Abraão

Abraão-RJ
banner

Bem-vindo a Abraão!

banner

Comece planejando a sua viagem para Abraão utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Abraão e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Abraão.


A Vila do Abraão é a região mais importante de Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Conhecida como a capital de Ilha Grande, a vila é o principal ponto de chegada dos turistas, concentra o maior número de pousadas, restaurantes, farmácias, lojas de artesanatos e outros comércios, e é o local com melhor infraestrutura. A única forma de chegar à vila é por meio de barcos que fazem a travessia entre o continente e a ilha, e apenas a circulação de carros oficiais é permitida. Os automóveis devem ficar em estacionamentos privados, localizados no continente.

Os turistas podem aproveitar para fazer passeios de barco, mergulhos, ter contato com a natureza por meio das trilhas e conhecer os pontos turísticos da vila, como a igreja de São Sebastião e o Pico do Papagaio. A beleza natural é o maior tesouro do lugar, que possui cachoeiras, como a dos Escravos e a Feiticeira, 14 praias paradisíacas, tranquilas e de águas claras e 5 ilhotas. Entre as praias preferidas estão a Do Canto, Preta, Crena, Comprida, Julia, Bica, Morcego, Guaxuma e Abraãozinho.

Existem várias trilhas para caminhadas ecológicas em meio a Mata Atlântica, com picos e riachos. O turista deve se informar para escolher o caminho que mais se adéqua ao seu condicionamento físico, tempo e desejo. As mais curtas e fáceis são a T01 e a T02. Algumas trilhas fazem a ligação entre a vila e outras enseadas.

Ruínas do Lazareto contam um pouco da história da Vila Abraão.

O turista pode ter contato com a história local ao visitar as ruínas do presídio e do Lazareto, o Aqueduto e outros monumentos. O Lazareto funcionou como hospital de quarentena, base militar e presídio. A construção foi demolida em 1954 com tiros de canhão e hoje restam apenas destroços.

As festas mais famosas da Vila do Abrão são a de Ano Novo, Carnaval, Caipira, Festival Gastronômico e o Natal Ecológico. A hospedagem dos visitantes pode ser feita em campings, pousadas, suítes e casas para alugar. Não há agências bancárias, somente um correspondente da Caixa. A vila possui corpo de bombeiros, polícia militar, correios e um posto de saúde 24 horas.

Informações de Abraão

Roteiros do Brasil

Região Costa Verde

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Vila do Abraão é a vila mais importante de Ilha Grande, município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.
A vila localiza-se em uma enseada e é o maior núcleo de urbanização da ilha, contando com 3000 habitantes. É também a povoação com mais infraestrutura, sendo por isso considerada a "capital" da ilha.
O povoamento da região começou ainda no período colonial. A hipótese mais aceita para a origem do nome “Abraão” o relaciona ao termo “abra” do português antigo, que significa “enseada”. Assim, o nome da vila faria referência à grande enseada em que se encontra a localidade.
O desenvolvimento da Vila do Abraão tomou impulso nos finais do século XIX, na época do Brasil Império, quando foi construído um lazareto nas cercanias. O lazareto, construído entre 1884 e 1887, funcionava como hospedagem de imigrantes que chegavam ao Brasil em navios, quando era feita uma triagem sanitária dos passageiros e a desinfecção das embarcações. A partir da década de 1930 o lazareto foi utilizado como base militar e presídio, tendo sido demolido nos anos 1950.
Rua do Abraão junto à Igreja de São Sebastião.
A Vila do Abraão tomou novo impulso a partir de 1993, quando foi inativado o presídio da Ilha Grande em Dois Rios.

Significado do Nome:


Aniversário da Cidade:


Gentílico:


População:

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um lugar charmoso, com clima tropical e total estrutura para quem deseja conhecer esta maravilha do Rio de Janeiro.

Clima:

Quente e Úmido

Temperatura Média:

23º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Acesso proibido de carros na Ilha Grande tanto como motocicletas. O acesso automotivo é restrito a Polícia Militar e serviços Estadual de Pesquisas da UFRRJ, ao todo circulam 3 carros.

O melhor acesso para quem parte do Rio de Janeiro é a Cidade de Mangaratiba de onde partem as Barcas para Abraão. Acesso pela pista litorânia até o Recreio dos Bandeirantes e Pedra de Guaratiba que leva a Rio-Santos (BR 101). Mangaratiba fica no KM 493 da Rio-Santos.

Localização:

Sul do Estado do Rio de Janeiro

Limites:

Bananal (SP), Cunha (SP), Mangaratiba, Parati, Rio Claro e São José do Barreiro (SP)

Acesso Rodoviário:

BR-101

Distâncias:

Da Capital:

157 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O principal porto da Ilha Grande é a Vila do Abraão. Considerada a capital, a pequena vila é o local de melhor infraestrutura da Ilha. Na Vila do Abraão está instalada a maioria das pousadas e do comércio, é o ponto de partida para conhecer a Ilha Grande.

Principais Pontos Turísticos:

Igreja São Sebastião

Visitar uma igreja construída em 1796, na Freguesia de Santana, bem como conhecer a igreja de São Sebastião, em Vila Abraão, é descortinar os meandros de uma cultura sob forte influência religiosa. Caminhar pelas ruas e praias de Vila Abraão é sentir descontração e conviver com a harmonia da natureza.
Passando pela Pedra do Elefante, pela praia Preta e por alguns riachos, são 15 minutos de uma gostosa caminhada à beira mar, para chegar às ruínas do antigo Presídio.

Praia do Canto

Localizada no lado direito da vila, é um ótimo lugar para se passar à tarde e começo de noite com seus bares a beira mar, com castanheiras que ao mesmo tempo em que embelezam o local, proporcionam uma sombra atraente, de onde se pode deliciar uma bebida gelada, com um saboroso petisco servidos nos bares do local. Praia para se admirar pelas suas águas calmas, onde em seu canto extremo é possível se fazer um mergulho de snocker, com sorte encontraremos tartarugas, arraias, diferentes estrelas do mar, peixes diversos, além de vários corais e algas marinhas, formando corredores perfeitos para mergulhadores de verão, iniciantes na prática, mais apaixonados pela natureza.  O conjunto de recifes de coral da Praia do Canto é considerado um dos mais bonitos da Villa do Abraão, pela sua variedade e coloração. Aqui estão reunidas formações de coral, principalmente devido à penetração de luz.

Praia Preta

A mais visitada do Abraão, a mais freqüentada por moradores a praia do dia a dia, por ser uma praia de fácil acesso. Uma caminhada tranqüila de 10 minutos do centro de Abraão, é possível admirar no caminho pelos paredões de pedras com vista para a baia do Abraão, Lages de pescadores, Pedra Rachada, e outra mais. A Praia Preta tem areia monazítica, considerada medicinal. Pequenas quantidades de tório e urânio em sua composição garantem o teor radioativo de seus grãos amarelados, marrons e negros, bom para curar artrites, nevralgias, doenças musculares e perturbações digestivas. Espalhada sobre as inflamações produz uma radiação que estimula os tecidos, favorecendo o fluxo sangüíneo na região afetada. Os médicos afirmam que não há qualquer problema quanto ao tempo que as pessoas devem ficar em contato com com a areia, pois o nível de radiação é muito baixo. No caminho da Praia Preta, aproveite para ver a Pedra do Corisco, que assim se chama por conta dos antigos, que diziam que um raio cortou a pedra durante uma tempestade.  Ao se chegar na Praia Preta outro presente da natureza é o rio que deságua nela com água doce abundante e gelada, ótima para a saída da praia.

Festa de São Pedro


A tradicional Festa de São Pedro, comemorada no dia 29 de junho, é um espetáculo de beleza e religiosidade. Os barcos enfeitados com bandeirinhas e folhas de palmeiras conduzem as imagens dos santos da Igreja de São Sebastião, que são embarcado no cais do Abraão e percorrem toda a bela enseada. Na dianteira o Tenente Loreti, barco símbolo da Ilha, leva a imagem de São Pedro é seguido por um bom número de embarcações de todo o porte, desde a simples canoa até o mais vistoso saveiro. Muita emoção e alegria com os fiéis entoam cantos e rezas, enquanto fogos de artifícios saúdam o santo pescador, padroeiro de todos aqueles que fazem do mar seu meio de sustento.

Festa do Padroeiro

Inicia o calendário festivo da Ilha Grande, logo no dia 20 de janeiro. É o dia de São Sebastião, o Padroeiro da Vila do Abraão! A festa consiste de novenas, missa, procissão e diversão para todas as idades. As novenas são nove noites de ladainhas e no dia 20 há procissão com a imagem do Santo pelas principais ruas e praias, missa na Igreja do São Sebastião, encerrando com festa no largo, em frente à igreja, animada por banda e fogos de Artifíco. Logo que os primeiros raios da manhã surgem por trás das montanhas da Vila do Abrão, a salva de tiros de morteiros anuncia o raiar de um dia especial para a comunidade! O ponto máximo da festa é a procissão que percorre toda a extensão da Vila, seguida por inúmeros fiéis e acompanhada por uma bandinha que decora musicalmente os cânticos e rezas que se seguem. Quando da existência do presídio na Ilha, os detentos formavam uma bandinha que acompanhava também a procissão e os mesmos tinham direito a participar da festa.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

- Festa de São Sebastião

Fevereiro

- Carnaval

Abril

- Semana Santa

Maio

- Regata pela Preservação da Ilha Grande

Junho

- Festas Juninas

Julho

- Festival de Música e Ecologia

- Arraial

Agosto

- Festival de Cartoons

Setembro

- Festival de Frutos do Mar

Outubro

- Torneio de Xadrez

Dezembro

- Natal e Reveillon

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS - VILA DE ABRAÃO

E-mail:

Telefones: (24) 3377-8311 / 8388

Sites: http://www.angra.rj.gov.br/asp/index.asp

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

Aeroporto de Angra dos Reis-RJ:

(24) 3365-0355 / (24) 3365-4073 (24) 3365-8863

Auto Viação Costa Verde:

(24) 3365-1750

Auto Viação Útil:

(21) 3907-9000 / (32) 3215-2783 / (31) 3419-4646

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://ilhagrande.org/Vila-do-Abraao

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO DE NOTAS E 1º OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (24) 3367-1466

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Abraão

lugar muito show de bola, com uma natureza muito exuberante
Por: jose manoel silva da costa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Abraão

Envie seu comentário sobre Abraão

banner