Telêmaco Borba

Telêmaco Borba-PR
banner

Bem-vindo a Telêmaco Borba!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Telêmaco Borba, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Telêmaco Borba, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 700m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 56.636 habitantes. A área total de Telêmaco Borba é de 1.386,8km², e sua densidade demográfica é de 40,84hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Telêmaco Borba-PR é 84260-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Telêmaco Borba

 

Roteiros do Brasil

Região Campos Gerais Paranaense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1941, o então Presidente Getúlio Vargas, geria um estado muito dependente de importações. A II Guerra Mundial alvoroçava o mundo e a compra de produtos estrangeiros estava tornando-se escassa e cara. Notou-se então que o país deveria ser auto-suficiente na produção de diversos itens, dentre eles, o papel.
A fabricação de papel ficou ao encargo de industriais que instituiriam as Indústrias Klabin do Paraná Papel e Celulose S/A. O risco de implantação era grande visto que o projeto de construção era para o sertão do Paraná, onde não haviam casas, e nenhum quilômetro de estradas de rodagem, entretanto, havia uma vantagem, a existência de grande volume de matéria-prima para a fabricação de papel.
O primeiro núcleo operacional, com a função de criar a infra-estrutura da fábrica de papel, fixou local na região central da Fazenda Monte Alegre e recebeu a denominação de Lagoa. As primeiras atividades realizadas foram obras macadamizadas, que possibilitaram, entre outros objetivos, a construção de uma usina hidrelétrica que forneceria energia às vilas e à fábrica. Essa hidrelétrica recebeu o nome de Mauá. Além da construção da usina houve a necessidade também da construção de um aeroporto, com pista de 950m, na época um dos maiores do Paraná, contava com um serviço aéreo regular entre São Paulo, Monte Alegre, Curitiba e vice-versa, pelos serviços aéreos Cruzeiro do Sul.
A construção da unidade de fabricação de papel situava-se a 13 km da Lagoa, as margens do Rio Tibagi e Harmonia. Logo em seguida foi construída uma barragem no rio Harmonia com capacidade de 5.000.000 m³ de água limpa, garantindo o abastecimento de água na indústria.
Como conseqüência de todo este empreendimento, houve uma verdadeira expedição ao interior do Paraná.
Em 1947, chegou a Monte Alegre como diretor administrativo das IKPC, Horácio Klabin, que determinou a alteração do mapa do Estado do Paraná, na região Sul do Brasil, construindo uma nova cidade, pois já existiam vários núcleos habitacionais na fazenda de Monte Alegre e para a Indústria era muito oneroso manter todo este pessoal dentro da fazenda que também já não atendia a demanda por mais habitações. Observou-se ainda, que começaram surgir moradias clandestinas do outro lado do rio. Iniciou-se então, do lado oposto à fábrica com relação ao rio Tibagi o loteamento de 300 alqueires de terra, esse loteamento chamou-se Mandaçaia e mais tarde foi batizado com Cidade Nova.
Foi obra também de Horácio Klabin a construção do Bonde Aéreo que daria meio de transporte fácil e barato aqueles que trabalhavam na fábrica.
Entre os anos de 1960 até 1964, ocorreram discussões a favor da emancipação da Cidade Nova de seu município de origem, Tibagi. Mas, somente em 21 de março de 1964 o procedimento foi sancionado pelo então governador Ney Aminthas de Barros Braga. Eessa lei deu origem então ao município de Telêmaco Borba, tendo como prefeito Péricles Pacheco da Silva.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

telêmaco-borbense

População:

65.797 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Telêmaco Borba, uma bela cidade com belos locais para conhecer. Confira!

Clima:

Subtropical Úmido Mesotérmico

Temperatura Média:

22º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Centro Oriental Paranaense  

Limites:

Tibagi, Imbaú, Ventania, Curiúva, Figueira, Ortigueira.  

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-255 (Rodovias João Mellão, Eduardo Saigh e Jurandir Siciliano) / BR-272 / PR-151 / PR-422 / BR-272 / PR-160 

Distâncias:

Da Capital:

246 Km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Teleférico 

Sustentados por cabo de aço, os dois veículos percorrem um vão liver de 1318m e 76 m acima do rio Tibagi.
 
Parque Ecológico Samuel Klabin

Área de 11.196 hectares, dos quais 7883 saõ de florestas naturais.
 
Trilhas Ecológicas
    
Fonte do Tito 

Fonte natural e é muito procurada para consumo.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA: MUNICIPAL DE TELÊMACO BORBA

E-mail: [email protected]

Telefones: (42) 3271-1000

Sites: http://www.telemacoborba.pr.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail: [email protected]

Telefone: (42) 3271-1000 

Estação Rodoviária de Telêmaco Barbosa:

Telefone: (42) 3272-1494

Empresa de Ônibus da Região:

Princesa dos Campos Transportes S/A.

SAC: 0800-421000

http://www.princesadoscampos.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS:
 
Tv. Reinaldo Martins de Oliveira, 45 - Bairro: Centro 
Telêmaco Borba-PR - CEP: 84261-710
 
E-mail:
[email protected]
 
Telefone:
(42) 3272-1006

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 11h e das 13h às 17h
 
Área Abrangência:
Município de Telêmaco Borba e Imbaú
 
Atribuições:
Registro de Imóveis.
 
OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS:
 
Rua Reginaldo Guedes Nocera, 120 - Bairro: Centro   
Telêmaco Borba-PR - CEP: 84261-970
 
Telefone:
(42) 3272-1638 Fax: (42) 3272-1006
 
Atribuições:
Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

Dayenne Proença Mesquita (Telêmaco Borba, 23 de setembro de 1985)

É uma atriz brasileira.

Marcos Camilo (Telêmaco Borba, 31 de julho de 1973)

É uma atleta paraolímpico brasileiro, especializado em levantamento de peso.
Nascido em Telêmaco Borba, interior do estado do Paraná, a 240 km da capital Curitiba, é o quarto dos cinco filhos de Alcides Alves Camilo e Maria de Lourdes Pitikwak Camilo.
Marcos começou a ter interesse pelo esporte desde cedo, disputando modalidades como handebol e futsal pelos colégios estaduais. No dia 15 de novembro de 2005, deparou-se com um de seus maiores desafios ao sofrer um acidente no início da noite quando transitava com sua moto no centro de Telêmaco Borba. Com a vida preservada e com a mente equilibrada, ele passou a se movimentar por meio de cadeira de rodas, se dedicando ao esporte e defendendo as causas dos deficientes físicos. Marcos hoje é uma referência em sua categoria, principalmente pelo levantamento de peso.
 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Telêmaco Borba

ñ conhenço essa cidade pesoalmente mais tenho uma amiga que mora ai e olhei as fotos fiquei encantando pela a cidades um abraço
Por: santos

esta cidade faz parte do meu paraná; por isso é muito linda e gostaria de conhece-la um dia..........
Por: ana cristina de macedo

conheci a cidade de telêmaco borba e amei ,andei de bondinho nossa q delícia de cidade. quero ir mais nesta cidade do meu paraná. beijos todos desta cidade encantadora.
Por: ana cristina macedo

Eu, estive com meus primos e minha tia e meu tio Geraldo nesta Praça.
Por: Mrciakuchiniski

CIDADE CALMA, TENHO PARENTES EM TELÊMACO...VALE A PENA CONHECER.
Por: LUANA

Amei essas imagens,em breve irei morar nesta cidade,e já estou curiosa por saber como é este local de muito verde e belas paisagens.Parabens por este maravilhoso lugar.Gostaria de saber a quantidade populacional.Mas desde já meu muito :Obrigada.
Por: Daiane santos ribeiro

boa tarde moro em sp e visitei essa cidade passei o reveion ai adorei muito bomfui visitar minha amiga andreia ela è fisioterapeuta em telemaco valeu a todos andei de bondinho valeu a todos obrigada pelo carinho bjs
Por: sueli

telemaco borba e uma cidade maravilhosa alem e muito linda!!
Por: alessandra

cOMO NÃO CONHECERIA ESTE LUGAR MARAVILHOSO.. EU NASCI LÁ! AMO ESTE LUGAR..
Por: Julie

ola.. trabalhei em telemaco borba em 1999/2000 na empresa papeleira klabin, a empresa que eu trabalhava na época chamava FIELDBUS..hoje estou em portugal a tres anos e meio, mas tenho otimas lembranças das pessoas, dos locais e das noites em tb..sempre pensei em voltar lá rever muitos amigos que lá fiz e tambem reencontrar umas amigas como a luciana loirinha, a vanessa a fabiana..enfim foi muito bom os oito meses que passei por lá!!! grande abraço a todo o povo de telemaco borba.
Por: zoca kuster

Guardo nas "relembranças" sete anos que viví em Telêmaco. Voltei de lá na década de 1980. Trabalhei na Klabin de Papel e Celulose, estudei em dois colégios da cidade e deixei muitos amigos. Não volto mais por lá, porém foi um pedaço de minha vida.
Por: Ennio Gomes

eu moro em sao paulo mais minha cidade e ai em telemaco minha familia mora todos ai essa cidade e maravihosa minhas ferias com sertesa ex tarei ai o mes q vem bjs minha cidade maravihosa
Por: adriana de fatima goncalves

Como não poderia falar bem desta cidade, nasci e morei lá,hoje moro em Curitiba,mas parte de nossas férias passamos em TB,na época de natal esse lugar fica fantastico.Abraço pra toda galera......
Por: Omar Luiz

Conheço Telêmaco Borba no Parana, cidade muito hospitaleira, que recepciona muito bem seus visitantes, tem ótimos hoteis e varios pontos para fazer as refeições diarias, alem de varias atrações turisticas, se tiver oportunidade, vai la, abraços
Por: Marcel Ferraz

nasci em Telêmaco e gosto muito dessa cidade,tenho orgulho de ser telemacoborbense,hoje moro em Curitiba,mas sempre que possivel vou para TB .....
Por: michele rodrigues

vi as fotos achei muito linda essa cidade.meu marido esta ai no rodeio.somos de Bom Jesus rs.
Por: mara camargo

muito bonita a cidade as margens do rio tibagi sao muitos legais
Por: alessom

vivo aqui a 29 ano e é um otimo lugar p se viver e trabalhar,temos varias atações turisticas (rio, bonde aérea. grutas ,klabim,pesca etc
Por: dirceu bagatelli

amo telemaco, tenho 53 anos, merei 4 anos fora, amo tudo que temos aqui, pois sou realizada em tudo que sonhei,fui boia fria, com muito orgullho participei de cada fase da crescimento de telemaco, hoje sou professora com pós graduação sou diretora de um escola de educação infantil.
Por: terezinhadossantos

Telêmaco é um lugar onde nasci e cresci, apesar de estar morando em outra cidade eu não esqueço meu verdadeiro lar.
Por: Miguel

Tenho muita vontade de conhecer Telêmaco Borba porque,meu irmão mora nesta ciade mas,pelas fotos já fiquei encantada.
Por: Silvana

Morei ai a + - 45 anos atras,tenho saudade daquela época da minha infancia.O lugar é muito progressista e bom de morar.
Por: ediclei

concerteza conheço Telêmaco, fui criada aí e vim p São Paulo há +/-28 anos, mas nunca me esquecerei minha vida nesta cidade, minha infancia e parte da minha juventude. Minhas escolas e meus amigos . Espero retornar breve ao menos para matar a saudade daquela que considero como minha cidade!!!
Por: Clara Piassi

conheço telemaco borrba ja morei la mas eu nao sei se fico ai se fico aqui mas sabe tem muita matas e importante para tem a hipica que e super legal acho que vou pensar serio em voultar.
Por: cecy

bonita cidade, pretendo voltar p/ meu estado e estou em duvida se volto a morar em londrina ou telemaco. tem uma grande empresa de papel em telemaco, onde poderia eu trabalhar. gostei das fotos cidade muito aconchegante.
Por: osmar manoel

estiva em telemaco borba por um minimo periodo de um mes,mas foi suficiente para apreciar a beleza desse lugar.A cidade e maravilhosa,tem um otimo comercio muito bem desenvolvida e de povo acolhedor,de lugares encantadores.....e a cidade que possui uma das maires industrias de celulose do pais e que com certeza tera tambem uma das maiores usinas hidreletricas ,as quais eu tive o imenso prazer de visita-las.sem duvidas e uma cidade que terei o prazer de visita-la mais uma vez....
Por: cecilia maria alves lucena

Esta cidade é uma das mais importantes em minha vida ! vivi aí 20 anos,trabalhei C.Pernambucans 6 a., conviví c/muitos amigos de infância, joguei e tive time futebol chamado (Juventude)fut.salão,estudei Grupo Esc.Cidade Nova hoje DECAS, foi tamb.GRUPO ESC.LEOPOLDO MERCER, SAUDADES SÓ QUE NOS RESTA DE UM PASSADO NÃO TÃO DISTANTE, um abraço à todos que lerem este coment. NENÃO...............
Por: ANTONIO ADEMIR LEONARDO ( Nenão)

adoro telemaco sou do nordeste passei dois aqui vou morre de saudade bjss.
Por: patricia

Ah, se conheço Telêmaco Borba! Cresci lá, naquela cidade de muitas lembranças, denominada "Cidade do Papel". Quando vi a Fonte do Tito me deu até uma tristeza. Aquele homem, Francisco Maria Quadrado o "Tito" como era chamado, não era para ter morrido ainda, mas, se foi de desgosto por causa de um Pastor sem muito conteúdo e queria vender a Igreja Adventista "Pioneira", localizada na Avenida Paraná, 150, que fica a mercê de todos e desejava mudar para a Avenida Kennedy, escondida de todos. Como ele cuidava daquela Igreja como uma noiva, com muito amor e carinho,sofreu um baque com as discussões e teve um enfarto fulminante e despediu-se desta vida, deixando os membros daquela Igreja órfãos. Ah, mais Deus é muito grande! AIgreja não fechou suas portas e progrediu novamente. Muitos falsos cristãos se mmudaram para a outra Igreja. Mas a da Avenida Paraná continua evoluindo com a graça de Deus que é Pai e não ´r padrasto. Muito obrigada pela atenção. urora
Por: Aurora Alves Pereira

telemaco é tudo de bom! amo essa cidade,morei em telemaco 24 anos,hoje moro fora,minha familia ainda mora em TB sempre que posso vou visitar eles e curtir tudo que TB tem pra me oferecer,passear no bonde aereo,visitar a igreja Matriz,passear na harmonia e no parque ecologico é tudo de bom. Telêmaco Borba eu te amo...
Por: aline aparecida lucas

Morei por alguns anos em T.B.,tive meu filho nesta cidade,e tbém trago comigo belas recordações de um povo hospitaleiro,e receptivo,e amigos q até hoje mantenho contato,meu esposo é da terra,é verdade q dizem q quem bebe da agua desta cidade não esquece.Q Deus abençõe Telemaco Borba..
Por: lopreni machado

eu amo telemaco borba é a minha terra que eu nasci esta cidade esta cidade esta muito lindo linda
Por: josiane ferreira

eu adorei tb sou do rio grande do sul fiz muitas amizades ai ja estou com saudades espero o ano q vem voltar um abraco a todos do tamanho do rio grande
Por: marcos cunha

Nasci em Figueira - PR, mais moro em TB minha vida inteira, minha city que nunca vou abandonar... Venha conhecer!!!
Por: Tonho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Telêmaco Borba
Fundação:
1963
Altitude:
700m
População:
56.636 habitantes
Área:
1.386,8km²
Densidade Demográfica:
40,84hab/km²
CEP:
84260-000

Envie seu comentário sobre Telêmaco Borba