São Jorge do Oeste

São Jorge do Oeste-PR
banner

Bem-vindo a São Jorge do Oeste!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em São Jorge do Oeste, informações e fotos da maravilhosa São Jorge do Oeste. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em São Jorge do Oeste, recomendadas por internautas.

Informações de São Jorge do Oeste

Roteiros do Brasil

Região Sudoeste do Paraná

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Criado através da Lei Estadual nº 4730, de 24 de junho de 1963, e instalado em 23 de novembro do mesmo ano, foi desmembrado de São João.

Iniciou-se a colonização da Fazenda São Jorge com seu proprietário José Rupp no ano de 1953/54. Área de mata fechada com aproximadamente vinte e quatro mil hectares, denominada como parte da Gleba "chopim".

No ano de 1958 iniciou a migração de colonos oriundos do Estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul descendentes de italianos e alemães, adquirindo colônias a preços baixos e a longo prazo, o local se desenvolvia rapidamente favorecido pelos solos de alta fertilidade e as matas abundantes. Em 1959 foi aprovada a planta da cidade.

Em 1962 foi elevada a característica de Distrito Administrativo pertencendo ao município de São João. Em 24 de junho de 1963, foi elevada a categoria de município.

Assumiu como primeiro prefeito em 23 de novembro de 1963 o Sr. Ari Francisco Hupp. A atual administração é a oitava.

A economia baseia-se na exploração da criação de gado de corte e leite, frangos de corte, suínos, milho, trigo, feijão, soja. E nos últimos anos o turismo com os Lagos do Iguaçu, que hoje tornou-se um pólo turístico do Sudoeste do Paraná. Duzentos e quarentas e sete casas de alto padrão foram construídas às margens do lago e outras dezenas estão sendo construídas. O ponto de encontro da família Sudoestina para prática de esportes náuticos, lazer e turismo ecológico.

Significado do Nome


Aniversário da Cidade

23 de novembro

Gentílico

são jorgense

População

9.085 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Venha desancansar e desfrutar dessa cidade!

 

Clima

Clima Subtropical

Temperatura Média

19°C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Município da Região Sudoeste no Estado do Paraná

Limites

Norte:Quedas do Iguaçu;
Sul:Verê;
Oeste:Dois Vizinhos;
Noroeste:Cruzeiro do Iguaçu

Acesso Rodoviário


Distância

Da capital

484 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

LAGOS DO IGUAÇU

Os Lagos do Iguaçu surgiram com a construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Salto Osório, obra empreendida pela Eletrosul a partir de 1970. Em 1975, nos meses de junho e julho, surgia o lago cobrindo centenas de alqueires de áreas cultiváveis com pastagens, e matas nativas com árvores como angico, canafístola, guajuvira, grápia entre tantas outras que existiam com fartura na região ficando tudo no fundo do lago, que em alguns locais chega a 90 metros de profundidade.

Se a natureza perdeu de um lado, por outro, recebeu o lago, uma obra de arte a serviço do homem. Ali, os moradores e visitantes mantém um convívio diretamente com a flora e a fauna.

O "recanto do sossego" como era chamado no início os Lagos do Iguaçu registra histórias como a do "caixão", ponto de convergência das águas, que provocava medo, mistérios e traduzia um desafio aos pescadores.

O imponente Alagado do Iguaçu, com um bilhão, 270 milhões de metros cúbicos de água, é habitado por um invejável cardume de peixes: traíra, jundiá, cascudo, pintado, tilápia, carpa, lambari e perna de moça, hoje uma fonte de renda para muitas famílias e uma alternativa alimentar para a região.

O clima quente, sem geadas, permite aos visitantes desfrutar do calor, durante o período de verão e fugir do rigoroso frio do inverno.

A convivência com a flora, ali estão presentes o marfim, cabriúva, canela, uva do japão, ariticum, rabo de bugio, angico, chá de bugre, abrigos naturais para a rica fauna é harmoniosa.

O camping para os turistas

A 18 quilômetros da cidade de São Jorge D'Oeste, os Lagos do Iguaçu têm uma estrutura para bem receber os turistas. O camping, organizado e explorado mediante normas impostas por uma disciplina de modo a conciliar os desejos da natureza e do homem, por famílias pioneiras como a de Evaldo Wust e Nadir Reser que chegaram na região em 1961.

O turista pode contar com chalés, áreas arborizadas, mesas para refeições, mesas para jogos, churrasqueiras, bar, campo de futebol suíço, água potável de poço artesiano, ajardinamento, banheiros, trapiches para embarcações, posto telefônico, calçamentos e eletrificação. A municipalidade também executa serviços de limpeza no local e coleta de lixo. O local possui um moderno centro de convenções, com mais de 2.000 metros de área construída, "destaca o município, e é referencial para todo o Estado".

Ao longo da margem do Rio Iguaçu, estão mais de 300 residências e o Palácio das Convenções que tem capacidade para 500 lugares, 12 salas, refeitório e dependências.

RESIDÊNCIAS

Os Lagos do Iguaçu possuem hoje em torno de 400 propriedades particulares. São famílias que ali residem e de pessoas que resolveram investir, comprando terreno e edificando moradias para passar momentos de descontração com os amigos e as famílias. Nos finais de semana, os lagos se transformam numa cidade. Cerca de 5.000 pessoas em média, em época de temporada, lá vão para descansar, andar de barco, para um banho nas águas do lago e pescar.

Quem é adepto de esportes aquáticos tem em São Jorge D'Oeste , uma das melhores opções de lazer, com toda infra-estrutura, montada e funcionando o ano todo, com duas prainhas e uma ilha que oferecem lazer e descanso para os turistas.

Uma verdadeira cidade surgiu as margens do lago.

Os Lagos do Iguaçu é um dos pólos turísticos da região sudoeste do Paraná. Nos finais de semana o local é ponto de descontração para centenas de pessoas.

PORTAL

Localizado no centro da cidade, anexo ao mercado do produtor, construído para destacar a cidade como local turístico, teve sua inauguração no dia 08/01/99.

O portal ficou sendo o cartão de visitas da cidade com um belo jardim que impressiona quem por ali passa. O projeto elaborado pelo DEPAMA, e fortalecido pela secretaria que modernizou a obra.

Principais Pontos Turísticos

Ilhas

  • Ilha do Vasco: localizada no Rio Iguaçu, a jusante da represa Salto Osório, a 28 km da cidade, com um morador e área de matas, medindo aproximadamente 5 ha.
  • Ilha do Guarda: localizada na represa de Salto Osório, no Rio Iguaçu, a 35 km da cidade, com um morador, composta de matas nativas, medindo aproximadamente 14 ha.
  • Ilha do Gildo: localizada na represa de Salto Osório, no Rio Iguaçu, a 24 km da cidade, possui acesso asfáltico de 20 km e estrada cascalhada com extensão de 4 km, área de pastagem, contando 51 casas de veranistas de alto padrão, iluminação pública, estradas internas com água potável, aberta a visitação, atrativo principal turismo de temporada e náutica, medindo aproximadamente 22 ha.

Hidrografia

O Município de São Jorge D'Oeste possui duas áreas de relevante interesse turístico náutico:

  • Área do Rio Chopim: o local possui um camping, onde se desenvolve a visitação pública, dispõe de lanchonete, acesso asfáltico, luz e outras infra-estruturas. O Rio Chopim tem bom potencial para pesca, algumas corredeiras e, com a construção da hidrelétrica de Salto Caxias no Rio Iguaçu, ocorreu o represamento de seu afluente, ampliando assim os atrativos turísticos da área.
  • Área do Rio Iguaçu: localizado na represa da Hidrelétrica de Salto Osório, sendo destacada a área de maior potencial turístico do Sudoeste do Paraná, onde população regional constrói residências de alto padrão, o poder público investe em infra-estrutura, os proprietários de áreas lindeiras e represa subsista do turismo, estão instalando duas áreas de camping com praias artificiais, restaurantes, lanchonetes, mercados, chalés, campo de futebol, etc.
  • Lagos do Iguaçu: localizado no Distrito Lagos do Iguaçu, 23 km da cidade, sendo 20 km de acesso asfáltico e 3 km de estrada cascalhada com projeto de asfaltamento, a vegetação predominante é de pastagens com árvores de sombra, no outro lado da represa, vegetação integral de mata nativa. A vila possui: 247 casas, sendo 135 casas de alto padrão de construção e 112 casas de médio padrão, a maioria destas casas são ocupadas no período de verão e seus proprietários residem nos municípios da região, principalmente em Pato Branco (90 km) e Francisco Beltrão (60 km). As propriedades possuem trapiches de acesso ao lago, embarcações, ajardinamento e muito conforto. A Prefeitura Municipal de São Jorge D'Oeste presta investimento em estradas, iluminação, preparo de terrenos, publicidade, e com um Plano Diretor que normatizará a ocupação do lago. A visitação é aberta e no período de verão milhares de pessoas freqüentam os campings e marges da represa, principalmente nas prais artificiais.
  • Praias Lacustres: na represa de Salto Osório, no Distrito Lagos do Iguaçu, existe uma Praia Artificial de 300 metros na vila Rezer, com águas límpidas e muito freqüentada, com camping, bar e restaurante. Está em construção outra praia artificial na vila Wust, com 200 metros, com camping, bar e restaurante, telefone, mercado, local onde milhares de pessoas freqüentam no verão.

Quedas d'Água

  • Salto Miguelinha: localizado no Rio Chopim a 26 km da cidade, sendo 22 km pavimentado e 4 km de estradas cascalhadas, medindo 12 metros de altura, e o rio com 180 metros de largura, área aberta a visitação.
  • Salto Saltinho: localizado no Rio Saltinho, no Distrito Lagos do Iguaçu, a 18 km da cidade, sendo 15 km pavimentados e 3 km cascalhados. O rio tem 6 metros de largura e 25 metros de queda. Área aberta a visitação.
  • Propriedade de Ernesto Winiarski: localizada na Linha São Sebastião, distante 23 km da cidade, sendo 15 km pavimentados e 8 km de cascalho, junto a represa de Salto Osório, água mineral e termal, com luz, bela paisagem natural e o principal atrativo é a água mineral.
  • Propriedade de Valdemar Martins: localizada a 1 (um) km do centro da cidade, junto à rodovia PR 475, com ótima infra-estrutura, potencial de uso econômico da água pela sua qualidade, o local é freqüentado por animais silvestres em busca de água saudável.
  • Propriedade de Armelindo Mezzaroba: localizada na Linha Lambedor, distrito Lagos do Iguaçu, próximo à represa e à vila turística. Bela paisagem da represa e água mineral de ótima qualidade.

Parques

  • Parques Municipais: área preservada no centro da cidade, com 3,14 ha de mata nativa, com angicos, canelas, araucárias, loros guajuvira, cedros soitas e diversas outras, acesso por ruas calçadas, com churrasqueiras, mesas, pavilhão para festas, banheiros. Está aberta à visitação, sendo muito freqüentada pela população.
  • Perobal Parque Ecológico: área que está em projeto a viabilização dos recursos para implantação do Projeto Ecológico, necessitando da importância de U$ 167.924,53 (cento e sessenta e sete mil, novecentos e vinte e quatro dólares e cinqüenta e três centavos), para aquisição e implantação do Parque. Área de 27 ha, contando a última reserva de matas onde predomina a Peroba-Rosa (Aspidosperma polyneuron) da região Sudoeste do Paraná, localizada a 8 km da cidade, ao lado do asfalto. Visitação permitida em parte da área, de 2,42 ha. Será melhorado o Centro Comunitário e a área de lazer e visitação.

Grutas

  • Gruta Lagos do Iguaçu: localizada no Distrito Lagos do Iguaçu, a 25 km da cidade, com 20 km de asfalto e 5 km de estrada cascalhada, bosque implantado e futura praça com capela, visitação aberta ao público, muito freqüentada aos finais de semana.
  • Gruta Nossa Senhora dos Pobres: localizada a 5 km da cidade, com estrada cascalhada, com matas secundárias e uma capela freqüentada por romeiros.

Área de Caça e Pesca

O Município de São Jorge D'Oeste é privilegiado em locais para pesca, sendo drenado por dois grandes rios, Chopim e Iguaçu, com excelente potencial para pesca.

  • Rio Chopim: apresenta corredeiras e tem um bom potencial para pesca, como Cascudos Preto, Carpas, Bagres, Lambari, Surubim, Pintados, Mandis, Tilápia, Traíras, Pernas de Moça e muitas outras espécies.
  • Rio Iguaçu: à jusante da hidrelétrica de Salto Osório, a fauna aquática é semelhante à do Rio Chopim. Na represa de Salto Osório a fauna aquática está se modificando, predominando peixes que vivem em água lacustre, dentre eles o Lambari, Pintado, Peixe-Rei, Joana, Carpas, Traíras, Peixe-Manteiga, Bagre, Tilápia, Acará, Mandi e muitos outros.
  • Propriedades Rurais: as propriedades rurais possuem aproximadamente 40 ha de represas e açudes usados para a atividade pesqueira.

A caça quando legal pode ser efetuada na outra margem da represa de Salto Osório, no Município de Quedas do Iguaçu, onde existe uma fauna terrestre muito rica. Existe a oferta de carne de porco do mato (quechada) em uma criação legalizada pelo IBAMA.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro

Outubro

OktoberFest

Novembro

Aniversário da Cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JORGE DO OESTE

E-mail: [email protected]

Telefones: (46) 35341388

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000   
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO - DR. ANTÔNIO PARANHOS

E-mail:

Telefones: (46) 3534-1162

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Jorge do Oeste

uma cidade bonita hospitaleira ,que deveria investir em turismo rural, desenvovendo assim o mercado de trabalho.
Por: ivanir salete darem

sou natural dessa cidade gosto muito dai tenho parentes que moram por ai visito seguido ai. tem tudo que precisa ai. um grande abraço a todos os sanjorgenses..
Por: valdecir j baranoski

sou paranaense gosto muito dessa cidade meus familiares moram por ai esta cidade e maravilhosa..
Por: claucianebaranoski

Cidade maravilhosa! cheia de encanto..... Fazem 16 anos que nâo a visito. Espero reverla em breve. Saùdades!!!!!!!!!!!!! Devilda. Belo Horizonte- MG
Por: Devilda Dal Bello Pontes

Sao jorge e uma cidade muito bonita limpa que esta numa otima fase d crecimento meus pais moran nesta cidade eu ja morei tenho saudades sai dai a 8 anos por falta dev emprego mas hoje tenho vontade de voltar meus pais vao morar na vila rural nova que esta saindo saudades o RIO GRANDE DO SUL e um lugar bom de morar mas tenho vontade d voltar.
Por: nilso luis parcianello

ospitalidades das pessoa adoro chegar na minha cidade de ferias me sinto em casa
Por: cleonice de fatima dos santos becker

Morei parte de minha infancia ai e tenho muintas recordaçoes umas boas outras ruins, so nunca pencei que veria essa cidade se desenvolver dessa maneira aabraços a tds os SaoJorgenses e a meus antigos amigos que ai ainda estao - ZEZINHO
Por: josé orino dos santos

Olà! pessoal vamos fazer um tur na linda cidade de Sâo Jorge Do Oeste, PR Devilda Dal Bello pontes Belo Horizonte, MG
Por: Devilda Dal Bello Pontes

Olà! minha linda Sâo Jorge do Oeste! Estarei em breve ai, levando a MINERADA, para tomar banho de rio... Bjimmmmmmmmm Belo Horizonte, MG
Por: Devilda Dal Bello Pontes

O MINHA TERRA NATAL,PARABENS A TODOS OS QUE MORAM EM SÃO JORGE D,OSTE. BJS ,AOS MEUS PAIS ,E FAMILIARES QUE MORAM AI.
Por: CLAUDECIR MIGUEL LOEWCKE

O melhor desta cidade são as pessoas, com sua hospitalidade e carinho com as pessoas que por lá passam, e sem falar dos lagos e rios que são fantasticos,da para pescar nadar, ou seja se divertir muito. Um abraço a todos meus amigos e familiares
Por: Vilson Custódio

Depois de 16 anos estive visitando a cidade. Que saùdade me deu, da infância, dos banhos no rio Chopim.Se ele falase dos paqueras do outro lado do rio, velhos amores de adolescente. Meus pais falecidos que ai estâo quanta saùdade!!! Meus irmâos: Claudino Dal Bello. Nelso Dal Bello. Vitalino Dal Bello. Alirio Dal Bello. Cunhadas e sobinhos que saùdade..... Um grande abraço fraterno a todos. Devilda Dal Bello
Por: Devilda Dal Bello

maravilhoso acho melhor lugar para morrar, mas depende de cada um dar o melhor de si para que fique mais lindo ainda
Por: noeli gaio

eu nasci nessa cidade hoje moro em sao paulo adoro essa cidade tenho muinta saudade
Por: gilmar correia borges

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Jorge do Oeste

Envie seu comentário sobre São Jorge do Oeste

banner