Saudade do Iguaçu

Saudade do Iguaçu-PR
banner

Bem-vindo a Saudade do Iguaçu!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Saudade do Iguaçu, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Saudade do Iguaçu.

Informações de Saudade do Iguaçu

 

Roteiros do Brasil

Região Sudoeste do Paraná

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A ocupação da localidade de Saudade do Iguaçu iniciou em 1954, quando a Companhia Brasileira de Viação e Comércio-BRAVIACO S.A., abriu uma picada até chegar a um pequeno planalto. No ano seguinte, um pioneiro formou uma roça e a partir daí começaram a chegar os primeiros moradores. Estes colonos, vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina deram início ao plantio de feijão e milho e à criação de suínos para consumo próprio. Em Saudade do Iguaçu, encontra-se a usina hidrelétrica de Salto Santiago. Criado através da Lei Estadual nº 9914, de 14 de março de 1992, foi desmembrado de Chopinzinho. O rio Iguaçu é um afluente do rio Paraná e é o maior rio do estado do Paraná, Brasil, formado pelo encontro dos rio Iraí e rio Atuba na parte leste do município paranaense de Curitiba junto a divisa deste com os municípios de Pinhais e São José dos Pinhais.
O curso do rio segue o sentido geral leste/oeste com algumas partes servindo de divisa natural entre o Paraná e Santa Catarina, bem como em certo trecho do seu baixo curso faz a fronteira entre o Brasil e Argentina (província de Misiones). 

Significado do Nome

O termo Iguaçu na língua guarani, deriva de ygu (água, rio) e asu ou açu (grande), significa literalmente água grande, ou seja, rio de grandes águas. Em espanhol, adoptou-se oficialmente a grafia Iguazú. Porém, etimologicamente é errado escrever Iguazú com a consoante z, devendo antes ser escrito Iguaçu ou Iguasú. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

saudadense

População:

5.007 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Sub-tropical úmido mesotémico, com verões quentes e geadas pouco freqüentes. com tendência de concentração das chuvas no meses de verão, sem estação seca definida. 

Temperatura Média:

A media das temperaturas dos meses mais quentes é superior a 22° C, e a dos meses mais frios é inferior a 18° C. 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região Sudoeste no Estado do Paraná 

Limites:

Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu e Sulina. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

412 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Barragem Salto Santiago 

Lago Salto Santiago

Atrativos

Os desníveis do rio Iguaçu, fizeram aparecer este grande número de quedas dágua, e fez este rio ser um dos maiores rios brasileiros na contribuição da geração de energia elétrica. Existem no seu percurso cinco represas para aproveitamento hidroelétrico. São elas:  1) Usina Gov. Bento Munhoz da Rocha Neto, município de Pinhão, capacidade de geração de energia 1.676.000 KW; 2) Usina Gov. Ney Aminthas de Barros Braga, município de Mangueirinha, capacidade de geração de energia 1.260.000 KW; 3) Usina Hidrelétrica de Salto Caxias, município de Capitão Leônidas Marques, capacidade de geração de energia 1.240.000 KW; 4) Usina Hidrelétrica de Salto Santiago, município de Saudade do Iguaçu, capacidade de geração de energia de 1.332.000 KW; 5) Usina Hidrelétrica de Salto Osório, município de Quedas do Iguaçu, capacidade de geração de energia de 1.050.000 KW. 

Usina Hidrelétrica de Salto Santiago

A Usina Hidrelétrica de Salto Santiago (UHSS) está localizada no estado do Paraná, no município de Saudade do Iguaçu (a 40 km de Laranjeiras do Sul), no rio Rio Iguaçu tem uma capacidade instalada de 1.420 MW.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Março
 
- Fest` Iguaçu - Abertura, Gincana Municipal, Final do Festival Municipal e Banda Zatter
Praça da Igreja Matriz - 19 horas
 
- Fest` Iguaçu - Café Colonial, Gincana Municipal, Show com Vilmar & Zé Luiz, Show com Eric & Matheus e Banda Zatter
Praça da Igreja Matriz - 6 horas da Manhã
 
- Fest` Iguaçu - Mateada, Missa, Almoço Churrasco, Gincana Municipal, Show Gospel Canarinhos de Cristo e Show com Banda Flor da Pele.
Praça da Igreja Matriz - 7 horas da Manhã

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SAUDADE DO IGUAÇU

E-mail: [email protected]

Telefones: (46) 3246-1166 - Fax: (46) 3246-1211

Sites: http://www.saudadedoiguacu.pr.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

Av. Iguaçu, s/n - Bairro: Centro    
Saudade do Iguaçu - PR - CEP: 85568-000
 
Telefone: (46) 3246-1250

Horários: De 2ª a 6ª feira,das 8h30 às 11h e das 13h às 17h.
 
Área Abrangência: Municipio de Saudade do Iguaçu.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.interlegis.gov.br

http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

 

 

Comentários de Saudade do Iguaçu

eu amo d+++++++++++++++++++++++++++++++++++ essa çidade adoro morar ai um beijo a todos esses saudadenses
Por: everton francisco wambommel

a usina hidreletrica é simplesmente linda, adorava pescar quando era permitido, morava ai, agora moro em joinville sc é uma cidade maravilhosa
Por: jocenir lourenco

eu amo d+++++++++++++essa cidade nacsi e vivi nessa cidade até 22 anos hoje moro em sao paulo mas nunca esqueço esse paraíso adorava pescar saudade do iguaçu é sem comentarios é linnnnnnnnnnnda d+++++++++
Por: joanir lourenço de carvalho

conheço sim e amo esse lugar. infelizmente tive de mudar de cidade . mas adoraria voltar a morar em Saudade do Iguaçú. ela é cheia de belezas naturais e tem um povo maravilhoso!
Por: Delma Borges do Amaral

Nossa, e como conheço.... morei 18 anos da minha vida ali..... as pessoas são o máximo, a comida é ótima.... sempre q posso retorno e revejo tudo q a cidade tem de melhor.....
Por: Lilian

adoro saudade do iguaçu o meu tio tem uma kawasaki ninja e nos vamos pescar na usina todo o domingo na nossa casa eu pesquei um dia uma carpa de 21kg é verdade eu moro do lado do supermercado são miguel em saudade do iguaçu meu tio é conhecido como vande bett
Por: daniel

Eu nasci e morrei em saudades até os meus 13 anos, amo esta cidade, e ainda espero voltar ai... mil beijinhos, minha terra natal.
Por: claudete

quen comviveu en saudades quen pasar por ai nunca mai esqueçe nao morro mais ai a 15 anoz mas amo saudades parrabens saudades tiamo
Por: francisco talgatti

tudo di bom o povao emaravilhioso usina eo alagado do iguaçu e cartao postal
Por: francisco talgatti

Conhecer ,pouco seria dizer.Amo passar ai,lembrar dai foi um tempo maravilhoso bjos povo de Saudade.
Por: Marta Borges

ótima cidade para se viver,curtir a vida,com um rio maravilhoso.minha familia toda mora nesta cidade quando surgir uma oportunidade volto pra la correndo.
Por: VALDOINO CARLOS AIMI

GOSTEI MUITO DESSA CIDADE!PORQUE E CALMA PEQUENA E UM POVO DIFERENTE. MAS O QUE EU MAIS GOSTO AQUI E A IGREJA DEUS E AMOR! DAQUI UM POVO CHEIO DE UMCAO PODER E OUSADIA UM POVO SUBLIME DE +++
Por: DANIEL SUTIL

Olá,cresci nesta cidade,fiquei até os meus 15 anos estou impressionada como evolui,fazem 11 anos que sai daí meus pais moram ainda aí mas com toda essa evolução pretendo visitá-la logo.
Por: Elis Muller

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Saudade do Iguaçu

Envie seu comentário sobre Saudade do Iguaçu

banner