terminada apenas em 1750.
A cidade sempre esteve ligada à atividade portuária dela derivando sua riqueza e importância ao longo de mais de três séculos. O ouro de Minas Gerais e mais tarde o café do Vale do Paraíba foram os primeiros produtos exportados.
A localização do Porto de Angra acabou por determinar o desenho urbano da cidade crescendo para dentro e deixando a orla para ser utilizada para estocagem e embarque de produtos.
Ao mesmo tempo que exportava ouro Angra destacava-se pela rica economia canavieira.
Com a Proclamação da Independência a região vai assumindo lugar de destaque na Província do Rio de Janeiro. Em 28 de março de 1835 a Vila de Nossa Senhora da Conceição da Ilha Grande foi elevada a categoria de cidade com o título de Angra dos Reis
A segunda metade do século XIX marcou a decadência econômica de Angra dos Reis cujo processo começou com o declínio do café e o fim do tráfico de escravos mais tarde a construção da Estrada de Ferro Pedro II ligando o Rio a São Paulo através do Vale do Paraíba e que não possuía nenhum ramal de ligação até o porto de Angra dos Reis deixou-a isolada.
Isso fez com que a cidade perdesse a importância que possuía como centro escoadouro de produtos da região.
Já neste século Angra dos Reis passou por um período de reflorescimento com a cultura da banana a reconstrução do porto e a conclusão do canal ferroviário que ligou Angra à estrada ferroviária principal.
A indústria naval por outro lado modificou bastante a economia da cidade nos anos 60 e na década seguinte expandiu-se ainda mais englobando outras atividades como a indústria termoelétrica.
A construção da Estrada Rio-Santos auxiliou no desenvolvimento da área de turismo que logo passou a ser uma das atividades mais importantes do município.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

06 de Janeiro

Gentílico

angrense

População

169.270 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município histórico portuário do litoral sul, especializado em minério de carvão, com um grande terminal marítimo de petróleo, que abastece refinarias do Rio de Janeiro e de São Paulo, Angra dos Reis é sede de um importante estaleiro de construção naval e um complexo de usinas termoelétricas movidas à energia nuclear, as Usinas Nucleares de Angra 1 e 2, localizadas na enseada de Itaorna. Devido à seu litoral recortado, com a Serra do Mar levando a mata tropical atlântica até ele e ocupando a maioria de suas inúmeras ilhas, a área também é disputada pelo turismo apresentado grande quantidade de residência de veraneio das classes alta do Rio de Janeiro. Angra, é uma das Cidades mais antigas do Brasil e mostra sua história através de sua arquitetura. A região é naturalmente belíssima, com 8 baías, 2.000 praias e 365 ilhas, entre elas, a Ilha Grande e a Ilha da Gipóia. A Baía de Angra dos Reis oferece águas calmas e claras próprias para a prática do mergulho. O mergulho em suas águas desvenda segredos dos piratas através de carcaças de galeões naufragaos, além da imensa variedade de peixes e corais. É de dificil acesso e tem boa infra-estrutura com hotéis, resorts e pousadas.

Clima

Quente e úmido

Temperatura Média

23º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo do Rio de Janeiro: BR-101 (Rio-Santos)

Localização

Município da Região Sul do Estado do Rio de Janeiro

Limites

Parati, Mangaratiba, Rio Claro, São José do Barreiro (SP), Bananal (SP) e Oceano Atlântico.

Acesso Rodoviário

BR 101, BR-116, RJ-140, RJ-155

Distâncias:

Da Capital:

155 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Em Angra você poderá descobrir a arquitetura de casarões do século XVII e XVIII dezenas de igrejas   a mais antiga construída em 1593 o Convento de São Bernadino de Sena O museu de Artes Sacra entre outros.

Principais Pontos Turísticos

Convento São Bernardino de Sena e Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência

Inaugurado em 1763 em substituição ao antigo convento franciscano da Cachoeira atual Rua Moacir de Paula Lobo. Funcionou regularmente até o ano de 1859. Em 1931 o convento foi requisitado pelo governo para funcionar como casa de órfãos e Liceu Primário durante nove anos quando novamente voltou a ser convento. O relógio existente no campanário ainda é original do antigo convento. Tombado pelo Sphan em 1947.
 
Convento de Nossa Senhora do Carmo e Capela da Ordem Terceira

Os frades carmelitas estabeleceram-se neste local antes mesmo de aqui existir o primitivo povoamento. Fundado em 1593 seu aspecto atual data de 1623. Existe no cemitério o corpo mumificado de Maria Isabel da Visitação Corrêa falecida em 1822. Tombado pelo Sphan em 1954.
 
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Localizada na Praça Silvestre Travassos iniciada em 1623 esta obra arrastou-se até 1750 quando foi inaugurada. Nela encontra-se imagem legendárias de Nossa Senhora da Conceição que estando a caminho da Vila de Intanhaém acabou ficando nesta Vila dos Reis Magos para ser a excelsa padroeira dos angrenses. É a Igreja mais rica do município possuindo retábulos imagens e indumentárias preciosos. Tombada pelo Sphan em 1954.
 
Edifício do Paço Municipal

Antiga Casa da Câmara foi construída em 1871 fica na Praça Nilo Peçanha. Foi abandonado na segunda década deste século e chegou a ruir. Em 1930 foi restaurado e é sede do governo Municipal até os dias de hoje.
 
Casa da Cultura

Sobrado construído em 1824 foi reivindicado pela comunidade para ser um espaço a serviço dos diversos segmentos culturais. Foi desapropriado tombado pelo INEPAC e inaugurado como Casa da Cultura em 1985.

Cruzeiro

Executado em mármore lioz foi doado em 1758 por D. José I de Portugal.
 
Igreja da Lapa e da Boa Morte

Museu de Artes Sacras - Situada a Rua Dr. Bastos construída em 1752 é a única igreja que conserva a pintura original do retábulo do Altar-Mor. Tombada pelo Sphan em 1954. Atualmente funciona o Museu de Artes Sacras de Angra dos Reis.

Vila de Mambucaba

Fica na BR-101 a beira mar. Seu apogeu se deu no século XIX devido ao mercado de escravos a exportação de café e a produção de cachaça. Hoje no local restam algumas construções e a Igreja do Rosário construída em 1834
 
Monumento do Náufrago do Aquidabã

Obelisco de granito em memória ao encouraçado Aquidabã que naufragou na Baía de Jacuacanga em 1906. Seu acesso se faz pela BR-101 com entrada pelo trevo da Petrobrás km 470 - Monsuaba - Ponta Leste.
 
Ruínas do Engenho Central do Bracuhy

Localizada na BR-101 km 504 e junto ao acesso do condomínio do mesmo nome. Construção do século XIX que lembra a arquitetura típica da revolução industrial. Apesar de estar em ruínas ainda pode-se ver os fossos subterrâneos e as grossas paredes de pedras.
 
Ermida do Senhor do Bonfim

Foi construída em 1780. Conhecida como Igrejinha do Bonfim tem sua festa maior em maio mês do padroeiro onde é realizada festa com procissão marítima atividades esportivas e barraquinhas na praia em frente a Igreja.
 
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Na Praia da Ribeira construída em 1770.
 
Antiga Casa da Câmara e Cadeia

Situada na Praça Nilo Peçanha. Construído na primeira década do século XVII é atual sede da Câmara Municipal.
 
Mercado do Peixe

Construído pela municipalidade em 1914 é local onde se encontram os peixes fresquinhos da cidade por volta da 07:00 h da manhã.
 
Chafariz da Chácara da Carioca

Situado no fim da Rua Professor Lima foi construído em 1842 sendo o único em funcionamento. Existe uma crendice popular que diz que a pessoa bebendo da água da bica do meio jamais se afastará da cidade.
 
Sobrado da Praça General Osório

Constitui um conjunto característico de arquitetura do século XVIII (datado de 1847) de influência portuguesa foi tombado pelo Sphan em 1969. 

Ladeira de Santa Luzia e Sobrado

Este é o mais antigo sobrado existente construído em 1793. Nele funciona a biblioteca do escritor e historiador Alípio Mendes.

Igreja de Santa Luzia

Localizada na Rua do Comércio construída em 1632 em cumprimento a promessa feita pela família Venerável de Oliveira primitivos povoadores da Vila dos Santos Reis Magos. Foi a nossa primeira Igreja sendo a primeira Matriz de Angra. Tombada pelo Sphan em 1954.
 
Praias

8 baías 365 ilhas e 2.000 praias contrastam com um relevo acidentado coberto pelos diversos tons de verde da Mata Atlântica. Mar manso em perfeita harmonia com montanhas e cascatas fazem de Angra uma das regiões mais belas do mundo. Temos também a Ilha Grande   situada ao sudeste de Angra com 155 Km de litoral 106 praias e vilas. Onde você conhecerá praias semi-selvagens rios lagos enseadas cachoeiras e manguezais.
Do Agito das praias do centro as Ilhas Angra é o endereço certo para quem gosta de mar.
 
Praias localizadas na Estrada do Contorno
 
A Estrada do Contorno se inicia no centro da cidade e termina no bairro Encruzo da Enseada tendo aproximadamente 18 km de extensão totalmente pavimentada sendo uma pista estreita de mão dupla. Os principais  pontos de referência são: Colégio Naval Hotel Angra Inn e o Blue Tree Park Hotel.

As praias mais procuradas pelos turistas neste trecho são:Praia das Gordas Praia Grande e Figueira
 
Praias localizadas no Corredor Turístico da Ponta Leste
 
O Corredor Turístico também conhecido como Estrada da Ponta Leste se inicia no Km 417 da Rodovia Rio-Santos (BR 101) distante a 15 Km do Centro de Angra tendo aproximadamente 10 5 Km findando no Terminal Petrolífero da Petrobrás (TEBIG). É uma estrada totalmente pavimentada de mão dupla e tem como ponto de referência a Vila Residencial da Petrobrás e o Bairro Monsuaba.

As praias mais procuradas pelos turistas neste trecho são: Éguas Grande e Biscaia
 
Praias localizadas na BR 101 Sentido Santos
 
Essas Praias estão situadas no trecho da BR 101 (Rodovia Rio-Santos) que vai do trevo de acesso ao centro de Angra até a Vila Residencial de Mambucaba.

As praias mais procuradas pelos turistas neste trecho são: Praia Brava e Mambucaba.
 
Praias localizadas na BR 101 Sentido Rio de Janeiro
 
Essas Praias estão situadas no trecho da BR 101 (Rodovia Rio-Santos) que vai do trevo de acesso ao centro de Angra até a Vila de Garatucaia  (divisa com o município de Mangaratiba).

A praia mais procurada pelos turistas neste trecho é: Garatucaia.
 
Principais Ilhas
 
O mar de Angra oferece encantos escondidos pelas diversas ilhas espalhadas pela baía da Ilha Grande e Ribeira. Segue abaixo uma relação das mais conhecidas ou procuradas por turistas. Os tempos estimados para o trajeto foram fornecidos pela Associação de Barqueiros de Angra dos Reis tomando como referência a saída do Cais dos Pescadores (Centro de Angra).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Procissão Marítima de Ano Novo

Data: 1º de Janeiro

Aniversário da Cidade e Festival do Mar

Data: 6 de Janeiro

Carnaval

Data: Fevereiro

Festa de São Benedito

Data: Abril

Festa do Divino Espírito Santo

Data: Maio

Campeonato Brasileiro de Enduro Eqüestre

Data: Maio

Festa do Bonfim

Data: Maio

Encontro de Quadrilhas

Data: Junho

Festa Junina Volta da Ilha Grande

Data: Junho

Festival de Mpusica e Ecologia

Localização: Ilha Grande
Data: Julho a agosto

Festival do Camarão

Localização: Ilha Grande
Data: Setembro

Amostra de Humor Ecológico

Localização: Casa da Cultura, Ilha Grande
Data: Outubro

Congresso Brasileiro Eco Esportes

Data: Novembro

Encontro Nacional de Teatro de Rua

Data: Novembro

Festa de Nossa Senhora da Conceição

Padroeira de Angra
Data: 8 de Dezembro

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

E-mail:

Telefones: (24) 3377-8311 / 8388

Sites: http://www.angra.rj.gov.br/asp/index.asp

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

Aeroporto de Angra dos Reis-RJ:

(24) 3365-0355 / (24) 3365-4073 (24) 3365-8863

Auto Viação Costa Verde:

(24) 3365-1750

Auto Viação Útil:

(21) 3907-9000 / (32) 3215-2783 / (31) 3419-4646

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://ilhagrande.org/Vila-do-Abraao

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO DE NOTAS E 1º OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (24) 3367-1466

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Angra dos Reis

angra dos reis cidade maravilhosa amul angra!!!bjoo pro pessoal de angra!!!
Por: carolina da silva rocha

Eu amo Angra; já morei aí no ano de 79 à 82; estudei no colégio CEAB ( agora fiquei sabendo que é outro nome ); primeiro eu morei na rua Altenfelder, depois fui morar em frente a praia do Bonfim e por último fui morar no Parque das Palmeiras. Amei e ainda amomuito Angra. Eu estou querendo ír em Dezembro pro Rio e assim que eu chegar lá, vou direto em Angra; pelo que eu vi, muitas coisas mudaram ... Sou do tempo do bar Dendecos, do Casa Blanca ( discoteka ), do Scorpion que ficava perto da Taberna 33; creio que agora não tenha mais nenhum desses lugare que eu citei; fiz karate com o professor Ademar lá no Vera Cruz, curtia muito as noites de sábado no clube Comercial; pulei muito carnaval no Clube Akidabã; enfim curtir muito Angra... Queria muito encontrar a galera que curtiram nesta época, encontrar amigo de escola. Saudades ... Valeu e muito obrigado !
Por: Beto Santiago

Essa cidade e lindaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: alguem

Olá! Para quem deseja apreciar a Natureza, unindo o mar com a serra, nada melhor do que conhecer a Costa Verde do RJ, em especial Angra dos Reis. Lá você econtra ilhas, praias cachoeiras e rios. Ampla presença de Mata Atlântica. Temos praias mais frequentadas e mais desertas para quem quer ficar em um ambiente mais calmo. Visite Angra, quem com certeza, não vai se arrepender! Danielle Azevedo RJ
Por: Danielle Azevedo

Uma cidade explendida,fantástica,incrível,maravilhosa.Quem vai uma vez quer voltar sempre.Se voce não conhece ,aproveite e vá conhecer,voce não vai se arrepender
Por: salvadora da silva vieira

Passei a virada de ano em Angra e é simplesmente tudo de bom. Ilha Grande é perfeito, Lagoa Azul, Praia da Gipoia, Aventureiro, Ilha de Cataguases simplesmente linda, eh tudo muito muito lindo, encantador e estou louca pra voltar.
Por: Camila Laroca

eu estive em angra e gostei bastante pretendo voltar varias vezes ate breve
Por: fillipe emanuel

Já visitei Monsoaba e amei as praias são lindas. Visitei a Ilha Grande(26/12/09) e foi maravilhoso mergulhar na Lagoa Azul. Agora no carnaval estou voltando com um grupo de 17 pessoas para conhecer este lugar maravilhoso!!!!!!
Por: Érika RJ

o que tem de melhor em angra dos reis é as festas as praias que são belissimas fora paísagem desnubrante. shom shom shom
Por: vanessa

SEM PALAVRAS,ESTOU DE BOCA ABERTA COM TANTA BELEZA. DEUS E BRASILEIRO.PERFEITO
Por: adriana BATISTA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Angra dos Reis
Fundação:
1835
Altitude:
6m
População:
96.864 habitantes
Área:
816,3km²
Densidade Demográfica:
118,66hab/km²
CEP:
23900-000

Envie seu comentário sobre Angra dos Reis

banner